BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Pernambuco tem quase 90 mil
(89,6 mil) servidores públicos suspeitos de receberem o Bolsa Família irregularmente,
segundo balanço divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). Apenas com os Servidores,
o desvio de recursos totaliza R$ 248,7 milhões. O levantamento do MPF aponta,
ainda, que há 2.142 doadores de campanha inscritos no programa, além de 45.538
empresários e 9.849 pessoas já falecidas. O valor de desvios do programa no
Estado chega a R$ 369,2 milhões.
Os dados fazem parte de uma
investigação iniciada pelo Ministério Público Federal para buscar fraudes no
Bolsa Família. Recife é quinta capital do País com mais indícios de fraudes,
seguida por Salvador, Brasília, João Pessoa e Manaus. O MPF não especificou os
dados por Cidade, apenas por Estado. A Capital Pernambucana tem hoje 105.397
pessoas beneficiadas pelo programa federal. Desses, o Ministério de
Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) solicitou a verificação de dados de
12.022 pessoas.
A assessoria de imprensa do Ministério
informou que, nesta semana, o ministro Osmar Terra irá se reunir com uma equipe
do MPF para “entender a metodologia utilizada e discutir como melhorar a
fiscalização”. Em nota, a assessoria do ministro informou que a pasta dispõe de
um programa de acompanhamento e “ele será aperfeiçoado dentro do Ministério a
fim de evitar que as fraudes comprometam a credibilidade do programa”.



O Governo do Estado informou
que todo o recebimento de informações do Bolsa Família é feito pelas
prefeituras, que estão em contato com o MDS. Já a Prefeitura do Recife disse
que não recebeu nenhuma notificação especial do Ministério Público sobre as
possíveis fraudes.
(Com Informações do
JC on-line. CONFIRA)

Os concurseiros de plantão
devem ficar atentos ao site do Supremo Tribunal Federal (STF) para não perder o
lançamento do edital do concurso da Instituição. O STF confirmou que vai fazer
seleção pública este ano para contratação imediata e cadastro de reserva. O Concurso
será destinado a candidatos com curso de nível superior.
Serão oferecidas 18 vagas de
oportunidade imediata e formação de cadastro de reserva para analistas e
assistentes. Detalhes sobre vagas, salários e exigências serão divulgadas no Edital.
O site do STF para acompanhar quando será lançado o edital é www.stf.gov.br.



O Centro Brasileiro de
Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será
responsável pela elaboração das provas e a banca organizadora do processo
seletivo já foi escolhida. Em 2013 o STF abriu concurso para preencher 34
vagas, que foram disputadas por 37 mil candidatos.
(Com informações do JC Online. CONFIRA)


E ao tomar conhecimento do
teor da entrevista do Vereador Sivaldo Albino (PPS), concedida ao radialista
Eduardo Peixoto, dentro da Ronda Policial 2ª Edição de hoje, dia 2, o Prefeito Izaías Régis
(PTB) voltou a se pronunciar sobre a sua decisão de não mais contratar artistas para reforçar a grade de programação do 26º
Festival de Inverno de Garanhuns.

Izaías participou, ao vivo, do
programa Super Manhã, também da Rádio Jornal Garanhuns, quando voltou a afirmar
que não fará contratações de artistas para o FIG deste ano e rebateu as
posições de Sivaldo Albino.


Clique em player para ouvir a nova entrevista de
Izaías Régis, concedida na manhã de hoje, dia 2, ao radialista Ariston Brito:


Saiba mais
sobre esse assunto clicando 
AQUI, AQUI,
AQUI ou AQUI



O Vereador Sivaldo Albino
(PPS) quebrou o silêncio e fez duras críticas a postura adotada pelo Prefeito
Izaías Régis (PTB), que anunciou a decisão de não mais contratar artistas para
reforçar a grade de programação do 26º Festival de Inverno de Garanhuns.

Em entrevista veiculada na
Rádio Jornal Garanhuns, durante o programa Ronda Policial 2ª Edição, o
Parlamentar, representando os vereadores Cláudio Taveira, Nelma Carvalho e
Paulo Leal, deu a sua versão quanto aos fatos registrados nos últimos dias na
imprensa local sobre as denúncias de superfaturamento na contratação de
artistas, por parte da Prefeitura de Garanhuns, para o FIG do ano passado.


Clique em player e confira a posição do Vereador Sivaldo Albino:  

Saiba mais
sobre esse assunto clicando 
AQUI, AQUI
ou AQUI

A nova Lei Estadual Nº 15.818/16
determina a colocação de placas exibindo os valores gastos em todos os shows
realizados em Pernambuco que envolvam recursos públicos de qualquer origem. A
proposta original é do deputado Rodrigo Novaes (PSD) e busca dar mais
transparência aos gastos públicos com shows e eventos.


As placas devem apontar o nome
e o valor de cada atração contratada, das empresas responsáveis pela estrutura
e equipamentos de palco. Também deve mostrar a origem dos recursos para as
contratações. A placa, que deve ser colocada em local visível, deve conter, no
mínimo, três metros de largura e dois metros de altura. Ela deve ficar exposta
durante todo o período de realização do Evento. 
O descumprimento da legislação
estadual pode levar a multa, que varia entre R$ 1 mil e R$ 100 mil, dependendo
do porte do estabelecimento. O valor deve ser atualizado pela inflação.


A Lei Estadual foi promulgada
nessa quarta-feira, dia 1º, pelo presidente da Assembleia Legislativa de
Pernambuco (ALEPE), Guilherme Uchoa (PDT). A regra começa a valer em 45 dias. O
Festival de Inverno de Garanhuns deverá ser um dos primeiros eventos a contar
com a presença das placas exibindo os valores gastos nos shows.
(Com informações do JC Online. CONFIRA)


A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público
da Capital do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu denúncia por
parte de candidatos que se sentiram prejudicados no concurso público da Polícia
Militar de Pernambuco (MPPE), cujas provas foram realizadas no último domingo,
dia 29. Os pedidos de anulação começam a ser analisados a partir desta
sexta-feira, dia 3, pelo promotor Eduardo Cajueiro, que está à frente do
caso, conforme informou o Órgão. 
O Certame foi marcado por uma série de polêmicas.
Participantes denunciaram que não houve verificação de impressões digitais em
algumas salas de prova, alguns candidatos ingressaram nos prédios com celular
em mãos, entre outros problemas relatados. Além disso, 14 pessoas foram presas
por associação criminosa na tentativa de fraudar o Certame. 
A Operação Ponto Eletrônico, deflagrada pela Polícia
Civil de Pernambuco (PCPE), identificou que organizações criminosas tinham
interesse em infiltrar pessoas dentro da corporação. Mesmo com todos esses
problemas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mantém o posicionamento da
instituição e o Concurso não será anulado.
Mais de 123 mil pessoas se inscreveram na seleção, que
oferece 1,5 mil oportunidades. As provas escritas foram realizadas no Recife e
Região Metropolitana, Caruaru, Nazaré da Mata, Garanhuns, Petrolina e Serra
Talhada.
FRAUDE
O líder da quadrilha que pretendia fraudar o concurso é Fábio
Correia de Paiva, 40 anos, diretor de um cursinho preparatório no bairro do
Ibura, na Zona Sul da Capital. Além disso, os investigadores da PCPE apontaram
que um dos 12 candidatos que compraram os pontos eletrônicos, Bruno Henrique de
Sena, 21 anos, é suspeito de liderar o tráfico de drogas no bairro de
Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. Além disso, há um mandado de prisão em
aberto por homicídio contra ele.



No esquema, o Candidato aprovado no Certame deveria
pagaria à quadrilha R$ 30 mil. A quantia seria angariada por meio de
empréstimos consignados. Dos 14 suspeitos detidos, entre eles duas mulheres, 12
responderão o processo em liberdade.
(Com
informações da Folha de Pernambuco) 

Com salários de R$ 880 a R$
1.762,28, a Prefeitura Municipal de Tuparetama, município
localizado a 240 km de Garanhuns, divulgou no Diário Oficial dos Municípios dessa
terça-feira, dia 31, a realização de um novo Concurso Público. O Certame visa
preencher 52 vagas de cargos nos níveis fundamental, médio e superior.

As Inscrições, que custam
entre R$ 60 e R$ 120, a depender do cargo escolhido, estarão abertas no período
entre 6 de junho e 6 de julho de 2016, sendo realizadas exclusivamente pelo
site da Organizadora:
www.idhtec.org.br.


Já a prova escrita será aplicada a todos os candidatos,
independente do Cargo, no dia 7 de agosto de 2016, no horário das 9 às 12h ou
das 14 às 17 horas. Para saber mais sobre esse Certame, clique
AQUI

Novas oportunidades para Advogados no setor público estão
por vir. Quem é da área já pode preparar o currículo, pois a Fundação de
Atendimento Socioeducativo (Funase) vai realizar seleção simplificada para
contratação de 8 profissionais da área jurídica. 


De acordo com a Instituição, o edital de abertura do
processo seletivo sai nos próximos dez dias. O Decreto nº 43.087/2016 com a
autorização do certame foi publicado no Diário Oficial do Estado do último
sábado, dia 28.



As oportunidades serão para Caruaru (5 vagas); Vitória de
Santo Antão (01), Timbaúba (01) e Garanhuns (01). Conforme o documento, os
contratos devem ter duração de 24 meses, mas podem ser renovados por até 6
anos, no máximo. 
(Com informações
da Folha de Pernambuco)

Uma ação de vandalismo foi
registrada no Parque Euclides Dourado na tarde de hoje, dia 1º.

Pichações, corte de fiação elétrica
e até o incêndio de tomadas foram registradas pela administração do Parque. De
acordo com Josenildo Vanderlei, o popular Nildo, que Gerencia o Espaço, o
delito atingiu os Sanitários, bem como no prédio da Biblioteca Municipal e a
Pista de Skate.

“Todas as paredes dos sanitários
femininos foram pichadas. Já as tomadas do sanitário masculino foram queimadas,
danificando toda a instalação elétrica dos banheiros”, pontuou Nildo, que
acrescentou: “também foi cortada a fiação elétrica que garante a iluminação da Pista
de Skate”, pontuou.

Segundo o Gerente, a ação
aconteceu no período compreendido entre as 13 e 15 horas de hoje e não foram
identificados os vândalos que realizaram a ação. “Nós fazemos um esforço enorme
para manter o Parque limpo e organizado. O Prefeito Izaías, os secretários
Epaminondas (Agricultura e Abastecimento) e Maia (Serviços Públicos) nos dão as
condições necessárias, mas infelizmente temos que conviver com pessoas que só
pensam em destruir, e o pior, destroem o patrimônio deles próprios, já que o
Parque é do povo de Garanhuns”, desabafou Josenildo Vanderlei, que garantiu
reforçar a fiscalização para evitar que novas ações de vandalismo aconteçam no
Parque dos Eucaliptos. 



A Coordenadoria Estadual
de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), de Pernambuco, abriu processo seletivo para Assessor Jurídico. São
20 vagas para o cargo, que oferece salário de R$ 3.000 por jornada de trabalho
de 40 horas semanais.


De acordo com o Edital, os
aprovados serão contratados por um período de até 2 anos, com possibilidade de
prorrogação destes contratos até o prazo limite de 6 anos. As Inscrições vem
sendo realizadas, gratuitamente, até o próximo dia 16 de junho, através do
preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível no Anexo III do Edital
(acesse clicando AQUI). O documento preenchido deve ser encaminhado à Comissão
Executora do Processo Seletivo, através de SEDEX com aviso de recebimento (AR)
ou de forma presencial, nos dias úteis e de funcionamento no Órgão, em sala
apropriada no térreo do prédio sede da Secretaria de Justiça e Direitos
Humanos, situada à Praça Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife- PE
– CEP: 50.030-360, no horário de 8 às 12h.



Para concorrer a uma das vagas, o Candidato deverá
ter nível superior em Direito, além de experiência de seis meses no exercício
de Advogado e registro junto na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Os
inscritos no concurso do Procon serão avaliados por análise curricular e de
títulos. O resultado poderá ser consultado no dia 22 de agosto de 2016, no
endereço eletrônico da Secretaria:
www.sjdh.pe.gov.br.