Com o anúncio do Governo do
Estado da chegada de novas doses de vacina em Pernambuco, a Prefeitura de
Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o cadastro dos idosos entre
80 e 84 anos para a Campanha de Vacinação contra a COVID-19.
Ao todo, Garanhuns receberá 1.110
doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para desenvolver a quarta etapa da
primeira fase. A destinação das doses para o grupo entre 80 e 84 anos foi
pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desde a última semana.
Idosos que fazem parte do
público-alvo podem se inscrever por meio do link: https://abre.ai/cadastro80a84anos
ou clicando AQUI. Para realizar o cadastro é necessário informar os dados do
idoso, além de endereço e telefone. A vacinação será realizada em domicílio, em
data agendada, após contato da Secretaria de Saúde. No momento da vacinação é
necessário que o idoso ou responsável esteja munido de CPF e cartão do Sistema
Único de Saúde (SUS).
APLICADAS – Garanhuns já recebeu 4.910 doses da vacina Sinovac/Butantan,
que foram destinadas para profissionais de linha de frente, trabalhadores de
saúde e idosos em instituições de longa permanência. Anteriormente também foram
recebidas 1.130 doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, aplicadas em idosos
com 85 anos ou mais. Com a nova remessa, o Município terá sido contemplado com
7.150 doses do Imunizante. (Com informações de Aquilles Soares/SECOM/PMG)
NOVO EMPREENDIMENTO DA CONSTRUTORA BTG PELO PROGRAMA VERDE E
AMARELO.
– Serão 12 Casas localizadas no bairro Dom Helder Câmara.
Casas com 2 Quartos / Sala / WC Social e Área de Serviço. Estaremos nestas
Quinta, Sexta e Sábado no Bairro com uma proposta única para você que quer
comprar sua CASA. Visite o nosso Plantão Móvel e realize seu sonho de morar bem.
Quer saber mais? Chame no zap: (87) 99926-0223.
E as obras de requalificação
do Aeródromo de Garanhuns estão mais próximas de se tornarem realidade. É que o
Governo do Estado, através da Secretaria
de Infraestrutura e Recursos Hídricos, divulgou no Diário Oficial do Estado
(DOE) de hoje, dia 25, o resultado do julgamento das propostas de preços,
referente ao processo licitatório das Obras. Nessa primeira etapa estão previstos
serviços de restauração do pavimento
do sistema de pistas (Pista de
Pouso e Decolagem, Taxiway e Pátio de
Aeronaves) e sinalização
horizontal da área
de movimento do
Aeródromo local.
De acordo com a publicação, a
empresa ESSE – Engenharia, Sinalização e Serviços Especiais LTDA apresentou a proposta de R$ 2.579.999,90,
sendo considerada a primeira classificada no Certame. A Construtora ANCAR LTDA,
que já realiza diversas obras aqui em Garanhuns, sobretudo contratadas pela Prefeitura,
ficou na segunda colocação ao apresentar uma proposta de R$ 2.616.078,33 para
realização dos serviços.
De acordo com a publicação no
DOE, está aberto, a contar de ontem, dia 24, um prazo de 05 dias úteis para
interposição de recursos ao Processo Licitatório. O
investimento total do Projeto está estimado em R$ 3,8 milhões, mas nessa
primeira fase estão previstos investimentos na ordem de R$ 2,6 milhões. A
expectativa é de que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano.
O deputado Fernando Rodolfo (PL) conseguiu destaque Nacional ao ser escolhido
pelo presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, Juscelino Filho
(DEM-PA), para ser o relator do processo envolvendo o deputado Daniel Silveira
(PSL-RJ), parlamentar que está sendo analisado pelas ofensas proferidas
aos ministros do Supremo Tribunal Federal.
o relatório sobre o caso, que será votado na Casa, e pode terminar com a
cassação do mandato de Silveira. Daniel Silveira responderá ao processo
em razão de um vídeo onde agride verbalmente e incita violência contra
ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O Deputado também exaltou o Ato
Institucional (AI-5), instrumento de repressão usado durante a ditadura
militar, que fechou o Congresso e cassou mandatos de Juízes e Parlamentares.
Em entrevista à CNN, o Deputado Pernambucano afirmou que ainda não tem
um parecer sobre o assunto, mas que vai agir com “serenidade e equilíbrio”. Segundo
noticiou O Dia, nos bastidores da Câmara, Fernando Rodolfo tem uma relação
próxima com Arthur Lira, presidente da Casa, e deve abordar em seu relatório
pontos que sejam do interesse de Lira. “Não tenho opinião formada ainda,
mas farei um relatório com serenidade e equilíbrio”, afirmou Fernando Rodolfo. (Com
informações de O Dia. CONFIRA)
A Secretaria de Saúde confirmou as 22h25min de hoje, dia 24, um novo óbito pela COVID-19, aqui em Garanhuns. O caso é de uma criança de 10 meses,
que residia no bairro Magano, que já havia sido diagnosticada com a doença e
veio a óbito no último domingo, dia 21, no
Hospital Regional Dom Moura. Também foram notificados 45 casos positivos e 39
recuperações por COVID-19.
Ao todo, já foram confirmados 6.683 casos da COVID-19 em
Garanhuns. Deste total, 122 pessoas vieram a óbito; 6.411 estão recuperadas
após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas;
e 131 pessoas que foram confirmadas com a COVID-19 estão em monitoramento. Até
hoje, dia 24, 3.065 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.400 pessoas
foram imunizadas com a segunda dose da Vacina contra a COVID-19.
Ainda segundo a Prefeitura, o Município dispõe de 50
leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento COVID-19 e outros 18
na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais
encontra-se em 14%.
TEREZINHA: Matheus Martins firma parceria com Ricardo Rocha para Implantação de Escolinha de Futebol
Buscando beneficiar crianças e
jovens do Município, o Prefeito de Terezinha, Matheus Martins (PSB), esteve
reunido na manhã desta quarta-feira, dia 24, com o ex-jogador pernambucano
Ricardo Rocha, para firmar uma parceria visando a Implantação de uma unidade da
Escolinha de Futebol Ricardo Rocha naquele Município. O contato aconteceu em
Brasília-DF.
A Escolinha de Futebol contará
com toda a estrutura necessária e terá a coordenação de Ricardo Rocha. A ação contemplará,
gratuitamente, os filhos de Terezinha com aulas e treinamento de futebol. “Além
de incentivar a prática do esporte, essa ação vai promover o acompanhamento
educacional das crianças e jovens de Terezinha”, pontuou o Prefeito Matheus
Martins.
“Não queremos formar só o
atleta, mas também formar o homem, o cidadão. Firmamos essa parceria porque a Prefeitura
tem um pensamento que está muito alinhado ao meu. Terezinha tem um prefeito que
pensa à frente do seu tempo, um político que idealiza um futuro com base na
educação”, avaliou o tetracampeão Ricardo Rocha. (Com informações e imagens da
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Terezinha)
Depois de solicitar
informações junto a Prefeitura de Garanhuns quanto ao número de cargos de
servidores efetivos que estão vagos ou ocupados por temporários, a vereadora Magda
Alves (PP) oficializou hoje, dia 24, o pedido para a Secretaria de
Administração providencie estudos junto a todos os Órgãos Municipais, visando conhecer
as necessidades e promover um novo Concurso Público na Prefeitura de Garanhuns.
A Parlamentar apresentou requerimento na Câmara sobre o assunto e a proposição
foi aprovada por Unanimidade.
“O último Concurso foi realizado em 2015 e naquela época
com pouco mais de 250 vagas, sendo que a Prefeitura empregava mais de três mil
servidores temporários. Hoje, a necessidade é ainda maior, já que nesses seis
anos, muitos servidores efetivos se aposentaram ou se desligaram da Prefeitura”,
defendeu Magda em pronunciamento na Casa Raimundo de Moraes, destacando inclusive
que buscará o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Justiça para
garantir a realização do Concurso.
SELEÇÕES SIMPLIFICADAS – Paralelo ao
trabalho para garantir o Concurso, ainda durante a reunião ordinária realizada nesta
quarta-feira, dia 24, na Câmara de Vereadores, Magda Alves chamou a atenção do
Prefeito Sivaldo Albino (PSB), quanto a necessidade da realização de Seleções
Públicas para contratação temporária de servidores. “Sabemos do atual momento de
dificuldades vivido aqui em Garanhuns, em que centenas de pais e mães de
família estão desempregados e em busca de uma oportunidade para garantir o
sustento de suas famílias com dignidade”, observou a Vereadora.
“A Prefeitura de Garanhuns precisa de vários servidores
para garantir serviços de qualidade a população, muitos desses serviços que vem
sendo prestados de forma precária nesses últimos meses pela falta de pessoal
para realizar determinadas funções. Então como os cidadãos precisam de emprego
e a Prefeitura precisa da mão de obra, mesmo que temporária, faço um apelo ao Prefeito
para que abra seleções simplificadas de forma urgente, porém justas, com vagas
e critérios transparentes, para que todos possam concorrer em igualdade de
condições”, pontuou Magda Alves.
CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DA
PARLAMENTAR NA CÂMARA:
Diante da repercussão da designação
para exercer a função de Supervisora Educacional, passando a receber uma gratificação
de 50% sobre seus vencimentos, conforme prevê o Plano de Cargos e Carreiras e
Remuneração do Quadro permanente de pessoal da Rede Municipal de Ensino de
Garanhuns (Lei nº 3.758/2010), a secretária de Educação, Wilza Vitorino, emitiu
nota para esclarecer que a gratificação não está vinculada ao salário de
Secretária e sim de Professora.
Segundo Nota enviada ao Blog
do Carlos Eugênio, Wilza “optou por receber o salário de professora da Rede
Municipal de Ensino, já que faz parte do quadro e tem o direito da gratificação
de 50% sobre seus vencimentos pelo cargo de Supervisora, assim como qualquer
outro Professor que assuma cargos na Gestão”.
Ainda segundo a Nota, a titular
da Pasta de Educação de Garanhuns “não estará recebendo o salário de Secretária
Municipal de Educação”, estando os vencimentos que totalizam R$ 10.200,00, sem
descontos, “previstos na legislação”, não se tratando, portanto, “de uma
questão política, mas administrativa, à qual faz jus conforme o Plano de Cargos
e Carreiras (PCC), Lei 3.758/2010”, registrou a Secretaria de Educação na Nota enviada ao
Blog.
Em consulta ao Portal da
Transparência é possível identificar que a Secretária possui dois vínculos de
Professora, o que é legal. Também é identificado que Ela recebeu, sem
descontos, neste mês de fevereiro, a quantia de R$ 10.200,00, valor semelhante
aos demais Secretários, sendo R$ 5.165,94 referentes a Matrícula nº 5324 e R$ 5.034,06,
alusivo a Matrícula nº 7091. Wilza Vitorino foi nomeada secretária de Educação,
através da Portaria nº 015/2021-GP, publicada no Diário Oficial dos Municípios de
Pernambuco no dia 06/01/2021. Clique AQUI e confira a Nota de Esclarecimento emitida pela Secretaria de Educação na Integra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretária de Educação de
Garanhuns, Wilza Vitorino, esclarece que optou por receber o salário de
professora da Rede Municipal de Ensino, já que faz parte do quadro e tem o
direito da gratificação de 50% sobre seus vencimentos pelo cargo de
supervisora, assim como qualquer outro professor que assuma cargos na gestão.
Ratificamos que Wilza Vitorino
não estará recebendo o salário de Secretária Municipal de Educação. Seus
vencimentos estão previstos na legislação, portanto, não se trata de uma
questão política, mas administrativa, à qual faz jus conforme o Plano de Cargos
e Carreiras (PCC), Lei 3.758/2010.
Secretaria Municipal de
Educação
Com vagas para Garanhuns e todas
as cidades do Agreste Meridional, estão abertas as inscrições para o Concurso
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destinado à
contratação temporária de profissionais para a realização do Censo Demográfico
2021. Ao todo são mais de 204 mil vagas para diversas áreas e níveis de
escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 2,1 mil.
Para a função de Recenseador,
estão abertas 181.898 vagas, cuja previsão de duração do contrato é de até
3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidades de conclusão das
atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária. A jornada de trabalho é
de, no mínimo, 25 horas semanais. A remuneração não é fixa, pois se baseará
na produção. Isto é, de acordo com o número de domicílios visitados e
questionários respondidos.
Para as funções de Agente
Censitário, é exigido ensino médio completo, e estão disponíveis 5.450 vagas. A
jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os melhores
colocados em cada Município ocuparão a vaga de Agente Censitário Municipal, que
será o responsável pela coordenação da coleta naquela Cidade. Estes terão
remuneração de R$ 2,1 mil. Os demais supervisionarão as equipes de
recenseadores e receberão salário de R$ 1,7 mil. A previsão de duração do
contrato é de até 5 meses, podendo também ser prorrogado.
PERNAMBUCO – Aqui
em Pernambuco há vagas para diversos Municípios, dentre eles Garanhuns, que
ofertará 114 oportunidades de Recenseador; 2 para Agente Censitário Municipal
(ACM) e 11 para Agente Censitário Supervisor (ACS). Também há vagas em todos os
municípios do Agreste Meridional (clique AQUI e
confira a quantidade de vagas em cada Município). Ao todo, o
IBGE contratará, temporariamente, 8.887 pessoas em Pernambuco para o Censo
2021, previsto para ser realizado entre agosto e outubro deste ano. Desse
total, 241 vagas são para o cargo de Agente Censitário Municipal (ACM), 724
vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) e os outros 7.922 para
recenseadores, que visitam as casas e entrevistam os moradores.
INSCRIÇÕES – Para
as vagas de Recenseador, as inscrições vão até o dia 19 de março, pelo site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 25,77. Já para as vagas de
Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, as inscrições seguirão
até o dia 15 de março também pelo site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 39,49.
A Prefeitura de Garanhuns
trabalha para realizar um Processo Seletivo Simplificado visando contratar, de
forma temporária, Professores para atuar na Rede Municipal de Ensino.
A secretária de Educação,
Wilza Vitorino, assinou Portaria constituindo uma Comissão que será responsável
acompanhamento, controle e avaliação do processo, que resultará na seleção de
candidatos aos cargos de Professor I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
e Professor II, para trabalhar na Prefeitura de Garanhuns neste ano de 2021.
Ainda não há informações quanto ao número de vagas, porém já é certo que a Seleção
também abrangerá a obtenção de cadastro de reserva.
A Comissão, oficializada pela Portaria
nº 01/2021, publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, de hoje,
dia 24, será composta pelos supervisores educacionais Gabryella Vasconcelos da
Silva (presidente); Arnaldo Gomes da Silva Filho; Francielly Falcão da Silva; Izabel
Gabriel de Oliveira; Lincoln Matias da Silva Cardoso e Noel de Almeida Ferreira.
“A Comissão deverá apresentar o Processo Seletivo findo e homologado pelo
Prefeito Municipal à Secretaria Municipal de Educação, tornar-se-á responsável
pela convocação dos selecionados para os cargos de Professor I e Professor II,
respeitadas integralmente as disposições do Edital, de acordo com as vagas
disponibilizadas”, registra a secretária de Educação, Wilza Vitorino, na
publicação. Clique AQUI e confira a Portaria nº 01/2021 na Integra.
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
PORTARIA Nº 01/2021
A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPAL DE GARANHUNS, no uso de suas
atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º. CONSTITUIR COMISSÃO para ser responsável pelo
acompanhamento, controle e avaliação do processo seletivo simplificado para
contratação temporária, por excepcional interesse público para os cargos de
Professor I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor II, para o
ano de 2021, na classificação e obtenção de cadastro de reserva.
§ 1º A Comissão terá como integrantes os servidores abaixo, sendo a
primeira a presidente desta:
|
NOME |
CARGO/FUNÇÃO |
MATRÍCULA |
|
Gabryella Vasconcelos da Silva |
Supervisora Educacional |
10938 |
|
Arnaldo Gomes da Silva Filho |
Supervisor Educacional |
11594 |
|
Francielly Falcão da Silva |
Supervisora Educacional |
8931 |
|
Izabel Gabriel de Oliveira |
Supervisora Educacional |
5411/7070 |
|
Lincoln Matias da Silva Cardoso |
Supervisor Educacional |
5460 |
|
Noel de Almeida Ferreira |
Supervisor Educacional |
10922 |
§ 2º A Comissão deverá apresentar o Processo Seletivo findo e homologado
pelo Prefeito Municipal à Secretaria Municipal de Educação, tornar-se-á
responsável pela convocação dos selecionados para os cargos de Professor I e
Professor II, respeitadas integralmente as disposições do Edital, de acordo com
as vagas disponibilizadas.
Art. 2º. Esta Portaria entrará em vigor a partir da data de sua
publicação.
CUMPRA-SE.
PUBLIQUE-SE E REGISTRE-SE.
Garanhuns, 23 de fevereiro de 2021
WILZA ALEXANDRA DE CARVALHO RODRIGUES VITORINO
Secretária de Educação
Matéria publicada no Diário
Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco no dia 24/02/2021.
Buscando abrir um canal direto
para que a população possa reivindicar, sugerir, criticar e interagir com o seu
mandato, a vereadora Darliane de Natalício (Cidadania) vem apostando no ‘Fale
com Darliane – Gabinete Online’.
através do WhatsApp (87) 98154-5691, em que posso atuar diretamente junto a população,
sobretudo nesse período de Pandemia. Sempre que visito os Bairros e Sítios encontro
reclamações pela dificuldade dos cidadãos em ter acesso até a Câmara, então
essa é uma forma de aproximar o Cidadão com o Poder Legislativo”, registra a
Parlamentar, que complementa: “assim, o retorno, a resposta, é mais rápida aos
anseios dos cidadãos”, complementa.
Mesmo nesse início de Mandato,
a vereadora Darliane de Natalício também vem apresentando importantes proposições
na Câmara de Garanhuns. “Estamos trabalhando junto ao Prefeito Sivaldo Albino e
aos Secretários Municipais na busca de melhorias para os moradores da Zona
Rural e da Cidade. Já reivindicamos a organização de pontos fixos, com
cobertura para os mototaxistas, além de obras de calçamento, com saneamento
básico, para as ruas Dercy Gonçalves e Hebe Camargo, no Magano, ações que beneficiarão
mais de 60 famílias e quase 300 pessoas”, registra Darliane.
Parlamentar também garante vir atuando como fiscalizadora, sobretudo na área da saúde. “Sou
enfermeira. Trabalhei por seis anos em Postos de Saúde do Município e como conheço
as necessidades venho realizando visitas, fiscalizando, e buscando melhorar as
condições estruturais das Unidades para os profissionais e de atendimento para
os cidadãos”, finalizou a vereadora Darliane de Natalício. (Informe Publicitário, com informações e Imagens do Gabineta da Vereadora Darliane Rodrigues)

























































