BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

Com o anúncio do Governo do
Estado da chegada de novas doses de vacina em Pernambuco, a Prefeitura de
Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o cadastro dos idosos entre
80 e 84 anos para a Campanha de Vacinação contra a COVID-19. 

Ao todo, Garanhuns receberá 1.110
doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para desenvolver a quarta etapa da
primeira fase. A destinação das doses para o grupo entre 80 e 84 anos foi
pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desde a última semana.

Idosos que fazem parte do
público-alvo podem se inscrever por meio do link: https://abre.ai/cadastro80a84anos
ou clicando AQUI. Para realizar o cadastro é necessário informar os dados do
idoso, além de endereço e telefone. A vacinação será realizada em domicílio, em
data agendada, após contato da Secretaria de Saúde. No momento da vacinação é
necessário que o idoso ou responsável esteja munido de CPF e cartão do Sistema
Único de Saúde (SUS).


VACINAS RECEBIDAS E
APLICADAS
– Garanhuns já recebeu 4.910 doses da vacina Sinovac/Butantan,
que foram destinadas para profissionais de linha de frente, trabalhadores de
saúde e idosos em instituições de longa permanência. Anteriormente também foram
recebidas 1.130 doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, aplicadas em idosos
com 85 anos ou mais. Com a nova remessa, o Município terá sido contemplado com
7.150 doses do Imunizante. (Com informações de Aquilles Soares/SECOM/PMG)

NOVO EMPREENDIMENTO DA CONSTRUTORA BTG PELO PROGRAMA VERDE E
AMARELO.
 

– Serão 12 Casas localizadas no bairro Dom Helder Câmara.
Casas com 2 Quartos / Sala / WC Social e Área de Serviço. Estaremos nestas
Quinta, Sexta e Sábado no Bairro com uma proposta única para você que quer
comprar sua CASA. Visite o nosso Plantão Móvel e realize seu sonho de morar bem.
 

Quer saber mais? Chame no zap: (87) 99926-0223.


E as obras de requalificação
do Aeródromo de Garanhuns estão mais próximas de se tornarem realidade. É que o
Governo do Estado, através da  Secretaria
de Infraestrutura e Recursos Hídricos, divulgou no Diário Oficial do Estado
(DOE) de hoje, dia 25, o resultado do julgamento das propostas de preços,
referente ao processo licitatório das Obras. Nessa primeira etapa estão previstos
serviços de restauração   do   pavimento  
do   sistema de pistas (Pista de
Pouso e Decolagem, Taxiway e Pátio de 
Aeronaves)  e  sinalização 
horizontal  da  área 
de  movimento  do 
Aeródromo local.

De acordo com a publicação, a
empresa  ESSE – Engenharia,   Sinalização e Serviços Especiais     LTDA apresentou a proposta de R$ 2.579.999,90,
sendo considerada a primeira classificada no Certame. A Construtora ANCAR LTDA,
que já realiza diversas obras aqui em Garanhuns, sobretudo contratadas pela Prefeitura,
ficou na segunda colocação ao apresentar uma proposta de R$ 2.616.078,33 para
realização dos serviços.

De acordo com a publicação no
DOE, está aberto, a contar de ontem, dia 24, um prazo de 05 dias úteis  para 
interposição  de  recursos ao Processo Licitatório.
O
investimento total do Projeto está estimado em R$ 3,8 milhões, mas nessa
primeira fase estão previstos investimentos na ordem de R$ 2,6 milhões. A
expectativa é de que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano.


O deputado Fernando Rodolfo (PL) conseguiu destaque Nacional ao ser escolhido
pelo presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, Juscelino Filho
(DEM-PA), para ser o relator do processo envolvendo o deputado Daniel Silveira
(PSL-RJ), parlamentar que está sendo analisado pelas ofensas proferidas
aos ministros do Supremo Tribunal Federal.



Com a decisão, Rodolfo, que é garanhuense, ficará responsável por fazer
o relatório sobre o caso, que será votado na Casa, e pode terminar com a
cassação do mandato de Silveira. Daniel Silveira responderá ao processo
em razão de um vídeo onde agride verbalmente e incita violência contra
ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O Deputado também exaltou o Ato
Institucional (AI-5), instrumento de repressão usado durante a ditadura
militar, que fechou o Congresso e cassou mandatos de Juízes e Parlamentares.

Em entrevista à CNN, o Deputado Pernambucano afirmou que ainda não tem
um parecer sobre o assunto, mas que vai agir com “serenidade e equilíbrio”. Segundo
noticiou O Dia, nos bastidores da Câmara, Fernando Rodolfo tem uma relação
próxima com Arthur Lira, presidente da Casa, e deve abordar em seu relatório
pontos que sejam do interesse de Lira. “Não tenho opinião formada ainda,
mas farei um relatório com serenidade e equilíbrio”, afirmou Fernando Rodolfo. (
Com
informações de O Dia. CONFIRA)

QUER SABER MAIS SOBRE O CARTÃO DE TODOS? CLIQUE AQUI.  


A Secretaria de Saúde confirmou as 22h25min de hoje, dia 24, um novo óbito pela COVID-19, aqui em Garanhuns. O caso é de uma criança de 10 meses,
que residia no bairro Magano, que já havia sido diagnosticada com a doença e
veio a óbito no último  domingo, dia 21, no
Hospital Regional Dom Moura. Também foram notificados 45 casos positivos e 39
recuperações por COVID-19.

Ao todo, já foram confirmados 6.683 casos da COVID-19 em
Garanhuns. Deste total, 122 pessoas vieram a óbito; 6.411 estão recuperadas
após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas;
e 131 pessoas que foram confirmadas com a COVID-19 estão em monitoramento. Até
hoje, dia 24, 3.065 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.400 pessoas
foram imunizadas com a segunda dose da Vacina contra a COVID-19.

Ainda segundo a Prefeitura, o Município dispõe de 50
leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento COVID-19 e outros 18
na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais
encontra-se em 14%.


Buscando beneficiar crianças e
jovens do Município, o Prefeito de Terezinha, Matheus Martins (PSB), esteve
reunido na manhã desta quarta-feira, dia 24, com o ex-jogador pernambucano
Ricardo Rocha, para firmar uma parceria visando a Implantação de uma unidade da
Escolinha de Futebol Ricardo Rocha naquele Município. O contato aconteceu em
Brasília-DF.

A Escolinha de Futebol contará
com toda a estrutura necessária e terá a coordenação de Ricardo Rocha. A ação contemplará,
gratuitamente, os filhos de Terezinha com aulas e treinamento de futebol. “Além
de incentivar a prática do esporte, essa ação vai promover o acompanhamento
educacional das crianças e jovens de Terezinha”, pontuou o Prefeito Matheus
Martins.

“Não queremos formar só o
atleta, mas também formar o homem, o cidadão. Firmamos essa parceria porque a Prefeitura
tem um pensamento que está muito alinhado ao meu. Terezinha tem um prefeito que
pensa à frente do seu tempo, um político que idealiza um futuro com base na
educação”, avaliou o tetracampeão Ricardo Rocha. (Com informações e imagens da
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Terezinha)


Depois de solicitar
informações junto a Prefeitura de Garanhuns quanto ao número de cargos de
servidores efetivos que estão vagos ou ocupados por temporários, a vereadora Magda
Alves (PP) oficializou hoje, dia 24, o pedido para a Secretaria de
Administração providencie estudos junto a todos os Órgãos Municipais, visando conhecer
as necessidades e promover um novo Concurso Público na Prefeitura de Garanhuns.
A Parlamentar apresentou requerimento na Câmara sobre o assunto e a proposição
foi aprovada por Unanimidade.  

“O último Concurso foi realizado em 2015 e naquela época
com pouco mais de 250 vagas, sendo que a Prefeitura empregava mais de três mil
servidores temporários. Hoje, a necessidade é ainda maior, já que nesses seis
anos, muitos servidores efetivos se aposentaram ou se desligaram da Prefeitura”,
defendeu Magda em pronunciamento na Casa Raimundo de Moraes, destacando inclusive
que buscará o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Justiça para
garantir a realização do Concurso.

SELEÇÕES SIMPLIFICADAS – Paralelo ao
trabalho para garantir o Concurso, ainda durante a reunião ordinária realizada nesta
quarta-feira, dia 24, na Câmara de Vereadores, Magda Alves chamou a atenção do
Prefeito Sivaldo Albino (PSB), quanto a necessidade da realização de Seleções
Públicas para contratação temporária de servidores. “Sabemos do atual momento de
dificuldades vivido aqui em Garanhuns, em que centenas de pais e mães de
família estão desempregados e em busca de uma oportunidade para garantir o
sustento de suas famílias com dignidade”, observou a Vereadora.

“A Prefeitura de Garanhuns precisa de vários servidores
para garantir serviços de qualidade a população, muitos desses serviços que vem
sendo prestados de forma precária nesses últimos meses pela falta de pessoal
para realizar determinadas funções. Então como os cidadãos precisam de emprego
e a Prefeitura precisa da mão de obra, mesmo que temporária, faço um apelo ao Prefeito
para que abra seleções simplificadas de forma urgente, porém justas, com vagas
e critérios transparentes, para que todos possam concorrer em igualdade de
condições”, pontuou Magda Alves.

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DA
PARLAMENTAR NA CÂMARA:


Diante da repercussão da designação
para exercer a função de Supervisora Educacional, passando a receber uma gratificação
de 50% sobre seus vencimentos, conforme prevê o Plano de Cargos e Carreiras e
Remuneração do Quadro permanente de pessoal da Rede Municipal de Ensino de
Garanhuns (Lei nº 3.758/2010), a secretária de Educação, Wilza Vitorino, emitiu
nota para esclarecer que a gratificação não está vinculada ao salário de
Secretária e sim de Professora.

Segundo Nota enviada ao Blog
do Carlos Eugênio, Wilza “optou por receber o salário de professora da Rede
Municipal de Ensino, já que faz parte do quadro e tem o direito da gratificação
de 50% sobre seus vencimentos pelo cargo de Supervisora, assim como qualquer
outro Professor que assuma cargos na Gestão”.

Ainda segundo a Nota, a titular
da Pasta de Educação de Garanhuns “não estará recebendo o salário de Secretária
Municipal de Educação”, estando os vencimentos que totalizam R$ 10.200,00, sem
descontos, “previstos na legislação”, não se tratando, portanto, “de uma
questão política, mas administrativa, à qual faz jus conforme o Plano de Cargos
e Carreiras (PCC), Lei 3.758/2010”, registrou a Secretaria de Educação na Nota enviada ao
Blog.

Em consulta ao Portal da
Transparência é possível identificar que a Secretária possui dois vínculos de
Professora, o que é legal. Também é identificado que Ela recebeu, sem
descontos, neste mês de fevereiro, a quantia de R$ 10.200,00, valor semelhante
aos demais Secretários, sendo R$ 5.165,94 referentes a Matrícula nº 5324 e R$ 5.034,06,
alusivo a Matrícula nº 7091. Wilza Vitorino foi nomeada secretária de Educação,
através da Portaria nº 015/2021-GP, publicada no Diário Oficial dos Municípios de
Pernambuco no dia 06/01/2021. Clique AQUI e confira a Nota de Esclarecimento emitida pela Secretaria de Educação na Integra.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretária de Educação de
Garanhuns, Wilza Vitorino, esclarece que optou por receber o salário de
professora da Rede Municipal de Ensino, já que faz parte do quadro e tem o
direito da gratificação de 50% sobre seus vencimentos pelo cargo de
supervisora, assim como qualquer outro professor que assuma cargos na gestão.

Ratificamos que Wilza Vitorino
não estará recebendo o salário de Secretária Municipal de Educação. Seus
vencimentos estão previstos na legislação, portanto, não se trata de uma
questão política, mas administrativa, à qual faz jus conforme o Plano de Cargos
e Carreiras (PCC), Lei 3.758/2010.

Secretaria Municipal de
Educação


Com vagas para Garanhuns e todas
as cidades do Agreste Meridional, estão abertas as inscrições para o Concurso
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destinado à
contratação temporária de profissionais para a realização do Censo Demográfico
2021. Ao todo são mais de 204 mil vagas para diversas áreas e níveis de
escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 2,1 mil.

Para a função de Recenseador,
estão abertas 181.898 vagas, cuja previsão de duração do contrato é de até
3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidades de conclusão das
atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária. A jornada de trabalho é
de, no mínimo, 25 horas semanais. A remuneração não é fixa, pois se baseará
na produção. Isto é, de acordo com o número de domicílios visitados e
questionários respondidos.

Para as funções de Agente
Censitário, é exigido ensino médio completo, e estão disponíveis 5.450 vagas. A
jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os melhores
colocados em cada Município ocuparão a vaga de Agente Censitário Municipal, que
será o responsável pela coordenação da coleta naquela Cidade. Estes terão
remuneração de R$ 2,1 mil. Os demais supervisionarão as equipes de
recenseadores e receberão salário de R$ 1,7 mil. A previsão de duração do
contrato é de até 5 meses, podendo também ser prorrogado.

PERNAMBUCO – Aqui
em Pernambuco há vagas para diversos Municípios, dentre eles Garanhuns, que
ofertará 114 oportunidades de Recenseador; 2 para Agente Censitário Municipal
(ACM) e 11 para Agente Censitário Supervisor (ACS). Também há vagas em todos os
municípios do Agreste Meridional (clique AQUI e
confira a quantidade de vagas em cada Município)
.  Ao todo, o
IBGE contratará, temporariamente, 8.887 pessoas em Pernambuco para o Censo
2021, previsto para ser realizado entre agosto e outubro deste ano. Desse
total, 241 vagas são para o cargo de Agente Censitário Municipal (ACM), 724
vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) e os outros 7.922 para
recenseadores, que visitam as casas e entrevistam os moradores.

INSCRIÇÕES – Para
as vagas de Recenseador, as inscrições vão até o dia 19 de março, pelo site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 25,77. Já para as vagas de
Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, as inscrições seguirão
até o dia 15 de março também pelo site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 39,49.  


A Prefeitura de Garanhuns
trabalha para realizar um Processo Seletivo Simplificado visando contratar, de
forma temporária, Professores para atuar na Rede Municipal de Ensino.

A secretária de Educação,
Wilza Vitorino, assinou Portaria constituindo uma Comissão que será responsável
acompanhamento, controle e avaliação do processo, que resultará na seleção de
candidatos aos cargos de Professor I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
e Professor II, para trabalhar na Prefeitura de Garanhuns neste ano de 2021.
Ainda não há informações quanto ao número de vagas, porém já é certo que a Seleção
também abrangerá a obtenção de cadastro de reserva.

A Comissão, oficializada pela Portaria
nº 01/2021, publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, de hoje,
dia 24, será composta pelos supervisores educacionais Gabryella Vasconcelos da
Silva (presidente); Arnaldo Gomes da Silva Filho; Francielly Falcão da Silva; Izabel
Gabriel de Oliveira; Lincoln Matias da Silva Cardoso e Noel de Almeida Ferreira.

A Comissão deverá apresentar o Processo Seletivo findo e homologado pelo
Prefeito Municipal à Secretaria Municipal de Educação, tornar-se-á responsável
pela convocação dos selecionados para os cargos de Professor I e Professor II,
respeitadas integralmente as disposições do Edital, de acordo com as vagas
disponibilizadas”, registra a secretária de Educação, Wilza Vitorino, na
publicação. Clique AQUI e confira a Portaria nº 01/2021 na Integra.

QUER SABER MAIS SOBRE O CARTÃO DE TODOS? CLIQUE AQUI.  
 

SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO


PORTARIA Nº 01/2021
 

A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPAL DE GARANHUNS, no uso de suas
atribuições legais,
 

RESOLVE: 

Art. 1º. CONSTITUIR COMISSÃO para ser responsável pelo
acompanhamento, controle e avaliação do processo seletivo simplificado para
contratação temporária, por excepcional interesse público para os cargos de
Professor I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor II, para o
ano de 2021, na classificação e obtenção de cadastro de reserva.
 

§ 1º A Comissão terá como integrantes os servidores abaixo, sendo a
primeira a presidente desta:

 

NOME

CARGO/FUNÇÃO

MATRÍCULA

Gabryella Vasconcelos da Silva

Supervisora Educacional

10938

Arnaldo Gomes da Silva Filho

Supervisor Educacional

11594

Francielly Falcão da Silva

Supervisora Educacional

8931

Izabel Gabriel de Oliveira

Supervisora Educacional

5411/7070

Lincoln Matias da Silva Cardoso

Supervisor Educacional

5460

Noel de Almeida Ferreira

Supervisor Educacional

10922

 

 

 

 








§ 2º A Comissão deverá apresentar o Processo Seletivo findo e homologado
pelo Prefeito Municipal à Secretaria Municipal de Educação, tornar-se-á
responsável pela convocação dos selecionados para os cargos de Professor I e
Professor II, respeitadas integralmente as disposições do Edital, de acordo com
as vagas disponibilizadas. 

Art. 2º. Esta Portaria entrará em vigor a partir da data de sua
publicação.
 

CUMPRA-SE.

PUBLIQUE-SE E REGISTRE-SE. 

Garanhuns, 23 de fevereiro de 2021 

WILZA ALEXANDRA DE CARVALHO RODRIGUES VITORINO

Secretária de Educação 

Matéria publicada no Diário
Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco no dia 24/02/2021.


Buscando abrir um canal direto
para que a população possa reivindicar, sugerir, criticar e interagir com o seu
mandato, a vereadora Darliane de Natalício (Cidadania) vem apostando no ‘Fale
com Darliane – Gabinete Online’.


“Trata-se de um serviço disponibilizado
através do WhatsApp (87) 98154-5691, em que posso atuar diretamente junto a população,
sobretudo nesse período de Pandemia. Sempre que visito os Bairros e Sítios encontro
reclamações pela dificuldade dos cidadãos em ter acesso até a Câmara, então
essa é uma forma de aproximar o Cidadão com o Poder Legislativo”, registra a
Parlamentar, que complementa: “assim, o retorno, a resposta, é mais rápida aos
anseios dos cidadãos”, complementa.


Mesmo nesse início de Mandato,
a vereadora Darliane de Natalício também vem apresentando importantes proposições
na Câmara de Garanhuns. “Estamos trabalhando junto ao Prefeito Sivaldo Albino e
aos Secretários Municipais na busca de melhorias para os moradores da Zona
Rural e da Cidade. Já reivindicamos a organização de pontos fixos, com
cobertura para os mototaxistas, além de obras de calçamento, com saneamento
básico, para as ruas Dercy Gonçalves e Hebe Camargo, no Magano, ações que beneficiarão
mais de 60 famílias e quase 300 pessoas”, registra Darliane.


Paralelo a busca de ações, a
Parlamentar também garante vir atuando como fiscalizadora, sobretudo na área da saúde. “Sou
enfermeira. Trabalhei por seis anos em Postos de Saúde do Município e como conheço
as necessidades venho realizando visitas, fiscalizando, e buscando melhorar as
condições estruturais das Unidades para os profissionais e de atendimento para
os cidadãos”, finalizou a vereadora Darliane de Natalício. (Informe Publicitário, com informações e Imagens do Gabineta da Vereadora Darliane Rodrigues)