Já está disponível o listão
com os nomes dos alunos aprovados na seleção para a Escola de Aplicação Ivonita
Alves Guerra, vinculadas à Universidade de Pernambuco (UPE) e localizada aqui
em Garanhuns. O resultado pode ser conferido clicando AQUI.
A UPE também divulgou o edital
de matrícula. As matrículas serão realizadas a próxima semana, terça, dia 9,
e quarta-feira, dia 10, na secretaria da escola para o qual o candidato foi
selecionado, no horário das 9 às 13h. A seleção aconteceu no último dia 22 de
janeiro.
Os candidatos eliminados podem
verificar seu desempenho acessando o sistema de inscrição. Basta informar login
e senha. Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Escolas ou
pelo telefone: (81) 3183-3660 / 3791 ou ainda na página do processo seletivo. Clique
AQUI e confira o resultado referente a Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra.
Clique na Imagem para ampliar.
E mais um carro é furtado aqui
em Garanhuns. Dessa vez foi um Chevrolet Classic, cor prata e placas PEE-4402. O
Veículo foi furtado na rua Helena Batista de Moraes, no bairro Francisco
Figueira (Cohab 2), aqui em Garanhuns.
Segundo o proprietário do Veículo,
o furto ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira, dia 5. Ele teria deixou o
veículo estacionado por volta das 21h20 da noite anterior, no entanto, ao
amanhecer, o Classic não estava mais no local. A Vítima procurou a Delegacia de
Polícia Civil e registrou a ocorrência. Até o momento, o Veículo não foi
localizado.
POLÍCIA PRENDE TRÊS POR
TRÁFICO DE DROGAS EM GARANHUNS – E de acordo com o Portal
Agreste Violento foram apreendidos 2,1kg de maconha em tabletes e mais 463g de
crack numa operação realizada nesta sexta-feira, dia 5, no Vale do Mundaú, aqui
em Garanhuns. Também foi apreendido R$ 908,00 em espécie, uma balança de
precisão três celulares, segundo a Polícia Civil. A Ação desencadeada pela 8ª Delegacia
do DENARC e pela 22ª Delegacia de Homicídios, sob o comando dos Delegados Paulo
Bicalho e Tatiane Rossi, com apoio de Policiais Militares do 9° BPM ainda
resultou na prisão de três suspeitos por tráfico de Drogas. (Com informações
do Portal Agreste Violento. CONFIRA)
Uma declaração do vereador Luizinho
Roldão (PSB), que é Líder do Governo Sivaldo Albino na Câmara de Vereadores, reacendeu
uma polêmica sobre a desativação da Orquestra Manoel Rabelo por parte do Governo
Municipal.
Roldão lembrou o momento e as
dificuldades financeiras geradas pela Pandemia e saiu em defesa da meta de
reduzir gastos justificada pelo Prefeito de Garanhuns para não contratar os
Músicos (relembre clicando AQUI): “acredito que a gente não pode ter
mais de 40 membros, para apenas no Natal tá passeando, num trenzinho, com o
Prefeito em cima cantando e cheio de cachaça”. O Parlamentar não citou, mas possivelmente estaria se referindo
ao ex-prefeito Izaías Régis, que participou das apresentações volantes da
Orquestra no ano passado, todavia não há informações se o então Prefeito estaria
em estado de embriaguez durante as apresentações.
A declaração do Vereador
repercutiu negativamente na Cidade. O músico Henrique César saiu em defesa dos
membros do Agrupamento Musical e registrou em postagem no facebook que “está é
a resposta dada sobre a Orquestra Manoel Rabelo. Este foi um dos Vereadores escolhidos
para te representar (população). De forma muito errada (ele) se referiu a Orquestra
da qual faço parte desde 2008 e posso confirmar a vocês que a Orquestra não
toca só durante a Magia do Natal. Tocamos em todos os Festivais da Cidade (Inverno,
Literatura, Viva Dominguinhos), como muitas ações da Cidade e Inaugurações, a convite
de Paróquias e Comunidades”, registrou Henrique, cuja postagem teve mais de 160
comentários e cerca de 60 compartilhamentos, vindos de músicos que integram a
Orquestra, mas também de pessoas de todas as idades e que atuam em vários
segmentos da sociedade.
participando de uma live do Blog do Cisneiros e esclareceu que a Orquestra não era
composta por 40 músicos. “A banda nunca teve 40 membros. Somos 30 (…);
tocamos o ano todo. Estudamos o ano todo. A gente ensaia o ano todo (…) a metade
da Banda é formada em Música (…) saímos do patamar de amador para subir para
o Profissional (…); é a maior dificuldade para você entrar numa Faculdade
Federal, pra ser desvalorizado dessa forma? Não estamos em casa dormindo para tocar só de
vez em quando, agente estuda, ensaia e trabalha muito”, desabafou Lulinha,
desarmando em seguida o discurso de que a Prefeitura precisa economizar por
conta da Pandemia. “Será que tem que cortar a Manoel Rabelo para resolver o
problema da Pandemia? Tem que botar trinta famílias pra fora para resolver o
problema da Pandemia? É sempre a cultura que vai resolver os outros problemas?”,
indagou o Maestro.
Ao comentar indiretamente a declaração
do Vereador de que a Orquestra estaria no Natal “passeando, num trenzinho, com
o Prefeito em cima cantando e cheio de cachaça”, Lulinha foi enfático: “nós não
temos politicagem de querer saber se ‘a’ ou ‘b’ bebeu ou não, ou curtiu, dançou
ou deixar de dançar! O nosso trabalho ali é levar música para a sociedade e
aumentar a autoestima da população com a boa música”, pontuou o Maestro, que finalizou
dizendo “a única coisa que a gente quer é tocar! Temos uma cultura de 121 anos
(idade da Banda Manoel Rabelo) e agora acabar do nada? Eu ainda estou esperando
alguém da Prefeitura vir dizer que a agente não vai tocar mais”, finalizou o
Maestro Lulinha. Para saber mais sobre a não renovar dos Contratos de
Músicos e da possível volta a inatividade da Orquestra Manoel Rabelo clique AQUI.
CONFIRA AS POSIÇÕES DO VEREADOR
LUZINHO ROLDÃO E DO MAESTRO LULINHA CLICANDO EM PLAYER:
A AMSTT divulgou, nesta sexta-feira, dia 5, o resultado
final da Seleção Simplificada N° 01/2021, que tem por objetivo a contratação
temporária de pessoal e formação de cadastro de reserva, em diferentes áreas de
atuação.
Segundo a Assessoria, o resultado se dá, após análise dos
recursos interpostos ao processo de Seleção. Ao todo, houveram 33 recursos, dos
quais dois receberam provimento, influenciando na classificação da lista de
ampla concorrência.
A lista final está disponível no site da Prefeitura de
Garanhuns e também pode ser conferida clicando AQUI. A listagem será
oficializada nessa segunda-feira, dia 8, quando a relação de aprovados e
homologação será publicada no Diário Oficial dos Municípios.
Apesar de muitos Municípios
Brasileiros cancelarem o ponto facultativo do Carnaval 2021, em decorrência da
pandemia do Novo Coronavírus, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) afirmou,
nesta sexta-feira, dia 5, que o feriado está mantido nos dias 15 e 16 de
fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, portanto não haverá atendimento
ao público nas agências bancárias nestas datas.
Já no dia 17 de fevereiro,
Quarta-Feira de Cinzas, haverá expediente, a partir das 12h,
com encerramento em horário normal de fechamento das Agências, as 15h.
que tiverem contas de consumo, como de água, energia, telefone e outras, e
carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão fazer o pagamento na
quarta-feira, dia 17, sem que haja um acréscimo no valor. É comum que
os tributos já venham com datas ajustadas ao calendário de feriados
nacionais, estaduais e municipais, mas caso não tenha ocorrido no documento de
arrecadação, a sugestão da FEBRABAN é que o pagamento seja antecipado ou, no
caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas
eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. (Com
informações do JC Online. CONFIRA)
ESSA CASA PODE SER SUA!
– Localizada no bairro Aloísio Pinto, próximo ao Expresso Cidadão a casa tem 3 Quartos / Sala / Cozinha e Garagem Coberta.
SE VOCÊ QUER SABER MAIS, LIGA PRA GENTE:
(87) 99926-0223 (Zap) e (87) 3764-1088.
O Promotor Domingos Sávio quer
Transparência no processo de Vacinação contra a COVID-19 aqui em Garanhuns. O representante
do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)recomendou ao Prefeito Sivaldo Albino
(PSB) e a secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, e a Gestora da 5ª
Gerência Regional de Saúde, Janaina Santos, que disponibilizem na Internet, informações
claras e objetivas sobre todos os dados relativos à vacinação em Garanhuns, inclusive
com a divulgação da lista de vacinados.
Prefeitura de Garanhuns deve assegurar a disponibilização, em site específico
(ou aba específica nos sites oficiais do Município e do Estado), de informações
claras e objetivas sobre todos os dados relativos à vacinação em Garanhuns, referentes
ao Plano Nacional de Imunização, bem como “as informações relativas ao nome e
grupo prioritário a que pertencem, das pessoas já vacinadas, data da vacinação,
número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da
vacina”, registra a documento assinado pelo Promotor. O site deverá ter ainda “alimentação
diária das informações, com o objetivo de propiciar o acesso amplo e contínuo à
informação, em tempo real, por parte da população, da imprensa e dos órgãos de
controle”, complementa.
o Prefeito; a Secretária de Saúde de Garanhuns e a Gerente Regional de Saúde informem,
num prazo de 48 horas, sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação,
inclusive acompanhadas dos documentos necessários à sua comprovação. O MPPE poderá
adotar medidas administrativas e judiciais caso a recomendação não seja
atendida pelos Gestores Municipais e Estaduais.
DENÚNCIA – Apesar de não constar na recomendação, o MPPE teria
sido provocado por denúncia protocolada pelos vereadores Gersinho Filho (PTB) e
Magda Alves (PP). É que uma polêmica foi gerada na Cidade após a divulgação de imagens
de profissionais que atuam no Centro de Controle Ambiental após terem sido
vacinados contra a COVID-19. Segundo a Prefeitura, os vacinados também
estão entre os trabalhadores da saúde previstos no Plano Nacional de
Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.
Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
A Polícia Militar apreendeu
uma porção de crack que estava no bolso da bermuda de um militar do Exército
Brasileiro.
De acordo com a PM, por volta
das 18h dessa quinta-feira, dia 4, uma equipe Policial realizava rondas na
comunidade da Liberdade, aqui em Garanhuns, quando avistou dois indivíduos numa
motocicleta trafegando pela rua dos Operários em atitude suspeita. Ao serem
abordados, foi encontrado a droga com o passageiro que disse ser Militar do Exército.
Com ele também se encontravam R$ 202,00, em espécie, e um aparelho de celular.
Ainda segundo a Polícia, o Soldado,
de identidade e Organização Militar não registradas, foi levado ao plantão da 18ª Delegacia Seccional
para autuação do flagrante. O Exército Brasileiro ainda não se pronunciou sobre
a prisão do Militar. (Com informações de https://www.portalagresteviolento.com.br/)
ESSA CASA PODE SER SUA!
– Localizada no bairro Aloísio Pinto, próximo ao Expresso
Cidadão a casa tem 3 Quartos / Sala / Cozinha e Garagem Coberta.
SE VOCÊ QUER SABER MAIS, LIGA PRA GENTE:
(87) 99926-0223 (Zap)
e (87) 3764-1088.
O Ministério Público está
atento a realização de shows, festas, eventos de carnaval e similares de
qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados
ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares e
restaurantes, independentemente do número de participantes aqui em Garanhuns.
Com base na Recomendação nº
03/2021, do Procurador-Geral de Justiça, o Promotor Domingos Sávio expediu recomendação a Prefeitura de Garanhuns, através de seus órgãos fiscalizadores,
e à Polícia Militar, para que apurar e coibir as tradicionais práticas no
período carnavalesco. A meta é Intensificação no acompanhamento e fiscalização
das normas sanitárias, visando evitar aglomerações e consequentemente novas contaminações
pelo Coronavírus.
“Àqueles que insistirem em
descumprir as normas sanitárias sobre aglomeração de pessoas e distanciamento
social, responderão pelo crime de medida sanitária preventiva destinada a
impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código
Penal, que prevê pena de detenção de um mês a um ano e multa), sem prejuízo de
pagamento de indenização por danos coletivos à saúde pública”, alertou o
titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns.
CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA
UM PROMUNCIAMENTO DO PROMOTOR DOMINGOS SÁVIO A RESPEITO DO ASSUNTO:
Depois da decisão do Tribunal Regional Eleitoeral (TRE) em rejeitar
os embargos de declaração apresentados pela defesa do Prefeito de Palmeirina, Eudson
Catão (MDB), mantendo o indeferimento do seu registro de candidatura e cassando
seu diploma de Prefeito, o presidente da Câmara, vereador Lecinho Vieira
(Solidariedade) assumiu, interinamente, o governo de Palmeirina na noite de
ontem, dia 5.
Lecinho foi empossado Prefeito
pela Câmara de Vereadores em solenidade que contou com a presença da Delegada
Thatianne Macêdo, 2ª colocada nas eleições de 2020. O vereador Antônio Santana
(PP), o Toinho Santana, atual Vice-presidente da Câmara de Palmeirina,
assumiu a Presidência do Poder Legislativo também de forma interina. Após a posse e certamente num ato
simbólico, o Prefeito Interino e seus aliados visitaram a sede da Prefeitura.
A expectativa é que caso o
recurso de Eudson Catão não seja acatado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),
novas eleições sejam marcadas para definir o novo Prefeito de Palmeirina. Até
que a situação eleitoral seja resolvida, o Município será administrado pelo vereador
Lecinho Vieira. (Com imagens de Edson Monteiro/Divulgação)
Candidatos aprovados no último
Concurso realizado pela Prefeitura de Caetés vivem a expectativa de serem chamados
para assumir os seus cargos.
2018 e cujo resultado foi homologado em janeiro de 2019, ofertou 214 vagas para
diversos cargos, mas segundo os concursados cerca da metade dos aprovados ainda
não foram convocados. “Foram convocados Professores; Técnicos de Enfermagem;
Motoristas; Auxiliar Administrativo e Educacional, só que ainda falta muita gente
ser convocado. Auxiliar de Serviços Gerais só foram convocadas três pessoas,
eram vinte vagas; falta convocar os Garis; o restante dos Motoristas; alguns
Técnicos em Enfermagem e o que a Prefeitura alega é que não pode convocar a
gente por conta da Pandemia”, registrou uma das aprovadas em contato com o
Blog.
Ainda segundo a candidata, o
receio dos aprovados é que o Certame seja finalizado sem que a Prefeitura de Caetés
tenha chamado as pessoas que se prepararam e superaram seus concorrentes em
busca do cargo público. Pela regra da homologação, o prazo de dois anos do
Concurso se encerrou no último dia 29 de janeiro.
CAETÉS – Em e-mail enviado a uma das candidatas aprovadas, a Prefeitura de
Caetés informou que a Lei Complementar nº 173, sancionada pelo Presidente da República
em maio do ano passado, proíbe, até 31 de dezembro de 2021, que os Municípios
afetados pela Pandemia da COVID-19 possam admitir ou contratar pessoal, a
qualquer título, ressalvadas as reposições de cargos de chefia, de direção e de
assessoramento que não acarretem aumento de despesa.
Concurso, o Governo de Caetés também faz menção a Lei Complementar nº 173/2020,
que prevê a suspenção em 20 de março de 2020, dos prazos de validade dos
concursos públicos, em todo o território nacional, até o término da vigência do
estado de Calamidade Pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6/2020 e estabelecido
pela União. A
Prefeitura também informou que segue nomeando os aprovados no Concurso, “paulatinamente”,
dentro das necessidades da Administração e do “permitido na Lei Complementar nº 13/2020”.

































































