O Prefeito de Iati, Tonho de
Lula (PSB), resolver apertar as medidas de convivência com o Novo Coronavírus
naquele Município. É que nos últimos dias, quatro mortes por COVID-19 foram
registradas em Iati. Além disso, o número de casos positivos da doença subiu de
201, no último dia 1º, para 233 no último sábado, dia 5. Já os casos suspeitos, em investigação, também subiram no período, passando de 58 para 74.
Diante desse quadro, o
Prefeito emitiu o Decreto nº 53/2020 e estabeleceu, a contar de hoje, dia 7,
uma série de medidas para barrar a proliferação do Novo Coronavírus no
Município. Dentre as ações anunciadas, Tonho de Lula suspendeu os Campeonatos Municipais
de Futebol e Futsal e determinou a realização de testes rápidos nas Unidades de
Saúde, como forma de descentralizar o serviço e evitar aglomerações no Hospital
Municipal.
O Prefeito também restringiu o
funcionamento de bares, lanchonetes e similares ao horário das 6 às 20h. Os estalelecimentos devem funcionar com
apenas 50% da capacidade. Já a Feira Livre, realiza às quintas-feiras, só deverá
contar com feirantes residentes em Iati. Ainda segundo o Decreto, todos os
cidadãos devem usar máscara ao circular pelas ruas e ao adentrar em
estabelecimentos públicos e privados, bem como ao utilizar qualquer tipo de
transporte de uso coletivo.
O Decreto registra que a
equipe da Vigilância Sanitária Municipal ficará encarregada de intensificar a fiscalização
para que as medidas sejam cumpridas. Caso seja necessário, o Órgão poderá
solicitar auxílio da Polícia Militar. As medidas tem validade de 15 dias,
podendo ser prorrogadas a critério das autoridades sanitárias locais.
O nadador Antônio Carlos
Maranhão, que integra a equipe do SESC/Garanhuns, conquistou o 1º lugar, na
categoria 50+, durante a 50° Travessia Pajuçara-Ponta Verde, realizada nesse domingo,
dia 6, em Maceió-AL.
Depois da conquista de títulos
importantes no ano de 2019, quando venceu o Campeonato Pernambucano e da Copa
Norte-Nordeste de Maratona Aquática, Maranhão e todos os atletas brasileiros,
tiveram que parar os treinamentos por conta da Pandemia, mas já voltou em
grande estilo trazendo um título na bagagem para Garanhuns.
Outro atleta que se destacou na
prova disputada nos mares alagoanos, foi João Edizio, que conquistou o 2° Lugar,
na categoria 30+, da 50° Travessia Pajuçara/Ponta Verde.
Com um gol de Jackson, aos 38
minutos do segundo tempo, o Sete de Setembro venceu o Ypiranga por 1×0 na tarde
de hoje, dia 6, no Estádio Gigante do Agreste, aqui em Garanhuns.
Com o resultado e com a
derrota do Vera Cruz para o Íbis, também por 1×0, o Sete agora divide a liderança
do hexagonal com o próprio Vera Cruz e com o Centro Limoeirense, que também
venceu o Porto por 1×0 na tarde deste domingo.
Na próxima quarta, dia 9, o
Sete vai até o Estádio Ademir Cunha, em Paulista, onde enfrentará o Íbis, a
partir das 15h. Uma nova vitória coloca o Alviverde bem próximo da Série A1, em
2021, já que Vera Cruz e Centro Limoeirense se enfrentam no mesmo dia e horário
na Arena de Pernambuco.
CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA O GOL DO SETE NA NARRAÇÃO DE EDUARDO PEIXOTO/RÁDIO JORNAL GARANHUNS:
Um homem de 32 anos foi morto
a facadas na madrugada deste domingo, dia 6, aqui em Garanhuns. João Paulo
Ferreira Lusitano voltava de uma festa com a namorada, e foi abordado por um
homem que estava em uma motocicleta.
O Motociclista, de identidade
não registrada, teria perguntado se a Vítima teria cigarros e dinheiro, quando João
negou, os dois discutiram e acabou sendo assassinado a facadas. O caso
aconteceu na Rua Barão de São Borja, na comunidade da Brasília, mais precisamente defronte a Academia da Saúde.
O autor do crime fugiu e ainda
não foi identificado. O corpo da Vítima foi encaminhado para o IML, em Caruaru.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios. (Com informações e
imagens do Portal Agreste Violento).
Um homem de 44 anos morreu na manhã deste domingo, dia 6,
em um acidente de motocicleta, em Lagoa do Ouro.
Manoel Cândido dos Santos conduzia a motocicleta nas
imediações da Rua do Correntes, na antiga entrada de Lagoa do Ouro, quando perdeu
o controle e bateu violentamente contra o muro do Lava Jato.
O SAMU foi acionado, mas Manoel
Cândido não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O Corpo foi encaminhado
ao IML, em Caruaru. (Com informações e imagens do Portal Agreste Violento)
Contando com todos os cuidados
sanitários necessários, a Fazenda Lago São Francisco promove hoje, dia
6, a chegada do Papai Noel.
O Evento acontece a partir das
15h e o “Bom Velhinho”, chegará no local de tirolesa. A Ação será marcada também
por momentos de fotografias; distribuição de pipocas; algodão doce; além de pedalinho
no Lago da Fazenda; Tirolesa; Brinquedos e toda a estrutura da Fazenda, tudo ao
som do Musical 7 Tons.
INGRESSOS – Os ingressos
são comercializados na própria Fazenda. Crianças não pagam. Já os papais e
acompanhantes pagam apenas R$ 10. O valor é a metade do ingresso cobrado em visitas
em dias normais na Lago São Francisco. É obrigatório o uso de máscara durante
toda a permanência na Fazenda. Medidas de prevenção a COVID-19 serão adotadas
pela organização do Evento.
LOCALIZAÇÃO – A Fazenda
Lago São Francisco fica nas imediações do Residencial Cidade das Flores, no
bairro de Heliópolis, com acesso pela estrada ao Santuário de Santa Quitéria de
Freixeiras. Partindo do Relógio das Flores, basta acessar a Avenida Duque de Caxias
e seguir em sentido ao Santuário Mãe Rainha – Loteamento Vale Verde e descendo
a direita antes do Residencial Cidade das Flores, seguindo por uma estrada
vicinal sinalizada. Para facilitar, acesse AQUI o localizador.
O Prefeito Eleito de
Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), vem divulgando em suas redes sociais uma agenda
vivenciada nesse sábado, dia 5, no distrito de Miracica. Na localidade, Albino foi recepcionado
pelo vereador eleito Bruno Taveira (Cidadania) e pelo ex-vereador Claudio Taveira
(PSB). O vereador eleito Johny Albino (PSB) também participou da Agenda.
Durante a visita, Albino reforçou
o compromisso de melhorar os equipamentos e serviços públicos ofertados àquela
comunidade. Dentre os compromissos que constam no Plano de Governo de Sivaldo,
registrado junto a Justiça Eleitoral, estão a criação de
convênio com a Polícia Militar para implantação de um Posto Policial em Miracica
e a busca, junto aos governos do Estado e Federal, de meios para viabilizar a pavimentação
da estrada que liga Garanhuns ao Distrito, aferida em cerca de 15Km.
SECRETARIADO – Em meio
as agendas pós-eleições que cumpre no Município, Sivaldo segue trabalhando na
composição da equipe de Governo. Apesar das inúmeras especulações, até o momento,
Albino só confirmou os nomes do advogado Alexandre
Marinho (imagem acima) e do jornalista Ronaldo César. Segundo Sivaldo, o anúncio do Secretariado acontecerá apenas após o Natal.
CÂMARA DE VEREADORES – Além
da composição de equipe de auxiliares, o Prefeito Eleito também trabalha no fortalecimento
de sua base na Câmara de Vereadores de Garanhuns. É que dos 17 vereadores
eleitos, apenas seis (Luizinho Roldão; Matheus Martins; Johny Albino; Damásio Cardoso; Fany das Manas e Erivan Pita) integravam os partidos coligados a Frente Popular de Garanhuns. Todavia,
segundo especulações, o Governo Sivaldo Albino estará bem representado na Casa
Raimundo de Moraes, já que a exemplo do vereador eleito Thiago
Paes (DEM, imagem acima), a maioria dos eleitos pelos Partidos de Oposição sinalizam que caminharão lado-a-lado com o Socialista.
VITÓRIA: Andrea Amorim vence a COVID-19 e Agradece ao Trabalho Humanizado dos Profissionais de Saúde
A cantora Andrea Amorim levou
um susto na última semana. É que com sintomas da COVID-19, Ela logo notou as
reações da doença no seu corpo, com a dor no peito e a falta de ar crescentes, precisando
ser internada na Unidade de Tratamento COVID-19, mantida pela Prefeitura de
Garanhuns, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2). “Essa foi a experiência que
mais transformou minha vida, e por mais medo que eu senti e sofrimento pelo
qual passei, quero registrar somente aqui o lado positivo de tudo isso”,
publicou Andréa em suas redes sociais.
trabalhos, faz o musical de ‘A Magia do Natal’ há vários anos, naquela Unidade de
Saúde, encontrou profissionais dedicados e humanos. “Uma equipe incrível que
parece ter sido escolhida a dedo, como se um complementasse o outro. Nunca vi
uma equipe tão humanizada em toda a minha existência. E é um tratamento de
cuidado não somente com os sintomas, mas também com os nossos afetos”, registrou
Andrea, que complementou: “eles nos olham nos olhos, nos chamam pelo nome,
dialogam, interdisciplinarmente, entre si, torcem genuinamente com nossas
pequenas conquistas diárias”.
“Meu Deus, posso dizer com
toda veemência do mundo que os profissionais da UPA são verdadeiros anjos.
Quantos laços eu pude estabelecer, quanta emoção eu senti ali dentro, quanta
lição de humanidade eu presenciei. Confesso que estou sentindo saudades de cada
profissional que sempre esteve ao meu lado e também das minhas companheiras de
quarto, sem nenhuma distinção. Eles não nos deixam sozinhos em nenhum momento”,
analisou a Cantora Garanhuense, que recuperada, teve alta médica e continua o
tratamento em casa.
carreira na música, Andréa, que é compositora, jornalista e psicóloga em
formação, já gravou nove discos autorais e foi parceira de Roberto Menescal,
vindo, inclusive a gravar um trabalho denominado de “Bossa de Alma Nova”. Amorim
também já dividiu palco com outros artistas, como Marcos Valle, Oswaldo
Montenegro e Lenine. Fruto do seu talento, fez várias turnês internacionais: Estados
Unidos (2010); Bélgica, França, Holanda, Espanha e Portugal (entre os anos de
2016 e 2017); Inglaterra (2018) e no Japão, quando participou do Brazilian Day
Tokyo, a tradicional Festa do Brasil, no Japão, por duas oportunidades, em 2012
e no ano passado.
Confira a Análise do Jornalista
Igor
Maciel, do Jornal
do Commercio:
“Depois que Rodrigo Maia (DEM)
acenou para a possibilidade de uma aliança ao centro, com partidos como o PSB,
e citou Paulo Câmara (PSB) como opção para formar uma chapa presidencial, muita
gente se perguntou o que um Deputado de baixa popularidade do Rio de Janeiro e
um Governador impopular de Pernambuco fariam juntos.
tão juntos. A declaração de Rodrigo Maia, que pode ter cara de bobo, mas não é
nem um pouco, tem objetivos de curto e de médio prazo. No curto prazo, está
fazendo acenos ao PSB, através do governador de PE, buscando apoio para a
reeleição como presidente da Câmara Federal. Paulo Câmara pode ter alta
rejeição no Estado, mas também tem influência sobre a bancada do PSB de PE. O
PSB de Pernambuco, aliás, é o mais forte entre os socialistas, com cinco
deputados, contra quatro de SP. Atualmente, a liderança do partido na Câmara é
de Alessandro Molon (PSB-RJ), mas isso deve mudar em breve, quando o
pernambucano Danilo Cabral (PSB-PE) assume.
o PSB nacional? Agrade a Pernambuco. Essa hegemonia pernambucana é uma
herança de Miguel Arraes e Eduardo Campos que até sofreu abalos, quando Márcio
França (PSB) foi governador de SP. Mas, em 2020, com a derrota dele para a
prefeitura paulistana, estabilizou-se.
cenário, Paulo Câmara é vice-presidente nacional do PSB. Os 31 votos dos
socialistas são muito importantes na guerra de Maia para seguir presidindo a
Casa. Outro gesto que ele dá em direção à esquerda é a crítica a Bolsonaro e
aos bolsonaristas, com os relatos de todas as ameaças que ele e a família
sofreram nos últimos dois anos. No fim, Maia quer articular uma frente ampla
com partidos de centro, tanto da esquerda quanto da direita. O DEM tem
parcerias sólidas com o PDT, por exemplo, em alguns estados. Agora, quer trazer
o PSB para a plataforma.
Depois de reeleito para a
presidência da Câmara, vem o objetivo de médio prazo: encontrar um Vice, de
esquerda, moderado, para Luciano Huck. Sim, Maia trabalha com a possibilidade
concreta de candidatura do apresentador Luciano Huck pelo DEM e quer alguém
para compor a chapa, dando força e equilíbrio. Mesmo que, no futuro, o vice
não seja o pernambucano, para entender o movimento de Maia, é
preciso esquecer Pernambuco e a rejeição de Câmara, olhar o
governador com olhos de “estrangeiro”, de forma pragmática.
longe de ser radical, representa o PSB nacionalmente, é responsável, mantém as
finanças do Estado em ordem e, a despeito das pesquisas de popularidade atuais,
ganhou duas eleições no 1º turno, em 2014 e 2018. Huck já é muito popular,
precisa de um vice discreto. Mesmo que seja muito difícil imaginar que isso
venha a acontecer, e realmente é, Paulo encaixaria. Mesmo não sendo o nome, o
gesto indica que o DEM está disposto a negociar uma indicação. Como isso aconteceria
ainda é muito difícil dizer. Mas o PSB está sendo cortejado, para hoje e para o
futuro”. (Com informações da Cena Política/JC. CONFIRA)
O Médico e Vice-prefeito Eleito
de Garanhuns, Pedro Veloso (PT) segue se recuperando da COVID-19 e em breve deverá
ter alta do Hospital Real Português. A informação partiu da esposa do Médico, Márcia
Veloso.
De acordo com Márcia, Dr.
Pedro vem evoluindo bem ao tratamento. Ele não tem febre e os exames seguem estáveis.
“Ele ainda faz uso do oxigênio, mas agora em quantidade menor. A expectativa da
alta é quando Ele não estiver mais precisando usar esse oxigênio”, registrou a Esposa
do Vice-prefeito Eleito. “Peço que cada um continue orando, pois não temos dúvidas
que essa corrente de oração é que tem ajudando, que tem apressado a recuperação
dele”, agradece Márcia.
O Cardiologista testou
positivo para a COVID-19 no final do mês passado e após internamento no
Hospital Monte Sinai, aqui em Garanhuns, foi transferido para o Hospital Português,
em Recife, onde está internado desde a última segunda-feira, dia 30.





























































