BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 

Duas pesquisas eleitorais
estão previstas para serem divulgadas na próxima sexta-feira, dia 16, aqui em Garanhuns,
e deverão sinalizar o atual cenário na disputa eleitoral pela Prefeitura.

A empresa Advise Consultoria
& Planejamento EIRELI, que já organizou diversos Concursos Públicos em
vários municípios pernambucanos, concluiu e registrou pesquisa neste sábado,
dia 10, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve divulgar seus números
nessa sexta, dia 16. O Estudo, realizado entre os dias 8 e 10 deste mês, foi
registrado com o número PE-08940/2020,
tendo sido contratado, por R$ 6 mil reais, pelo blogueiro Roberto Almeida, que
deve divulgar os números com exclusividade em seu Blog.

Já o Instituto Opinião (Opinião
Pesquisas Sociais LTDA – CNPJ nº 04.994.119/0001-88), que é sediado em Campina Grande-PB, vem entrevistando 400 eleitores
aqui em Garanhuns sobre a disputa pela Prefeitura. O Estudo foi contratado pelo
Blog do Magno, também por R$ 6 mil reais, e tem registro no TSE com o número
PE-03942/2020.
O Blog do Magno deve divulgar os números da pesquisa na próxima sexta, dia 16.

NÚMEROS DE ÚLTIMA PESQUISA
Na primeira pesquisa de intenção de voto para Prefeito divulgada aqui em
Garanhuns, no último dia 16 de setembro, pelo Instituto Opinião, o candidato do
PTB, Doutor Silvino apareceu na liderança com 29%; seguido de Zaqueu Lins (PP) com
18,3%; e de Sivaldo Albino (PSB) com 17%. O Delegado João Lins (DEM) pontuou
4,5%; Paulo Camelo (PCB), 3% e Givaldo Calado (Avante), que desistiu da
candidatura, pontuou 2,5%. Brancos e nulos somavam 12% e 13,7% se apresentam
indecisos. Os candidatos Valter Couto (Rede) e Ronaldo Todinho (PROS) não tiveram
seus nomes consultados na Pesquisa do , que foi registrada na Justiça Eleitoral
com o número 00666/2020.

Já o Instituto Simplex, que
também divulgou pesquisa registrada aqui em Garanhuns no último dia 16 de
setembro. O Estudo registrado no TSE com o número 7489/2020, apontou o candidato
Doutor Silvino (PTB) na frente com 36,6%; seguido de Zaqueu 28,5%; Sivaldo
26,7%; Delegado João Lins 5,4% e Givaldo Calado 2,7%.


 

Um homem foi assassinado pelo
irmão na tarde dessa sexta-feira, dia 9, no Sítio Brejo dos Coelhos, na zona
rural de Garanhuns.
 

Os irmãos Gilvan Oliveira
Almeida, de 47 anos, e Gilmar Oliveira Almeida, de 48 anos, se desentenderam em
razão de uma disputa por terra. Ambos estavam com armas de fogo e Gilmar acabou
matando Gilvan.
 

Após o crime, Gilmar fugiu e está
sendo procurado pela Polícia. O corpo da Vítima foi periciado pelo Instituto de
Criminalística (IC) e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
(Com informações e imagem do Portal Agreste Violento. CONFIRA)


A ativa participação de
Fabiana Andrade, filha do candidato Doutor Silvino (PTB), vem se configurando
como o fato novo na disputa política deste ano pela Prefeitura de Garanhuns. É
que a Oftalmologista vem representando a mãe, Aurora Cristina, falecida em 2015,
e agrada em cheio, sobretudo pela simpatia e pelo trato com as pessoas. 

Para Fabiana, representar
Aurora tem sido uma experiência muito emocionante, sobretudo a partir da
convenção da Coligação Garanhuns Segue Mais Forte, quando Silvino ressaltou a importância
de ter a Filha ao seu lado nessa que é a primeira Campanha que disputa sem o
apoio físico de Aurora Cristina. “Aquela ocasião foi muito emocionante e me
arrepia até hoje. Sempre que penso, me emociono muito. Foi um momento de união
nossa, que representa exatamente o que eu e meu Pai somos. Hoje, nós somos um
só, trabalhando de manhã, de tarde e de noite por Garanhuns e construindo uma
bela vitória”, destacou Fabiana.

Além de estar junto a Silvino
em caminhadas e reuniões, Fabiana também tem o papel de trazer a sensibilidade
para a Campanha do Petebista. Ela, inclusive, foi a protagonista do primeiro
programa eleitoral de Doutor Silvino, que foi veiculado hoje, dia 9, nas
emissoras de Rádio de Garanhuns. “Tenho certeza que os garanhuenses confiam no
trabalho de Doutor Silvino e acreditam que ele vai fazer muito mais por
Garanhuns, principalmente pelas famílias, assim como Aurora Cristina fez na
ação social. Tenho certeza que ele fará um excelente Governo, pois está muito
preparado e motivado para isso”, pontuou Fabiana. 

“Aurora foi minha companheira
de todas às horas e fez um grande trabalho social em Garanhuns. Mas mesmo
triste por não ter a presença física dela, sou grato a Deus, pois estou com
Fabiana ao meu lado. Ela, ao lado dos meninos (Bruno, Sílvio, Murilo e os
demais netos), tem sido muito importante. Ela é filha, amiga, companheira, tem
até me dado bronca, igualzinho a mãe, Aurora Cristina. Um homem sem família não
é nada e eu tenho a alegria de ter os meus filhos e a minha família ao meu lado
neste momento”, registrou Doutor Silvino.
 

OUTROS CANDIDATOS – Além
de Silvino, o eleitorado de Garanhuns ainda tem como opções os candidatos
Sivaldo Albino (PSB); Zaqueu (PP); Delegado João Lins (DEM); Paulo Camelo
(PCB); Valter Couto (Rede) e Ronaldo Todinho (PROS).  
 

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA O
GUIA ELEITORAL DA COLIGAÇÃO GARANHUNS SEGUE MAIS FORTE, DESTA SEXTA, DIA
9/10/2020:
 


O Senac Pernambuco e a
Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco estão oferecendo
vagas em cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional nos
municípios de Ibirajuba e Jucati.

Os segmentos contemplados são
nas áreas de Planejamento e Implantação de Loja Virtual; Vendedor (em
Ibirajuba); Cuidador de Idosos; e de Qualidade e Segurança do Paciente (Jucati).
As aulas são na modalidade presencial, devendo o aluno residir próximo ao local
de realização das programações. As inscrições vão até a próxima terça-feira, dia
13, pelo site do Senac (
www.pe.senac.br).

Para ter acesso a cada Curso,
os interessados deverão atender aos requisitos do Programa Senac de Gratuidades
(PSG). Entre eles, estão possuir renda familiar de até dois salários mínimos
por pessoa e satisfazer os pré-requisitos do curso escolhido.  As
cargas-horárias dos cursos variam de 15h a 240 horas/aula.

O resultado dos alunos
contemplados pelo edital será divulgado no dia 14, no site do Senac, e as
matrículas podem ser realizadas de 14 a 16 de outubro, presencialmente, nas
unidades do Senac ou nos locais constantes no edital para as Cidades que não
possuem unidades do Senac. As aulas acontecem a partir dos meses de outubro,
novembro e dezembro.


A Marano FM vem promovendo uma
série de entrevistas com os candidatos a Prefeito de Garanhuns. Comandado pelo radialista
Luciano André, o Programa, que tem 45 minutos de duração, sem intervalo
comercial, e que acontece a partir das 10h, já contou com a participação de cinco
dos sete postulantes a cadeira hoje ocupada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB).

A Série já contou com entrevistas
com os candidatos Delegado João Lins (DEM); Doutor Silvino (PTB); Valter Couto
(Rede); Zaqueu Lins (PP) e Sivaldo Albino (PSB). Já na próxima terça, dia 13,
Paulo Camelo, do PCB, será o entrevistado. A série será finalizada com Ronaldo
Todinho, do PROS, na quarta, dia 14. 

DEBATE NA MARANO – Além
da série de entrevistas, a Marano FM também promoverá um Debate entre os
candidatos à Prefeitura de Garanhuns. O Evento acontecerá no clube AGA, no dia
12 de novembro, faltando três dias para a eleição. O radialista Luciano André
será o mediador do Debate, que terá três blocos e pouco mais de duas horas de
duração.

CONFIRA AS ENTREVISTAS DOS
CANDIDATOS A PREFEITO DE GARANHUNS:


O Governador Paulo Câmara
(PSB), anunciou, nessa quinta-feira, dia 8, a atração de mais uma empresa para
o Estado. Desta vez, o novo empreendimento é a indústria de Sandálias Apuana.
Com investimento de R$ 9 milhões, será instalada no novo Polo Empresarial do
Estado, no município de Exu, no Sertão do Araripe, e deverá gerar 200 empregos
diretos e outros 150 indiretos.
 

“Estamos vendo por igual todas
as regiões e buscando oportunidades dentro das potencialidades de cada uma. Exu
recebe um empreendimento importante, uma empresa com mais de dez anos de
atuação no Ceará. São investimentos altos e eles contam com o apoio do Governo de
Pernambuco para buscar justamente o desenvolvimento, a geração de renda e
empregos de qualidade que possam fazer a diferença para o povo sertanejo”,
detalhou o Governador Paulo Câmara. O novo Polo Empresarial de Exu contará
com cerca de R$ 10 milhões de investimento do Governo do Estado e terá
capacidade de abrigar até sete empresas. 
 

A marca que conta com uma
unidade no Ceará, está presente em todo o País e em outras nações da América do
Sul. A produção de 400 mil pares de sandálias por mês deverá ser ampliada na
nova unidade pernambucana. “É um empreendimento que vai trazer desenvolvimento,
negócios e arrecadar impostos. O Governo de Pernambuco está nos dando esse
apoio e essa estrutura. Estamos muito gratos com a agilidade”, comemorou o
diretor de Negócios da Sandálias Apuana, Antônio Modesto. (Com informações
do Jornal do Commercio. CONFIRA
)


A Farmácia Drogasil, que tem
sede aqui em Garanhuns e integra o Grupo Empresarial Raia Drogasil, fez a doação
de R$ 500.000,00 para o Hospital Infantil Palmira Sales, instalado aqui em Garanhuns.

 

Com a doação, o Hospital, que também
possui um Unidade de Tratamento da COVID-19, pode ampliar o número de
respiradores em funcionamento, de um para três, além de triplicar a capacidade
do seu estoque de equipamentos de proteção individual, chegando a 90 dias. Outras
aquisições com o valor da doação, incluem: aparelho de raio-x digital portátil;
28 camas e uma maca de transferência. 85% dos atendimentos no Palmira Sales são
originários do SUS.

De acordo com a Drogasil, o Hospital
Infantil é um dos 50 hospitais que receberão recursos do Fundo TodoCuidadoConta
no Brasil. Ao todo, através da iniciativa, serão R$ 25 milhões de reais doados
no total.


O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de
Enfrentamento ao Novo Coronavírus, autorizou o avanço de cinco Gerências
Regionais de Saúde (Geres) para a Etapa 10 do Plano de Convivência com a COVID-19.
 

A partir da próxima segunda-feira, da 12, a Região
Metropolitana do Recife, as Matas Norte e Sul e parte do Agreste – na regional
com sede em Caruaru – poderão reabrir parques de diversões, além de aumentar a
capacidade de público de cinemas e teatros. Segundo o Governo do Estado, nessa sexta-feira, dia 9, estarão
liberadas atividades em clubes sociais e o futebol society e afins para todo o
Estado.

Garanhuns e as cidades de Águas Belas, Angelim, Bom
Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati,
Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São
João, Terezinha seguirão na Etapa 9 do Plano de Convivência com a COVID-19.


Estão abertas as inscrições
para a seleção simplificada da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
de Pernambuco (SEMAS). O objetivo do Certame é a contratação temporária de 30
profissionais de nível superior para funções cujos salários variam entre R$ 2,4
mil e R$ 4,5 mil. Além da SEMAS, as vagas são também para o Parque Estadual
Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.

 

Para se inscrever, os
interessados devem acessar o site do Instituo Darwin, responsável pela
organização da seleção, e preencher um formulário, anexando os documentos
informados no edital. Também é necessário enviar documentação que comprove a
formação do candidato, além de pagar uma taxa no valor de R$ 65. As inscrições
seguem até o dia 9 de novembro.

O processo seletivo ocorre em
uma única etapa, de análise profissional e de títulos. Do total de vagas
disponíveis, 5% estão destinadas a pessoas com deficiência. De acordo com o
edital, a seleção tem validade de 24 meses, ou seja, dois anos, e pode ser
prorrogada duas vezes por igual tempo, não ultrapassando o limite de seis anos.
A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 16 de novembro.
Após o período de envio e julgamento de recursos, o resultado final tem
previsão de ser divulgado no dia 25 de novembro. CONFIRA AS VAGAS CLICANDO
AQUI.
(Com informações do JC Online. CONFIRA)



CONFIRA AS VAGAS DISPONÍVEIS NA SELEÇÃO


Analista ambiental – Biologia,
Florestal, Agronomia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Arquitetura (3
Vagas);

Analista ambiental – Área de
concentração Cartografia (2);

Analista ambiental – Área de
concentração Agroecologia (3);

Analista ambiental – Área de
concentração Educação Ambiental (3);

Analista ambiental – Área de
concentração Recursos Hídricos (1);

Analista ambiental – Área de
concentração Resíduos Sólidos (2);

Analista ambiental – Área de
concentração Socioeconomia (1);

Analista ambiental – Área de
concentração Recursos Costeiros (1);

Analista de Sustentabilidade –
Biologia, Florestal, Agronomia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e
Arquitetura (1 vaga);

Analista de Sistemas e Redes
(1);

Analista de Comunicação e
Redes Sociais (2);

Analista Jurídico (1);
Analista Financeiro (2);

Analista Administrativo (2);

Médico Veterinário (atuação
profissional para Animais Silvestres) – (2 vagas); e

Zootecnista (1); Engenheiro
Civil (Orçamentista/Obras/Projetos) – (2 vagas).

 

 


A estudante de Jornalismo,
Marília Pitanga, comunicadora digital, com mais de 60 mil seguidores, usou as
redes sociais para justificar a decisão de votar em Bruno, nas eleições de
Prefeito em São João.

“Meu voto de confiança nas
eleições 2020 em São João, cidade em que tenho orgulho de carregar o nome por
onde passo, por ser Filha de São João, será em Bruno e Edvaldo, por acreditar
não apenas na capacidade deles voltada para as políticas públicas, mas por
conhecer e reconhecer que teremos uma gestão pública humanizada, que além de
garantir os direitos dos cidadãos são-joanenses”, registrou Marília, que
complementou: “todos, independente do lado político em que estiverem, serão
reconhecidos e acolhidos como todo ser humano merece, valorizando-os sem distinção
de raça, cor, classe social”, pontuou Marília Pitanga.
 

O relato da Comunicadora
Digital não é isolado. Diariamente, é possível comprovar nas redes socias que a
dupla Bruno e Edvaldo de João de Sula contam com o forte apoio da juventude de
São João. “É muito importante ouvir os jovens e inseri-los nesse processo de
construção. Também sou Jovem e mostro a cada dia o meu potencial e a minha
vontade de fazer mais por São João. Vamos canalizar essa juventude em forma de energia
para governarmos São João com muita competência e compromisso. E não adianta a Oposição tentar
dizer diferente, pois a população já entendeu a mensagem dos Filhos de São João e vai nos dar uma
grande vitória”, registrou Bruno.
 

Além de Bruno, o eleitorado de
São João ainda conta com as candidaturas a Prefeito de Wilson Lima (PP) e de
Joseneuda Assis (PCdoB). Além disso, 60 candidatos a Vereador disputarão as 11
vagas na Casa Emídio Correia de Oliveira.