BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
No último mês de julho, a
Nestlé Brasil encerrou a produção de leite em pó em sua fábrica AQUI em
Garanhuns, transferindo-a para a unidade de Ibiá, em Minas Gerais. O
encerramento ocorre apenas dois anos depois do início da Operação, anunciada
como envase do leite em pó da marca Ninho, em sachê, e cujo investimento
inicial foi de R$ 5 milhões. A transferência da linha de produção, no entanto,
não chega a impactar a bacia leiteira do Estado.
Quando anunciado, o Projeto previa
capacidade instalada total de 10 mil toneladas por ano que deveria ser
alcançada gradativamente ao longo de quatro anos, atendendo principalmente a
região Nordeste. Por nota, a Nestlé Brasil explicou ao Diario que a “decisão
foi tomada com foco na sustentabilidade dos negócios e na manutenção de
competitividade da empresa no mercado” e que 59 funcionários foram demitidos
com o encerramento.
A Nestlé continua operando em
Garanhuns por meio da Dairy Partners Americas (DPA), joint venture com a
neozelandesa Fonterra, na produção de lácteos refrigerados como Chamyto, Ninho,
Chandelle e Chambinho. Segundo o comunicado, desde que começou a operar na
unidade do Agreste do Estado, a DPA/Nestlé já investiu mais de R$ 35 milhões e
emprega em torno de 230 pessoas no local. A Nestlé Brasil tem outras duas
unidades na região Nordeste, ambas no estado da Bahia. (Com informações do Diario
de Pernambuco. CONFIRA)

*Baixe e Abra o aiqfome, o App mais famoso da Cidade e faça já o seu pedido! Use o código CARLOSEUGENIO e ganhe descontos de 25% off em seu primeiro pedido.

 
O Governo Federal considera
prorrogar o auxílio emergencial até março de 2021. Para isso, a ala
política da gestão Jair
Bolsonaro
 defende que o benefício, atualmente em R$ 600, seja
reduzido para um valor entre R$ 200 e R$ 300. Sem clareza sobre a duração da
pandemia do Novo Coronavírus, estudos para definir a extensão
do benefício já estão em curso. A medida, porém, sofre resistência de
integrantes do Ministério da Economia. As informações são do portal Uol.
Para realizar seus planos, no
entanto, o Governo depende do apoio no Congresso Nacional. A redução do valor
do auxílio, cujo pagamento está garantido até agosto, precisa ser aprovada
pelos parlamentares, porque o valor de R$ 600 está previsto em Lei. Além disso,
para ser estendido até março, o Decreto que definiu o estado de calamidade
precisaria ser renovado, o que também demandaria uma nova votação na Câmara dos
Deputados e no Senado Federal. A validade do Decreto precisa ser estendida para
que o Governo não cometa crime de responsabilidade, ao não atender o teto de
gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A prorrogação da ajuda seria
uma compensação pelo atraso do programa Renda Brasil. A demora para tirar o projeto do papel acontece
porque o Governo não deve concluir tão rapidamente quanto gostaria os projetos
e adequações de Sistemas para criar o Programa, que deve unificar o Bolsa
Família com diversos programas sociais. O objetivo é criar uma marca social do
governo Bolsonaro, que considera o Bolsa Família uma herança dos governos Lula
e Dilma. Além disso, o Governo avalia eventuais consequências políticas na
popularidade do presidente Jair Bolsonaro caso o auxílio seja extinto, sem uma
alternativa viável.
(Com informações de Marcelo
Aprígio
/JC Online. CONFIRA)


 

Após cumprir o período de
isolamento e tratamento e não apresentar mais sintomas da doença, o Prefeito de
São João, Genaldi Zumba (PSD), anunciou que está curado clinicamente da COVID-19.
“Após realizar novos exames foi
constatando que já estou curado e com a imunidade alta, então, segundo os
Médicos não transmito mais o vírus. Obrigado a todos pelas palavras, de fé, apoio
e confronto. Que Deus nos abençoe sempre! Vamos permanecer lutando contra esse
mal invisível, e perigoso!”, registrou Genaldi, em contato com o Blog. O
Prefeito anunciou na semana passada que teria testado positivo para a COVID-19.
“Esse vírus é muito perigoso.
Você sofre muito e mesmo vencendo Ele, ainda pode ficar com algumas sequelas.
Fiz uma tomografia e graças a Deus não peguei pneumonia, mas vou ter que fazer
fisioterapia respiratória”, alertou Genaldi. O município de São João já
registrou 47 casos positivos da COVID-19. Desses, 19 pessoas já apresentaram
Cura Clínica e duas vieram a óbito. Outros 12 casos seguem em investigação para
confirmação ou descarte da doença.


A Sétima Edição da Campanha do
Agasalho promovida pelo Lions Clube de Garanhuns e o 71º BI Mtz (Batalhão do
Exército instalado aqui em Garanhuns), resultou na arrecadação de 5 mil peças. São
cobertores, agasalhos, roupas e calçados diversos que beneficiarão pessoas
carentes em diversas comunidades de Garanhuns. A distribuição acontecerá junto
a Associações Comunitárias e Igrejas. A Campanha acontece desde 2014.
“É o Braço Forte, Mão Amiga e
Serviço para Aquecer. Em meu nome e juntamente com o comandante do 71º BI Mtz,
o Tenente-coronel Ricardo Zimmermann, e o presidente do Lions, Ivailton
Arreias, agradecemos aos doadores e externamos a alegria de integrantes do
Exército e do Lions Clube”, registrou o médico Ulisses Pereira, que integra o
Lions Clube e que serviu no 71º BI Mtz como Oficial Médico por vários anos.
Além dos Agasalhos, a visita
dos membros do Lions Clube ao 71º BI Mtz nessa quinta-feira, dia 6, também foi
marcada pela entrega de dois termômetros digitais com infravermelho, que foram
doados pelo Lions ao Batalhão Duarte Coelho para auxiliar no controle da
pandemia da COVID-19.


Um homem foi morto a tiros na noite de ontem, dia 7, aqui em Garanhuns. A informação é do Portal Agreste Violento.

José Gilson Ferreira, conhecido
popularmente por “Pagamento”, de 41 anos, foi assassinado na Travessa Luiz
Souto Dourado, na comunidade da Várzea, no bairro Manoel Chéu. O Crime foi
registrado as 21h30min. Familiares de José Gilson relataram que dois suspeitos
se aproximaram numa motocicleta e efetuaram cerca de 6 disparos. A Vítima morreu
no local.
A Polícia Militar realizou
rondas nas imediações, mas não conseguiu localizar os Criminosos. Garanhuns já
soma 41 homicídios neste ano. O Corpo de 
José Gilson Ferreira foi encaminhado ao IML, em Caruaru. 

*Baixe e Abra o aiqfome, o App mais famoso da Cidade e faça já o seu pedido! Use o código CARLOSEUGENIO e ganhe descontos de 25% off em seu primeiro pedido.

 
E depois de sete anos, o programa Falando com o Nordeste
deixou a grade de programação da Rádio Marano FM. Nessa sexta-feira, dia 7, o jornalista
Marcelo Jorge anunciou a despedida do noticiário das ondas do Rádio.
Lançado em 2013 e apostando inicialmente nas notícias do
Agreste Meridional, o Falando com o Agreste ampliou a sua pauta após uma série de coberturas de
agendas municipalistas na Capital Federal, e migrou, em meados de 2018, para as notícias da região
Nordeste, bem como para uma cobertura mais Nacional, passando a se chamar Falando
com o Nordeste.

“Trata-se de um jornal bem amarrado que ouvia os dois lados
como todo jornalismo sério e transparente teria que ser. Um jornalismo ético,
sem ataques gratuitos e que não se rendeu ao establishment, preferindo ter
poucos patrocinadores, mas, fiéis”, analisou o jornalista Marcos Antônio, que entre
outros profissionais, atuou como correspondente do Falando com o Nordeste.
Segundo Marcelo Jorge, que também é publicitário e
deve conduzir uma série de Campanhas Eleitorais neste ano, aqui no Agreste
Meridional, o Falando com o Nordeste deve migrar para uma plataforma digital, passando
a ser veiculado apenas na Internet.

*Baixe e Abra o aiqfome, o App mais famoso da Cidade e faça já o seu pedido! Use o código CARLOSEUGENIO e ganhe descontos de 25% off em seu primeiro pedido.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, divulgou nesta semana, um balanço de serviços
prestados em Garanhuns no último mês no segmento de Iluminação Pública. 


Dentre os serviços realizados, segundo a Gerência de Iluminação, estiveram troca de bases, reatores, lâmpadas e intervenções em fios rompidos em diversos bairros de Garanhuns. No total, foram realizados 506 serviços, sendo eles 99 Relés; 56 bases; 11
comandos; 9 reatores; 263 lâmpadas trocadas pelo município e 68 intervenções de
fios rompidos. 





De acordo com a Gerência de Iluminação, os casos de fios
rompidos tiveram origem durante a instalação de redes clandestinas de internet
na Cidade. O secretário de Infraestrutura, José Gundes, alerta para que casos
de rompimentos em fios e defeitos de iluminação não se repitam, a população
deve observar o trabalho das redes de internet e caso não seja realizado
regularmente, denuncie.

A Secretaria de Infraestrutura informa ainda que demandas de iluminação pública
podem ser informadas diretamente à Pasta, por meio do telefone: (87) 99916-7539. (Com informações e imagens da SECOM/PMG)


 
Garanhuns registrou duas novas
mortes por COVID-19 nessa sexta-feira, dia 7. Trata-se de duas mulheres, uma de
71 e outra de 77 anos. Também foram confirmados outros 11 casos de COVID-19. Outras
seis pessoas obtiveram resultado negativo para COVID-19, após resultado de
testes realizados pelo Município e em Laboratórios Privados.
O primeiro caso é de uma
mulher de 77 anos, moradora do bairro Severiano Moraes Filho, que já havia sido
diagnosticada com a doença e veio a óbito ontem, dia 7, no Hospital Mestre
Vitalino, em Caruaru. O segundo óbito foi de outra mulher, de 71 anos, moradora
do bairro Heliópolis, também já era confirmada, e veio a óbito no Hospital Regional
Dom Moura, aqui em Garanhuns.
Cinco pessoas estão internadas
na Unidade de Tratamento COVID-19, três pacientes testaram positivo para a
doença e dois seguem aguardando resultado de exame. Uma pessoa recebeu alta
médica da Unidade ontem, dia 7. Cinco pacientes estão internados na Unidade COVID-19
Palmira Sales. Um paciente é confirmado para a doença e os demais seguem
aguardando resultado de testagem para confirmação ou descarte positivo para o
Novo Coronavírus.
Ao todo, já foram confirmados
862 casos de COVID-19 em Garanhuns. Deste total 53 pessoas vieram a óbito
(6,14%); 661 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar
e não apresentar mais sintomas (76,68%); e 148 pessoas que foram confirmadas
com COVID-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento (17,16%). Outros 2.821
casos já foram descartados, após resultado negativo de testagem.


*Baixe e Abra o aiqfome, o App mais famoso da Cidade e faça já o seu pedido! Use o código CARLOSEUGENIO e ganhe descontos de 25% off em seu primeiro pedido.


 

Neste sábado, dia 8, tem lives especiais marcando a programação
do Dia dos Pais. Tem Marília Mendonça; Chitãozinho e Xororó; Zezé di Camargo e
Luciano e Novos Baianos. 

Também tem Edson e Hudson; The Fevers; Barão Vermelho;
Raimundos; Detonautas; Mastruz com Leite e Cavalo de Pau, entre outros shows na
internet.
VEJA A LISTA COMPLETA COM HORÁRIOS DAS LIVES:
– Barão Vermelho, Raimundos e Detonautas (Festival de
Inverno Rio 2020) – 15h – Link
– From House to Disco, Gabi Bahia, Francesca, Miss Má,
Larysss, Mari Rossi, Etcetera e Elisa – Amaral (Festival Elas Que Lutem) – 16h
– Link
– Vitão – 16h – Link
– Chitãozinho e Xororó – 17h – Link
– Novos Baianos – 17h30 – Link
– The Fevers – 18h30 – Link
– Zezé di Camargo e Luciano – 19h – Link
– Mastruz com Leite e Cavalo de Pau – 19h – Link
– Russo Passapusso (Em Casa com Sesc) – 19h – Link
– Marília Mendonça – 20h – Link
– Edson e Hudson – 21h40 – Link
– Liniker – 22h – Link
– Teresa Cristina – 22h – Link
– Bhaskar – 23h59 – Link
(Com informações e imagem do G1. CONFIRA)


O Prefeito Izaías Régis (PTB)
assinou nesta quinta-feira, dia 6, um novo Decreto que prorroga a suspensão de
aulas presenciais no Município em instituições de ensino públicas e privadas,
além de estabelecer regras para a retomada das atividades econômicas, como serviços
de alimentação e academias.

As medidas do Decreto nº 074/2020 mantém a suspensão das aulas presenciais nas
escolas, universidades e demais instituições de ensino, até o dia 30 de agosto
de 2020. Também está autorizado o funcionamento dos restaurantes, lanchonetes e
similares no município, das 6 às 22h. O funcionamento deve estar de acordo com
os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, visando
principalmente, a adoção de medidas que possibilitem o distanciamento físico
entre as pessoas nestes locais.

Assim, é obrigatório o uso de
máscaras por todos os Servidores, bem como seus frequentadores, quando não
estiverem se alimentando. Também deve-se observar a redução da capacidade de
atendimento e mesas em 50% por cento do total. A venda e consumo de bebidas
alcoólicas nos estabelecimentos que funcionam no interior de Mercados Públicos
Municipais está proibida.

Já as academias de ginástica
poderão funcionar no horário de 6 às 22h, seguindo as normas já estabelecidas
pelas autoridades sanitárias, tais como distanciamento entre os frequentadores,
agendamento de horários, higienização dos equipamentos e controle do fluxo de
pessoas no interior do ambiente. Os estabelecimentos citados são obrigados a
disponibilizar aos clientes e frequentadores os itens de higienização das mãos
recomendados, como utilização de pias com água, sabão e papel toalha ou álcool
70%.

A Vigilância Sanitária
Municipal, juntamente com as demais autoridades fiscalizatórias, será
responsável pela fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas no Decreto.
Podendo ser adotadas medidas individuais previstas em lei, caso haja o
descumprimento. Tais como, aplicação de multas, interdição do estabelecimento e
cassação do respectivo alvará de funcionamento.