
Teve início nessa terça-feira, dia 3, em Garanhuns, a programação da XXI Semana Nacional da Conciliação, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Casa de Justiça e Cidadania, com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
A abertura foi marcada pelo encontro “Café com Justiça e Cidadania”, que reuniu representantes da rede de atendimento e parceiros institucionais para apresentar os serviços oferecidos pelo equipamento, promover o diálogo e fortalecer o acesso da população aos direitos. Entre os participantes, destaque para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nelma Carvalho, e a Juíza Maria Betânia Duarte Rolim, da Vara da Família e coordenadora do CEJUSC.

As atividades seguem até a próxima sexta-feira, dia 6, com intensificação das audiências de conciliação em demandas relacionadas a divórcio, guarda, pensão alimentícia e renegociação de dívidas, entre outras.
A programação também conta com atendimentos gratuitos da Defensoria Pública da União (DPU), destinados principalmente a pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e que não possuem condições de contratar um Advogado. O serviço contempla questões relacionadas à Justiça Federal, como demandas envolvendo o INSS e a Caixa Econômica Federal.

Os atendimentos da DPU aconteceram nesta quarta-feira, dia 4, na Igreja do Pastor Miguel, na comunidade Massaranduba. O trabalho contou com a parceria da Secretaria de Saúde, da AESGA e de outras Instituições.
Já amanhã, dia 5, das 9 às 12h, a ação beneficiará os moradores da Comunidade Quilombola Timbó, na Igreja do Timbó, na sexta-feira, dia 6, das 8 às 12h, os trabalhos serão finalizados na Casa de Justiça e Cidadania, no Centro.

Para receber atendimento da DPU, os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e documentos relacionados à demanda. Pessoas com renda superior ao limite estabelecido também poderão ser atendidas, mediante avaliação da situação econômica familiar e de despesas extraordinárias. (@blogcarloseugenio, com imagens de Wedson Gonçalves)