BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 17 de outubro de 2023

 

Próximo de concluir a missão de comandar o 71º BI Mtz, o Coronel Brito comemora os resultados do Plano de Gestão adotado no início de 2022. Trata-se da Visão de Futuro estabelecida para o Batalhão do Exército sediado em Garanhuns, que alinhado aos Planos Estratégicos dos Escalões Superiores, projetou para o biênio 2022-2023, um “nível de excelência nos campos operacional, logístico e administrativo”.

 

 

“O Escritório de Gestão, criado em março de 2022, tem a missão de medir, acompanhar e informar de forma de efetiva ao Comando do Batalhão, por meio do Sistema de Medição de Desempenho Organizacional (SMDO), o andamento dos índices estratégicos “planos de ação” (melhorias) e índices operacionais “indicadores de desempenho” (rotinas), permitindo ao Comandante avaliar continuamente os resultados obtidos pela OM (Organização Militar), propiciando subsídios para tomada de decisão”, explica o Comandante Brito, que complementa: “é o produto resultante do Planejamento Estratégico Organizacional (Método de Diagnóstico) em alinhamento aos Planos Estratégicos dos Escalões Superiores, desde o Plano Estratégico do Exército e Planos de Gestão do CMNE, 7ª Divisão de Exército e 10ª Brigada de Infantaria Motorizada”.

 

 

De acordo com o Comandante, a Gestão Organizacional emprega modernas ferramentas gerenciais, com foco nos resultados e viabilizando aumento da produtividade e do bem-estar. “Os índices de desempenho, são mensurados pelo Sistema de Medição de Desempenho Organizacional, o qual permite materializar o nível de cumprimento dos Objetivos Estratégicos Organizacionais, viabilizando o atingimento da visão de futuro estabelecida para a OM, por meio dos índices estratégicos. Além disso, também mensura o atingimento das metas de rotina da OM chamados de índices operacionais”, destaca o Coronel Brito. Ao todo, segundo o Militar, o 71º BI Mtz elencou, em janeiro de 2022, dez Objetivos Estratégicos Organizacionais, que em sendo atingidos, representarão o cumprimento da visão de futuro estabelecida para o próximo mês de dezembro, quando acontecerá a passagem do Comando da Unidade.

 

 

RESULTADOS – De acordo com o Coronel Brito, no tocante às implementações de melhorias, foi atingido um índice de 76%, em 2022. “Até o presente momento, conseguimos atingir mais de 50% dos Planos de Ação”, destaca o Comandante, exemplificando algumas das metas atingidas, como por exemplo, a readequação dos Monumentos Históricos, do Posto de Combustível e a revitalização da Vila Militar, bem como a realização de projetos, como o Raízes, Valores e Tradições e a Corrida Solidária da Infantaria, entre outros.

 

 

AVALIAÇÃO – Para o Coronel Brito, que concluirá seu Comando à frente do 71º BI Mtz no próximo dia 15 de dezembro, a avaliação do Plano de Gestão 2022-2023 é muito positiva. “A gestão organizacional permite acompanhar, controlar e subsidiar com ferramentas objetivas as tomadas de decisão do comando e mensurar o nível de atingimento das metas e objetivos planejados”, finalizou. O novo comandante do 71º BI Mtz será o Tenente-coronel Walker Lopes Lima. Já o Coronel Brito passará a servir no Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro. (@blogcarloseugenio)