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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 22 de março de 2019

 
Alunos de 54% dos municípios pernambucanos (99 cidades) concluíram o
ensino fundamental, em 2017, sabendo menos de 10% do que deveriam ter aprendido
em Matemática. É o que mostra levantamento realizado
pelo Movimento Todos pela Educação com dados do Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC).
 Já na
disciplina Português, o cenário é menos dramático. São 2,7% (cinco municípios)
com aprendizado dos estudantes abaixo de 10%. Os índices se referem a discentes
de escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas.
A situação mais crítica, em matemática, é de Chã de Alegria, na Zona da
Mata. De cada cem adolescentes que terminaram o 9º ano, somente um absorveu o
conteúdo da série (1,1%). O melhor resultado é de Panelas, no Agreste, com
71,2% dos alunos com aprendizado adequado. Em língua portuguesa, o resultado
mais baixo foi de Manari, no Sertão, onde apenas 6,6% dos jovens assimilaram os
assuntos que deveriam para a série. O índice mais alto é de Quixaba, na mesma
região, com 68,9% de concluintes com aprendizado adequado.
O levantamento realizado pelo Movimento Todos pela Educação, a partir
dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também mostra
que o município de Lagoa do Ouro, aqui no Agreste Meridional, foi um dos que
mais evoluíram em uma década (de 2007 para 2017), na disciplina de Português,
quando saiu de 1,1%, em 2007, para 27,4% em 2017. (Com informações do JC Online. CONFIRA)