BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 03 de abril de 2024

 

O Blog Ricardo Antunes registrou que o anúncio da programação do 32º FIG pela Prefeitura de Garanhuns “coloca em risco para o setor cultural do Estado um investimento público de R$ 17 milhões, já garantido no orçamento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que pela primeira vez na história está sendo excluída da preparação do evento por decisão do Prefeito Sivaldo Albino”.

 

“Ao decidir esticar a corda e não seguir com as negociações junto ao Governo do Estado de Pernambuco, iniciadas no início de fevereiro, a gestão de Garanhuns ameaça a realização do FIG como é tradicionalmente conhecido, abrangendo dezenas de linguagens – música clássica, circo, cinema, teatro, artesanato, por exemplo – escolhidos por edital público – e abre espaço para a privatização do palco principal, localizado na esplanada Mestre Dominguinhos. Os recursos já tinham sido garantidos, inclusive através de decreto da governadora Raquel Lyra (PSDB), assinado em 29 de fevereiro e publicado no Diário Oficial do Estado em março”, publicou Antunes.

 

 

“Com forte influência no setor de eventos, (Felipe) Carreras – que já teve sociedade com a produtora Festa Cheia – pretende construir com Sivaldo uma saída para vender ingressos do setor com visão mais privilegiada do palco Mestre Dominguinhos, transformando o maior festival público de arte e cultura do País numa programação de show business onde o lucro é o maior objetivo. É só observar que o Prefeito e o Deputado Federal não falam nas outras áreas do evento, que vai muito além do palco principal”, destacou o Blog da Capital.

 

“Chama atenção que não há qualquer edital na praça, as licitações estão atrasadas, se fala que os artistas contratados estão sendo pagos antecipadamente por uma produtora, contrariando os fundamentos básicos da administração público. É claro que quem está bancando vai querer lucrar mais à frente. Evidentemente essa não é e nunca será a essência do FIG, que é reconhecido pela sua multiplicidade, e por prestigiar a cultura de forma transversal e democrática”, registrou uma fonte ligada ao setor ao Blog Ricardo Antunes.

 

A Prefeitura de Garanhuns ainda não se posicionou sobre a reportagem publicada por Ricardo Antunes. O Blog do Carlos Eugênio está à disposição para trazer a versão do Governo Sivaldo Albino sobre o assunto. (@blogcarloseugenio, com informações do Blog Ricardo Antunes)