BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 11 de março de 2024

 

Garanhuns e a maioria dos Municípios Pernambucanos (85%) apresentaram baixo desempenho no Índice Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE), elaborado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) para medir o compromisso com a execução da política pública para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental (6 a 7 anos).

 

Denominado “Saber Ler na Idade Certa”, o trabalho se baseou em informações fornecidas pelos 184 municípios pernambucanos, cujo resultado está consolidado em um painel interativo no qual o Cidadão pode conhecer a situação de seu Município e fazer sugestões na temática.

 

A avaliação foi feita com base em cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos. 

 

Cada Município recebeu uma nota de 0 a 10, de acordo com a análise da documentação comprobatória para cada eixo enviada ao TCE-PE. A partir disso, foram classificados em cinco níveis: Desejável (nota 9 a 10), Bom (entre 7 e 8,9), Razoável (entre 6 e 6,9), Grave (entre 4 e 5,9) e Crítico (abaixo de 3,9). 

 

 

AGRESTE MERIDIONAL – Dentre os municípios do Agreste Meridional apenas São João, que obteve índice 6,0 está na classificação Razoável no Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE).

 

Águas Belas, Jupi, São Bento do Una e Palmeirina (todos com 5,0) e Angelim, Bom Conselho, Canhotinho, Garanhuns e Iati (todos com índice 4,0) estão na classificação Grave.

 

Já Brejão, Caetés, Calçado, Correntes, Jucati, Lagoa do Ouro, Paranatama e Terezinha (todos com índice 3,0); Saloá com 2,5 e Capoeiras e Lajedo, ambos com índice 2,0, estão no nível Crítico. Clique AQUI e confira a situação do seu Município com detalhes.

 

 

PERNAMBUCO EM ESTADO CRÍTICO – A nota média de Pernambuco foi de 3,9, sendo que 85% dos Municípios (156) encontram-se ou em situação “crítica” (53% do total; 97 municípios), ou “grave” (32%; 59 municípios). Outros 10% (18) ficaram no nível “razoável”, e apenas 4% (7) foram enquadrados no “bom”. Apenas Recife, Carnaíba e Igarassu atingiram o nível “desejável” na execução desses cinco eixos da política pública, com notas entre 9 e 10. (@blogcarloseugenio, com informações do Site Oficial do TCE-PE