BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

 

Além da oficina Horta Comunitária, ação de sucesso realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo de Garanhuns, órgão ligado a Funase  (relembre clicando AQUI), um outro projeto vem ajudando na socialização dos adolescentes que ingressam no CASE/CENIP Garanhuns.

 

 

Trata-se do “Matemágica na Sala de Aula”, que garante uma maneira divertida do Ensino da Matemática. Idealizado pelo professor Samuel Montarroyos, a ação consiste em atividades de raciocínio lógico que são apresentadas aos alunos durante as aulas. “Cada aluno escolhe uma matemágica para apresentar aos demais professores e parte da equipe técnica que acompanha os adolescentes durante o cumprimento da medida socioeducativa. Depois, dois adolescentes são escolhidos para fazer a apresentação nas Escolas da Rede Estadual de Ensino”, explica Montarroyos.

 

 

No segundo semestre deste ano foram vivenciadas duas apresentações. A primeira na Escola Certificadora Dom Juvêncio de Brito, em setembro passado, e na EREM Dom João da Mata Amaral no final do mês passado. “Advinho com números e símbolos; com quem está a moeda?; Carta marcada; Quebra-cabeça; A sua carta foi?; Bom de ouvido e Peça do Dominó são algumas das matemágicas vivenciadas junto aos socioeducandos, que utilizam como recursos, itens, como: baralho; cartelas com números e figuras; dominó e caixa de fósforo”, apresenta o Professor, entusiasmado com a resposta pedagógica e de ressocialização da inciativa.

 

 

“O Projeto Matemágica veio trazer para os adolescentes um método divertido de aprender,  sendo hoje umas das aulas mais frequentadas em nosso espaço escolar, além de ter o atrativo de poder expor seus trabalhos em Escolas da Comunidade. Podemos dizer que esse trabalho realizado pelo Professor Samuel se enquadra muito bem no processo de ressocialização dos nossos socioeducandos”, avaliou a diretora do Case/Cenip Garanhuns, Paula Cibelle.

 

 

EXPANSÃO DO PROJETO – Para o ano letivo de 2023, a proposta é ampliar as apresentações do Projeto Matemágicas para os novos adolescentes que ingressarem no CASE/CENIP Garanhuns, além de promover apresentações em todas as Escolas da Rede Estadual e em algumas da Rede Particular em Garanhuns. “A meta é promover a ressocialização e facilitar o entendimento da disciplina matemática, através das mágicas do Projeto Matemágicas”, finaliza o professor Samuel Montarroyos.  (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br