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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Abastecer a dispensa nos mercadinhos de bairro está mais barato para o
consumidor do que se dirigir a um Supermercado. É o que conta um levantamento
do instituto especialista em pesquisa de mercado GFK com a participação de 400 varejistas de todas as regiões do Brasil.
Os resultados do estudo mostram que, enquanto no pequeno negócio, a cesta básica com 35 itens de alimentação, higiene e limpeza
sai por R$ 233,81, nos supermercados, o preço médio é de R$ 232,49. Embora a
diferença ainda seja pequena, esta é a primeira vez em cinco anos que os
mercadinhos de bairro saem na frente, e o pequeno negócio pode despontar ainda
mais. O segmento tem crescido durante a crise econômica e faturou 7% a mais em
2015 na comparação com o ano anterior. 
“O atual ritmo de crescimento
econômico e a mudança de hábitos de consumo desenham novas tendências. A pesquisa
mostra que o pequeno varejo está enfrentando as dificuldades e continua
crescendo”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e
Distribuidores (Abad), José do Egito Frota Lopes Filho. Em todas as regiões do
País, a inflação nos mercadinhos de bairro foi menor que nos supermercados.
Especialmente no Nordeste, a diferença foi de 18,3% (grandes estabelecimentos)
contra 12,2% (pequenos negócios). 

Isto acontece porque o consumidor, de renda achatada, está cada vez mais
exigente, e o dono dos mercadinhos de bairro tem pensado duas vezes antes de
repassar seus custos. “São negócios em que o dono é muito mais próximo do
cliente, e o enxugamento dos lucros faz parte da estratégia de manter um preço
mais competitivo e, assim, manter uma clientela fiel enquanto durar a crise”,
diz o diretor de varejo da GFK Marco Aurélio Lima.
(Com informações do JC On-line. CONFIRA)