BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

 

 

Após as colocações do deputado Estadual e Pré-candidato a Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PSDB), que classificou o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) como o maior Nepotista da história do Município, tendo mais de 50 pessoas da família na folha de pagamento, que resulta numa renda anual de cerca de R$ 3,5 milhões de reais por ano (relembre clicando AQUI), a resposta do Grupo Governista veio rápida.

 

Foi trazida à tona a “suposta prática de nepotismo cruzado”, através de nomeações dos gabinetes dos deputados Estaduais Cleiton Collins (PP) e Izaías Régis (PSDB), realizadas no último dia 7 de novembro.

 

É que a pedido de Régis, através do Ato nº 960/23, o presidente da ALEPE, deputado Estadual Álvaro Porto nomeou uma servidora recém-exonerada pelo Gabinete de Collins, identificada como Eliana Patrícia Borges de Paiva. Em ato anterior, de número 954/23, atendendo solicitação de Cleiton, foi nomeado o senhor Rosalvo de Almeida Junior, que é parente de primeiro grau por afinidade (genro) de Izaías. Ambos exercem funções de Assessor Especial.

 

Mesmo sem citar o nome da Eliana Patrícia, em Nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, a Assessoria Jurídica do Deputado Garanhuense garantiu que “o Gabinete do Deputado Izaías Régis não possui, nem nunca possuiu, qualquer parente de Deputado ou outra Autoridade”. Ainda segundo a Nota, “nenhum Servidor tem como requisito sobrenome, mas sim a qualidade técnica e a disposição para trabalhar pelo povo de Pernambuco e de Garanhuns”.

 

O Blog do Carlos Eugênio buscou manter contato com o gabinete do Deputado Cleiton Collins mas não obtivemos sucesso.  

 

NEPOTISMO CRUZADO – A Prática Irregular ocorre quando dois Agentes Públicos empregam familiares um do outro como troca de favor ou para burlar as vedações ao nepotismo direto, previstas na Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para que o Nepotismo Cruzado se configure é necessária a ocorrência da reciprocidade, ou seja, que ambos os nomeados sejam familiares dos nomeantes. (@blogcarloseugenio)