BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 13 de março de 2024

 

Professores do município de Quipapá declararam greve por tempo indeterminado em razão do descumprimento da Legislação Municipal que concedeu o Reajuste Salarial para a Categoria. 

 

Nesta quarta-feira, dia 13, professores, profissionais da educação, alunos e familiares, participaram de uma caminhada pelas ruas da cidade em direção à Câmara Municipal. Eles protestavam contra a ausência de diálogo por parte da Prefeitura de Quipapá com relação as demandas reivindicadas por toda comunidade escolar. Até o momento, o Executivo não teria encaminhado nenhuma proposta de negociação para a retomada das aulas, que estão paralisadas desde o dia 7 de março. 

 

“Desde o ano passado, nós estamos lutando pelo pagamento do piso salarial dos professores, mas não conseguimos. A Câmara aprovou uma lei (Lei nº 1308 /2023) e colocou uma emenda dando direito do reajuste para todos os professores, cumprindo com o Plano de Cargos e Carreiras. Apesar do veto do Prefeito, a Mesa Diretora promulgou essa Lei, que está vigente, mas até agora esse valor não foi repassado e estamos sem o reajuste de 2023 e de 2024”, explicou Marivaldo Cândido, um dos diretores do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinduprom-PE).

 

Vale destacar que o percentual do piso para 2023, foi de 14,95% e, para este ano de 2024, é de 3,92%. Os professores também estão reivindicando a gratificação de Difícil Acesso, que é referente a 10% da remuneração dos profissionais, e deixou de ser paga desde 2021.

 

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – A reportagem do JC entrou em contato com a Prefeitura de Quipapá. De acordo com a Assessoria da Secretaria de Educação, o Governo Municipal aguarda o posicionamento da Justiça com relação a constitucionalidade da Lei nº 1308 /2023 promulgada pela Presidência da Câmara Municipal. (@blogcarloseugenio, com informações e imagem do JC Online. CONFIRA)