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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio
continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros.
Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o
rádio – que comemora nesta quarta-feira (13) seu dia mundial – está presente em
88,1% dos domicílios do País, perdendo apenas para a televisão, que tem
penetração de cerca de 97%.
O País tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento,
incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais
que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das
Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os
maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil,
além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos
celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras
pela internet, por meio de computadores e smartphones. Aproximadamente 80% das
emissoras do País já transmitem sua programação pela rede mundial de
computadores.
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o rádio faz parte da
cultura dos brasileiros e não perderá espaço porque está acompanhando a
evolução do setor. “Neste momento especial de transformações tecnológicas e do
aparecimento de outras mídias, o rádio segue firme no nosso dia a dia porque
também se transformou. Hoje é comum, corriqueiro, ouvirmos a transmissão da
programação também pela internet, direto das redações das emissoras”, diz. O
ministro garante que o governo trabalha para dar à radiodifusão a flexibilidade
e pujança necessárias para continuar a crescer. (Agência Brasil)