Pesquisa do Instituto DataTrends, contratada pelo Blog do Edmar Lyra, divulgada na madrugada deste sábado, dia 7, traz percentuais que mostram o Prefeito Sivaldo Albino (PSB), liderando a disputa pela Prefeitura de Garanhuns.
Segundo o DataTrends, os resultados do Estudo registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-08778/2024, e que possui margem de erro é de 4,5 pontos percentuais e grau de confiança de 95%, são os seguintes:
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir os números.
* ESPONTÂNEO – Sivaldo Albino 45%; Izaías Régis 15% e Gersinho Filho 2%. Não sabe/não respondeu 38%.
* ESTIMULADA – Sivaldo Albino 61%; Izaías Régis 23% e Gersinho Filho 5%. Brancos e nulos 6% e não sabe/não respondeu 5%.
* VOTOS VÁLIDOS – Sivaldo Albino 69%; Izaías Régis 25% e Gersinho Filho 6%.
* AVALIAÇÃO DA GESTÃO – De acordo com a pesquisa, que segundo o Instituto DataTrends foi realizada entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, período em que foram ouvidos 500 eleitores, o governo do Prefeito Sivaldo Albino é aprovado por 74% e rejeitado por 22% da população de Garanhuns. Não sabe/não respondeu 4%.
* POTENCIAL DE VOTO:
– Sivaldo Albino – Votaria com certeza (57%), poderia votar (14%), não votaria de jeito nenhum (26%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (2%);
– Izaías Régis – Votaria com certeza (22%), poderia votar (19%), não votaria de jeito nenhum (56%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (2%); e
– Gersinho Régis – Votaria com certeza (4%), poderia votar (17%), não votaria de jeito nenhum (70%), não conhece o suficiente (8%) e não sabe ou não respondeu (1%).
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir os números.
CENÁRIO DE QUEDA – O resultado do Estudo, que foi questionado pela Oposição antes mesmo de ser divulgado, sendo inclusive alvo de representação, sem sucesso, na Justiça Eleitoral (relembre AQUI), se comparados com a última pesquisa do mesmo Instituto, divulgada no dia 15 de julho (relembre AQUI), mostra que Sivaldo Albino caiu 7 pontos na espontânea; 5 pontos na estimulada; 6 pontos nos votos válidos e 5 pontos na aprovação da Gestão. (@blogcarloseugenio)