BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 15 de abril de 2024

 

Num evento realizado em Garanhuns na última sexta-feira, dia 12, em que foram abordadas as mudanças na legislação trabalhista na área da saúde e a importância dos conselhos de profissionais da área, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco (SINDHOSPE), homenageou o Médico José Tinoco.

 

 

A Sub-sede do SINDHOSPE em Garanhuns passou a ser denominada de Dr. José Tinoco Machado de Albuquerque. A homenagem foi oficializada pelo presidente da Instituição, George Trigueiro, e pelo Delegado Regional, José Tinoco Filho.

 

 

“Muito além de suas trajetórias política e profissional como médico, Dr. Tinoco construiu uma rede de solidariedade e de muitos amigos. Seus serviços e dedicação ao próximo são uma marca registrada de sua vida. Dr. Tinoco, parabéns por essa justa e linda homenagem!”, registrou a Vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, que prestigiou o 2º Encontro SINDHOSPE Garanhuns, vivenciada no Sesc Garanhuns. Casada com o empresário e advogado Jorge Branco, a Vice-governadora é nora do Dr. Tinoco.  

 

 

MEDICINA – Formando em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1964, José Tinoco tornou-se médico-cirurgião do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Sempre participando de ações solidárias, em 1969, fundou em Garanhuns a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (imagem acima). Ele também dirigiu o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE).

 

 

TRAJETÓRIA POLÍTICA – Já no campo político, o Dr. José Tinoco (na imagem acima com o então governador Marco Maciel) iniciou sua trajetória em Garanhuns, onde ocupou a presidência do diretório municipal da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Em 1976, elegeu-se Vice-prefeito, assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. No mesmo ano, tornou-se secretário Municipal de Saúde, cargo que ocuparia até 1979. Com a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS).

 

Em novembro de 1982, reelegeu-se para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Assumindo a cadeira em fevereiro de 1983, foi líder do governo Roberto Magalhães no Legislativo Estadual.

 

Já nas eleições de 1986, disputou uma cadeira na Assembleia Nacional Constituinte pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Assumiu o mandato de Deputado Federal em fevereiro de 1987.

 

 

FAMÍLIA E EMPREENDIMENTOS – O Dr. José Tinoco é casado com a empresária Fernanda Maria Tinoco Branco de Albuquerque e tem quatro filhos: José Tinoco Filho; Jorge Branco; Estelita Tinoco e Duílio Tinoco. Além do Hospital Perpétuo Socorro, o Dr. Tinoco também fundou a Rádio Marano FM, em Garanhuns, e adquiriu, através do grupo empresarial que representa, a Rádio FM Sete Colinas neste ano. (@blogcarloseugenio, com informações do Leitura Ampla/Marcelo Jorge e imagens de Mariana Carvalho. CONFIRA)