BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 03 de maio de 2024

 

Além compartilhar reações contrárias a governadora Raquel Lyra (PSDB), que nesta semana anunciou a realização do Festival Pernambuco Meu País, evento que acontecerá entre os meses de junho e agosto em sete Municípios, e que deve seguir as características do Festival de Inverno de Garanhuns, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB), comentou a decisão do Governo Estadual em contato com o Blog do Mário Flávio.   

 

“Ela queria fazer isso desde o ano passado quando anunciou em Arcoverde, o Festival de Inverno de Pernambuco”, comentou o Socialista, que alegando problemas no FIG do ano passado, municipalizou a Organização do Evento neste ano, deixando de fora o Governo do Estado, que organizou todas as edições do FIG até o ano passado.

 

De acordo com o jornalista Mário Flávio, em passagem por Caruaru, Raquel Lyra negou que a criação do novo Festival seja uma retaliação ao Prefeito de Garanhuns e garantiu que o Estado vai apoiar o FIG. O Pernambuco é Meu País estará presenta nas cidades de Caruaru, Bezerros, Gravatá, Taquaritinga do Norte, Arcoverde, Buíque e Triunfo. O formato do Evento ainda não foi divulgado pela FUNDARPE, mas é certo que a realização, assim como o FIG, contemplará todas as linguagens culturais.

 

 

MINHA OPINIÃO – E agora? como ficará o Festival de Inverno de Garanhuns com esse novo evento no Estado? Antes de responder é preciso lembrarmos como tudo isso começou.

 

É que aproveitando as falhas do Festival, o Prefeito de Garanhuns anunciou, ainda durante o evento do ano passado, que a Prefeitura havia decretado a Independência do FIG e que a partir de então, o Governo Municipal era que “daria as cartas” sobre a organização do principal evento de Garanhuns.

 

É bom lembrar que durante as trinta e uma edições que já tivemos, o FIG contou com o dinheiro e a organização estadual, inclusive durante os dezesseis anos do governo do PSB, quando também tivemos problemas, inclusive na edição de 2018, marcada por muitas polêmicas e até desrespeito a Jesus Cristo. 

 

Enfim… decretada a independência pelo Prefeito, o Governo do Estado anunciou o período do Festival…, depois a Prefeitura anunciou outra data; em seguida Sivaldo anunciou a programação; contratou os Artistas Nacionais, inclusive já pagando alguns cachês de forma antecipada. Pense numa novela.

 

 

Agora em março passado, vimos um encontro entre Lyra e Albino que sinalizava que o Festival de Inverno seria organizado pelos dois Governos, mas, logo em seguida o entendimento acabou. O Prefeito anunciou a programação da Praça Mestre Dominguinhos e deixou claro que não queria a participação do Estado na organização da Festividade, apenas o dinheiro Estadual nos outros polos, como os Parques, o Circo, a Catedral, o Cinema, entre outros.

 

Como resposta, o Governo do Estado, que na prática foi excluído do processo de Organização, anunciou que os R$ 17 milhões que tem no orçamento para o Evento, seriam destinados para outra finalidade e que apenas apoiaria o Festival de Inverno feito pelo Governo Sivaldo Albino, e assim o fez, criando agora o Festival Pernambuco meu País, que deve receber grande parte do valor que seria investido no Festival de Garanhuns.

 

Agora cabe a pergunta? Como ficará o Festival de Inverno de Garanhuns com esse Festival que acontecerá de junho a agosto em sete cidades. O Prefeito disse que se pronunciaria, mas não fez. Se resumiu a repostar nas Redes Sociais os desabafos de aliados e observar os parceiros que estão na folha de pagamento da Prefeitura, alguns até ocultos do Portal da Falta de Transparência, “descer a lenha” na Governadora.

 

Se Albino falar, vamos publicar, e também vamos buscar ouvir a Governadora, a presidente da FUNDARPE… enfim, quem quiser e puder falar sobre esse assunto terá a posição publicada.

 

Bom, por hora só nos resta acompanhar e noticiar as cenas dos próximos capítulos dessa novela em que o final certamente trará prejuízos ao FIG, simples assim. Esta é a minha Opinião, mas respeito a sua! (@blogcarloseugenio, com informações do Blog do Mário Flávio. CONFIRA)