O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) poderá fazer valer a Lei do Uso do Solo para impedir que o Governo do Estado realize o Festival de Inverno no próximo ano. A informação foi divulgada pela jornalista Roberta Jungmann, que assina a coluna Persona, da Folha de Pernambuco. A gestão Raquel Lyra já anunciou que a 32ª edição do Evento acontecerá entre os dias 18 e 28 de julho de 2024, todavia Albino garante que não abrirá mão de organizar a Festividade.
“O prefeito Sivaldo Albino afirma que a lei do uso do solo pertence ao Município é que esta semana fará um comunicado oficial da nova data do FIG e que não haverá dois Festivais de Inverno”, publicou Jungmann no Instagram (clique AQUI para acessar), deixando claro que o Prefeito não deverá autorizar que o Estado realize a festividade no território de Garanhuns.
Mostrando que não recuará da decisão de municipalizar o FIG, o Prefeito de Garanhuns já lançou a marca e um perfil no Instagram do FIG 2024. De acordo com um Jornalista que atua no Setor de Comunicação do Governo Sivaldo Albino, a Prefeitura já teria, inclusive, registrado (patenteado) a marca do Festival de Inverno de Garanhuns. Segundo o perfil do Evento criado pela Prefeitura, a data da realização e outras informações sobre o FIG Municipalizado serão anunciadas nos próximos dias.
IZAÍAS SEGUE EM SILÊNCIO – Apesar de ter garantido ao Blog do Carlos Eugênio de que se pronunciaria sobre o anúncio do Prefeito Sivaldo Albino quanto a municipalização do FIG durante sessão na ALEPE nessa terça-feira, dia 1º, o deputado Estadual Izaías Régis (PSDB), líder do Governo Raquel Lyra na Casa, seguiu em silêncio e não fez qualquer comentário sobre o assunto. Apenas a deputada Rosa Amorim e o deputado João Paulo, ambos do PT, abordaram o tema durante a Reunião Plenária e teceram críticas a organização do Evento e a baixa movimentação na Cidade.
Ao que tudo indica, a resposta de Izaías e da Gestão Raquel Lyra ficará apenas no anúncio do período do FIG para 2024, realizado no último sábado, dia 28, seguindo assim a frase destacada pelo jornalista Igor Maciel, em análise sobre a polêmica publicada no Jornal do Commercio (relembre clicando AQUI) de que “quem manda não discute, apenas informa. O Governo avisou quem está no comando”. (@blogcarloseugenio)