
A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), em Garanhuns, terá dois novos cursos de graduação: Ciência de Dados e Psicologia.
O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, professor doutor Airon Melo, durante entrevista ao programa Conversando com Carlos Eugênio, da Marano FM. Cada curso contará com 40 vagas e será implantado após a conclusão dos trâmites necessários.
Clique em player para assistir o vídeo.
Segundo o Reitor, os novos cursos fazem parte de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), denominada Universidade Transformadoras, que busca identificar as necessidades de formação superior nas diferentes regiões do País.
Ciência de Dados deverá complementar a formação já oferecida em Ciência da Computação, fortalecendo a área de tecnologia da informação na Universidade. Psicologia, por sua vez, ainda depende de etapas administrativas e acadêmicas para começar a funcionar.
Com a implantação das duas graduações, somadas ao curso de Direito, a UFAPE chegará a 12 cursos de nível superior. O curso de Direito, já aprovado pelo MEC, oferecerá 90 vagas anuais, sendo 45 em cada entrada, com previsão de início no próximo ano.

PÓS-GRADUAÇÃO/DOUTORADO – Durante a entrevista, Airon Melo também destacou o crescimento da pós-graduação na Universidade, que conta atualmente com oito programas. Entre as novidades está o Mestrado Profissional em Educação, que disponibiliza 50 vagas e registrou 272 inscritos, quase cinco candidatos por vaga.
Outro avanço importante foi a aprovação do primeiro doutorado do Agreste Meridional, em Ciências Agrárias, vinculado ao programa de pós-graduação em Produção Agrícola da UFAPE, que alcançou nota 5 na avaliação da Capes. A implantação do Doutorado também ampliou as possibilidades de reconhecimento acadêmico da Universidade.

LULA – Nesse contexto, o Reitor anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o primeiro agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFAPE. Segundo Airon Melo, a criação do Programa de Doutorado possibilitou à Instituição estruturar a proposta de concessão do título honorífico, destinado a personalidades que tenham contribuído de maneira relevante para a sociedade (relembre AQUI). (@blogcarloseugenio)