BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 22 de abril de 2024

 

Oferecendo níveis de mestrado e doutorado, a Universidade de Pernambuco (UPE) inaugurou o primeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação no Agreste Meridional. A aula inaugural foi vivenciada nessa sexta-feira, dia 19, no Campus Garanhuns da UPE.

 

Durante a formação, os estudantes terão a flexibilidade de escolher seus orientadores, podendo optar por professores de qualquer um dos polos, conforme suas áreas de interesse e afinidades acadêmicas.

 

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, uma das características mais marcantes do Programa é o seu funcionamento multicampi, que permite que as aulas sejam ministradas simultaneamente no Recife, Caruaru, Garanhuns e Campinas, utilizando recursos avançados de videoconferência. “Isso permite que os estudantes participem das atividades acadêmicas em qualquer campus, sem qualquer prejuízo para sua formação”, comentou a Gestora.

 

 

De acordo com a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti (imagem acima), o Programa atende uma demanda por profissionais de tecnologia no Agreste de Pernambuco. “A UPE, com sua capilaridade em todo o Estado, tem contribuído com o desenvolvimento socioeconômico em diferentes localidades. O novo Curso vai fortalecer os estudos sobre tecnologia na região e atrair diferentes profissionais e pesquisadores para a cidade”, destacou Cavalcanti. 

 

“A instalação deste Programa é fundamental para a Região, pois a localidade está se tornando um importante Polo de Tecnologia da Informação. Com a estrutura, a UPE poderá colaborar com a formação de novos profissionais, inclusive com o curso de graduação já existente, e o aperfeiçoamento daqueles que já estão em atuação. Com o programa, os profissionais poderão desenvolver softwares de alta qualidade e soluções digitais relevantes para Pernambuco”, completou o professor Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação. (@blogcarloseugenio)