BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Mesmo diante do isolamento social
proposto pelos Governos ante ao risco do contágio pelo Novo Coronavírus, o Calendário
Eleitoral visando às eleições deste ano segue em vigência e ontem, dia 3, foi o
último dia para que políticos detentores de cargos eletivos pudessem mudar de Partido
visando concorrer às Eleições 2020, que ainda estão previstas para outubro
próximo.
Aqui em Garanhuns, entre outras
mudanças, o Vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente, deixou o PSC e agora é
do Republicanos. Ele divulgou na manhã de hoje, dia 4, ter se filiado a legenda
comandada no Estado pelo Deputado Federal Silvio Costa Filho. “A partir da
nossa filiação, assumo também a presidência do Partido no Município, ciente de
que temos a responsabilidade de fazer o que for melhor pelo nosso Povo”,
publicou Haroldo, que segundo especulações, poderá disputar o pleito deste ano
na condição de Vice-prefeito, compondo a chapa encabeçada pelo ex-prefeito
Silvino Duarte (PTB), que será anunciado como candidato a Prefeito de
Garanhuns pelo Grupo liderado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB).


Apesar da mudança de planos no
grupo Governista, já que vinha tendo o nome cotado como pré-candidato a
Prefeito, Haroldo deixou claro que não está em rota de colisão com Izaías. “Seguimos
fortes, pensando em Garanhuns. O jogo político é dinâmico e o meu nome está à
disposição do grupo, seja encabeçando uma chapa, ou não”, chamou a atenção Vicente, que complementou: “eu e o Prefeito Izaías
permanecemos juntos pelo bem de Garanhuns, foi para isso que a população nos
confiou os seus votos”, complementou Haroldo, pondo fim as especulações de
que poderia sair candidato a Prefeito em faixa própria pelo Republicanos.



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou, por
meio de boletim, neste sábado, dia 4, mais quatro mortes pelo Novo Coronavírus em
Pernambuco, totalizando 14 óbitos pela COVID-19. Quarenta novos
casos também foram confirmados nas últimas 24 horas. Com isso, já são 176
infectados no Estado. No total, 23 pessoas já foram curadas.
Entre as quatro vítimas
fatais, três são homens, de 65, 71 e 74 anos, e uma mulher de 95,
todos do Recife. A idosa sofria de fibrose cística e faleceu
na última quinta, dia 2, em uma Unidade Privada da Capital Pernambucana. O
homem de 65, ex-tabagista, veio a óbito na última sexta, dia 3, no
Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), enquanto o de 71, cardiopata,
diabético e hipertenso, faleceu na última terça, dia 31, em uma Unidade de
Pronto Atendimento (UPA). Já o idoso de 74, com doença cardiovascular
crônica, faleceu no dia 31.03 em uma Upinha.
“Os
próximos dias serão determinantes para a diminuição da curva de contágio em
Pernambuco, então reforçamos: fique em casa! É essencial obedecer às medidas restritivas,
saindo só para o necessário, além de seguir as orientações das autoridades
sanitárias e especialistas”, alertou a
Secretaria Estadual de Saúde.
CASOS CONFIRMADOS – Os
novos casos confirmados são de pacientes entre 21 e 95 anos, sendo 22 do
sexo feminino e 18 do masculino. As pessoas diagnosticadas com a covid-19
em Pernambuco estão distribuídas por 14 municípios (Recife, Jaboatão
dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São
Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi,
Aliança e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da
ocorrência de pacientes em outros Estados e países. 

No momento, 52 pacientes
estão internados, sendo 18 em UTI/UCI e 34 em leitos de isolamento. Outros 87
estão em isolamento domiciliar, enquanto que 23 pessoas tiveram alta após recuperadas da doença.
(Com informações de Katarina
Moraes
/JC. CONFIRA)


Em tempos de isolamento social
por conta da Pandemia da COVID-19, as transmissões ao vivo de músicos, também
em quarentena, é uma boa pedida para não ficar de bobeira em casa nesse sábado,
dia 4. 

Além da aguardada live de Jorge e Mateus, a programação de hoje ainda
reserva ‘shows’ de Iza; Xand Avião; Rodrigo Amarante e muitos outros. Confira
as principais lives deste sábado:
Lucas Lucco – 14h – Link
Xand Avião – 16h – Link
Dennis DJ – 17h – Link
Raimundos – 17h – Link (#TamoJunto)
Lagum – 17h30 – Link (Mix
Festival Em Casa)
Vitor Kley – 18h – Link 
(Mix Festival Em Casa)
Toni Garrido – 18h30 – Link (#TamoJunto)
Projota – 18h30 – Link (Mix
Festival Em Casa)
Marcelo Falcão – 19h – Link (Mix
Festival Em Casa)
Boogarins -19h – Link (#TamoJunto)
George Henrique e Rodrigo – 19h – Link (#MúsicaEmCasa)
Ben Folds – 19h – Link
Aíla – 19h – Link 
(Sala de Casa Natura Musical)
Di Ferrero – 19h30 – Link (Mix
Festival Em Casa)
Iza – 20h – Link 
(Mix Festival Em Casa)
MC Zaac – 20h – Link (#MúsicaEmCasa)
Jorge e Mateus – 20h – Link
Paulo Ricardo – 20h – Link (#TamoJunto)
Humberto Gessinger – 20h30 – Link (#TamoJunto)
Erikah Badu – 21h – Link
Zé Renato – 21h – Link (#ZiriguidumEmCasa)
Rodrigo Amarante – 21h30 – Link (#TamoJunto)
Diplo – Meia-noite – Link
(Com informações de POP&ARTE/G1. CONFIRA)


 
O período de isolamento social por causa do Coronavírus faz com que as
pessoas passem a maior parte do tempo em casa e fiquem ociosas. Uma boa ideia
para quem não gosta de ficar parado é fazer cursos online. Após o período da
quarentena, o nível de qualificação do participante terá crescido. Para ajudar
as pessoas que estão isoladas, muitas instituições e plataformas decidiram
liberar o acesso dos cursos pela internet de forma gratuita.
CONFIRA OS CURSOS QUE ESTÃO
A SUA DISPOSIÇÃO GRATUITAMENTE:
SECRETARIA DO TRABALHO – A
Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) oferece
mais de 2,5 mil vagas para cinco cursos profissionalizantes gratuitos na
modalidade Educação à Distância (EAD). As inscrições estão abertas e podem ser
realizadas até a próxima terça-feira, dia 7. Os cursos são: Introdução a Web
Design; Edição e Processamento de Imagens; Informática Básica; Técnicas de
Vendas e Técnicas de Atendimento ao Público. As inscrições podem ser feitas
no site.
Um e-mail foi
disponibilizado para tirar dúvidas.
SENAC – O Senac
disponibilizou 40 mil novas vagas em 20 cursos à distância, entre extensão
universitária e livres. As formações dão direito a certificado válido em todo o
território nacional. Os cursos são nas áreas de educação, gestão e saúde na
modalidade extensão. Já os cursos livres são nas áreas de administração do
tempo, desenvolvimento de equipe, estilo e imagem pessoal, aproveitamento
integral de alimentos, entre outros.

Os cursos têm recursos
multimídia em formatos variados e textos disponibilizados offline para
impressão, videoaulas, materiais interativos e atividades avaliativas. As
inscrições para os cursos podem ser realizadas pelo 
site do Senac EAD. Outras
informações podem ser obtidas 
pelo e-mail ou pelos telefones (81) 3413.6728/6729/6730.
SEBRAE – O Sebrae
oferece durante a quarentena vários cursos nas áreas de empreendedorismo,
planejamento, vendas, finanças, inovação, marketing, entre outros. Confira no site.
PORTAL EDUCAÇÃO – O
site oferece alguns conteúdos gratuitos nas áreas de Produtividade, Figuras de
Linguagem, Marketing Internacional, Liderança, Administração, entre outros. É
possível se inscrever
pelo link
.
FABER-CASTELL – A
Faber-Castell liberou o acesso gratuito a cursos de desenho da plataforma
online. Há cursos de Lettering Básico, Desenvolvimento de Personagens, Técnicas
de Narrativa Visual, Galáxias em Aquarela, entre outros. A gratuidade vai até o
dia 19 de abril. Os cursos podem ser acessados no site.
GOKURSOS EDUCAÇÃO – Uma
parceria entre a Gokursos e a Uninassau, Uninabuo, Unama, UNG, Univeritas e
Uninorte, do grupo Ser Educacional, oferece cursos gratuitos em diversas áreas.
São mais de 40 opções de capacitação. Entre os temas estão Análise de Jogo,
Jogadas e Instrução em Tempo Real, Desenvolvimento de Aplicações para Internet,
Língua Brasileira de Sinais – Libras, Montagem e Edição, Fatores Humanos e
Psicologia na Aviação Civil. A gratuidade dos cursos segue até o dia 4 de
abril. Após a inscrição, as aulas ficam disponíveis durante 15 dias, no site.
FGV – A FGV tem cerca
de 60 cursos online gratuitos, nas áreas de liderança e pessoas,
economia e finanças, direito, educação e humanidades, tecnologia e ciência de
dados, entre outros.
EDUK – A plataforma
disponibiliza de forma gratuita a reprise de alguns cursos em áreas como
alimentação, confecção de roupas, decoração, estética, fotografia, entre
outros. Confira.
COGNA – Na área de
ensino superior, são 51 cursos gratuitos com certificado de conclusão. Entre os cursos
estão Empreendedorismo, Empregabilidade, Democracia/Ética e Cidadania,
Português, Educomunicação, Mídias e Redes Sociais, Ferramentas e Técnicas de
Coaching, entre outros.
EXPERTISE – A Expertise
Qualificação e Consultoria também oferece vídeoaulas
gratuitas
 no período da quarentena. Há opções nas áreas de
Gestão e Empreendedorismo, Inovação, Qualidade, entre outros.
(Com informações de Ana
Maria Miranda/NE10 INTERIOR. CONFIRA)



 
A Secretaria Municipal de
Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que dois novos casos foram
notificados para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até as 12h de ontem,
dia 3. Ambas as notificações foram realizadas em Hospitais da Rede Pública do
Estado.
Já o número de casos em
isolamento domiciliar que estão sendo monitorados pela equipe local continua sendo ampliado. Agora são 120. São
casos que apresentam sintomas de Síndrome Gripal e/ou viajaram para locais com
casos confirmados para o COVID-19. O número de casos que concluíram o período
de monitoramento sem complicações do quadro de saúde também aumentou, passando
de 15 para 29. “
Reforçamos, mais uma vez, a importância de ficar em
casa. Redobre seus cuidados com higiene, cumpra seu isolamento social e siga as
orientações das autoridades sanitárias. Só saia de casa se for extremamente
necessário”, recomendou a Secretaria de Saúde em nota publicada nas mídias
sociais.


CORONAVÍRUS – Em
todo o estado de Pernambuco, até ontem, dia 3, haviam sido confirmados 136
ocorrências pelo Novo Coronavírus, com 10 mortes e outros 17 pacientes foram
considerados recuperados da doença. Já em nível nacional, até o momento são 9.216
casos confirmados e 365 mortes pela COVID-19. 


 
A partir da próxima
terça-feira, dia 7, o Governo Federal irá disponibilizar um aplicativo em
conjunto com a Caixa Econômica Federal para os trabalhadores se cadastrarem
para receber o auxílio emergencial de R$ 600. A informação foi divulgada pelo
ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Ainda segundo Onyx, na terça ou na
quarta-feira será anunciado o cronograma de pagamento para os que já estão no
Cadastro Único (CadÚnico). Ele ressaltou que os beneficiários do Bolsa Família
irão receber o auxílio no dia 16 de abril.
“Não haverá nenhuma taxa
ou nenhum ônus e vai permitir que, pela web ou através do celular, as pessoas
possam fazer cadastramento para permitir que em 48 horas, aqueles que cumprirem
todos os requisitos, terão o recurso creditado pela Caixa, pelo Banco do Brasil
e pela rede bancária privada”, comentou. Segundo o Ministro, o aplicativo
tem o objetivo de coletar informações das pessoas que não estão no CadÚnico e
que os que já estão cadastrados podem fazer o registro, que irá confirmar que
ele está na base de dados.

De acordo com o presidente da
Caixa, Pedro Guimarães, as últimas questões operacionais estão sendo
finalizadas. “Iremos trabalhar no fim de semana. Na segunda vamos divulgar
detalhes do aplicativo, do site, da central de atendimento telefônico”,
disse Guimarães.
(Com informações do UOL/JC. CONFIRA)


 
Um bebê de um mês está entre os 30 novos casos confirmados do Novo Coronavírus (COVID-19) aqui
em Pernambuco de ontem, dia 2, para hoje, dia 3. De acordo com o boletim da
Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), agora os números do estado somam 136,
com 10 mortes e 17 recuperados.
Segundo a SES, o bebê, do sexo
masculino, apresentou sintomas gripais e foi levado para o Imip na última
segunda-feira, dia 30. Na manhã desta sexta, a Criança foi encaminhada para o
Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), com bom estado de saúde. A mãe do
menino não apresenta sintomas; já o pai está em isolamento domiciliar. Além do
bebê, dos 30 novos casos confirmados, 16 são homens e 13 mulheres, com idades
entre 18 e 93 anos.
A nova morte confirmada neste
boletim (são 10 no total) é de uma mulher de 51 anos que morava no Cabo de
Santo Agostinho. Ela foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de
Ipojuca no dia 31 de março. Ela chegou a ser entubada, mas não resistiu e
morreu. A paciente era fumante e já tinha sido atendida na UPA por problemas
respiratórios. 

Os casos confirmados da COVID-19 estão distribuídos por 14 municípios: Recife (92), Jaboatão dos Guararapes (8),
Olinda (6), Camaragibe (4), Cabo de Santo Agostinho (2), Paulista (3), São
Lourenço da Mata (3), Palmares (1), Belo Jardim (1), Caruaru (1), Petrolina
(2), Ipubi (1), Aliança (1), Goiana (1). Também há casos no Arquipélago
Fernando de Noronha (5) e casos de pacientes de outros estados (2) e países (3)
atendidos em Pernambuco. Do total de 136, 45 estão internados, sendo 19 em
UTI/UCI e 26 em leitos de isolamento. Outros 64 estão isolados em casa e 17 já
se recuperaram da doença.
MAIS TESTES – De acordo
com a SES, nas últimas 24 horas houve ampliação de 120% das testagens na rede pública, o
que fez com que o número de confirmações aumentasse. Além disto, laboratórios
privados que fizeram a testagem, tanto nos casos leves como nas Síndromas
Respiratórias Agudas Graves (SRAG), voltaram a ter capacidade de testagem e
passaram a informar a pasta sobre os resultados. (Com informações de Ana
Maria Miranda/NE10 INTERIOR. CONFIRA)


 
Apesar do isolamento social
proposto pelos Governos ante ao risco do contágio pelo Novo Coronavírus, nos
últimos dias as movimentações político-partidárias se intensificaram em todo
País. É que o prazo final de filiação para quem quer disputar a eleição deste
ano se encerra amanhã, dia 4 de abril, e pré-candidatos e legendas partidárias
correm para estarem com tudo pronto, seja visando a disputa pela Prefeitura ou
por vagas na Câmara de Vereadores.

Atentas as movimentações e
buscando se eleger para serem vozes em defesa da população na Câmara Municipal,
a servidora pública Cristina Moraes e a empresária Vanessa Bezerra, já garantiram
as suas filiações e são duas dos novos nomes que deverão entrar com força no
pleito de outubro próximo, caso as eleições não sejam adiadas em função da pandemia mundial.
Nascida numa família de
políticos históricos de Garanhuns, como Humberto Moraes, seu tio, que foi Vereador
por dois mandatos, e o seu avó, Raimundo de Moraes, que também foi Vereador e cujo
nome intitula a Câmara local, Cristina Moraes deu uma pausa nos mais de trinta
anos de serviço público para assumir de fato a pré-candidatura a Vereadora de
Garanhuns. “Estou me afastando das funções de Diretora de Arrecadação, da Secretaria
de Finanças, para cumprir o período que o TSE determina, que são de 6 meses de
afastamento para concorrer ao pleito para as eleições de outubro próximo”,
justificou Cristina, que está filiada ao PTB, partido do Prefeito Izaías Régis.

Além do trabalho compromissado
que exerce na Prefeitura desde os tempos do Prefeito José Inácio Rodrigues,
Cristina ainda tem forte inserção nas questões sociais da Cidade e atua como
colaboradora das inciativas Lions Clube Garanhuns e de outras entidades que trabalham em atenção aos mais carentes no
Município.
VANESSA BEZERRA TAMBÉM
DISPUTARÁ MANDATO DE VEREADORA –
Outra cidadã bastante conhecida na Cidade e que
buscará se eleger Vereadora de Garanhuns é a empresária e atleta Vanessa Bezerra.
Filiada ao Avante, que é
liderado na cidade pelo empresário e pré-candidato a Prefeito Givaldo Calado de
Freitas, Vanessa tem 40 anos e é natural de Garanhuns. Ela atua no segmento de
beleza e possui forte inserção junto aos atletas de corrida da Cidade, já que coordena
o grupo ‘Amigos que Correm’, além de integrar e patrocinar a equipe treinada por Adejilson Mendes,
o popular Bingo. “Decidi entrar na política
partidária pelo chamado o povo. Sempre falaram que eu tinha postura política e buscarei
ser eleita com o objetivo de atender aos anseios da população em todos os
segmentos, inclusive por mais investimentos no Esporte, como também defender as causas voltadas aos
animais, os quais tenho paixão”, registrou a pré-candidata a Vereadora do Avante.

Além de Cristina Moraes e de Vanessa
Bezerra, Garanhuns tem centenas de pré-candidatos a Vereador que devem
concorrer as 17 vagas da Casa Raimundo de Moraes, além dos atuais Legisladores
Municipais, cuja grande maioria, poderá concorrer à reeleição.
  


A Secretaria Municipal de
Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informou ontem, dia 3, que os dois
casos notificados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram
descartados após o resultado do teste de ambos os pacientes ter retornado
negativo para o COVID-19. Diante disso, o município de Garanhuns segue sem
casos confirmados para o Novo Coronavírus.
Já o número de casos em isolamento
domiciliar que estão sendo monitorados pela equipe local continua sendo
ampliado. Atualmente são 117 pessoas que apresentam
sintomas de Síndrome Gripal e/ou viajaram para locais com casos confirmados
para o COVID-19. A Saúde Municipal também registrou que o número de casos que
concluíram o período de monitoramento sem complicações do quadro de saúde dos
pacientes também foi ampliado, passando de 7, para 15, em apenas um dia.

Reforçamos,
mais uma vez, a importância de ficar em casa. Redobre seus cuidados com
higiene, cumpra seu isolamento social e siga as orientações das autoridades
sanitárias. Só saia de casa se for extremamente necessário”, orientou a Pasta de
Saúde do Município.
CORONAVÍRUS – Em todo o
estado de Pernambuco, até ontem, dia 2, haviam sido confirmados 106 ocorrências
pelo Novo Coronavírus, com 9 mortes e outros 17 pacientes foram considerados
recuperados da doença. Já em nível nacional, até o momento são 8.076 casos
confirmados e 327 mortes pela COVID-19. 


A Câmara de Vereadores de
Garanhuns fez uma doação de R$ 50 mil reais para que a Prefeitura, através do Fundo
Municipal de Assistência Social/Secretaria de Assistência Social, possa adquirir
e distribuir Cestas Básicas junto a população carente do Município.


Ontem, dia 3, o presidente da
Câmara, o vereador Daniel da Silva, juntamente com os vereadores Gersinho Filho;
Professor Márcio; Luzia da Saúde; Carla de Zé de Vilaço; Ary Júnior e Gil PM estiveram
na sede da Prefeitura para apresentar ao Prefeito Izaías Régis (PTB) o comprovante
do depósito com o repasse para a Prefeitura.


“Vamos devolver R$ 50 mil
reais do repasse do duodécimo da Câmara para que a Prefeitura possa realizar a
compra de cerca de 1.600 cestas básicas e doar, através da Secretaria de Assistência
Social, junto ao CRAS, para as famílias necessitadas nesse momento de pandemia
do Coronavírus”, registrou o Presidente da Câmara, o vereador Daniel da Silva, ressaltando
que a decisão foi fruto do consenso entre os 13 Parlamentares Municipais.