das doses para Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe), realizado pelo
Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Garanhuns vem adotando novas sobre as estratégias para garantir,
gradualmente, a imunização do público-alvo, formado por pessoas acima de 60
anos e profissionais da área de saúde, até o próximo dia 15 de abril. Até o
momento, mais de 10 mil idosos já foram imunizados no Município, além de mais
de mil profissionais da saúde.
nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) apenas para as vacinações previamente
agendadas por meio do Programa Municipal de Imunizações, no telefone: (87)
3762-1617. A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação acontece ainda por
meio de visitas domiciliares, especialmente para os idosos acamados e com
comorbidades que não podem se deslocar até as unidades.
estratégicos, funcionando também em sistema de ‘drive-thru’, permanecerá com
dois pontos fixos, localizados no Largo do Colunata, no centro da Cidade; e na Avenida
Júlio Brasileiro, em frente ao Parque Euclides Dourado, no bairro Heliópolis;
sempre das 8h30min às 12h, até o fim da campanha, com a disponibilização de 150
doses por dia para a população.
Pernambuco (ALEPE) divulgou ontem, dia 30, que os Deputados repassaram um total
de R$ 62,7 milhões para as áreas de saúde e assistência social, em meio à
pandemia do Novo Coronavírus. De
acordo com a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, esse valor equivale
a 67,7% do total de emendas parlamentares, que totalizaram R$ 92,5 milhões. Ainda
de acordo com a Alepe, o valor de emendas remanejadas para a saúde e
assistência social chegou a R$ 56,6 milhões.
todos os 49 deputados estaduais fizeram o remanejamento e repassaram recursos
para essas áreas, com o “objetivo específico para o enfrentamento ao Novo Coronavírus”.
Onze parlamentares (Álvaro Porto (PTB);
Clodoaldo Magalhães (PSB); Diogo Moraes (PSB); Fabiola Cabral (PP); Gustavo
Gouveia (DEM); Isaltino Nascimento (PSB); Professor Paulo Dutra (PSB); Rogerio
Leão (PL) e Simone Santana (PSB)) destinaram R$ 1.888,400,00, o que
representa a totalidade das verbas a que têm direito em emendas.
divulgados pela ALEPE, o deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB) destinou R$ R$ 878.400,00 de suas emendas para as áreas social
e de saúde. Desse total, R$ 558,4 mil foram destinados a compra de
equipamentos de saúde para o Hospital Regional Dom Moura; R$ 60 mil para a compra
de Cestas Básicas no município de Garanhuns e R$ 100 mil para investir na saúde,
no município de Brejão. O Deputado também destinou R$ 40 mil reais ao Abrigo
São Vicente de Paulo, entre outras entidades.
parlamentar é uma disponibilidade de recursos, dentro da Lei Orçamentária Anual
(LOA), que os deputados estaduais têm direito de indicar onde será empregada. A
execução das emendas ganhou status impositivo desde 2013. Cada deputado dispõe
de até R$ 1.888,400,00, valores que podem ser destinados a ações executadas
pelo Governo do Estado; pelas Prefeituras; organizações sociais e fundações. Clique
AQUI e confira quanto cada Deputado Estadual destinou para as áreas de saúde e
assistência social, em meio à pandemia do Novo Coronavírus.
(Com informações e imagens do G1. CONFIRA)
(PSB): R$ 808.400
(PSB): R$ 1.388.400
(SD): R$ 1.348.400
Vieira (PSDB): R$ 1.438.400
(PTB): R$ 1.888.400
(DEM): R$ 1.023.400
(PSC): R$ 1.508.400
(PP): R$ 195.000
(PSC): R$ 1.438.400
Filho (PP): R$ 1.628.400
Magalhães (PSB): R$ 1.888.400
(PP): R$ 1.888.400
Angelo (PSB): R$ 140.000
Lessa (PP): R$ 1.130.000
(PSB): R$ 1.888.400
(PT): R$ 350.000
Amorim (PT): R$ 740.000
Medeiros (PP): R$ 1.260.000
(PP): R$ 1.888.400
(PHS): R$ 1.750.062
Pontes (PSB): R$ 1.828,400
(PSC): R$ 1.600.000
(DEM): R$ 1.888.400
Filho (PL): R$ 1.738.000
Nascimento (PSB): R$ 1.888.400
do B): R$ 1.514.400
(AVANTE): R$ 600.000
(PSD): R$ 1.140.000
(PP): R$ 768.400
(PDT): R$ 1.010.000
R$ 1.128.400
(PSB): R$ 970.000
(PSC): R$ 440.000
Meu Amigo (PRTB): R$ 1.330.000
Collins (PP): R$ 1.078.400
(DEM): R$ 1.568.400
Dutra (PSB): R$ 1.888.400
(PP): R$ 1.178.400
(PL): R$ 1.828.400
(PSD): R$ 1.170.000
Albuquerque (PP): R$ 60.000
Filho (PTB): R$ 1.498.400
(PSB): R$ 1.888.400
R$ 878.400
(PT): R$ 966.000
R$ 1.568.400
(PSB): R$ 600.000
Florencio (PSC): R$ 1.593.000
(REPUBL): R$ 1.530.400
de mais de 400 marcas, vai doar R$ 1 milhão em produtos de higiene e limpeza
para Pernambuco, onde mantém fábricas em Garanhuns, Ipojuca, Igarassu e
Jaboatão dos Guararapes. O valor equivale a mais de 620 mil produtos que serão
destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade e hospitais, com o objetivo
de ajudar no combate ao Novo Coronavírus. Não foi divulgado como serão feitas
as doações.
anunciou globalmente que vai destinar mais de 100 milhões de euros, por meio da
doação de sabão, desinfetante, água sanitária e alimentos, trabalhando em
parceria com o Fórum Econômico Mundial em apoio às iniciativas de diversos
países para a contenção do avanço da doença. A Unilever também se comprometeu a
estender crédito a pequenos varejistas e antecipar o pagamento de pequenos e
médios fornecedores para ajudar no fluxo financeiro e minimizar os efeitos da
crise na cadeia produtiva.
segurança das pessoas. Produtos de higiene e limpeza são fundamentais para
todos nós, mas principalmente onde a situação é mais crítica como em
comunidades e regiões com alta vulnerabilidade social, hospitais e lares de
idosos”, diz Gerardo Rozanski, presidente da Unilever Brasil. (Com
informações de José Matheus Santos/Blog do
Jamildo. CONFIRA)
Pernambuco (SES) confirma mais uma morte causada pelo Novo
Coronavírus no Estado, ocorrida nesse domingo, dia 29. Trata-se
de um homem de 62 anos, que tinha hipertensão e diabetes. Ele deu entrada no
Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no dia 25 de março, depois de ser
encaminhado por uma unidade de saúde do município de Goiana, no Grande Recife,
por apresentar um quadro de infecção no trato respiratório. Os seis óbitos
registrados até são cinco homens e uma mulher, todos acima dos 60 anos.
epidemiológico desta segunda-feira, da 30, Pernambuco confirmou 77 casos da
doença – quatro a mais do que o divulgado no domingo, dia 29. Dos novos
confirmados, três são do sexo masculino e um do feminino, na faixa etária entre
os 30 e 80 anos. Dos novos pacientes, dois são residentes do Recife, um de
Olinda e um de Palmares. Dois estão em isolamento domiciliar e dois em leito de
unidade de terapia intensiva (UTI).
Estado estão distribuídos por dez municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes,
Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru,
Petrolina e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência
de pacientes em outros Estados e países. No momento, 19 pacientes estão
internados, sendo 12 em UTI/UCI (unidade de cuidados intermediários) e sete em
leitos de isolamento. Outros 39 estão em isolamento domiciliar e 13 já se
recuperaram da COVID-19. (Com informações de Cinthya Leite/JC.
CONFIRA)
de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, o
Prefeito Izaías Régis (PTB) decidiu liberar a realização das Feiras Livres aqui
em Garanhuns já a partir da próxima quinta-feira, dia 2. Todavia, as Feiras sofrerão
adequações para evitar a aglomeração de pessoas e o possível contágio pelo
Coronavírus.
“Hoje, após conversa com o
Procurador-Geral de Justiça, Dr. Francisco Dirceu, diante do aval dele,
comunicamos que teremos a volta da realização das feiras livres. Os feirantes
vão ter que se adequar ao novo formato, que inclui distância segura de uma
barraca para a outra, estender horário para evitar aglomeração e claro, manter
as medidas de higiene já conhecidas por todos para prevenir a transmissão do
Coronavírus”, registrou o Prefeito Izaías Régis, em vídeo divulgado nas mídias
sociais no final da tarde de hoje, dia 30.
a contar com todas as suas feiras livres. Nas quintas, da Oliveira Lima
(Heliópolis); o setor de Carnes do Mercado 18 de Agosto funcionará nas sextas e
nos sábados; assim como o Mercado de Carne, da Ceaga, e a Feirinha da Boa Vista,
que também funcionarão aos sábados. Já aos domingos acontecerão as feiras no
Magano; na Duque de Caxias e na Cohab 3, bem como no distrito de Miracica.
é de alimentos. Só de alimentos”, chamou a atenção Izaías, que finalizou: “É um
momento muito difícil, e cada um tem que fazer a sua parte para o bem de todos.
Contamos com a responsabilidade dos feirantes, para garantir que possam
continuar trabalhando neste período de restrições”, finalizou o Prefeito de
Garanhuns.
conferir o pronunciamento do Prefeito Izaías Régis:
Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informou ontem, dia 29, que até o
presente momento, o município de Garanhuns não tem casos confirmados para o COVID-19.
Municipal, nesse domingo, dia 29, foi notificado, através de Hospital da Rede
Pública, um caso para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de pessoa
residente no município de Garanhuns. Foi efetivada coleta de material para
realização de teste. O resultado deve ser divulgado nas próximas horas.
isolamento domiciliar que estão sendo monitorados
pela equipe local também foi ampliado. Passando de 63 para 68. São pessoas que
apresentam sintomas de Síndrome Gripal e/ou viajaram para locais com casos
confirmados para o COVID-19.
do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, publicou nesse
sábado, dia 28, a Recomendação PGJ n.º 16, que dispõe sobre a impossibilidade
de que os Prefeitos determinem a reabertura do comércio local ou qualquer outro
ato administrativo que vá de encontro à Lei Federal n.º 13.979/2020 e, por
consequência, os Decretos Federal n.º 10.282/2020 e Estadual nº 48.809/2020 e
suas alterações.
medidas sanitárias, principalmente as medidas de quarentena, o Município poderá
sofrer intervenção estadual.
tentativas de contenção da pandemia da COVID-19. E, além disso, tem chegado ao
conhecimento do Ministério Público de Pernambuco que alguns Prefeitos promovem
movimentos de flexibilização, ou até mesmo de descumprimento, das normas
restritivas emanadas das autoridades sanitárias no âmbito federal e estadual.
Assim estamos expedindo essa recomendação, alertando, principalmente, sobre as
penalidades que podem decorrer do descumprimento”, disse o procurador-geral de
Justiça, Francisco Dirceu Barros, no texto da recomendação.
todo o Estado, principalmente aqueles que têm atuação na defesa do Patrimônio
Público, por delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, foram orientados a
notificar os Prefeitos em suas respectivas localidades, sobre o conteúdo da
Recomendação exarada. Além de adotar as providências necessárias para que sejam
cumpridas em todos municípios do Estado as normas sanitárias federais e
estaduais, promovendo, inclusive, medidas administrativas ou judiciais. O
promotor de Justiça pode solicitar, inclusive, reparação dos danos materiais,
caso seja criado ônus financeiro ao Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes
do descumprimento.
quarentena impostas pelo Estado de Pernambuco, sem qualquer estudo técnico,
poderá colocar em risco o sucesso das ações de enfrentamento da pandemia, vindo
a provocar não só a falência do sistema de saúde pernambucano, como
muitas vidas perdidas”, reforçou o procurador-geral de Justiça do Ministério
Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, no documento. (Com
informações do site Oficial do MPPE. CONFIRA)
acendeu para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),
aqui em Garanhuns. É que depois de a Secretaria Estadual de Saúde informar que
a Transmissão do
Coronavírus passou a ser comunitária, a prevenção no trabalho
foi reforçada.
usados no dia a dia. “Temos cuidado ao sair da base. Quando pegamos a
ocorrência, o Médico regulador da nossa central já fala se é uma suspeita da COVID-19
ou não, se é apenas uma gripe, dispneia, uma asma. Mesmo assim, a gente vai com
todo equipamento, tanto pra não levar para a casa das pessoas, porque o que
fica no macacão nós levamos, quanto também para a nossa própria
segurança”, informou a técnica em enfermagem Karla Alves.
300 atendimentos de diversas situações em Garanhuns. Antes da pandemia de Coronavírus,
os chamados de socorro eram, na maioria, referentes a acidentes. Desde o último
dia 18 de março, os chamados passaram a ser clínicos como, por exemplo, uma
síndrome gripal.
“Hoje reduziu muito o número de traumas, a gente estáatendendo somente o clínico, raro tem um trauma, mas o número reduziu bastante.
O clínico não deixa de acometer o AVC, por exemplo. Mas qualquer caso de
sintomatologia de gripe, resfriado, eles já associam à covid-19 e exige o
chamado do Samu”, ressaltou a coordenadora do Samu Garanhuns, Michelly Cavalcanti. São, em média, dez saídas para
atendimento por cada plantão de 24 horas. Todas as vezes que a ambulância
retorna à base, é comum passar por uma higienização completa. Mas neste período
de pandemia, os cuidados foram redobrados. (Com informações de Diogo Franco/TV
Asa Branca/G1. CONFIRA)
Agreste de Pernambuco (UFAPE), por meio do Laboratório Multidisciplinar de
Tecnologias Sociais e com apoio do Sebrae, lançou a plataforma
“Encontre&Compre” (www.encontreecompre.com)
com intuito de contribuir com o comércio de Garanhuns e Região aproximando-o de
seus consumidores. A motivação surgiu das dificuldades de subsistência de
estabelecimentos, trabalhadores informais e agricultores familiares, devido às
ações de contenção da propagação do Coronavírus.
cadastro de informações de seu negócio, tais como: nome, lista de produtos,
telefone, whatsapp e redes sociais para que os consumidores possam, em contato
direto com os estabelecimentos cadastrados, adquirir seus produtos. O cadastro
é completamente gratuito e passa por uma rápida avaliação, em que são
verificados os dados cadastrados e, em seguida, liberado para acesso do
público. Atualmente a plataforma está funcionando exclusivamente para o
município de Garanhuns, mas a perspectiva é expandir para outros Municípios interessados.
no cadastramento podem ser retiradas pelo e-mail: [email protected], pelo facebook
(https://www.facebook.com/LMTSUFAPE)
e instagram (https://www.instagram.com/lmts_ufape/
ou https://www.instagram.com/encontreecompre.lmts).
Godoi, que atualmente reside na comunidade Sagrado D’Isonzo, região da Venezia
Giulia, na Itália, gravou um vídeo para alertar os Brasileiros, e principalmente
os Garanhuenses, da força devastadora do Novo Coronavírus, que já matou mais de
11 mil pessoas naquele País.
Emocionada, Ana Paula, que interage
com os garanhuenses em participações diárias no programa “O Arraiá do Gláucio
Costa”, da Marano FM, chamou a atenção para o fato de que um País de primeiro
mundo, como a Itália, vem sofrendo com a falta de leitos para todos os doentes
e fez um comparativo com o Brasil, que apesar de já ter 4.256 casos
confirmados e 117 mortes por COVID-19, está longe de ter um Sistema
de Saúde preparado para enfrentar a Pandemia.
“Sofro daqui porque vejo o
povo do Brasil levando isso como uma brincadeira (…); pensando que o dinheiro
está acima da vida! Gente. Fiquem em suas casas, pelo amor de Deus”, apelou Ana
Paula. Clique em player e confira o relato/apelo de Ana Paula Ferreira Godoi
pela vida:





















































