BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Carnaval é quase sinônimo de pré-campanha
em ano de Eleição. Isso porque é uma ótima oportunidade para os pré-candidatos
às Prefeituras e Câmaras Municipais irem às ruas para se mostrar e ter maior
contato com o eleitorado. A ‘agenda’ dos postulantes à sucessão do Prefeito Izaías
Régis está bem aquecida e até a Quarta-feira de Cinzas não será difícil ‘encontrar’
com Eles nos polos de folia promovidos aqui em Garanhuns.

 

O Vice-prefeito Haroldo (PTB),
por exemplo, vem circulando Garanhuns e hoje, dia 24, certamente estará
prestigiando o Carnaval no bairro da Boa Vista. O pré-candidato a Prefeito, que deverá contar com o apoio do Prefeito Izaías Régis (PTB) na disputa pela Prefeitura
em outubro próximo, esteve prestigiando a Festa das Virgens e o Bloco Camisa
Azul, no Magano, na sexta. Já ontem, dia 23, Haroldo foi visto nas comunidades da
Liberdade e do Magano, além de vivenciar o Encontro Cultural Cordas, Flores,
Cores e Poesia, promovido no Parque Ruber Van Der Linden, o Pau Pombo.

“É bom
ter esse contato com o nosso povo, principalmente nessa festa tão bonita que é
o Carnaval”, argumentou Haroldo, que por conta de uma viagem de Izaías, vem exercendo
o cargo de Prefeito em Exercício.

Já o deputado Estadual Sivaldo
Albino (PSB), que possivelmente disputará a prefeitura de Garanhuns com o apoio do Governador
Paulo Câmara (PSB), vem se revezando entre Recife, Bezerros, São João e
Garanhuns nessa festa de momo. Albino esteve prestigiando o Bloco Camisa Azul,
no Magano, e a Festa das Virgens, na Rui Barbosa, aqui em Garanhuns, na última
sexta, dia 21. Em seguida partiu para agendas ao lado do Governador em Recife e
em Bezerros, retornando para vivenciar o carnaval em São João. Além de ‘entrar’
na folia, Ele prestigiou o show da musa Priscila Senna na cidade governada por
Genaldi Zumba.

Quem também foi visto
prestigiando a Festa das Virgens, na última sexta, dia 21, foi o médico e
pré-candidato Silvino Duarte (PL). Ele esteve em meio aos populares, inclusive posou
para fotos com os organizadores do evento, dentre eles: o médico Ulisses
Pereira. Outro médico e pré-candidato a Prefeito de Garanhuns, Pedro Veloso
(PT), também fez questão de prestigiar o Bloco Camisa Azul, no Magano, na última
sexta, dia 21.


FORA DA FOLIA – Não foram
registradas as presenças dos pré-candidatos Zaqueu Lins (PRB); Givaldo Calado
(Avante) e de Paulo Camelo (PCB) nos festejos carnavalescos em Garanhuns. Eles também
não usaram as suas mídias sociais para divulgar suas movimentações nesse período
de Momo. Como hoje e amanhã ainda teremos focos de animação em Garanhuns, tanto
Lins, quanto Calado de Freitas e Camelo, bem como os demais pré-candidatos a
Prefeito, terão novas oportunidades para ter contato com o eleitorado local. 



 
Um homem foi assassinado na
tarde desse sábado, dia 22, no distrito de Miracica, zona rural de Garanhuns.
Cícero Leite da Silva, de 41
anos, estava em um Campo de Futebol quando se desentendeu com um Suspeito de
identidade não registrada. Ambos estavam armados com facas e entraram em luta
corporal, tendo Cícero sendo ferido com golpes de faca peixeira ao tentar fugir
do confronto. Ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital de Paranatama,
onde chegou sem vida.

O Suspeito foi preso por uma
equipe do GATI, levado para o plantão da 18ª Delegacia Seccional e autuado em
flagrante. O corpo de Cícero Leite da Silva foi encaminhado para o Instituto de
Medicina Legal (IML), em Caruaru.
(Com informações e imagem do Portal
Agreste Violento. CONFIRA)


 
A Prefeitura de Paranatama,
aqui n o Agreste Meridional, divulgou Edital de Concurso Público para
profissionais de Nível Superior.
São ofertadas 11 vagas para os
cargos de Médico PSF (4); Médico NASF (1); Médico plantonista – final de semana
(1); Médico plantonista – semana (3); Médico ginecologista (1) e Médico
pediatra (1). Os profissionais deverão desempenhar atividades em carga horária
de 24 horas/plantão, 30 ou 40 horas semanais, com remunerações que alternam
entre R$ 1.300,00 e R$ 8.000,00.
As inscrições estarão abertas
no período de 26 de fevereiro a 22 de março, via internet, no site da 
Funvapi (clique AQUI para acessar). A taxa de participação é
de R$ 90. A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está
prevista para ser aplicada no dia 12 de abril, das 8 às 12h. O Certame também é
composto por prova de títulos, de caráter classificatório e será válido,
podendo ser prorrogado por igual período.
Clique AQUI e confira o Edital.  

PERCURSO DE 5KM

PERCURSO DE 10KM


 
O próximo dia 14 de março será
marcado pela filiação do Vice-prefeito Haroldo ao PTB de Izaías Régis. Atualmente
no PSC, Haroldo migrará para o ninho Trabalhista e deverá disputar o pleito
municipal deste ano usando o mesmo número ‘14’ exibido por Izaías desde 2006, período
em que venceu duas eleições para Deputado Estadual e outras duas para Prefeito
de Garanhuns.

O ato de filiação de Haroldo também
deverá marcar a entrada de Régis na pré-campanha. O Prefeito, principal cabo eleitoral
do Pré-candidato, certamente começará a participar de atos políticos pró-Haroldo.
Até então, Izaías se resumiu a declarar sua preferência por Haroldo em algumas
entrevistas e nas conversas informais.

O Evento deve ser realizado no auditório da antiga Rádio Jornal, na Avenida Rui Barbosa, e a expectativa é que seja marcado por um grande público, o que certamente consolidará o nome de
Haroldo para a disputa pela Prefeitura no próximo dia 4 de outubro.


OUTROS PRÉ-CANDIDATOS –
Além do petebista Haroldo, a disputa pela Prefeitura de Garanhuns neste ano
ainda conta com as pré-candidaturas do deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), que terá o apoio do Governador Paulo Câmara na futura disputa; do vereador
Zaqueu Lins (PRB); dos médicos Pedro Veloso (PT) e Silvino Duarte (PL); além do
empresário Givaldo Calado (Avante) e do engenheiro Paulo Camelo (PCB), entre outros.


Famosa por suas viagens ao
redor do Mundo e por ser figura carimbada nos Desfiles das Escolas de Samba do
Grupo Especial do Rio de Janeiro, Maria José Siqueira, que é natural de Brejão,
mas que tem Garanhuns no coração, já está na Cidade Maravilhosa e pronta para
duas novas maratonas na Marquês de Sapucaí. Neste ano, Maria José desfila em
duas agremiações: a Portela, nesse domingo, dia 23, e a Beija-Flor, na segunda,
dia 24.
Na Portela, a brejonense
desfilará na madrugada do domingo para a segunda, a partir das 3h30min. Ela
integra a ala “Águia na Folia” e sairá na Passarela do Samba logo atrás do
tradicional carro alegórico da Águia da Portela. A Portela será a última Escola
a desfilar neste domingo, dia 23, e deve entrar na Avenida por volta das 3h30min
da madrugada dessa segunda-feira, dia 24.

Já na noite dessa segunda, dia
24, Maria José volta a Sapucaí para desfilar pela Beija-Flor de Nilópolis. Ela
deve aparecer na telinha da Rede Globo – que transmite os desfiles – a partir
das 2h20min da madrugada de segunda para terça de Carnaval. A garanhuense
de coração vai desfilar com a fantasia “Eldorado- caminhos no topo do novo
Mundo” e cantará o samba-enredo “Se Essa Rua Fosse Minha”. “Esse será o meu 16º
ano da Sapucaí. Mas me emociono a cada novo desfile”, pontuou Maria José
Siqueira.


E a quebra de contrato entre o
Trio Pop Star e os organizadores do Desfile das Virgens inviabilizou que a
animação do tradicional bloco percorresse as ruas de Garanhuns com destino a
Praça Mestre Dominguinhos na noite dessa sexta-feira, dia 21.
É que o Trio Pop Star não
compareceu ao evento e a organização, que conta com o apoio do Governo
Municipal de Garanhuns, teve que correr contra o tempo para viabilizar a
montagem de estrutura de palco e som para que o Evento pudesse acontecer no
local da concentração, a Avenida Rui Barbosa, nas imediações da Americanas.

“Mesmo sem o Trio, pudemos
fazer uma linda festa no Palco. Carla Marques fez um belo show, todo mundo se divertiu,
com paz, alegria e saiu satisfeito. Lamentamos o ocorrido, mas infelizmente
depois que fomos informados de que o Trio não conseguiria chegar a tempo a
Garanhuns, buscamos o apoio da Prefeitura e reprogramamos a estrutura. Ao invés
do Trio, fizemos toda a programação no Palco e foi tudo muito lindo”, registra
Geraldo Simiano, um dos organizadores do Desfile das Virgens. O Evento contou
com a participação de milhares de foliões. A Polícia Militar; a Guarda
Municipal e seguranças providos garantiram a segurança da realização.


Pelo quarto ano consecutivo o
Bloco Beiju anima o Carnaval de São João. Lançado em 2013 para homenagear o
Prefeito Genaldi Zumba, a troça cresceu e já é considerada uma
das principais do Carnaval daquele Município, que é considerado o principal
reduto carnavalesco do Agreste Meridional.
O Beiju, cujo nome faz alusão a mandioca cultivada no Município, ganhará as ruas de São
João nesse domingo, dia 23. A concentração acontece a partir das 10h, as
margens do Açude Municipal. “Depois de um café da manhã reforçado que será
servido no local ao som de Vânio Bahia e do Trio Elétrico Paredão Prime, vamos sair
as 13h ao som da Banda Trio da Huanna pelas ruas de São João, inclusive com distribuição
de bebidas durante o percurso”, registra Marcos Bonieck, um dos organizadores
do Bloco.


CARNAVAL DE SÃO JOÃO Com
uma programação marcada por shows e o desfile de diversos blocos e troças, o
carnaval de São João se consolida, a cada ano, como o principal festejo no
Agreste Meridional. 

Neste ano, a animação que começou ontem, dia 21, seguirá
até a Quarta-feira de Cinzas. Destaque para as apresentações de Priscila Senna
(a Musa); Forrozão Mar&Sol e as Bandas Arreio de Ouro e A Favorita, além
dos blocos do Zé Pereira; das Virgens; Beiju e o Bacalhau do Mama entre outros.
A Prefeitura de São João é a realizadora do Evento.
Clique AQUI e confira a
Programação Completa.





Clique na Imagem para Ampliar. 

Circula nas Redes Sociais a
imagem de uma Viatura da AMSTT transportando um adolescente com legendas que sinalizam que o Veículo estaria sendo usado indevidamente, realizando o serviço de Transporte Escolar. A
imagem logo viralizou na Internet e uma série de críticas foram disparadas
contra o Órgão que organiza e fiscaliza o Trânsito na Cidade, bem como aos
Guardas Municipais.


Em resposta, a AMSTT lançou
uma Nota Oficial e vem divulgando vídeos e áudios para esclarecer o fato. “A
AMSTT deixa claro que no momento da foto, o Guarda estava em exercício,
atendendo e prestando auxílio ao jovem, que momentos antes, havia sido
assaltado na avenida Simôa Gomes. O adolescente procurou os Guardas de Trânsito
e relatou o fato, explicando que um homem havia levado seu celular. Em seguida,
o Guarda transportou o adolescente na viatura para que tentassem localizar o
assaltante nas imediações da Avenida. Durante o percurso, foi avistada uma
viatura da Polícia Militar, que deu o apoio ao Adolescente”, registrou a Autarquia
Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, em trecho da Nota. Ainda
segundo a AMSTT, o menor optou por não registrar o Boletim de Ocorrência, então
o Guarda Municipal o deixou em sua residência.

Além dos esclarecimentos da
AMSTT, a Prefeitura também se pronunciou sobre a veiculação de informações sem
a devida apuração dos fatos. “A Prefeitura de Garanhuns pede, encarecidamente,
que os fatos sejam apurados antes de serem expostos em redes sociais. A
publicação de inverdades, por motivos unicamente políticos-partidários, pode
prejudicar não apenas o trabalho do servidor público em questão, que estava
cumprindo com o seu dever, mas também a imagem da Autarquia, que é reconhecida
por sua seriedade e compromisso junto à população de Garanhuns”, finalizou a
Municipalidade.

CLIQUE EM PLAYER PARA
CONFERIR O VÍDEO GRAVADO PELA AMSTT PARA ESCLARECER OS FATOS:

OUÇA OS ESCLARECIMENTOS DO GUARDA MUNICIPAL SOBRE A OCORRÊNCIA:




  
Um Motorista morreu após a Colisão do Caminhão que dirigia
e uma Carreta na manhã desta sexta-feira, dia 21, na BR-423, mais precisamente nas
proximidades da CEAGA, aqui em Garanhuns.

 
Após a colisão, Fabrício Gomes da Silva, de 30 anos, ficou
preso nas ferragens e faleceu no local. Com o acidente, o trânsito no local
ficou lento, sendo monitorado pela Polícia Rodoviária Federal.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para
retirar o corpo das ferragens; o local do acidente foi periciado pelo Instituto
de Criminalística e o Corpo encaminhado para o Instituto de Medicina Legal
(IML), em Caruaru.
(Com Informações e imagens do Portal Agreste Violento. CONFIRA)