Fernando Rodolfo está de volta à TV, e estreia, neste sábado, dia 29, o
programa ‘A Hora da Verdade com Fernando Rodolfo’, pela TV Nova Nordeste, canal 31.
da TV Jornal para disputar e e vencer as eleições para Deputado Federal em 2018, Rodolfo volta à
telinha com um formato diferenciado, unindo informação, entretenimento, humor,
solidariedade e prestação de serviços, além de uma turma que promete diversão e
muita alegria nas tardes de sábado.
nas comunidades, fatos policiais, prestação de serviços, apelos, apresentações
artísticas, quadros românticos, desafios, sapequices do boneco Espoleta e a
opinião firme de Fernando Rodolfo são alguns dos conteúdos apresentados no
programa semanal que tem uma hora de duração e é transmitido simultaneamente
pela televisão e pela página da Nova Nordeste no Facebook.
“Estou muito feliz,
pois, fazer televisão é fazer o que eu sempre fiz e amo fazer, é ser porta-voz
de uma sociedade que sofre com o descaso e abandono do poder público e cobrar
soluções que tragam, de fato, mudanças e melhorias para quem mais precisa”,
destacou Fernando, que vai se revezar entre as gravações do Programa e seus trabalhos legislativos na Câmara Federal, em Brasília.
Fernando Rodolfo” vai ao ar todos os sábados, a partir das 13h, com
apresentação de Fernando Rodolfo e sua turma (boneco Espoleta, segurança
Tampinha, repórter X e produtor Faz Tudo), além dos repórteres de rua Adielson
Galvão, Guilherme Andrade e Rinaldo Luiz. A produção de conteúdo é de Izaias
Néu e a direção geral de Augusto Netto.
instaurado para verificação da regularidade do cargo de Assessor Especial do Prefeito,
o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tomou conhecimento de que o referido
cargo criado por Lei Municipal de Garanhuns não tem as suas atribuições
definidas, de forma clara e objetiva, na normativa. Por isso, expediu
recomendação a Municipalidade, para que se
abstenha de nomear ocupante para qualquer cargo público cujas atribuições não
estejam descritas, bem como, de forma imediata, exonerar os ocupantes dos
cargos na suposta situação irregular identificada.
como desdobramento de notícia anônima sobre determinada ocupante de cargo, que
supostamente não trabalharia, tramitando na 2ª Promotoria de Justiça de Defesa
da Cidadania de Garanhuns, na curadoria de Patrimônio Público, foi apurada a
existência de dez cargos de assessor especial do Prefeito, criados pela Lei
Municipal n° 4.547/2019, estando seis ocupados até 27 de agosto de 2019, com
vencimentos no valor de R$ 5.100,00 (descrito na Lei Municipal n° 4.401/2017),
sendo certificado que suas funções são de ‘articulação política’, sem, todavia,
estarem definidas legalmente as atribuições do cargo.
de Cidadania de Garanhuns, Domingos Sávio Agra, há a necessidade da
transparência, clareza e objetividade das informações que definam as
atribuições dos cargos criados por lei. A não definição das atribuições em lei
vai de encontro ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no acórdão
proferido, com repercussão geral, no Recurso Extraordinário 1.041/210-SP
(publicado em 25/05/2019), que estabelece quatro requisitos, entres eles: as
atribuições dos cargos em comissão devem estar descritas, de forma clara e
objetiva, na própria lei que instituir.
adoção das medidas administrativas necessárias para a restituição ao erário dos
valores pagos em razão da ocupação dos cargos, considerando que se trata de
exercício manifestamente ilegal de cargo público. O prefeito e o município de
Garanhuns têm o prazo de 10 dias úteis para informar ao MPPE sobre o acatamento
ou não, de forma fundamentada, a partir da ciência da presente recomendação,
que foi publicada na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta
sexta-feira, dia 28.
resposta as informações sobre a recomendação, a Procuradoria Municipal emitiu
uma dura Nota Oficial, em que revela que o Ministério Público criou, recentemente,
de 300 (trezentos) cargos em sua estrutura e que a recomendação tem o objetivo
de “atingir a Gestão pessoalmente”. Confira a Nota na Integra:
Garanhuns, por meio de sua Procuradoria, recebe com o maior respeito a
recomendação expedida pelo MPPE, através da 2ª Promotoria de Defesa da
Cidadania, a qual recomenda a exoneração de cargos comissionados de Assessores
Especiais do Prefeito.
Em primeiro lugar, emboraainda não oficializado ao Município, a referida recomendação vai de encontro ao
recentíssimo entendimento do Ministério Público do Estado de Pernambuco, o qual
após remeter projeto de Lei à Assembleia do Estado de Pernambuco, criou mais de
300 (trezentos) cargos comissionados, cujo parecer favorável da própria
instituição falou da necessidade de nomeação destes cargos para os cargos que
assim a Constituição Federal permite.
Público a criação de 300 (trezentos) cargos em sua estrutura e não permitiria a
criação de 11 (onze) cargos na Administração Municipal, e desta feita, tal
entendimento preconiza uma grave interferência no Poder Executivo, ao passo que
já condena quem recebeu de forma legal os seus vencimentos, sob o prisma único
de coação e ameaça de propositura de ACP, e submete o seu ponto de vista, a
qual estamos procurando o mesmo entendimento contra a Lei caseira do Órgão o
qual faz parte, ou somente, como defensor da ordem legal e jurídica se
manifestará contra a norma municipal, ao passo que engessa a administração
municipal com recomendações e proposituras de ações inócuas para atingir a Gestão
pessoalmente, quando os atos de nomeação
estão albergadas pela Constituição Federal. É de bom alvitre que se esclareça
que os cargos de assessores especiais não atingem nem 1% (um por cento) dos
quadros existentes no arcabouço administrativo, e atendem as determinações de
chefia, assessoria e direção previstas no Artigo 37 da CF de 1988.
momento a Lei que criou estes cargos fala de atribuições unicamente políticas,
ao contrário, questionou o Douto representante ministerial, quais as
atribuições destes cargos comissionados? Pelo qual, obteve a resposta que além
da Assessoria Especial do Prefeito, que engloba também questões políticas,
fazendo “pontes” entre a sociedade civil e o Poder Executivo, relações entre
outros órgãos e demais funções delegadas, como organizações de audiências,
transmissão de ordens e outras ordens do chefe do Executivo Municipal.
inconstitucionalidade e ilegalidade foi declarada pelo TJPE, ou quiçá pelo
judiciário local em controle concentrado ou difuso, de modo que, o entendimento
do representante ministerial vai de encontro a Recente Lei criada e
manifestações do seu conselho superior e do próprio MPPE”. (Com informações do Site Oficial do MPPE e da Prefeitura de Garanhuns)
inscrições do concurso público para a Escola de Sargentos Armados (ESA), que
oferta 1.100 vagas. As inscrições vão até o dia 18 de março e custam R$ 95.
Elas deverão ser realizadas no site oficial do Exército.
A prova objetiva vai ser realizada no dia 12 de julho. O salário é de R$
3.825,00.
Para se inscrever no concurso
é necessário: Ser brasileiro nato; Ter concluído o ensino médio; Ter, no
mínimo, 17 anos e, no máximo, 24 (Candidatos às áreas de “Saúde” e
“Música”, é necessário ter idade máxima de 26 anos); Estar em dia com
suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral; Se do sexo
masculino, é necessário ter, no mínimo 1,60 m de altura (Limitação não se
aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam altura mínima de 1,57
m). Confira a distribuição das vagas clicando AQUI.
A primeira fase do concurso de
admissão consiste em cinco etapas. São elas: exame intelectual, valoração dos
títulos, exame de habilitação musical, inspeção de saúde e exame de aptidão
física preliminar. Já a segunda fase tem revisão médica, exame de aptidão
física definitivo, comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e
aprovação através da heteroidentificação. (Com informações do JC Online.
CONFIRA)
VAGAS:
destinadas ao público masculino, sendo 720 para ampla concorrência e 180 delas
para cota de negros; 100 vagas estão sendo ofertadas às mulheres, sendo 80
delas em ampla concorrência e 20 dedicadas às cotas de negros.
distribuídas pela categoria
concorrer à área “música” poderão escolher até dois naipes dos
instrumentos para os quais ele quer que seja submetido à prova prática de
habilitação musical.
Pernambuco (IFPE), por meio do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras do Campus Garanhuns
(CELLE), ofertará os cursos de Introdução ao Estudo da Língua
Espanhola e Prácticas de Lectura y Escritura en Español. Os cursos
são gratuitos e abertos ao público em geral.
realizadas no período de 28 de fevereiro a 4 de março no Sisdiex ou clicando AQUI. Já a confirmação da inscrição deve
ser realizada na Divisão de Extensão do Campus (DIEX), nos dias 5, 6
e 9 de março, mediante apresentação dos documentos exigidos para cada curso e
um produto de higiene pessoal.
exigida idade mínima de 14 anos e Ensino Fundamental II Completo.
Especificamente para o curso Prácticas de Lectura y Escritura
en Español, o candidato deve comprovar formação em língua
espanhola de no mínimo 30 horas, apresentando no ato da confirmação de
inscrição um documento oficial (certificado ou declaração). Os cursos
terão carga horária de 8 horas. Para cada turma serão ofertadas 20 vagas. Aulas
terão início no dia 11 de março. Para se inscrever, clique AQUI.
município distante 252km de Garanhuns, divulgou edital de Concurso Público com o
objetivo de preencher de 352 vagas em funções de níveis fundamental, médio,
técnico e superior. As oportunidades são para diversos cargos (clique AQUI para
conferir).
1.045 a R$ 7.500 para regimes de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Também há regimes
constituídos mensalmente. As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia
31 de março deste ano, por meio do site da ADM&TEC. A taxa de participação varia entre R$ 80 e
R$ 120.
serem aplicadas no dia 19 de abril, porém para alguns cargos também está
previsto prova de títulos, curso de formação e teste de aptidão física. Clique
AQUI para conferir mais informações no Edital do Certame.
(46); Vigia (29); Cozinheiro (2); Motorista – Categoria “A/B” (14);
Motorista – Categoria “D/E” (11); Merendeiro (11); Gari (15);
Servente (3); Auxiliar de Eletricista (2); Coveiro (2); Auxiliar de Mecânico
Automotivo (1); Auxiliar de Mecânico Eletricista (1); Operador de Máquinas (5);
Auxiliar Administrativo (19); Agente de Endemias (13); Auxiliar de Farmácia
(1); Recepcionista (17); Auxiliar de Saúde Bucal (3); Condutor /Socorrista (8);
Professor de Ens. Fundamental I – Educação Infantil (8); Professor de Ens.
Fundamental – 1º Ao 5º Ano (15); Agente de Monitoramento (6); Guarda Municipal
(15); Guarda Patrimonial (10); Encanador (1); Encanador de Rede de Esgoto (1);
Fiscal de Vigilância Agropecuária (1); Fiscal Ambiental (1); Técnico Em
Informática (2); Mecânico Eletricista (1); Mecânico Automotivo (1); Eletricista
(Predial E Industrial) (2); Fiscal de Obra (1); Supervisor de Instalações
Elétricas E Manutenção (1); Técnico Em Segurança Do Trabalho (1); Técnico de
Enfermagem (20); Técnico Ambiental (1); Técnico Agropecuário (1); Psicólogo
(4); Nutricionista (1); Terapeuta Ocupacional (1); Fisioterapeuta (2);
Enfermeiro Plantonista (6); Enfermeiro Analista Em Saúde (4); Médico
Plantonista (7); Enfermeiro – Usf (6); Professor Intérprete – Libras/Letras
(1); Engenheiro Ambiental (1); Contador (1); Assistente Social (3);Engenheiro
Civil (1) e Engenheiro Eletricista (1).
Ensino Fundamental II nas áreas de Educação Física (4); Geografia (2); História
(2); Língua Inglesa (3); Língua Portuguesa (5); Matemática (3) e Biologia (2).
Barros, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos provocados por arma de fogo
ontem, dia 25, e faleceu na tarde de hoje, dia 26, no Hospital Regional Dom
Moura, para onde foi socorrido após a tentativa de homicídio.
de arma de fogo na noite dessa terça-feira, na rua dos Palmares, no Jardim Petrópolis.
Alexandre foi surpreendido por um suspeito não identificado que deu dois tiros
atingindo-o na cabeça e ombro. O corpo foi encaminhado para o Instituto de
Medicina Legal (IML), em Caruaru. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.
Já Paulo César de Oliveira Melo, de 21 anos, foi encontrado sem vida na manhã
desta quarta-feira, dia 26, em uma construção abandonada num terreno baldio no
bairro Jardim Petrópolis, aqui em Garanhuns.
foi acionada por populares e ao chegar no local constatou que se tratava de um
óbito, porém não havia nenhuma marca de lesão provocada por disparos ou objetos
perfurocortantes. Uma equipe da Polícia Civil foi acionada, o Instituto
Criminalística (IC) esteve no local e após perícia encaminhou o corpo do Jovem ao
IML, em Caruaru. (Com informações e imagens do Portal Agreste Violento.
CONFIRA)
marcado pela sinalização de diversas possíveis candidaturas, e aqui em
Garanhuns não é diferente. A cada dia, novos nomes são especulados, e a bola da
vez é o empresário Jorge Branco, de 43 anos.
em Garanhuns, onde já exerceu o cargo de Secretário Municipal de Turismo num
dos governos de Silvino Duarte e já tendo disputado a Eleição Municipal de
2004, na condição de Vice-prefeito na chapa encabeçada por Givaldo Calado, Jorginho,
como também é conhecido na Cidade, integra uma família tradicional em Garanhuns.
Ele é filho do ex-Vice-Prefeito de Garanhuns e ex-deputado Estadual e Federal, José
Tinoco, e de dona Fernanda Branco de Albuquerque, que administra o Hospital Perpétuo
Socorro, entre outros empreendimentos na Cidade. Jorge é casado com a deputada
Estadual Priscila Krause (DEM), que obteve cerca de 2 mil votos nas eleições de
2018, aqui em Garanhuns.
a possível candidatura de Jorge Branco a Prefeito de Garanhuns vem sendo cogitada
por membros da Aliança Democrática por Garanhuns. O Grupo é
defensor da criação do Aliança pelo Brasil,
partido que o presidente Jair Bolsonaro deverá
registrar, a partir de assinaturas
físicas de apoiadores, junto a Justiça Eleitoral nos próximas dias, a
tempo de participar das eleições municipais de outubro. É importante
terceira via tão esperada para Garanhuns mudar de verdade e sair dessa política
ultrapassada”, pontuou o empresário Reinaldo
de Barros, em comentário a postagem da Aliança
Democrática por Garanhuns, no facebook. “Melhor opção para livrar Garanhuns da
mesmice, do achismo e do oportunismo”, pontuou o também empresário Fernando Luna. Já o militar Antônio
Souza considera Jorginho um “ótimo nome. Não se
deve votar em candidato de Paulo Imposto”, observou. A Pré-candidatura de Jorge
Branco também foi defendida pelos médicos Genaro
Braga e Eduardo Miranda, além do radialista Pereira
Filho, da 87 FM, em comentários postados no
facebook. Vale registrar que Jorge Branco ainda não se posicionou sobre a possível
candidatura a Prefeitura de Garanhuns.
disputa pela Prefeitura de Garanhuns conta com as pré-candidaturas do
Vice-prefeito Haroldo (PTB), que contará com o apoio do Prefeito Izaías Régis
(PTB); do deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), cuja futura candidatura terá
o reforço do Governador Paulo Câmara (PSB); do vereador Zaqueu Lins (PRB); dos
médicos Pedro Veloso (PT) e Silvino Duarte (PL); além do empresário Givaldo
Calado (Avante) e do engenheiro Paulo Camelo (PCB), entre outros.
entrada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no
bairro de Santo Amaro, em Recife, com sintomas semelhantes aos da doença
provocada pelo novo Coronavírus. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a
equipe médica do hospital concederam, na noite dessa terça-feira, dia 25, entrevista
coletiva sobre o caso suspeito no Estado.
que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, após conexão de voo que
saiu da Itália. Ela passou férias no Norte do país europeu e, ao chegar à
capital pernambucana, foi encaminhada ao Huoc com sintomas similares aos da
doença provocada pelo coronavírus.
quadro de febre, dor de garganta e cansaço. “É importante dizer à
população que o plano de contigência montado pelo estado de Pernambuco
funcionou tanto por parte do acionamento da Anvisa quanto ao suporte do Samu
como também em relação à referência do Oswaldo Cruz”, afirmou. “Ela
está fazendo os exames necessários”, completou.
Recife/Guararapes-Gilberto Freyre aconteceu sem intercorrências. Os demais
passageiros e tripulantes do voo 6954 foram avaliados e liberados pela Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aeronave onde a pernambucana
estava foi submetida a um procedimento de limpeza com agentes bactericidas e
liberada para outras programações. (Com informações do Diário de Pernambuco.
CONFIRA)
41 casos de pessoas que alegam terem
sido furadas por agulhas durante o Carnaval em Olinda, no
Recife e no município de Orobó, no Agreste pernambucano, foram notificados. A
informação é do novo boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Das vítimas, a maior parte, 25, são mulheres.
triagem no Hospital Correia Picanço, referência estadual em doenças
infecto-contagiosas, 33 realizaram a profilaxia pós-exposição (PeP) para
prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções. Os demais, de acordo com
a SES, ou se recusaram a fazer o teste rápido (pré-requisito para o uso da
medicação), e, consequentemente, o tratamento, ou já tinham passado da janela
de 72 horas preconizadas para início do tratamento.
avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do
tratamento. Além disso, as vítimas foram orientadas a procurar as autoridades
policiais para registrar Boletim de Ocorrência.
ainda de acordo com a SES, cerca de 300 pessoas deram entrada no Hospital
Correia Picanço alegando terem sido furadas por seringas durante os festejos de
Momo. Não houve casos positivos relacionados a este evento, afirma a
Secretaria.
Polícia Civil de Pernambuco informou que recebeu 25 denúncias de pessoas que
relataram terem sido picadas ou sentido alguma pontada causada por
objeto perfurocortante. Dez denúncias ocorreram no sábado, dia 22, e
15 foram feitas no domingo, dia 23. “A PCPE instaurou inquérito e
está apurando os fatos”, diz a nota, que também afirma não existir motivo
para pânico. (Com informações do JC Online. CONFIRA)
Marquês de Sapucaí na madrugada de hoje, dia 24, mas já se prepara para a
segunda etapa dessa verdadeira Maratona da Alegria que os Desfiles das Escolas
de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro representam. Trata-se de Maria
José Siqueira, que já é famosa por suas viagens ao redor do Mundo.
de hoje (dia 24) após uma noite inesquecível na passarela do Samba. Desfilamos
na Portela, na ala ‘Águia na Folia’, logo após do tradicional carro alegórico
da Águia da Portela. Foi emocionante”, descreveu Maria José, que esteve ao lado
dos garanhuenses Ana Onofra e Berivaldo Araújo.
primeiras horas desta segunda-feira, Maria José vai voltar a Sapucaí na
madrugada dessa segunda para terça. Ela vai desfilar pela Beija-Flor de
Nilópolis a partir das 2h20min da madrugada. “Vou desfilar com a fantasia
‘Eldorado- caminhos no topo do novo Mundo’ e vamos cantar o samba-enredo ‘Se
Essa Rua Fosse Minha’. Tenho certeza que a emoção vai tomar conta, pois sinto
cada novo desfile como se fosse o primeiro”, pontuou Maria José Siqueira.
obrigado Maria José por representar a nossa Cidade. Garanhuns do Viva
Dominguinhos e da Magia do Natal”. Com essa publicação na rede social
facebook, o Prefeito Izaías Régis (PTB) – que está em viagem de férias pela Europa
– reconheceu as homenagens prestadas por Maria José Siqueira, que por mais um
ano, estampou o nome de Garanhuns na Marquês de Sapucaí, a Passarela
do Samba no Carnaval do Rio de Janeiro.






























































