BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Garanhuns
vive a expectativa pelo anúncio da programação do 29º Festival de Inverno e
contou ontem, dia 21, com a apresentação dos principais nomes que integrarão a
grade artística da Magia do Natal. Mas outro grande evento da Cidade também tomar
as atenções nos próximos dias. Trata-se do Viva Dominguinhos.

É
que após aprovação da Câmara de Vereadores e a sansão por parte do Prefeito
Izaías Régis (PTB), o Festival Viva Dominguinhos, criado em 2014, foi declarado
como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Garanhuns. A Lei Nº
4548/2019, publicada no Diário Oficial dos Municípios de ontem, dia 21,
oficializa a Ação e pontua que o Evento seja “realizado sempre nos meses de
abril de cada ano”. “Entende-se por Patrimônio Cultural Imaterial do Festival
Viva Dominguinhos todos os bens e práticas e domínios da vida social, tais
como: formas de expressão cênicas, shows, palestras e eventos congêneres da
cultura Nordestina no tocante ao Forró”, registra trecho da Lei.
Consolidado
como a abertura dos festejos juninos no Nordeste e trazendo cada vez mais
turistas para Garanhuns, o Festival Viva Dominguinhos chegou a sua sexta edição
neste ano, celebrando, com atrações de alto nível, a memória do garanhuense
José Domingos de Moraes, o Mestre Dominguinhos. Após a declaração contida em
Lei, a expectativa agora é que o Evento deixe de ser uma promoção do Governo
Izaías Régis, que o criou em 2014, e passe a ser uma realização Municipal,
tendo sequência nas gestões que sucederem o atual Governo Municipal.
POLÊMICA A VISTA – Mas a Lei que torna
o Viva Dominguinhos como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Garanhuns
não deve só render elogios a Câmara e a Prefeitura. É que a família de
Dominguinhos, falecido em 2013, busca cobrar os direitos autorais pelo uso do
nome e da imagem do Mestre da Sanfona no Evento. O Prefeito Izaías Régis
cogitou até alterar o nome do Evento para ‘Viva Garanhuns’, caso a cobrança
persistisse, todavia, a festividade seguiria com o mesmo formato e estilo do
Festival atual. A expectativa agora fica por conta da reação dos familiares do
homenageado.


 
O segmento cultural voltará a
contar com uma Secretaria de Cultura. É que a Lei nº 4547/2019, oficializou o
desmembramento das pastas Turismo e Cultura, reinserindo a Cultura de maneira
independente da Secretaria de Turismo. Após aprovada pela Câmara de Vereadores
e sancionada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), a Lei foi publicada no Diário
Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco dessa sexta-feira, dia 21.
“Chegamos a unificar Turismo e
Cultura num determinado período para otimizar o trabalho, mas notamos que com a
dimensão dos nossos eventos, que crescem a cada ano, e para promover uma maior
política cultural e estimular o potencial artístico-cultural que Garanhuns tem,
existe essa necessidade de desmembramento”, registrou Izaías Régis ao comentar
o assunto. Ainda de acordo com a Prefeitura, com o desmembramento, não haverá
nenhum ônus a mais para o Município, apenas um redirecionamento entre os cargos
da própria Cultura, que voltam a sua origem, deixando de integrar a Secretaria
de Turismo.


Com a mudança, o Turismo
seguirá com a secretária Neile Barros à frente. Já a Cultura passará a ser
gerenciada por Rayssa Godoy, cujo perfil será apresentado logo após os festejos
juninos.


 

O Condutor de um veículo Polo,
cor prata, de placas JMS-8774, de identidade não registrada, atropelou e matou
um adolescente de 14 anos na noite dessa quinta-feira, dia 20, no Povoado Bela
Vista, na entrada da cidade de Iati.
Um grupo de pessoas estava
participando de um ensaio de uma quadrilha junina, quando o Veículo invadiu o
evento e atropelou dois adolescentes. Edinaldo Paulino da Silva, de 14 anos,
teve o Corpo arrastado por cerca de 50 metros e morreu no local. Outro adolescente
de 13 anos, de identidade não registrada, também foi atingido. Ele sofreu
ferimentos em várias partes do corpo e foi socorrido para o Hospital Regional
Dom Moura.
Após o acidente, o Carro foi
interceptado e incendiado por um grupo de populares. O Motorista conseguiu fugir entrando no mato, porém o passageiro do
Polo, Wilson Alves Cardoso, de 56 anos, foi espancado pelos populares. Ele também
foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura. Após a perícia realiza pelo
Instituto de Criminalística (IC), o corpo do adolescente foi encaminhado para o
Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
(Com informações do Portal Agreste Violento. CONFIRA)


A Prefeitura de Garanhuns divulgou nesta sexta-feira, dia 21, as
principais atrações da programação do “A Magia do Natal 2019”, que
irá acontecer entre 8 de novembro e 31 de dezembro, com mais de 130 artistas se
apresentando em mais de 10 polos, distribuídos entre o centro da cidade,
bairros, distritos rurais e comunidade quilombola.

Entre os nomes confirmados, estão: Adilson Ramos, Os Incríveis, Elymar
Santos, Gilbertto e Banda, The Fevers, Orquestra Super Oara, José Augusto,
Marina Elali e Maestro Eduardo Lages e Altemar Dutra Júnior. Para saber mais sobre a programação, clique
AQUI.

A decoração também é uma das
partes mais especiais da Magia do Natal, com peças produzidas por artesãos
locais e muitas lâmpadas espalhadas pela cidade, que fica ainda mais linda e
com um brilho especial. Os principais pontos de Garanhuns, como o pórtico de
entrada, o Relógio das Flores; a Praça Souto Filho, conhecida como Fonte
Luminosa; a Avenida Santo Antônio, principal via do Centro; e o Palácio Celso
Galvão, sede da Prefeitura, receberão ornamentações.


Os distritos também são
enfeitados especialmente para os festejos natalinos. Além da decoração e dos
shows, que atraem diversos turistas, o tradicional Desfile do Papai Noel dá um
brilho a mais para a festa. Aos sábados e domingos, crianças e adolescentes dos
Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) desfilam na Avenida Santo
Antônio e encantam a multidão que se reúne no Centro, a partir das 18h.

“A Magia do Natal é um evento
que já se consolidou no nosso calendário e com a antecipação na divulgação da
programação, alcançamos maior número de público. Hoje, é a festa que mais atrai
turistas para a nossa Cidade. A economia fica super aquecida, gerando
movimentação de diversos setores. Esse evento é feito para todos os
garanhuenses e para os turistas, que vêm dos maiores variados pontos do País”, registrou
o Prefeito Izaías Régis (PTB), durante o lançamento da programação.


FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS – Enquanto para muitos a
divulgação da programação oficial do evento ‘A Magia do Natal 2019’ acontece de
forma muito antecipada, outros criticam o fato de que, faltando menos de trinta
dias para o inicio do Festival de Inverno de Garanhuns, não haja qualquer
sinalização quanto a data de divulgação da programação oficial do Evento por parte da Fundarpe.



Clique em Player e confira a cobertura do Evento de lançamento da programação produzido pela Secretaria de Comunicação Social: 






PROGRAMAÇÃO 
O Palco Prefeitura, localizado na avenida Santo Antônio, receberá as apresentações a partir da sexta-feira, 8 de novembro.
O cantor Adilson Ramos se apresenta no dia 23 de novembro e promete reunir um grande público em frente ao Palácio Celso Galvão.
A banda de rock Os Incríveis, criada na década de 70, se apresenta no sábado, 30 de novembro.
No dia 07 de dezembro, o cantor Elymar Santos traz repertório romântico para o público.
Gilbertto e Banda e The Fevers se apresentam no dia 14 de dezembro.
No dia 21 de dezembro, a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, conhecida como Super OARA, promete uma apresentação eclético, cheia de clássicos; data que também contará com o especial de Marina Elali e Eduardo Lages, maestro de Roberto Carlos, trazendo um show de homenagem ao Rei.
Altemar Dutra Júnior canta no Palco Prefeitura no dia 28 de dezembro.
A data de apresentação do cantor José Augusto será confirmada em breve.



 
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nessa
quinta-feira, dia 20, que, “se o povo quiser” e uma boa reforma
política não for feita no País, estaria disposto a tentar a reeleição. “Se
tiver uma boa reforma política, posso até jogar fora a ideia da reeleição. Mas
se não tiver uma boa reforma política, e o povo quiser, estamos aí para
continuar a nossa candidatura”, disse à imprensa após evento evangélico em
São Paulo.
Questionado, o Presidente
afirmou não ter lido a entrevista do general Santos Cruz, demitido por ele na
semana passada, à Revista Época, mas afirmou que o ex-ministro é “página
virada”. Instigado sobre o fato de Santos Cruz ter dito que o governo
“é um show de besteiras”, completou: “Ele ficou 6 meses no Governo
e nunca disse que tinha bobagem lá dentro”.
MORO – O presidente
voltou a defender o ministro Sergio Moro ao dizer que considera o ex-juiz um
“patrimônio nacional”. Bolsonaro ponderou que as conversas podem ter
sido alteradas, mas ressaltou não achar “nada de mais” que um Juiz converse
com ambas as partes. Diante da insistência dos repórteres sobre o assunto,
Bolsonaro se irritou e afirmou não responder por Moro. “A imprensa aqui é
o quê? Lula livre?”, questionou em tom alterado.
(Com informações do JC Online e
Estadão Conteúdo. CONFIRA)


 

O Campeonato Pernambucano da Série A2 nem começou, mas já está
movimentando o Estado. É que a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) informou
por meio de seu site que nove das 17 equipes inscritas não disputarão a Competição.
Isso porquê elas não atenderam a questões essenciais para mandar os jogos.
Cabense, Barreiros, Atlético Pernambucano, Ferroviário do Cabo,
Pesqueira, Serrano, Sete Setembro, Ypiranga e Timbaúba foram as equipes
inabilitadas para a competição. A maioria dos elencos já estavam sendo
formados. A equipe de Serra Talhada, por exemplo, tinha fechado as contratações
dos ídolos do Santa Cruz: Flávio Caça Rato e Renatinho. Já o Sete de Setembro
havia anunciado a chegada do experiente treinador Neco (imagem ao lado), além de alguns atletas.
Esse será o segundo ano consecutivo, que o Alviverde ficará de fora do Campeonato.


O presidente da FPF, Evandro Carvalho, garantiu que a medida é
irrevogável. “As nove equipes que ficaram de fora não foram excluídas por nós.
Elas simplesmente não cumpriram com o edital e não foram habilitadas para a Competição.
Com isso, a Série A2 terá oito equipes e hoje teremos uma reunião para decidir
o formato da Competição. Até a próxima semana tudo estará resolvido”, disse
Carvalho. A Diretoria do Sete de Setembro ainda não se pronunciou oficialmente sobre a exclusão do Clube do 
Campeonato Pernambucano da Série A2. (Com informações da Folha de
Pernambuco. CONFIRA)


A Fundação de Atendimento
Socioeducativo (Funase) informou, através de Nota, que por volta das 23h dessa quarta-feira,
dia 19, um adolescente de 16 anos, que estava internado no Case/Cenip Garanhuns
faleceu, ao dar entrada no Hospital Regional Dom Moura, após ter passado mal no
alojamento da Unidade e de ter recebido os primeiros socorros.
“No momento em que o
socioeducando apresentou o problema de saúde, o clima no local era de
tranquilidade, sem qualquer registro de conflito. Os próprios colegas de
alojamento, juntamente com agentes socioeducativos, ampararam a Vítima.
Preliminarmente, não foram encontrados sinais de violência no corpo do interno.
A causa da morte será esclarecida pelas autoridades competentes”, registra a
Nota distribuída a Imprensa pela Funase, que ainda registrou o fato de o socioeducando
ter o óbito confirmado antes que pudesse receber atendimento no Dom Moura.
“A Funase lamenta o ocorrido, está prestando assistência aos familiares
do adolescente e já cuida dos procedimentos necessários para o sepultamento”,
pontuou a Instituição. O óbito foi registrado em boletim de ocorrência junto à
Polícia Civil. O caso também está sendo apurado internamente pela Corregedoria;
pela Gerência de Segurança e pela Coordenadoria de Inteligência da Funase.


 
Os deputados federais Sílvio
Costa Filho (PRB) e Fernando Rodolfo (PL) vão destinar, juntos, R$ 6,5 milhões
de reais para realização de ações em Garanhuns. Enquanto Rodolfo se comprometeu em viabilizar
R$ 5 milhões em emendas; Costa Filho destinará R$ 1,5 milhões.

“Estive na Câmara dos Deputados visitando diversos
parlamentares, entre eles, o deputado federal Fernando Rodolfo, que se
comprometeu em destinar uma emenda para o Município de Garanhuns no valor de 5
milhões de reais para infraestrutura urbana”, registrou o Prefeito Izaías Régis
(PTB), em seu perfil no facebook.

Já os valores a serem destinados
por Sílvio Costa serão voltados para o custeio da Saúde Municipal; aquisição de
duas viaturas para a
Guarda Municipal e de um trator para a Secretaria de Desenvolvimento Rural e
Meio Ambiente.
“Quero me colocar à disposição do Prefeito Izaías Régis e
da população da cidade para continuar trabalhando por Garanhuns e por todo o
Agreste Meridional”, destacou Sílvio Costa Filho.


A identificação de 636 construções interrompidas de Unidades de Pronto
Atendimento (UPAs) no País e o desmembramento da Secretaria de Atenção à Saúde
(SAS) para atender melhor os Municípios estão entre os principais avanços do
Ministério da Saúde nos últimos meses, segundo o ministro Luiz Henrique
Mandetta. Ele deu esclarecimentos à Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta
quarta-feira, dia 19, em atendimento à Lei Complementar 141, de 2012, que determina a
prestação de contas ao Congresso, pelo gestor público do Sistema Único de Saúde
(SUS), a cada quadrimestre.

Segundo o Ministro, a identificação das obras paradas foi possível
graças a uma parceria firmada com o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele
informou que, após o mapeamento, os Governos Municipais foram autorizados pelo
Executivo a modificar a finalidade desses prédios, desde que a destinação
continue sendo para a área da saúde, com ações em benefício da mulher, por
exemplo. Mandetta garantiu que todos os repasses de verbas federais para a
finalização desses empreendimentos estão em dia. “Pela primeira vez, nós
conseguimos costurar, junto ao TCU, uma portaria que deu aos prefeitos dessas
cidades que têm obras inacabadas a possibilidade de mudar o objeto ao qual o
recurso tinha sido destinado”, salientou.


Aqui em Garanhuns, mais precisamente no bairro Francisco Figueira, a Cohab
2, as obras da UPA 24 horas,
orçadas em quase R$ 2 milhões de reais (R$ 1.940,702,91), também não chegaram a sua finalidade: atender, em média, 300 pacientes por dia, através
de área de acolhimento com classificação de risco; 11 leitos de enfermaria e
salas de raio-x e inalação coletiva. 


Apesar da sinalização do Ministro Mandetta ter sido divulgada apenas ontem, dia
19, a Prefeitura de Garanhuns,
com
a devida autorização do Governo Federal (Decreto nº 9.380, de maio de 2018),
vem trabalhando desde julho do ano passado
para readequar
o projeto. O
Espaço não mais será utilizado para funcionar como uma Unidade de Pronto
Atendimento, e sim um Centro de Especialidades Médicas, com consultas e exames
realizados por Médicos Especialistas.

“Aqui poderemos oferecer
muito mais serviços a população”, pontuou a secretária de Saúde, Nilva Mendes, em entrevista veículada na TV Asa Branca. “O prédio será concluído e nós vamos abrir ele com toda qualidade para
dignidade da população”, pontuou Mendes. A Secretária não estimou um prazo para
que o Centro esteja implantado.
(Com
informações e imagem da Agência Senado e imagens do Globo Play/ABTV 1ª Edição/TV Asa Branca/Afiliada Rede Globo.
CONFIRA)

Clique em player e confira reportagem exibida no Jornal Nacional, em agosto de
2017, registrando
a falta de recursos para conclusão de obras
e para o funcionamento de Unidades de Saúde:


O Procon-SP enviou nessa quarta-feira, dia 19, notificação à Gol Linhas Aéreas para que esclareça a venda de passagens
aéreas internacionais por R$ 3,90, sem taxas, na noite dessa terça-feira, dia
18, durante o jogo de Brasil e Venezuela pela Copa América. O site da Empresa
saiu do ar depois de a companhia aérea ter anunciado que venderia, em parceria
com a Brahma, passagens aéreas para Argentina, Bolívia, Chile, Equador,
Paraguai, Peru e Uruguai por R$ 3,90, sem as taxas de embarque (relembre clicando AQUI).
O Procon-SP quer esclarecimentos sobre onde foram disponibilizadas as
passagens e quais os termos e condições da referida promoção; quantas passagens
aéreas foram comercializadas nesta promoção; quais canais de venda foram
disponibilizados para acesso dos consumidores e em quanto tempo foram
comercializadas essas passagens. A Empresa também terá de enviar relação de
consumidores que conseguiram adquirir passagens durante a vigência da promoção
com indicação de destino, e-mail e telefone de contato.

 

Segundo o Procon, a notificação foi feita para resguardar os direitos
dos consumidores. A Gol terá 24 horas para apresentar resposta. A Gol informou,
em comunicado, que a promoção “GOL a preço de Brahma” teve alcance
recorde e as 140 passagens a preço especial foram vendidas em poucos minutos.
“Tivemos inúmeros acessos simultâneos, o que fez com que nosso site
sofresse instabilidade”. (Com
informações do JC Online/
Estadão
Conteúdo. CONFIRA