BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
A Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) anunciou nessa sexta-feira, dia 28, que as contas de luz vão
ter a bandeira amarela no mês de julho, com taxa extra de R$ 1,50 a cada 100
quilowatts-hora consumidos (kWh). Em junho, as tarifas estavam com a bandeira
verde, sem custo adicional para o consumidor.
“Julho é um mês típico da
estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado
Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da
média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais
reservatórios”, disse a Aneel. “Esse cenário requer o aumento da
geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e
dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com
o da bandeira amarela.”

ESCALA – No sistema de
bandeiras tarifárias, a bandeira verde não tem cobrança de taxa extra. Na
bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos. No
primeiro nível da bandeira vermelha, o adicional é de R$ 4,00 a cada 100 kWh. E
no segundo nível da bandeira vermelha, a cobrança é de R$ 6,00 a cada 100 kWh. O
sistema indica o custo da energia gerada para possibilitar o uso consciente de
energia.
(Com informações do Estadão Conteúdo. CONFIRA)


 
O desfecho positivo do caso
Magrão está nas mãos do Sport. Após a segunda audiência de conciliação,
realizada na tarde dessa sexta-feira, dia 28, na 10ª Vara do Trabalho do
Recife, o departamento jurídico rubro-negro deixou a sessão judicial ciente do
valor que o clube tinha de chegar para selar o acordo com o goleiro.
Diferente da quantia
apresentada na petição inicial do agora ex-camisa 1 do Leão, de R$
5.016.853,16, valor antecipado pela reportagem do Jornal do Commercio
,
as duas partes podem chegar a um entendimento por uma quantia bem abaixo. De
acordo com apuração do JC, o acordo entre Sport e Magrão gira em
torno de R$ 2,3 milhões a R$ 2,4 milhões. Com esse montante, pelo que foi
apurado, sendo pago em aproximadamente 40 parcelas (pouco mais de três anos).
Mas a diretoria rubro-negra querendo pagar R$ 300 mil a R$ 400 mil a
menos.

O que poderia ajudar o Sport a
pagar uma boa parte desse acordo seria a realização de um jogo de despedida
para Magrão – proposta feita pelo clube -, com toda renda da partida sendo
destinada para quitar a dívida do clube com o goleiro – a quantia que desse na
bilheteria iria abater do valor fixado no acordo. Entretanto, para que esse
jogo de despedida do camisa 1 possa acontecer, o Leão precisaria aceitar pagar
o que Magrão está exigindo. Ou seja, desembolsar cerca de R$ 300 mil a 400 mil
a mais. Algo que será discutido pela diretoria ao longo do final de semana
– já se reuniram na tarde desta sexta-feira (28), na sala da presidência.
POR QUE MAGRÃO ENTROU NA
JUSTIÇA? –
Muitos torcedores estão se questionando o porquê de Magrão ter
entrado na Justiça se já existia um acordo com o Sport de repactuação das
dívidas? O motivo é simples: na esfera judicial, se deixar de pagar uma das
parcelas firmadas em acordo, é obrigado a pagar uma multa pesada, que pode
chegar a 100%.

Pelo que a reportagem do JC conseguiu
apurar, o Sport não vinha honrando com alguns compromissos firmados na
repactuação da dívida com Magrão. Diante disso, essa foi a medida que o goleiro
encontrou de buscar os seus direitos e ter uma segurança de que, de fato, o que
foi acordado, será pago – sob risco de punição em caso de inadimplência.
(Com
informações do JC Online. CONFIRA)


 
Seja pelos mais diversos motivos, as obras inacabadas e
abandonadas se ampliam em todo o País. Em Caruaru, a construção do Complexo da
Polícia Científica, iniciada em 2011, se encontra abandonada desde de 2013. No
local, deveria  funcionar o Instituto de Criminalística, o Instituto
Médico Legal e o Instituto de Identificação Tavares Buril.

O investimento no projeto foi de quase R$ 5 milhões, o
prédio tem mato por toda parte e sinaliza para o esquecimento. Enquanto o
Complexo não fica pronto, o IML funciona atualmente em um prédio antigo e com
equipamentos sucateados, de acordo com o Sindicato dos Policiais Civis. Em
2016 os servidores paralisaram as atividades no local, após ser interditado
pela Polícia Civil com o desabamento de algumas telhas.  
Uma comitiva formada por deputados estaduais da bancada
de oposição, liderado pelo deputado Marco Aurélio (PRTB), visitaram o local no
último dia 10 de junho. Para o parlamentar, não tem justificativa para seis
anos de atraso. Os deputados Romero Sales Filho (PTB) e Priscila Krause (DEM)
integraram a Blitz da Oposição.
TRIBUNAL DE CONTAS – Recente
estudo do Tribunal de Contas do Estado
(TCE) divulgou que existiam 1.547 obras paralisadas em Pernambuco. Eles
contabilizaram apenas empreendimentos com obras em valores acima de R$ 20
milhões. Somente o Governo do Estado teria, segundo o TCE-PE, 245 obras
paralisadas.


Apesar de não apresentarem empreendimentos com obras em valores acima de
R$ 20 milhões, praticamente todas as cidades pernambucanas tem obras
inacabadas. Garanhuns, cidade polo do Agreste Meridional, também tem obras
paralisadas, a exemplo do Campo de Futebol do Parque Euclides Dourado.


O OUTRO LADO: Por
meio de nota, o Governo do Estado afirmou que tem feito todos os esforços para
concluir as obras em andamento, apesar da crise econômica nacional. O Executivo
estadual também informou que prestou todos os esclarecimentos ao TCE-PE. 
(Com
informações e imagem do Portal da Prefeitura. CONFIRA)


 

Visando preservar o dinheiro público,
sem comprometer a qualidade final das obras municipais, a Prefeitura de
Garanhuns solicitou e a Justiça acatou o pedido de bloqueio dos valores pagos à
GL Empreendimentos LTDA — ME, obrigando a empresa a, alternativamente, devolver
os valores repassados para obras de infraestrutura no Município ou refazimento
das mesmas — sendo elas obras de pavimentação asfáltica e paralela nas
localidades João da Mata, na Boa Vista, e Indiano, no bairro Severiano Moraes
Filho. A decisão foi expedida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública da
Comarca Garanhuns, Glacidelson Antônio. 


O Prefeito Izaías Régis (PTB) comentou a decisão e enfatiza que a medida é bem
recebida, visto que o Governo Municipal tentou, de várias formas, em contato
direto com a GL Empreendimentos, novas possibilidades de resolver os problemas
encontrados após a execução das obras nessas localidades. “Temos
responsabilidade com as nossas ações e acompanhamos de perto o desenrolar das
obras. Desde que identificamos o problema, buscamos solução, como não tivemos
retorno da Empresa, determinei que a Procuradoria acionasse judicialmente a
empresa para a reparação das vias ou a condenação de devolução dos recursos”, registrou
Izaías.

De acordo com a Procuradoria
Geral do Município, caso a empresa não Consiga ou apresente motivações para não
refazer as obras no João da Mata e no Indiano, a mesma terá que devolver à
Prefeitura o quantitativo equivalente a mais de R$ 2 milhões e 300 mil reais,
para que assim, a Gestão Municipal possa contratar uma nova Empresa para
refazer as obras detectadas com problemas.
(Com informações da SECOM/PMG)


A Polícia Federal deflagrou,
na manhã de hoje, dia 27, a segunda fase da Operação Insanidade, instaurada com
a finalidade de apurar ilegalidades na aquisição e distribuição de
medicamentos, principalmente os de uso controlado, pela Secretaria Municipal de
Saúde de Agrestina, entre os anos de 2018 e 2019.
Essa nova fase da Operação tem
como foco as empresas fornecedoras de medicamentos sediadas aqui em Garanhuns, que
teriam sido vencedoras de pregão eletrônico. A PF não divulgou o nome das Empresas
investigadas.
O objetivo segundo a Polícia
Federal foi cumprir 04 (quatro) mandados judiciais de busca e apreensão, a fim
de arrecadar documentos e informações, nas sedes das Empresas, que possam comprovar
a legalidade ou ilegalidade no processo de fornecimento de medicamentos
controlados. Eles também buscam informações acerca da regularidade no trânsito
dos produtos entre os fornecedores e a Prefeitura Municipal de Agrestina, município
distante cerca de 110km de Garanhuns. (Com informações da Assessoria de
Comunicação da Polícia Federal)



A atleta Karen Correia conquistou
quatro medalhas durante o Fortaleza Internacional Open Jiu-jitsu Champions, evento
promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ) e pela International
Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

Karen, que é faixa roxa e
integra a Academia Gladium Zenith, conquistou a medalha de Ouro na categoria Absoluto
NO-GI (sem kimono). Ele também trouxe na bagagem a medalha de Bronze, na
categoria no NO-GI; e as medalhas de Bronze e de Prata com kimono, na categoria
e absoluto, respectivamente. 

Karen Correia é treinada pelo professor Pedro
Henrique e recebe as orientações, em âmbito nacional, do mestre Rodrigo Cavaca.
O Fortaleza Internacional Open jiu-jitsu foi disputado entre os dias 22 e 23
deste mês no Ginásio Paulo Sarasate e reuniu os melhores atletas de Jiu-jitsu
do Brasil.

Além de estar acostumada com
os pódios, já tendo conquistado diversas medalhas, tanto no Jiu-jitsu, quanto
no Wrestling, Karen também brilha nas passarelas como Modelo e já representou Garanhuns
em vários concursos de beleza, com destaque para o Miss Garanhuns 2017; Miss
Beleza Regional 2018; Miss Pernambuco Internacional 2018 e o Miss Brasil 2018.


 
Um dos polos mais prestigiados do Festival de Inverno de
Garanhuns, a Catedral de Santo Antônio costuma receber concertos, recitais e
shows acústicos de grandes nomes. Neste ano, João Bosco será o responsável pelo
show de encerramento da programação, com uma apresentação baseada em seus
grandes clássicos. De acordo com sua assessoria, João se licenciou por alguns
dias e seu regresso aos palcos será justamente em Garanhuns, em grande estilo,
no dia 27 de julho.



A referência principal do espetáculo será o último álbum do cantor, “Mano
que zuera”, de 2017. O título faz referência a uma das faixas do disco,
composta juntamente com seu filho, Francisco Bosco. Além dela, João trará para
Garanhuns pérolas de seu repertório como “Jade”,
“Corsário”, “Papel Machê” e “O bêbado e a
equilibrista”, além de parcerias com Martinho da Vila (“Odilê,
Odilá”), Waly Salomão e Antônio Cícero (“Trem Bala”), Arnaldo
Antunes (“Ultralve”) e Aldir Blanc (“O ronco da cuíca”,
“Coisa Feita” e “Incompatibilidade de gênios”, entre
outras). “Fotografia”, de Tom Jobim, e “Lilia” e
“Clube da Esquina Número 2”, de Milton Nascimento, são outros
sucessos que constam na playlist do show. “São canções vigorosas de
grandes autores brasileiros que considero fonte limpa, onde você bebe, sacia
sua sede e nunca seca”, afirma João Bosco.

A programação musical do FIG ainda não está completamente definida. No último
dia 17, a Secretaria de Cultura de Pernambuco divulgou o resultado inicial das
atrações, com diversas propostas classificadas (que alcançaram mais de 20
pontos no processo seletivo). Nesta lista prévia, os primeiros colocados foram
a banda musical Saboeira; o cantor Claudionor Germano e o maestro Ademir
Araújo, que se apresenta junto com a Orquestra Popular do Recife (os três, como
patrimônios vivos de Pernambuco, tiveram pontuação diferenciada em relação aos
demais concorrentes). Entre os nomes que obtiveram boa pontuação (e que,
portanto, têm maior probabilidade de serem incluídos na grade final da
programação) estão: Elba Ramalho; Mundo Livre S/A; Odair José; Maciel Melo;
Ira!; Otto; Karina Buhr; Fafá de Belém; Devotos;  Chico César; Negra Li; Sandra de Sá; Genival
Lacerda e Barão Vermelho, entre outros.


Contudo, nenhum dos nomes que constam na lista de dezenove páginas está
automaticamente na grade do Festival, até mesmo por conta de dificuldades de
logística, de agenda e dos custos do cachê, entre outros critérios. Além disso,
conforme destacou o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico
de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, o edital prevê que 20% das
contratações podem ser feitas à escolha da Gestão. 


Diversas modalidades artísticas (artes visuais, audiovisual, circo, cultura
popular, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, música,
patrimônio e teatro) compõem o FIG, que já está em sua 29ª edição e, neste ano,
homenageia o cantor Jackson do Pandeiro, que, se vivo, estaria completando um
século de vida. A programação oficial do 29º Festival de Inverno de Garanhuns
será divulgada em coletiva de Imprensa na próxima quinta-feira, dia 4 de julho,
em Recife.

REUNIÕES FECHAM LOGÍSTICA – E o coordenador
executivo do 29º Festival de Inverno de Garanhuns, André Brasileiro, e a
secretária de Turismo de Garanhuns, Neile Barros, coordenaram uma reunião na
manhã de ontem, dia 26, para alinhar os últimos detalhes de organização do
evento, que acontece de 18 a 27 de julho. Na ocasião interna, foi apresentada a
formatação do evento e firmadas as definições de estrutura entre o Governo do
Estado e a Prefeitura de Garanhuns para funcionamento dos polos, que neste ano
totalizam 20, às demais secretarias municipais que se envolvem na formatação do
evento.  Ainda representando a Fundarpe, estiveram presentes a
coordenadora de Cultura Popular, Tereza Amaral, e a gerente de Formação,
Taciana Portela.
(Com informações e imagens da SECOM e da Folha de Pernambuco.
CONFIRA)


 
Confira o Editorial do Blog do Jornalista Inaldo Sampaio:
“O debate sobre o fim da
reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos continua na
pauta política do Congresso. Vez em quando alguém puxa a discussão de volta
como fez o presidente Bolsonaro em sua campanha presidencial. Ora, a reeleição foi
uma das coisas mais acertadas que os congressistas fizeram após a promulgação
da Constituição de 88.
Fruto de uma emenda de
autoria do então deputado Mendonça Filho, ela possibilita aos eleitores
concederem ou não um segundo mandato ao ocupante de cargo executivo. Se o
eleitor estiver satisfeito com o seu desempenho administrativo, dá-lhe a chance
de ficar mais quatro anos. Do contrário, manda-o de volta para casa. Isso num
país como o Brasil faz toda diferença, pois não são raros casos de prefeitos e
governadores que transmitem o cargo aos sucessores com as finanças em
frangalhos (vide os exemplos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais
e Rio Grande do Norte). Então, o que pode fazer em quatro anos um governador
que assume sem dinheiro sequer para pagar a folha de pessoal? Absolutamente
nada. Leva no mínimo dois anos para arrumar a casa e os outros dois estão
reservados para as eleições seguintes.
Essa história de dizer que o governante utiliza a
“máquina” em proveito próprio, sendo candidato à reeleição, é bobagem. Ela a
usaria do mesmo jeito em favor do seu candidato, como fez Quércia em São Paulo
na eleição de Fleury Filho: “Eu quebro o Banespa, mas faço o sucessor”. Quebrou
e fez. Então, para o bem da Pátria e felicidade geral da nação, deixe-se a
reeleição em paz. Ela não significa em absoluto mais quatro anos de mandato. Dá
apenas ao governante a oportunidade de ser julgado pela população quando do
término do primeiro mandato. Se ela estiver satisfeita com o trabalho dele, o
reconduz. Se não, não! Querem algo mais democrático do que isto? Por Inaldo
Sampaio –
Coluna Fogo
Cruzado – 25 de junho de 2019”.


O Jornalista Carlos Eugênio,
que assina este Blog, compareceu na tarde de hoje, dia 26, na 1ª Delegacia de
Polícia Civil de Garanhuns, para se apresentar as autoridades policiais e
esclarecer a inclusão de seu nome num Boletim de Ocorrências formulado pelo cidadão
Luiz Roldão Sobrinho Segundo, popularmente conhecido como Luizinho Roldão, que atua
como assessor parlamentar e se apresenta a população como pré-candidato a
Prefeito de Garanhuns.
“Não fui intimado, compareci
de livre e espontânea vontade pois precisava esclarecer esse fato e por ter certeza que não cometi nenhum ato que desabonasse a minha conduta
profissional de Jornalista. Apresentei a minha versão e juntei documentação
comprobatória, como cópias de reportagens e prints de conversas via aplicativos
e mídias sociais”, justificou o Jornalista, que possui o registro profissional
DRT nº 3612/PE.

ENTENDA O CASO – Na noite
do último dia 13 de junho, feriado municipal do Dia de Santo Antônio, Luizinho
Roldão compareceu na 18ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Garanhuns para
registrar o Boletim de Ocorrência nº 19E0049002404. Segundo Roldão, o Blog do Carlos
Eugênio e um outro veículo de comunicação da Cidade teriam publicado
informações acerca de um Processo, do qual é réu, que tramitava, segundo Ele, em
Segredo de Justiça, com a finalidade de tentar manchar seu nome junto à
sociedade de Garanhuns.
“Após publicarmos uma matéria em
que Luizinho Roldão apresentava denúncias sobre a atuação da empresa Plena  Gestão
Empresarial e Locações de Equipamentos de Feiras Ltda (“POLÊMICA DAS
FEIRAS: LUIZINHO ROLDÃO DIVULGA DOCUMENTOS E VOLTA A LEVANTAR SUSPEITAS SOBRE
APLENA GESTÃO EMPRESARIAL
 – 
http://www.blogdocarloseugenio.com.br/2019/06/luizinho-roldao-divulga-documentos-e.html)
,
fomos contactados, via Whatsapp, pela sócia da Plena, identificada como Letícia
Martins Ribeiro Knoth, para que publicássemos uma Nota de Resposta da Empresa quanto
aos novos fatos registrados por Luizinho.

E assim como concedemos o Direito de
Resposta a Roldão, como reza o bom jornalismo, publicamos a Nota de Resposta da
Plena
(“POLÊMICA DAS
FEIRAS: PLENA RESPONDE ACUSAÇÕES DE PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO
http://www.blogdocarloseugenio.com.br/2019/06/polemica-das-feiras-plena-responde.html”)
,
inclusive apenas transcrevendo a Nota. Não emitimos qualquer opinião sobre as
posições da Empresa!”, registra o jornalista Carlos Eugênio.
“A reportagem com a
transcrição do Direito de Resposta da Plena foi publicada no dia 7 de junho,
porém Luizinho Roldão só procurou a Polícia para se queixar da publicação,
quase uma semana depois, na noite do dia 13 de junho, sem antes sequer manter
contato com o Blog ou com o Jornalista para que pudéssemos identificar o suposto
erro e corrigi-lo”, esclareceu Carlos Eugênio, que complementou: 

“em contato
com o próprio Luizinho Roldão, na tarde do dia 14, via facebook, tivemos
conhecimento que a Nota de Esclarecimento da Plena continha o número e
informações do processo que corria em segredo de justiça, e de imediato,
editamos a reportagem para que pudesse ser sanado qualquer prejuízo àquele
cidadão”, pontua Eugênio.

“Não tenho nenhum motivo para
denegrir a imagem de quem quer que seja, apenas exerci a minha profissão de
Jornalista e garanti o direito de resposta a Empresa, que é responsável por
suas posições. Também editei o material e retirei o número do Processo e as
informações que poderiam sinalizar a divulgação de um processo em segredo de
justiça com a finalidade exclusiva de mostrar que ao tomar conhecimento do
fato, logo agi, de boa fé, para sanar qualquer problema. 

Então, apesar de ser
consciente que não cometi nenhum crime, haja vista inúmeras decisões judiciais
a favor de profissionais de Imprensa (confira AQUI), no tocante a liberdade de expressão em
casos de divulgações de processos em que as informações chegam por meios
lícitos, espero que fique esclarecido que não teria como publicar qualquer informação
sigilosa, haja vista que quem as detém, são apenas as partes envolvidas no Processo,
ou seja: a Justiça; o senhor Luizinho Roldão e a empresa Plena  Gestão
Empresarial e Locações de Equipamentos de Feiras Ltda”, finalizou Carlos
Eugênio.

O Governo de Pernambuco, por
meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, anunciará na próxima quinta-feira,
dia 4, a programação do 29ª Festival de Inverno de Garanhuns. O anúncio, como
vem acontecendo tradicionalmente, ocorrerá faltando menos que 15 dias para o início
do Evento.
O anúncio da Grade Artística
do Evento acontecerá durante Coletiva de Imprensa a ser realizada em Recife, no
Auditório do Museu Cais do Sertão, a partir das 14h. O Festival de Inverno de
Garanhuns está marcado para acontecer entre os dias 18 e 27 de julho.

O Festival de Inverno deste ano contará com cerca de 500
atrações, divididas nos 20 polos culturais. O Evento oferece literatura, dança,
teatro, exposições, cinema, oficinas, dentre tantos segmentos, e na música
contempla do erutido ao popular, com grandes nomes dos palcos Pop, Forró e
Mestre Dominguinhos, e os patrimônios da nossa cultura no polo Colunata, com os
ritmos pernambucanos.