BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

O Prefeito Izaías Régis (PTB)
e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedro Maia, assinaram Ordens de
Serviço para execução de novas obras de calçamento e drenagem em várias ruas
dos bairros Boa Vista e José Maria Dourado, a popular Brahma. Os trabalhos já terão inicio nesta semana.


Serão beneficiadas com as
ações as seguintes ruas: Dom Helder Câmara; José Pompeu Luna; Dr. Marcelo
Antônio Fernandes; Entorno da Praça Cristina Tavares; João Souza Cavalcante e Pedro Gois Cavalcante, na Boa Vista.
Já no bairro José Maria Dourado serão contempladas a rua Israel Batista da Costa
e a Travessa da rua Israel Batista da Costa. Ao todo serão investidos, com
recursos próprios do Município, pouco mais de R$ 685 mil reais nos serviços. As
obras serão executadas pela empresa MS Locações e Construções Ltda – EPP.


“Estamos cumprindo mais um
compromisso de Gestão, os moradores das ruas beneficiadas esperam por esse
momento há muito tempo. Com certeza, ao melhorar a infraestrutura dessas
localidades, vamos gerar mais mobilidade, segurança e desenvolvimento em todo o
entorno”, pontou Izaías. “Viemos pessoalmente aqui falar com o Prefeito. E
graças a Deus foi assinada a ordem de serviço para asfaltar a Rua. Vai melhorar
bastante para nós moradores, e principalmente, para os pais e crianças que
frequentam a Escola Letácio Brito”, declarou Bruno Silva, morador da Boa Vista.
(Com informações e imagens de Daniela Batista/SECOM/PMG)

Clique em Player e
confira os pronunciamentos do Prefeito e dos Moradores das localidades beneficiadas:


 
Aliado do Governador Paulo Câmara (PSB), o ex-vereador Sivaldo Albino
assumirá o mandato de Deputado Estadual nessa segunda-feira, dia 4.


A solenidade de posse acontecerá
a partir das 14h30min, durante a 1ª Sessão Legislativa do ano no plenário do edifício
Governador Miguel Arraes de Alencar (nova sede da Assembleia Legislativa de
Pernambuco – ALEPE), em Recife. Albino assumirá a vaga aberta com a convocação
do
deputado Estadual Rodrigo
Novaes (PSD) para a Secretaria Estadual de Turismo.


Vereador de Garanhuns por quatro mandatos
(2000-2016), tendo presidido a Câmara Municipal por duas legislaturas
(2003-2006), Sivaldo Rodrigues Albino tem 47 anos e chega a ALEPE depois de
receber 18.256 votos e ficar na primeira suplência da Frente Popular de
Pernambuco, composta pelos partidos PSB/MDB/PSD. Ele também havia disputado o
mandato de Deputado Estadual, em 2014, e foi derrotado por Izaías Régis (PTB)
nas últimas eleições municipais aqui em Garanhuns.


ÁLVARO,
CLAUDIANO E PRISCILA ASSUMEM 2º MANDATO –
E outros três Deputados que obtiveram boas votações aqui
em Garanhuns nas eleições de outubro passado tomaram posse na última
sexta-feira, dia 1º. Álvaro Porto (PTB); Claudiano Filho (PP) e Priscila Krause
(DEM) obtiveram, juntos, 8.903 votos aqui em Garanhuns e devem ter uma atenção
especial pela Cidade das Flores durante os seus mandatos.


“Serão mais 4 anos de luta em busca do melhor pra o
povo pernambucano, em especial do Agreste Meridional. Irei aprofundar as ações
de fiscalização, buscando sempre soluções junto à sociedade e por meio de
cobranças ao governo estadual e aos órgãos competentes”, garantiu Álvaro Porto,
no momento da posse. Ele foi eleito o 4º Secretário da ALEPE e obteve nas
eleições do ano passado, 3.612 votos, aqui em Garanhuns.


“Com a experiência dos três mandatos de vereadora e o
mais recente, de deputada estadual, temos convicção que estamos ainda mais
preparados para, com muita responsabilidade e determinação, reafirmarmos a
política pela nobre face que justifica a sua própria existência: transformar
para melhor a vida das pessoas”, registrou a Deputada Priscila Krause, que conquistou
1.986 votos em Garanhuns.




O Prefeito de São João, Genaldi
Zumba (PSD) perdeu importantes aliados nos últimos dias. É que o Vice-prefeito Geraldo
do Cestão (PSD) e o Vereador Júnior Preto (PRP) resolveram romper politicamente
com Zumba e engrossar o coro oposicionista.
Agora a situação política em
São João é a seguinte: Genaldi tem apenas quatro dos onze vereadores na Câmara
de São João: Heleno Dantas (PSD); Manoel da Geladeira (PSC); Tonho Feio (PSD) e
Edvaldo de João Sula (PCdoB) seguem com o Prefeito. Já a oposição passou a contar
com sete membros: Rosineide de Zé Moco (PDT); Ratinho (PDT); João Luiz (PDT); Pierre
Santiago (PP); Joseneuda Assis (PCdoB); Maykon Correia (PPS) e Júnior Preto
(PRP).

De acordo as informações vindas
de São João,  a insatisfação dos ex-aliados, que já era grande por
conta da falta de espaço no Governo, foi ampliada com a demissão de pessoas
ligadas a Geraldo no inicio deste ano. Porém, fontes ligadas a
Genaldi, garantem que os recentes rompimentos políticos têm como justificativa
as eleições de 2020, já que Zumba não estaria disposto a apresentar Geraldo
como candidato na Sucessão Municipal.



 
A Câmara dos Deputados
empossou na última sexta-feira, dia 1º, o Jornalista Fernando Rodolfo como
Deputado Federal por Pernambuco.
Natural de Garanhuns, Fernando Rodolfo Tenório de Vasconcelos chega
a Câmara Federal aos
35 anos e após ter obtido 52.824 votos nas eleições de outubro passado. Da sua
votação total,
10.727
sufrágios f
oram concedidos
por Garanhuenses. Ele assumiu o
Gabinete 481, no anexo III, da Câmara
dos Deputados.

Depois de cinco anos na SBT São Paulo, o Jornalista voltou
em fevereiro de 2017 a Pernambuco para assumir o comando do TV Jornal Notícias,
na TV Jornal Caruaru/SBT, onde ficou até junho de 2018. Rodolfo começou a carreira,
aqui em Garanhuns, no Jornal Correio Sete Colinas e na Rádio FM Sete Colinas. Ele
também passou pela extinta Estação Sat. “Quero reforçar o compromisso de trazer
para Brasília os grandes debates, como a mudança da Lei de Execuções Penais.
Vamos trabalhar para defender a nossa Região, Caruaru, e o Agreste Meridional,
Garanhuns, como cidade Pólo, mas sobretudo os 184 Municípios de Pernambuco”,
pontuou Rodolfo, numa live transmitida pelo facebook.

CONTERRÂNEOS PRESTIGIAM POSSE – Além dos familiares, Fernando Rodolfo também contou com a presença de
correligionários e conterrâneos em sua posse. O ex-prefeito de Caetés, Zé da
Luz; os empresários Givaldo Calado e Válter Santana, além do Médico Eduardo
Miranda estiveram em Brasília-DF para prestigiar a posse de Rodolfo como
Deputado Federal. 

“Se
depender do grupo que se forma em torno 
de Fernando, a Cidade das Flores não
ficará mais sem voz e sem vez no Congresso Nacional, porque, e como bem disse o
Parlamentar, esse mandato estará sempre à disposição da nossa Cidade, defendendo
seus interesses”, pontuou o empresário Givaldo Calado na rede social facebook.



Um adolescente de
16 anos, 
reeducando da Funase/Garanhuns, deu entrada no Hospital Regional Dom
Moura na manhã da última sexta-feira, dia 1º, após ser golpeado com uma faca.


A Polícia Militar
foi acionada e verificou que houve um desentendimento dentro da Unidade, tendo
outro reeducando, de 17 anos, agredido a Vítima utilizando uma faca tipo
artesanal. O infrator foi levado à Delegacia de Polícia para as devidas
providências por parte da Polícia Civil.

Após receber
atendimento médico, a Vítima foi liberada e apresentada na Delegacia para
prestar queixa.
(Com informações e
imagens do Portal Agreste Violento. CONFIRA)


 
O Governo Municipal de
Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, realizará nas próximas terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, uma nova etapa de inscrições para cidadãos interessados
em participar da Academia Garanhuns, a nova Academia instalada no Parque
Euclides Dourado. Confira as Vagas, Dias
e Horários e Observações das Inscrições:
CONFIRA AS VAGAS DISPONÍVEIS:

1. TURMA – SEGUNDA/QUARTA E SEXTA
– Das 6h10min às 6h50min – 10
Vagas
– Das 6h50min às 7h30min – 6
Vagas
– Das 7h30min às 8h10min – 5
Vagas
– Das 8h10min às 8h50min – 13 Vagas
– Das 8h50min às 9h30min – 13
Vagas
2. TURMA – SEGUNDA/QUARTA E SEXTA
– Das 17h às 17h40min – 3
Vagas
– Das 17h40min às 18h20min – 4
Vagas
– Das 19h às 19h40min – 8
Vagas
– Das 19h40min às 20h20min – 2
Vagas
– Das 20h20min às 21h – 7
Vagas
OBSERVAÇÃO: As Inscrições para as Vagas acima serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE,
nessa TERÇA-FEIRA, DIA 5, DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E
LAZER, localizada no Parque Euclides Dourado.
3. TURMA – TERÇA/QUINTA E SÁBADO
– Das 5h30min às 6h10min – 9 Vagas
– Das 6h10min às 6h50min – 8
Vagas
– Das 6h50min às 7h30min – 7
Vagas
– Das 7h30min às 8h10min – 9
Vagas
– Das 8h10min às 8h50min – 2
Vagas
– Das 8h50min às 9h30min – 4
Vagas
4. TURMA – TERÇA/QUINTA E SÁBADO
– Das 17h às 17h40min – 5
Vagas
– Das 17h40min às 18h20min – 10
Vagas
– Das 18h20min às 19h – 10 Vagas
– Das 19h às 19h40min – 10
Vagas
– Das 19h40min às 20h20min – 3
Vagas
– Das 20h20min às 21h – 6
Vagas
OBSERVAÇÃO: As Inscrições para as Vagas acima serão realizadas,
exclusivamente, nessa QUARTA-FEIRA, DIA 6, DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE
JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER, localizada no Parque Euclides Dourado.
PARA SE INSCREVER É PRECISO FICAR ATENTO AOS SEGUINTES AVISOS:
– As matriculas são para
cidadãos com idades a partir dos 15 anos completos;
– Os jovens maiores de 15 anos
e menores de 18 anos devem levar originais e cópias, dos documentos de
Identidade; CPF e o comprovante de residência, tanto do aluno, quanto do responsável
(pai, mãe, tio (a)), que inclusive, também deve estar presente no ato da
matricula para assinar a documentação.
– Os Cidadãos com idades entre
18 e 59 anos devem apresentar a Identidade; o CPF e o comprovante de residência
(original e cópia), no ato da Matricula.
– Já os cidadãos com 60 anos
ou mais, precisam apresentar Identidade; CPF e Comprovante de Residência
(original e cópia), além de um ATESTADO
ESPECÍFICO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO
, emitido por um
Médico.
NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO, O ALUNO ASSINARÁ A FICHA CADASTRO, BEM COMO
RESPONDERÁ E ASSINARÁ UM QUESTIONÁRIO SOBRE SUAS ATUAIS CONDIÇÕES FÍSICAS E DE
SAÚDE, ALÉM DE TIRAR UMA FOTO, PORTANTO, APENAS O ALUNO PODERÁ SE MATRICULAR
.
Saiba mais sobre a Academia Garanhuns clicando AQUI OU AQUI.



 
Faleceu, às 10h50min deste sábado, dia 2, o presidente da Federação do
Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio/PE), Josias Silva
de Albuquerque. Aos 82 anos, ele estava internado no Hospital Português, no
Recife. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos em decorrência de
doença hepática. 
“O legado dele fica através das instituições que ele administrou,
além de projetos, como escolas, que são trabalhos bastante respeitados. O que
fica de memória é uma pessoa alegre, de caráter e empreendedor”, afirma
Thomas Albuquerque, seu filho. 
Albuquerque, que sempre teve veia empreendedora, começou sua carreira no
mundo dos negócios na adolescência, desenvolvendo móveis hospitalares para a
Metalúrgica Recife. 


O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) lamentou a morte de Josias Albuquerque. “Josias sempre se destacou por sua liderança empresarial e ações em prol da classe que representava. Os empresários pernambucanos perdem um grande líder. Deus conforte a todos nós neste momento de grande pesar”, publicou Régis em suas redes sociais.


VELÓRIO – O corpo está sendo velado no Salão de Eventos
do Sesc Pernambuco, na Rua Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, até às 13h
desse domingo, dia 3. O corpo de Josias Silva de Albuquerque será cremado no
cemitério Morada da Paz, às 14h desse domingo, dia 3. (Com informações do
JC
Online. CONFIRA)



Um professor faleceu em acidente registrado na
madrugada desta sexta-feira, dia 1º, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, aqui
em Garanhuns. De acordo com o Portal Agreste Violento, o Acidente foi
registrado por volta das 4h, no cruzamento das ruas Nilo Peçanha e Afonso Pena.

Jonnas Calado da
Silva, de 38 anos, conduzia uma moto Yamaha Fazer, cor vermelha, placa
PDC-5356, quando perdeu o controle ao tentar fazer a curva, subiu no meio-fio e
colidiu com as escadarias de acesso a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Com
o impacto da batida, Jonnas sofreu ferimentos e veio a óbito antes de receber
os primeiros socorros. O local do acidente foi periciado pelo Instituto de
Criminalística. O Corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal
(IML), em Caruaru
. (Com informações e
imagem do Portal Agreste Violento. CONFIRA)


 
Uma mulher de Garanhuns deu luz a gêmeas siamesas. O
parto cesária foi realizado no último dia 21 de janeiro no Hospital das
Clínicas, em Recife.



Durante os nove meses de gestação, dona Valdirene Soares e o marido Josué Inácio de Almeida viajaram para fazer o acompanhamento de pré-natal na Capital do Estado.


Porém, poucas horas após o nascimento, as gêmeas não
resistiram e faleceram, sem ter sido realizado nenhum procedimento. Dez dias
após o parto a mãe se recupera da cirurgia. Os gêmeos siameses foram sepultados
no Cemitério São Cristóvão, aqui em Garanhuns.
(Com informações e imagens do NE 10. CONFIRA)



Clique em player para conferir a Entrevista da senhora Valdirene Soares a TV Jornal/Rádio Jornal Garanhuns: 






 
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos anunciou
nesta quinta-feira, dia 31, a criação de um grupo de trabalho para intensificar
a fiscalização nas barragens de abastecimento d’água e de controle de enchentes
de Pernambuco. “Decidimos reforçar as inspeções de rotina depois do que
aconteceu em Brumadinho (MG), um acidente que serve de
alerta para todo o País”, declara a engenheira Fernandha Batista, titular da
pasta.
As ações de monitoramento e vistoria serão realizadas de fevereiro a
junho de 2019, começando pela Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata
Sul, por registrarem os maiores índices pluviométricos. “Brumadinho traz uma
discussão importante, mas é preciso tranquilizar a população. Não há barragens
de rejeito no Estado e não há risco de rompimento nas barragens de
abastecimento d’água de Pernambuco”, afirma Fernandha Batista.
Dos 442 reservatórios existentes no Estado, 283 são administrados pelo Governo
do Estado e o restante é de responsabilidade do Governo Federal (Dnocs e
Codevasf), de Prefeituras e de Particulares. Todos são fiscalizados pela
Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com ela, 70% das
barragens são consideradas de pequeno porte porque a capacidade de armazenamento
d’água está abaixo de 3 milhões de metros cúbicos.
GARANHUNS, CAPOEIRAS, CAETÉS, IATI E PALMEIRINA – Entre as 63 barragens reconhecidas como de “alto
risco de rompimento” pela Agência
Nacional das Águas (ANA), em relatório divulgado pelo setor de Proteção e
Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e publicado
com exclusividade pela Folha de Pernambuco estão cinco
 barragens
localizadas em cidades do Agreste Meridional: Mundaú I (Garanhuns,
imagem no topo); Gurjão (Capoeiras, imagem ao lado); Barra Nova (Iati);
Barragem de Terra Sitio Barriguda (Caetés) e Inhumas I (Palmeirina).
“A classificação como alto potencial de risco
define a barragem que acumula muita água e que se encontra próxima de
comunidades, não é uma questão de engenharia”, declarou Fernandha Batista.
REUNIÃO – O grupo de trabalho que fará o monitoramento
das barragens é formado por 29 técnicos (engenheiros, geólogos, hidrólogos) das
Secretarias de Infraestrutura e Recursos Hídricos (incluindo Compesa e Apac),
Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Agrário (Ipa) e
Desenvolvimento Urbano e Habitação. (Com
informações do JC Online. CONFIRA)