BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 

A defesa do ex-presidente Luiz
Inácio Lula da Silva pediu à Justiça nesta terça-feira, dia 29, a liberação
dele para ir ao velório do irmão Genival Inácio da Silva, de 79 anos, conhecido
como Vavá, que morreu nesta manhã.
Segundo a petição, o velório
acontece ainda nesta terça-feira, e o sepultamento será feito amanhã, dia 30, pela
manhã, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Vavá estava internado em um hospital de São Paulo para um tratamento
contra câncer de pulmão, mas não resistiu à doença e veio a óbito.

De acordo com o pedido, há
previsão legal para a liberação em caso de morte de parentes diretos. Segundo
os advogados do ex-presidente, o artigo 120 da Lei de Execução fala que
“os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os
presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento,
mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge,
companheira, ascendente, descendente ou irmão”.
Foi aberto prazo de um dia
para a manifestação do Ministério Público. A defesa solicitou na petição que o
pedido seja analisado com urgência. A juíza Carolina Lebbos, responsável pela
execução penal de Lula, ainda não se manifestou. (Com informações e imagens do G1/PR. CONFIRA)



 

Insatisfeitos com o aumento no valor das Passagens de Ônibus na Cidade,
cidadãos vêm se mobilizando para realizar manifestações contra o Reajuste, considerado
por muitos como abusivo.
É que depois de ser suspenso por uma liminar da Justiça, o
reajuste nos valores das Passagens de Ônibus foi efetivado no último dia 18.
Com a medida os usuários passaram a desembolsar R$ 2,90 quando o pagamento é
feito em dinheiro e R$ 2,80 quando é efetuado através do cartão Meu Passe
Legal. Para estudantes, o valor da meia passagem passou para R$ 1,40 e para os
usuários do serviço opcional Garoinha, o preço foi fixado em R$ 3,45.

Batizada de “Um Dia sem a São Cristóvão”, a mobilização planeja
realizar reuniões junto a direção da Empresa São Cristóvão, e caso não obtenham
sucesso na redução da tarifa, ameaçam acionar a Justiça e realizar protestos “pacíficos
e ordeiros” na Cidade, inclusive piquetes no acesso a Empresa, o que impediria a
circulação plena dos Ônibus. “Esse aumento é absurdo. Não baixarei a
cabeça diante disso. Essa Empresa faz o que faz com a gente e ninguém resolve
nada”, registrou o Vereador Gil PM (PSC), em vídeo divulgado no facebook.
O Parlamentar estaria apoiando o movimento segundo apurou o Portal V&C Garanhuns, junto aos organizadores da Mobilização.
(Com informações do portal V&C Garanhuns e imagens de reprodução do ABTV/TV Asa Branca)


Mesmo em São Paulo-SP, onde vem tratando de assuntos
particulares, o Prefeito Izaías Régis (PTB) gravou um áudio para registrar o
pagamento a todos os professores de Garanhuns, do salário de janeiro, já com o
reajuste do piso salarial do Magistério, de 4,17%, de forma linear para todos
os Profissionais.

O pagamento acontece a partir de hoje, dia 29. “Quero dizer que tenho
amor e carinho pelos Professores.  Sempre paguei os salários da
educação  em dia e dentro da lei”, pontuou Izaías. 



Clique em player para ouvir as declarações
de Izaías:




Acabou a ansiedade! O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Candidatos
podem conferir se foram aprovados ou não na página do Sistema
.
 
Ao todo foram oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de
todo o Brasil.

Para quem passou, é hora de providenciar documentos para a matrícula,
realizada nas instituições de ensino a partir dessa quarta-feira, dia 30.
Portanto, vale acessar os editais para saber tudo que a Universidade exige.
O período de matrícula acaba segunda-feira, dia 4. Aqueles que não
conseguiram aprovação devem se inscrever na lista de espera a partir dessa
terça-feira, dia 29, até dia 5 de fevereiro.  Esses alunos, caso
sejam remanejados, serão convocados pelas próprias instituições de ensino a
partir do dia 7 de fevereiro.

MUDANÇAS – A principal
novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma
das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de
espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção
podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira
opção.
(Com informações do Blog do
Fera/JC Online. CONFIRA)


O Governo Municipal de Garanhuns abrirá a temporada 2019
do projeto Corpo, Saúde e Movimento no próximo sábado, dia 2 de fevereiro. A
ação é coordenada pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, com o apoio
das secretarias de Turismo e Cultura, e de Educação, além de contar com a
parceria da Duo Academia e da Vip Academia.


A retomada da Dança no Parque será marcada por um aulão
de Pabinho, que acontecerá a partir das 15h30min. Já no dia 16, a animação
ficará por conta de Elves Lira e Heloíse Manso e no dia 23, tem Tiago Barros e
Renata Rafaelle. Ao longo do ano, o Projeto ainda poderá contar com aulas de
Jaedson Rodrigues; Kelly Freitas e a Rit Dance; Djalma; Guilherme Farias;
Clebson Beckham; Nany Rocha; Rafael Barbosa; Noel Queiroz; Edna Nogueira;
Viviane Félix e Fabrício Cavalcante, entre outros.


GINÁSTICA E DANÇA PELA MANHÃ E A NOITE NO PARQUE – Além
dos aulões aos sábados, o Corpo, Saúde e Movimento também será marcado por
atividades durante os dias de semana, nos turnos manhã e noite. “A partir do
próximo dia 1º, teremos aulas de Dança com a estagiária Renata Rafaelle no
Parque às segundas, quartas e sextas, das 6 as 7h. A Profissional de Educação Física,
Vanessa Ferro, coordenará a atividade. Também teremos atividades nas terças e
quintas-feiras à noite”, pontua o secretário de Juventude, Esportes e Lazer,
Carlos Eugênio, que coordena o Projeto.


“Nas terças-feiras contaremos com aulas de ginástica ministradas
pela Profissional de Educação Física, Diana Lima, em três horários: das 17 as
17h40min; das 18h20min as 19h e das 19h40min as 20h20min. Já nas
quintas-feiras, sob a coordenação da Profissional de Educação Física, Camila
Lopes, teremos atividade de dança com Renata Rafaelle, das 19h30min as
20h30min”, apresenta Carlos Eugênio.



 

Moradores do Residencial Viana
& Moura estão reivindicando a solução para um problema que vem afetando todos
que residem naquela Localidade. É que segundo o cidadão Edney Santos, há cerca
de uma semana o acesso ao Residencial está alagado, gerando transtornos para
todos os moradores, sobretudo os que se deslocam em motocicletas.


A reclamação do Cidadão também foi
compartilhada pela moradora Alenilsa Melo e pelo vereador Gil PM (PSC), este último, que esteve na localidade na manhã de
hoje, dia 27, e gravou um vídeo denunciando a situação. “Estão tendo que
utilizar um terreno particular para fazer o acesso, pois por onde as pessoas
teriam que passar, está totalmente alagado”, denunciou um Cidadão, que pediu
reserva de sua identidade.
“Essa situação já dura vários
dias, sem que a empresa Viana & Moura ou a Compesa tomem as providências
necessárias. Ficam jogando a responsabilidade, enquanto estamos sofrendo, tendo
que conviver com essa realidade”, denunciou o cidadão Edney Santos.



O Blog do Carlos Eugênio está a disposição tanto da Viana & Moura
Construções, quanto da Compesa para publicar as suas versões quanto ao problema
que atinge aquela Comunidade.  


 
Garantir
água potável para as futuras gerações. Esse é o objetivo da ONG Ambiental
Amigos do Rio Correntes, criada em 2017 e que atua em diversas localidades do município
das Correntes, aqui no Agreste Meridional.

De
acordo com o
Gestor Ambiental, Fábio Júnior Lima, que preside a ONG, o
trabalho consiste em ações de Educação Ambiental em Escolas e Associações; Produção
e Doação de Mudas; Reflorestamento e Revitalizações de nascentes. “Trabalhamos em todo território de Correntes. Tanto
recuperando as nascentes do Rio Correntes/Conceição, como do Salgado e do Rio Mundaú, como  também desenvolvendo outras ações, como o recolhimento de baterias, através do projeto Papa Pilha, evitando que a água seja contaminada pelos metais pesados existentes nesses materiais, que são descartados sem qualquer critério na natureza”,
complementa
Fábio Júnior, que enumera os sítios Capivara; Lages; Pau
Ferro; Conceição; Cavaco; Boa Vista; Areias; Mundaú do Rosa e Palmeirinha do Sá,
entre outros, como localidades que já receberam ações da Amigos do Rio Correntes.

“Trabalhamos
desde junho de 2017 de forma
voluntária, sem qualquer apoio
governamental e também não temos fins lucrativos, apenas ambientais”, garante José
Júnior Matias, que cursa Engenharia Civil, na AESGA, e que fundou a ONG
Ambiental. Para saber mais desse importante trabalho, acesse as mídias sociais
da ONG Ambiental Amigos do Rio Correntes
clicando AQUI ou AQUI.


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração,
divulgou o resultado da prova final do Curso de Formação para Guarda Municipal
de Garanhuns.

Um grupo de 85 alunos participou de todo processo de
treinamento durante mais de dois meses, na Autarquia do Ensino Superior de
Garanhuns. Além da prova final, os alunos participaram de aulas de defesa
pessoal; condicionamento físico; técnicas de abordagem; treinamento com teaser
(arma de choque não letal); situações de risco e blitz. Também houveram
palestras com autoridades de trânsito; profissionais da área de saúde e da
Secretaria da Mulher de Garanhuns. O conteúdo do Curso seguiu as políticas
estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).



A formatura do Curso será realizada no próximo dia 5 de
fevereiro, a partir das 19h, no auditório da AESGA. O resultado final da prova
pode ser conferido no link:
https://bit.ly/2HFfAQW. (Com informações da SECOM/PMG)



Prestes a assumir o mandato de
Deputado Estadual, o ex-vereador Sivaldo Albino (PSB), que assumirá como
suplente a vaga aberta com a convocação do deputado Estadual Rodrigo Novaes
(PSD) para a Secretaria Estadual de Turismo, foi destaque na edição de hoje,
dia 26, do J
ornal do Commercio.


De acordo com publicação do
jornalista
Igor Maciel, na coluna Pinga Fogo, do JC, “Sivaldo Albino (PSB)
surge como um representante do Agreste Meridional nos planos do Governador de
se fortalecer na Região”. Ainda de acordo com o Jornalista, Albino que já foi
candidato a Prefeito em 2016, deverá novamente se candidatar em 2020.



“O Deputado faz parte dos
planos do PSB e do grupo mais próximo ao governador Paulo Câmara, no sentido de
oxigenar as relações políticas no Estado”, publicou Igor Maciel.

O calendário do Imposto Predial e Territorial Urbano
(IPTU) e Taxa de Limpeza Pública (TLP) do ano de 2019 já está disponível no
site da Prefeitura de Garanhuns. O cronograma de Taxas de Licença e ISS, demais
tributos, como do vencimento mensal do ISS homologado e outras modalidades
(Estimativa, Arbitramento e ISS-Fonte) do exercício de 2019, também foram
divulgados pela Secretaria Municipal de Finanças.

De acordo com o edital postado no Diário Oficial dos
Municípios, para aqueles que regularizarem o IPTU em cota única até a data
limite, 31 de maio, será gerado um desconto de 20%. Os carnês de Documentos de
Arrecadação Municipal (DAM) também podem ser retirados no Portal do
Contribuinte, por meio do link: www.garanhuns.pe.gov.br/sefin

Outras informações podem ser obtidas no edital, que está
disponível no link: https://bit.ly/2RTqyGX;
e-mail: [email protected]
ou por meio dos telefones: (87) 3762-7016 ou 3762-7014.