BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

O Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria
de Juventude, Esportes e Lazer, abrirá a partir da próxima segunda-feira, dia
7, novas inscrições para a Academia Garanhuns. Confira as Vagas, Dias e Horários
das Inscrições:  

CONFIRA AS VAGAS DISPONÍVEIS:
1. TURMA –
SEGUNDA/QUARTA E SEXTA
– Das 5h30min às 6h10min – 3 Vagas
– Das 6h10min às 6h50min – 3 Vagas
– Das 6h50min às 7h30min – 10 Vagas
– Das 7h30min às 8h10min – 5 Vagas
– Das 8h50min às 9h30min – 8 Vagas
OBSERVAÇÃO: As Inscrições para as Vagas acima serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, nessa SEGUNDA-FEIRA, DIA 7, DAS 8 ÀS 11H, NA
SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER
, localizada no Parque Euclides
Dourado.
2. TURMA –
SEGUNDA/QUARTA E SEXTA
– Das 17h às 17h40min – 7 Vagas
– Das 17h40min às 18h20min – 6 Vagas
– Das 18h20min às 19h – 3 Vagas
– Das 19h às 19h40min – 4 Vagas
– Das 20h20min às 21h – 3 Vagas
OBSERVAÇÃO: As inscrições para as Vagas acima serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, nessa TERÇA-FEIRA, DIA 8, DAS 8 ÀS 11H, NA
SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER
, localizada no Parque Euclides
Dourado.
3. TURMA – TERÇA/QUINTA
E SÁBADO
– Das 6h10min às 6h50min – 5 Vagas
– Das 6h50min às 7h30min – 9 Vagas
– Das 7h30min às 8h10min – 16 Vagas
– Das 8h10min às 8h50min – 26 Vagas
– Das 8h50min às 9h30min – 28 Vagas
OBSERVAÇÃO: As inscrições para as Vagas acima serão realizadas,
exclusivamente, nessa QUARTA-FEIRA, DIA 9,
DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER
, localizada no
Parque Euclides Dourado.
4. TURMA – TERÇA/QUINTA
E SÁBADO
– Das 17h às 17h40min – 2 Vagas
– Das 17h40min às 18h20min – 4 Vagas
– Das 19h às 19h40min – 2 Vagas
– Das 19h40min às 20h20min – 2 Vagas
– Das 20h20min às 21h – 5 Vagas
OBSERVAÇÃO: As inscrições para as Vagas acima serão realizadas,
exclusivamente, nessa QUINTA-FEIRA, DIA 10,
DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER
, localizada no
Parque Euclides Dourado.
PARA SE INSCREVER É PRECISO FICAR ATENTO AOS SEGUINTES AVISOS:
– As matriculas são para
cidadãos com idades a partir dos 15 anos completos;
– Os jovens maiores de 15 anos e menores de 18 anos
devem levar originais e cópias, dos documentos de Identidade; CPF e o
comprovante de residência, tanto do aluno, quanto do responsável (pai, mãe, tio
(a)), que inclusive, também deve estar presente no ato da matricula para
assinar a documentação.
– Os Cidadãos com idades entre 18 e 59 anos devem
apresentar a Identidade; o CPF e o comprovante de residência (original e
cópia), no ato da Matricula.
– Já os cidadãos com 60 anos ou mais, precisam
apresentar Identidade; CPF e Comprovante de Residência (original e cópia), além
de um ATESTADO ESPECÍFICO PARA A PRÁTICA
DE EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO
, emitido por um Médico.
NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO, O ALUNO ASSINARÁ A FICHA
CADASTRO, BEM COMO RESPONDERÁ E ASSINARÁ UM QUESTIONÁRIO SOBRE SUAS ATUAIS
CONDIÇÕES FÍSICAS E DE SAÚDE, ALÉM DE TIRAR UMA FOTO, PORTANTO, APENAS O ALUNO
PODERÁ SE MATRICULAR.



Clique em player e confira reportagem da TV Asa Branca/Afiliada da Rede Globo sobre a Academia Garanhuns: 


Uma onda de assaltos vem deixando a população do Município apreensiva. É
que dois suspeitos, em uma moto, praticaram nessa sexta-feira, dia 4, uma série
de assaltos aqui em Garanhuns.

De acordo com o Portal Agreste Violento, no bairro Aluísio Pinto, a
dupla abordou a proprietária de um Correspondente Bancário, enquanto se
deslocava de moto para fazer um deposito. Eles roubaram cerca de R$ 20 mil
reais. Um dos Criminosos, o Garupa, estava armado. Eles fugiram levando o
dinheiro e a chave da moto em que estava a Vítima.

Ainda em Aloísio
Pinto, um vendedor de queijo chegava em casa quando foi abordado por dois
elementos armados, também em um moto. Eles anunciaram o assalto e fugiram
levando quase R$ 11 mil reais. Já no Sítio Cagados, zona rural de Garanhuns, um
homem fazia entrega de frangos quando foi abordado também por dois elementos em
uma moto. Armados eles ameaçaram atirar na Vítima e fugiram levando R$ 5 mil
reais.



Até o momento, os
Suspeitos não foram presos e seguem livres para aterrorizar e praticar novos crimes. Os
assaltos estão sendo investigados pela Polícia Civil.
(Com informações do Portal Agreste Violento. CONFIRA)


 

A Faculdade UNINASSAU/Garanhuns
promove, de 8 a 16 de janeiro, o Projeto Capacita. Ao todo, serão oferecidas
200 vagas em cursos gratuitos nas áreas de Tecnologia da Informação e Exatas. A
iniciativa tem como objetivo promover a capacitação da população para o mercado
de trabalho, por meio da oferta de cursos gratuitos de rápida duração e com
certificado.
A programação conta com quatro
cursos, que abordarão os temas: Marketing digital para Empreendedores; Boas
práticas em Segurança Digital; Como utilizar a Calculadora Científica; e Como
utilizar a Calculadora Financeira HP12C. As aulas acontecem nas dependências da
Instituição de Ensino Superior (IES)
,
localizada na rua Ernesto Dourado, nº 402, em Heliópolis, no turno da noite.
Segundo o diretor da UNINASSAU
Garanhuns, Francisco Sarinho, o Projeto é uma grande ocasião para que a
comunidade possa aumentar o seu potencial profissional. “O Capacita é uma
oportunidade para que os participantes aperfeiçoem os seus conhecimentos, além
de poderem aprender novas habilidades e competências, visando a oportunidade de
empreender ou disputar uma vaga de inserção ou recolocação no mercado de
trabalho”, destaca.

Para conferir a lista completa
dos cursos disponíveis em cada uma das IES e realizar as inscrições, os
interessados em participar do Capacita 2019 devem acessar o site:
https://extensao.uninassau.edu.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=13755
e selecionar a cidade onde os cursos serão realizados. No dia do evento, é
solicitado aos participantes que façam a doação de 1kg de alimento não
perecível, que posteriormente será repassado a Instituições Filantrópicas.


 

A posse da nova mesa diretora
da Câmara de Vereadores de Iati pode ser o prenúncio de uma grande união
política com vistas às eleições para Prefeito, naquele Município, em 2020. É
que a solenidade que empossou o vereador Renato Almeida (PPS) como novo presidente
da Casa Pedro César de Carvalho, contou com a presença do ex-prefeito Luiz Tenório
e de seus aliados históricos, o que pode sinalizar uma união de forças contra o
atual Prefeito Tonho de Lula (PSB), que não compareceu ao Evento.
Além das presenças de Luiz
Tenório; Nizo Tenório e Antônio Marinho (ex-presidentes da Câmara), bem como Cícero
Doido (liderança do povoado Santa Rosa) e do o ex-vice-prefeito Orlando Pachola, a posse de Renato também foi
marcada pela ausência de Vereadores
ligados politicamente ao Prefeito Tonho de Lula. Além de Almeida, ainda tomaram
posse: Sebastião Vitor (PSD) na Vice-presidência; Peloco (PDT) e Erlan Tenório,
na 1º e 2º secretários, respectivamente.
Após apoiar Tonho de Lula nas eleições de 2016, o
vereador Renato Almeida perdeu espaço no Governo do Socialista, teve
correligionários demitidos da Prefeitura e migrou para a oposição. Ele tenta se
viabilizar candidato a Prefeito nas eleições de 2020 e já trabalha na formação
de um grupo de oposição naquele Município, todavia, ainda não há confirmação de
que estaria aliado ao Bloco dos Tenórios, que ainda conta com o ex-prefeito
Alexandre Tenório; o empresário Martinho e o vereador Alci Tenório. (Com informações e imagens do Blog de
Wellington Freitas – http://www.wellingtonfreitas.com)

 



O Presidente da Câmara de
Vereadores de Garanhuns, Daniel da Silva (PSC) deu posse na manhã de hoje, dia
4, a Vereadora Andréa Nunes (PTB). Ele assumiu a vaga que vinha sendo exercida
pelo Vereador Gersinho Filho (PTB), que se licenciou do cargo para assumir a
gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (saiba mais clicando AQUI).
Com o plenário lotado, em seu
primeiro pronunciamento como Vereadora, a Petebista fez questão de agradecer àqueles
que, segundo Ela, foram importantes para a efetivação do seu Mandato e prometeu
“portas abertas” no seu Gabinete para todos, sobretudo a população. Ela integrará
a Bancada Governista na Câmara. Andréa será a quarta mulher
na atual composição do Legislativo Municipal, que já conta com Carla
Albuquerque; Luzia da Saúde e Betânia Monteiro.

A Professora Andréa Nunes de
Sá Rocha tem 44 anos e obteve 1.235 votos nas últimas eleições, ficando na
primeira suplência da Coligação
 para o
Futuro Continuar
, composta por PT/PTB e
PSL. Como não há incompatibilidade de horários, Nunes vai conciliar o mandato
legislativo com a Gestão da Escola Estadual Simôa Gomes, localizada no bairro
Francisco Figueira (Cohab 2). (Com imagens de Jailson Cavalcante/Divulgação/ASCOM CMVG)


O ano começou com altas
temperaturas, comuns no Verão local e para aliviar o calor e
promover diversão para as crianças, o Sesc/Garanhuns realiza nesse sábado, dia
5, o Festival de Sorvete.
Durante a programação, crianças
com idade entre 5 e 12 anos de idade, terão direito a sorvetes e a participar
de brincadeiras. A atividade será no Parque Aquático do Sesc, das 9 às 13h. O
ingresso custa R$ 10.

Para participar, é preciso
fazer a inscrição no Ponto de Atendimento da Unidade até o dia do Festival.
“Vamos abrir as atividades de recreação e lazer do Sesc em 2019 com muita
alegria. As crianças poderão se divertir muito e se deliciar com essa sobremesa
que faz sucesso em todo o mundo”, afirma Marcos Gonçalves Duarte, Instrutor de
atividades de recreação do Sesc Garanhuns.


 
A Secretaria Municipal de
Educação dará início ao processo de matrículas para estudantes que já integram
a Rede Municipal de Ensino de Garanhuns e para aqueles que serão transferidos
entre escolas a partir da próxima segunda-feira, dia 7, seguindo até a
sexta-feira, dia 11. As matrículas para alunos novatos serão realizadas no
período de 14 a 18 de janeiro.
Para efetuar o procedimento é
necessário que os pais ou responsáveis compareçam à Unidade de Ensino portando
o documento de transferência da escola de origem do aluno (sem emendas e/ou
rasuras); cópias simples da certidão de nascimento ou casamento; comprovante de
residência com CEP; carteira de vacinação e cartão do SUS; comprovante de tipo
sanguíneo e fator RH; requerimento de matrícula assinado pelo responsável do
estudante para efeito de compromisso, acompanhamento e participação no processo
de aprendizagem; perfil socioeconômico da família e uma foto 3×4 recente.

Segundo a Secretaria de
Educação, só serão asseguradas as vagas para os estudantes que efetuarem as
matrículas no prazo estabelecido, e de acordo com a quantidade de vagas
ofertadas em cada Unidade Escolar.
(Com
informações da SECOM/PMG)


 
O Prefeito de Garanhuns, Izaías
Régis (PTB), anunciou nesta sexta-feira, dia 4, as datas do Festival Viva
Dominguinhos.


O Evento, que é considerado
pela Prefeitura como a “abertura do São João do Nordeste”, acontecerá,
neste ano, nos dias 25, 26 e 27 de abril. A programação ainda não foi
divulgada.
A festa homenageia José
Domingos de Moraes, o Dominguinhos, que é reconhecido internacionalmente como
cantor, compositor e sanfoneiro. Em 2018, segundo a Prefeitura, o Festival contou
com público de cerca de 200 mil pessoas nos dois polos, a Praça Mestre
Dominguinhos e o Colunata. A rede hoteleira, que tem 2,5 mil leitos, foi
ocupada em 91% durante o evento de 2018.
(Com
informações do NE10 Interior. CONFIRA)

Clique em Player e confira o pronunciamento do Prefeito Izaías Régis sobre o assunto: 


 

A página do facebook ‘Política
Garanhuns 2020’ vem realizando uma série de enquetes ligadas a Disputa
Eleitoral de 2020, aqui no Município. As Enquetes, apesar de não possuírem
qualquer valor cientifico e estarem apenas na Rede Social, servem para
estimular os Grupos Políticos e, de certa forma, antecipar as discussões quanto
aos possíveis candidatos que podem suceder o Prefeito Izaías Régis (PTB), a
partir de 1º de janeiro de 2021.
Dentre os embates virtuais promovidos
pela Página, a atual, sinaliza para uma real disputa pelo Palácio Celso Galvão,
em outubro de 2020, pois reúne dois pré-candidatos em potencial: o
Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC) e o ex-vereador Sivaldo Albino (PSB). 

A disputa
Haroldo x Sivaldo pode sair das telas dos computadores, celulares e tabletes para a
realidade. É que Haroldo é tido como o provável candidato de Izaías, fato externado,
inclusive pelo Prefeito, em diversas ocasiões. Já Sivaldo, que assumirá o cargo
de Deputado Estadual no próximo dia 4 de fevereiro, é considerado o principal
nome do Governador Paulo Câmara (PSB) para disputar a Prefeitura de Garanhuns
nas próximas eleições.
Até o momento desta publicação,
o Embate Virtual no Facebook já contava com 952 votos, além de 212 comentários;
15 compartilhamentos e 60 reações. A Pesquisa Virtual que começou ontem, dia 3,
seguirá pelos próximos dois dias.
Para
observar a postagem e, se preferir, votar, basta acessar a página ‘Política Garanhuns
2020’ no Facebook ou clicar AQUI


Primeiro Vereador da História Política de Garanhuns a ser
convocado para assumir o Cargo de Secretário Municipal, Gerson José de Carvalho
Souza Filho, o Gersinho Filho (PTB), foi empossado na manhã de hoje, dia 3,
pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), como secretário de Desenvolvimento Rural e
Meio Ambiente. Ele substitui o zootecnista João Sobral, que se desligou do Governo Municipal para se
dedicar mais diretamente aos seus negócios.

“Estamos fazendo história nomeando o primeiro Vereador como
Secretário Municipal da Prefeitura de Garanhuns. Gersinho Filho tem a missão de
dar continuidade ao trabalho realizado por João Sobral a frente da Secretaria
de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, oferecendo ações que desenvolvam os
negócios voltados ao Campo”, pontuou Izaías em seu pronunciamento.

“Fiquei muito feliz com o convite do Prefeito Izaías
Régis. Tenho o objetivo de fazer um grande trabalho na Pasta, atendendo à
comunidade e toda a população de Garanhuns, principalmente as famílias que
moram nas zonas rurais e Distritos do Município, que merecem ser valorizadas”,
afirmou Gersinho Filho.



Gerson José de Carvalho Souza Filho tem 33 anos e é
natural de Garanhuns. É graduado em Direito pela Universidade Salgado de
Oliveira (Universo); pós-graduado em Direito Público na mesma Instituição e
está cursando Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Autarquia do
Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Está licenciado da Câmara de Vereadores
de Garanhuns, da qual já foi Presidente no biênio 2015/2016. Ele também atuou como
advogado na Caixa Econômica Federal. (Com informações e imagens de Daniela Batista/SECOM/PMG)