Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), órgão ligado a 22ª
Delegacia de Homicídios de Garanhuns, instaurou um Inquérito Policial e está investigando a motivação e o autor
do homicídio que vitimou o empresário Álvaro de Souza Fernandes, de 65 anos,
ocorrido na noite dessa sexta-feira, dia 11, num estabelecimento comercial
localizado na Rodovia BR 423, no bairro de Heliópolis, aqui em Garanhuns.
identificado, mas usando boné, chegou ao local onde Álvaro trabalhava, perguntou
quem era o Empresário e logo em seguida efetuou os disparos que atingiram a
região da cabeça. Depois do crime, o assassino fugiu em um veículo que o
aguardava. A motivação do homicídio ainda é desconhecida.
amigo quando um desconhecido se aproximou e disparou tiros, atingindo a cabeça
da Vítima. O DHPP de Garanhuns investiga o caso e se pronunciará ao final do
procedimento”, registrou a Polícia Civil, em nota distribuída a Imprensa.
DOR NA DESPEDIDA DE ÁLVARO – “Esperamos que os órgãos de
segurança possam elucidar esse crime covarde, e chegar ao autor dos disparos
que tiraram a vida do nosso amigo”, publicou o Prefeito Izaías Régis (PTB), em
postagem na rede social facebook, após decretar luto oficial de três dias e
lamentar a trágica morte de Álvaro Fernandes.
Além de autoridades, centenas de pessoas compareceram ao velório realizado na sede
da 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns. “Ele era o meu melhor amigo. Me ensinava, me dizia o que
fazer e como fazer. Ele sentia prazer em me passar todo o conhecimento que
podia. Um dos homens mais inteligentes que já conheci”, lamentou a lutadora
Elaine Albuquerque.
forte comoção, o corpo de Álvaro Fernandes foi sepultado no final da tarde de
ontem, dia 12, no Cemitério São Miguel. Ele era natural de Garanhuns e trabalhava
no segmento de locação de máquinas, equipamentos e veículos utilizados no
serviço de terraplanagem. Na política, se candidatou a Prefeito de
Garanhuns, em 2008, e a Vereador, em 2012 e em 2016, mas apesar das boas votações, não conseguiu se
eleger. Desportista, presidiu a AGA, patrocinou o Sete de Setembro e diversas competições, assim como era figura constante nos eventos
sociais e esportivos da Cidade. (Com
informações do Portal OP9.
CONFIRA)
Jair Bolsonaro deve assinar, até a
próxima terça-feira, dia 15, o decreto que regulamenta a posse de
armas de fogo no Brasil, informou
o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O Ministro fez a afirmação após a cerimônia
de posse do novo comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, em Brasília, na qual estavam o presidente Jair Bolsonaro
e várias autoridades federais.
Segundo o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que foi recebido há quatro dias pelo
presidente Bolsonaro, o texto deve incluir anistia aos portadores de armas irregulares, permitindo que o Cidadão que tem arma em casa, sem registro ou com o
documento vencido, faça o recadastramento.
acordo com Fraga, o
Decreto também deve acrescentar um dispositivo que
vai tirar do delegado da Polícia
Federal o
poder de decidir se a pessoa poderá obter a posse, além de elevar o prazo do registro da arma de três para 10 anos. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)
Gás (Copergás) pretende investir neste ano R$ 42 milhões na expansão da rede no
Estado. A empresa também estabeleceu uma meta em seu plano plurianual de
aportar R$ 220 milhões até 2023. A expectativa é de que nos próximos quatro
anos projetos importantes saiam do papel, a exemplo da previsão de levar gás
canalizado para as cidades de Carpina, na Zona da Mata Norte, Garanhuns, no
Agreste, e para Porto de Galinhas, no litoral sul.
15% em relação à projeção de 2018), a Copergás pretende fechar 2023 com 80,1
mil clientes. Até lá, a empresa também espera crescer 200 km em redes de
distribuição e aumentar em 120 mil metros cúbicos por dia o volume de gás
distribuído, fechando o ano com 1,496 milhão de m³. Em 2018, os números
preliminares mostram que foram distribuídos 1,377 milhão de m³.
planos de iniciar, em 2020, o abastecimento da cidade de Garanhuns. No modelo
proposto, conhecido como rede local, a Empresa vai construir 10 quilômetros de
tubulações, que a princípio atenderão a quatro indústrias e um posto de combustível.
“A ideia é que a rede seja abastecida por caminhões que saiam de Caruaru até a
cidade”, explicou Fábio Morgado. O modelo, segundo ele, é inédito no Nordeste.
longo prazo, fazer a interligação da tubulação com o gasoduto que passa por
Caruaru. “Os dois projetos que estamos estudando nesse sentido são de Garanhuns
e o de Petrolina”, disse, antecipando que o problema da cidade sertaneja é como
fazer o gás chegar até lá. “O que pode existir é fazermos um atendimento via
GNC (gás natural comprimido – transportado em caminhões), atendendo a uma
indústria ou antecipar algo que vai chegar àquela Região”, finalizou Morgado. (Com informações do Diario de Pernambuco. CONFIRA)
O empresário Álvaro Fernandes, de 65 anos, foi assassinado no inicio da noite de hoje, dia 11, aqui em Garanhuns.
Segundo informações preliminares, Àlvaro foi atingido por quatro disparos de arma de fogo enquanto estava em seu Escritório, localizado na BR 423, defronte a
Monte Sinai Veículos. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Regional Dom Moura, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho da Unidade Hospitalar. A Polícia investiga o caso, porém ainda não há informações quanto ao suspeito, que de acordo com testemunhas, teria chegado ao local e disparado contra o Empresário.
Natural de Garanhuns, Álvaro de Souza Fernandes atuava como empresário do segmento de locação de Máquinas e
Equipamentos. Ele disputou algumas eleições em Garanhuns, tendo se candidatado
aos cargos de Prefeito (2008) e de Vereador (2012 e 2016), sempre obtendo boas
votações. Desportista, presidiu a AGA em meados do ano 2000, e sempre foi figura
constante nos eventos sociais de Garanhuns.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO – Após os procedimentos no IML, em Caruaru, a previsão é que o corpo de Àlvaro Fernandes chegue a Garanhuns por volta das 12h. Ele será velado na 4ª Igreja Presbiteriana e o sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério São Miguel.
da Secretaria de Educação, esclareceu que a vistoria dos transportes escolares,
realizado pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), é um
procedimento frequente no Município, sendo realizado semestralmente.
É que o Ministério Público de
Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, expediu
recomendação a
Prefeitura para que providencie a apresentação de toda a frota dos veículos
destinados ao transporte escolar à inspeção semestral agendada pelo
Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no período de 7 de janeiro a 1º de
fevereiro.
Ainda de acordo com a
Secretaria Municipal de Educação, no caso dos Ônibus Escolares pertencentes à
Prefeitura de Garanhuns, especificamente, a vistoria será realizada entre os
dias 14 de janeiro e 1º de fevereiro, devido a terminação das placas dos
veículos. “A Secretaria de Educação está dentro do prazo previsto”, afirmou a
Pasta Municipal. Vale registrar que, de acordo com a Secretaria de Educação,
apesar de a recomendação ter sido publicada no site do Ministério Público nessa
quarta-feira, dia 9, Ela foi protocolada apenas na quinta-feira, dia 10.
(STF) em novembro, os membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
receberão um aumento de 16,38%. A resolução assinada pelo procurador-geral
de Justiça, Francisco Dirceu Barros, foi publicada no Diário Oficial desta
sexta-feira, dia 11. Com a mudança, os procuradores, que antes recebiam
R$ 30.471,11, vão passar a ganhar R$ 35.462,22.
O Ministério Público não informou ainda o impacto financeiro da decisão.
O Órgão argumenta que considerou decisões do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ) e do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) e apontou
“a simetria existente entre as carreiras da Magistratura e do Ministério
Público, que são estruturadas com um eminente nexo nacional, reconhecida pelo
Supremo Tribunal Federal”.
novembro de 2018, dia em que foi publicado o aumento do Supremo. Aposentados e
pensionistas também receberão o aumento.
AUXÍLIO – No dia 26 de novembro de 2018, o
ministro Luiz Fux decidiu revogar o auxílio-moradia de integrantes do
Poder Judiciário, do Ministério Público, das Defensorias Públicas, das
Procuradorias e dos Tribunais de Contas. A medida foi tomada após o então
presidente da República, Michel Temer (MDB), sancionar o reajuste de 16%,38%
nos salários da Corte, o teto do funcionalismo público, passando de
aproximadamente R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil.
Depois disso, no dia 18 de dezembro, em votação relâmpago, o Conselho
Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a recriação do auxílio-moradia para membros
da magistratura. Os conselheiros definiram novas regras do pagamento do
benefício para juízes, que poderá ser de até R$ 4.377,73, com previsão de
reajuste anual. A nova resolução delimita a extensão do benefício só para
aqueles que forem atuar fora da comarca de origem, que não tenham casa própria
no novo local nem residência oficial à disposição.
No dia seguinte, o Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Francisco
Dirceu Barros, publicou uma resolução implantando o pagamento mensal de
auxílio-saúde para todos os Procuradores e Promotores do Estado. A verba
teria natureza indenizatória e seria de R$ 500 mensais, inicialmente. O
pagamento, no entanto, foi suspenso pelo conselheiro Luiz Fernando
Bandeira de Mello Filho, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), há
menos de uma semana. (Com informações do
JC Online. CONFIRA)
Pernambuco (TCE-PE) expediu Medida Cautelar com o objetivo de suspender a conclusão de um procedimento licitatório realizado pela
Secretaria de Educação de
Garanhuns, cujo objetivo era a
contratação de um sistema informatizado (software), para controle de frequência
escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino, através de reconhecimento
facial.
De acordo com o parecer da Gerência de Auditoria de Processos
Licitatórios e Tecnologia da Informação do TCE, foram apontados indícios de irregularidades
no processo no tocante aos seguintes itens: exigências indevidas no Edital, de
forma que pudesse restringir o caráter competitivo do Certame; a ausência de
parcelamento do objeto; sobrepreço mínimo de R$ 5.637,45, por equipamento; participação
de empresas com vínculo de parentesco entre seus sócios e indícios de que a Empresa
Vencedora do Certame não prestasse o tipo de serviço do objeto da licitação.
Em resposta a ação do TCE, a Secretaria Municipal de Educação de
Garanhuns, esclareceu, entre outros aspectos, que mesmo antes da expedição da Medida
Cautelar do TCE, o processo já havia sido revogado. O Órgão Municipal ainda prestou
os seguintes esclarecimentos através de Nota Oficial:
Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de
Garanhuns, apresentou projeto visando COMBATER A EVASÃO ESCOLAR, COM A
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL, a qual tem como objeto
principalmente a instalação de frequência escolar eletrônica, com
reconhecimento facial, e que adotaria a gestão de software que atendesse às
demandas municipais.
consiste na contratação de empresa especializada na prestação de serviços de
Reconhecimento Facial e uma solução integrada que contemple sistema de gestão
web e aplicativo desconectado de gestão escolar para o município de Garanhuns,
com orçamento estimado em R$ 3.471.799,20.
diretoria financeira, pesquisou o edital de licitação da Prefeitura Municipal
de Jaboatão dos Guararapes, adotando como modelo, sem, no entanto, ter
expertise mais aprofundada da equipe responsável, para averiguação de questões
técnicas ali existentes.
sempre é a de pregão eletrônico, haja vista a possibilidade maior de
concorrência, além da segurança do sistema no tocante a competitividade e sigilo
das propostas.
irá permitir qualquer possibilidade de direcionamento, ou ainda atos que
importassem em desobediência a Lei de Licitações e Contratos, ou qualquer dano
ao município.
6. Logo que tomou conhecimento
da Medida Cautelar, a gestora da referida pasta determinou a tomada de
providências cabíveis, dentre estas: revogação do processo licitatório;
instauração de processo administrativo junto à controladoria para análise das
falhas na elaboração do termo de referência;
referido processo foi revogado ainda no dia 11/12/2018, por determinação desta Secretaria,
a qual foi publicada no dia 12 de dezembro de 2018, no Diário Oficial da Amupe;
maior com a transparência e lisura no trato da coisa pública, notadamente os
atos da atual gestão da SEDUC, ao passo que colocamo-nos à inteira disposição
dos órgãos de controle”.
monocraticamente pelo conselheiro Dirceu Rodolfo nessa quarta-feira, dia 9, determinou
a suspensão, até segunda ordem, do Pregão Eletrônico nº 060/2018 que tem por
objeto o registro de preços para aquisição de materiais de construção por parte
da Prefeitura de Garanhuns. A abertura do Pregão, cujo valor previsto é de R$
10.960.731,38, estava prevista para ontem, dia 10.
sugerida ao conselheiro Dirceu Rodolfo, relator das contas do Município, pela
equipe de auditores da Inspetoria de Arcoverde, após supostas irregularidades
encontradas no edital. De acordo com os técnicos, o valor licitado está muito
acima do que foi gasto nos últimos cinco anos pela Prefeitura, conforme
informações disponíveis no Portal Tome Conta do TCE.
Geral do Município não apresentou à Inspetoria nenhum “documento razoável” para
comprovar a necessidade do valor licitado e explicar a disparidade existente em
relação aos exercícios anteriores.
por sua vez, aceitou as considerações técnicas da Inspetoria dizendo que a
continuidade do Certame sem um exame mais aprofundado dos fatos poderia causar
dano ao erário. Ele concedeu cinco dias de prazo para apresentação de defesa e
determinou a instauração de uma Auditoria Especial para o aprofundamento das
investigações. (Com informações do Site Oficial do TCE-PE)
aqui em Garanhuns. As Oportunidades são de Dentista, Chefe de Serviço
de Limpeza, Instrutor de Auto-escola, Mecânico de Automóvel e de Auxiliar de Almoxarifado (exclusiva para Pessoas
com Deficiência). As oportunidades estão
publicadas no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e
Qualificação de Pernambuco. Confira as particularidades de cada Vaga:
* DENTISTA – Experiência: 6
meses na Carteira de Trabalho – Salário: não informado – Escolaridade: Superior
Completo;
* CHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA – Experiência: 6 meses na Carteira de Trabalho
– Salário: R$ 1.200,00 – Escolaridade: Médio Completo;
* INSTRUTOR DE AUTO-ESCOLA – Experiência: Não exigido – Salário: não
informado – Escolaridade: Fundamental Completo;
* MECÂNICO DE AUTOMÓVEL –
Experiência: 6 meses na Carteira de Trabalho – Salário: não informado – Escolaridade:
Médio Completo; e
Salário: R$ R$ 1.784,56 – Escolaridade: Médio Completo
– OBSERVAÇÃO: VAGAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – PCD.
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações no decorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.
Cultura de Garanhuns disponibilizou a convocatória para a seleção de propostas
que poderão fazer parte da grade de programação do carnaval de 2019. Artistas,
grupos musicais ou culturais, blocos carnavalescos, maracatus, escolas de samba
e trios elétricos, entre outros que apresentem propostas condizentes com o
período poderão compor o evento.
realizadas até o dia 4 de fevereiro, presencialmente ou via Correios. O edital
completo está disponível no site: www.garanhuns.pe.gov.br.
As inscrições presenciais deverão ser realizadas no período de 10 de janeiro a
4 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 14h, na sede da
Secretaria localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, situado na
Praça Dom Moura, S/Nº, bairro São José.
enviada via Correios, para este mesmo endereço, com postagem até às 17h, do dia
4 de janeiro de 2019. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou
qualquer outra forma de encaminhamento. Após o período de inscrições, as
propostas serão submetidas à avaliação por parte da Secretaria de Turismo e
Cultura, com resultados divulgados no site institucional, com data ainda a ser
divulgada. O Carnaval de Garanhuns será vivenciado no período carnavalesco
tradicional de 2019 marcado para a primeira semana de março. (Com informações e imagens da SECOM/PMG)






















































