BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

 
A Prefeitura Municipal de
Garanhuns solicitou ao Poder Judiciário de Pernambuco, nessa segunda-feira, dia
28, medida judicial para garantir o fornecimento de combustíveis: diesel,
álcool e gasolina, para os veículos que são primordiais à manutenção dos
serviços essenciais à população.


A Justiça, através do Juiz Rômulo
Macedo Bastos, autorizou que o transporte dos combustíveis do Porto de Suape
para Garanhuns, seja feito sob escolta. Segundo 
a Municipalidade,
com a chegada dos combustíveis, deverão abastecidos veículos que realizam o Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); o Transporte de Pacientes Crônicos, sobretudo
em Tratamento de Hemodiálise e aqueles que integram o Sistema de Recolhimento do
Lixo Doméstico.


De acordo com o Juiz Rômulo
Macedo Bastos, está autorizada o uso de força policial para quem tentar impedir
o cumprimento da medida. A obstrução da passagem dos caminhões com combustível,
poderá gerar uma multa de R$ 50 mil, acrescida de R$2 mil de multa por hora
parada dos veículos. (Com informações da
SECOM/PMG)


A paralisação dos caminhoneiros chega ao nono dia nesta terça-feira, dia
28, e, de acordo com o secretário de Planejamento e Gestão do Estado,
Márcio Stefanni, o pernambucano está perdendo a calma diante da
situação. 
“Estamos tentando negociar, mas sabemos que a paciência do
povo de Pernambuco está chegando ao limite, uma vez que começa a faltar gás de cozinha,
remédios nos hospitais”, explicou.
Stefanni também informou que o governador Paulo Câmara se reuniu com
integrantes do Ministério Público para detalhar como o Governo está
lidando com a paralisação. Caso seja necessário, segundo ele, a força
poderá ser utilizada para resolver a situação. “O Governador esteve
reunido com o Ministério Público (MP), defensor da sociedade, para que o
MP fosse avisado das medidas que o Estado tem tomado e se colocando a
disposição para requisição de medidas, inclusive de força, se necessário
for”, afirmou.

PRODUTORES DO VALE DO SÃO
FRANCISCO JÁ CONTABILIZAM MAIS DE R$ 500 MILHÕES DE PREJUÍZO –
Produtores de frutas do Vale do São Francisco contabilizam
um prejuízo de R$ 570
milhões devido à paralisação dos caminhoneiros,
que acontece desde o último dia 21. De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), o
setor já deixou de comercializar, para os mercados interno e externo, 40 mil
toneladas de uvas e 60 mil toneladas de mangas.


Também deixaram de ser comercializadas mais
de 200 mil toneladas de frutas como
acerola, banana, coco e mamão. O SPR informou, por meio da assessoria de
comunicação, que as câmaras frias
já estão com a ocupação esgotada e não há mais espaço para o armazenamento de frutas
colhidas recentemente. Nos pomares da região, as frutas estão apodrecendo no
campo. Além disso, ainda de acordo com o sindicato, todos os novos pedidos do
mercado interno foram cancelados e falta combustível para
os tratores e pulverizadores, o que pode causar perda de safras de exportação
de setembro a outubro. Com isso, 80% da safra a
ser colhida pode ficar comprometida por falta de mercado.

Apesar de todos os prejuízos, os produtores do Vale de São Francisco assinaram
um documento em que reconhecem a legitimidade da paralisação dos caminhoneiros
e solicitando aos poderes competentes a agilização das negociações, liberação
das estradas e acesso aos portos.
(Com
informações do
JC Online e da
Folha de Pernambuco. Confira AQUI e AQUI)


 
O site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação
de Pernambuco traz a informação que a Agência do Trabalho oferece para amanhã,
dia 29, nove vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de
Atendente
de Farmácia – Balconista (2); Farmacêutico; Operador de Trator de Esteira; Serralheiro
e Vidraceiro. Já as três oportunidades para Servente de Obras, exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD), também
seguem abertas.
De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário
atender aos seguintes requisitos:
ATENDENTE DE
FARMÁCIA – BALCONISTA  

Experiência: 6 Meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Médio Completo – Observação:
2 (duas) vagas;
FARMACÊUTICO
Experiência: 6 Meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Superior Completo;
* OPERADOR DE TRATOR DE
ESTEIRA – Experiência: 6 Meses – Salário: Não informado – Escolaridade:
Fundamental Completo;
* SERRALHEIRO –
Experiência: 6 Meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Fundamental
Completo; e
* VIDRACEIRO – Experiência:
6 Meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Fundamental Completo;
* SERVENTE DE OBRAS –
Experiência: 3 Meses – Salário: R$ 1.106,60 – Escolaridade: Fundamental
Incompleto – OBSERVAÇÃO: Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD).
Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados
devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no
Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As
vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a
Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas,
clique AQUI.


 
O Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, abriu
novas vagas em Processo Seletivo Simplificado visando substituir,
temporariamente, professores efetivos da área de Educação Física – Nível II, que
estejam afastados por motivo de: Licença Prêmio; Licença Médica; Licença para
Trato de Interesse Particular; Licença para Estudo e Readaptação Temporária. O
processo ainda prevê vagas para contratação de Instrutor e Intérprete de Língua
Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições foram iniciadas hoje, dia 28, e seguem até o dia 11 de junho.
O processo de inscrição é gratuitas e será realizado, exclusivamente,
na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Siqueira Campos, nº 75, das
8 às 12h e das 14 às 17h, no Auditório da Instituição. Também serão destinadas
vagas aos candidatos pertencentes às Comunidades Quilombola e 5% do total das
vagas serão destinadas para Pessoas com Deficiência (PCD).

No ato da inscrição, o candidato deverá informar dados pessoais e
fornecer cópias da Identidade; CPF; comprovante da última votação eleitoral; comprovante
de residência; Certificado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino até
o limite dos 45 anos); Currículo de forma detalhada (identificação dos títulos
e especialmente da carga horária dos cursos de aperfeiçoamento, seminários e a
experiência profissional); duas fotos 3×4; documento que comprove a
escolaridade, em conformidade com a habilitação exigida e Comprovação de Títulos
e de Experiência Profissional. A divulgação do resultado preliminar dos
aprovados será feita no dia 20 de junho.
Os
candidatos podem ter acesso ao edital no site da Prefeitura de Garanhuns: https://bit.ly/2kkZKfs.

 
A Secretaria Municipal de
Educação divulgou na tarde desta segunda-feira, dia 28, a Portaria que
oficializa a Suspensão das Atividades Escolares e Administrativas da Rede
Municipal de Ensino até que se normalize a situação e se restabeleça as
condições necessárias ao funcionamento pleno das Instituições Escolares
Municipais e Conveniadas. A decisão foi tomada pela titular da pasta, Eliane
Vilar, junto a um colegiado com gestores das unidades de ensino. A Portaria nº
007/2018 tem efeito retroativo ao dia 24 de maio.
A impossibilidade da
circulação da frota municipal de transporte escolar em decorrência da falta de
abastecimento de combustíveis; o impacto da situação aos estudantes que
dependem diretamente do transporte escolar público e particular; o deslocamento
dos servidores municipais tendo em vista que grande parte destes residem em
outros Municípios; e a impossibilidade de atender às escolas com a distribuição
de merenda escolar, água, gás, materiais de limpeza, entre outros insumos,
foram algumas das justificativas a medida.
Segundo a Educação Municipal, ao se restabelecerem as
atividades Escolares e Administrativas, as equipes gestoras estarão comprometidas
a organizar o calendário de reposição de aulas para garantir o cumprimento
dos 200 dias letivos, de forma coletiva e consensual com os servidores. 

FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA – A Secretaria de Educação de Garanhuns
informou em nota distribuída a Imprensa que passará a funcionar no horário das
8 às 14h, até a normalização da conjuntura atual. A decisão foi tomada em
consideração a dificuldade de deslocamento dos servidores da Pasta.

Clique AQUI para conferir a Portaria na Integra.


 
Profissionais da Secretaria de
Saúde de Garanhuns realizaram, nesta segunda-feira, dia 28, uma ação de
promoção da saúde na BR-423, visando atender aos Caminhoneiros que aderiram à Greve
Nacional e estão parados na localidade. Após os atendimentos realizados nas
Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os serviços foram ofertados de maneira
gratuita para mais de 50 pessoas.
Foram realizados atendimentos Médicos
e de Enfermagem para os casos mais críticos, além de testes de glicemia;
aferição de pressão arterial; vacinação contra hepatite, difteria e tétano;
avaliação nutricional; além de repasse de orientações com profissional de Psicologia.
Também houve distribuição de medicamentos.
“É uma ação estratégica que
também acontece em solidariedade aos caminhoneiros. Esta é uma classe que
necessita de cuidados específicos na área de saúde. Por isso a ideia de
mobilizar uma equipe para atendimentos in loco, beneficiando assim vários
profissionais”, pontuou a secretária de Saúde de Garanhuns, Nilva Mendes.
(Com informações e imagens de Aquilles
Soares/SECOM/PMG)



O Prefeito Izaías Régis (PTB) assinou nesta segunda-feira, dia 28, o Decreto nº 024/2018,
que coloca Garanhuns em Situação de Emergência Pública. Entre os motivos para a
decisão estão o impacto e a gravidade dos efeitos decorrentes da paralisação
nacional dos caminhoneiros e a necessidade de manutenção dos serviços públicos
essenciais, nos casos de situações de urgência e emergência.
Em razão do desabastecimento
de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade destinados à população,
fica autorizada a aquisição de produtos necessários, para debelar a emergência
e atender à população sem perecimentos de direitos e garantias constitucionais.
O documento será divulgado ainda hoje, dia 28, em uma edição extraordinária do
Diário Oficial dos Municípios/AMUPE.
Quanto ao funcionamento dos
serviços públicos em Garanhuns, o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD);
aulas na Rede Municipal de Ensino e na Autarquia de Ensino Superior de
Garanhuns (AESGA) estão suspensos. Os serviços relativos às visitas dos
técnicos e atendimentos da Assistência Social e Direitos Humanos também não
estão funcionando. Todos os serviços que necessitavam de veículos para a
execução ou para transporte dos profissionais que o fariam também estão
suspensos.

A Coleta de Lixo regular está ativa somente nos corredores
principais e no Centro da Cidade, dessa forma a orientação para os cidadãos é
de que não descartem lixo nas ruas para evitar que este se acumulem e gerem
riscos à saúde pública. O Decreto de Situação de Emergência é válido por 60
dias a partir da data de publicação.
(Com
informações e imagens da SECOM/PMG)

Clique AQUI para conferir o Decreto na Integra.  

 
O Governador Paulo Câmara (PSB) anunciou no seu Facebook, nesse domingo,
dia 27, que já foram transportados 700 mil litros de combustíveis do Porto de
Suape, em Ipojuca. Segundo o chefe do executivo, o fornecimento será destinado
para todos os municípios de Pernambuco.
Os comboios de caminhões-tanques, para abastecimento de postos,
continuam sendo escoltados desde a saída do Porto de Suape, em Ipojuca. Hoje, dia
28, além da Região Metropolitana do Recife, dez caminhões seguiram viagem para
a Zona da Mata e o Agreste.
Paulo esteve reunido com setores do Governo e da sociedade civil na manhã desse
domingo, dia 27, e garantiu o abastecimento de serviços essenciais à população,
como hospitais, segurança e transporte público.  Na mesma reunião ele
afirmou que está aberto ao diálogo com os caminhoneiros e que o Estado está
preparado para normalizar os serviços. Pela tarde, ele também garantiu que a
circulação de 100% dos ônibus que circulam da região metropolitana.

POSICIONAMENTO FIRME – O Governador Paulo Câmara informou que, caso
necessário, vai fazer o “uso da força” para desobstruir estradas em
Pernambuco que estejam bloqueadas pela greve dos caminhoneiros. Até o momento,
32 rodovias estão bloqueadas no Estado.

“A partir do momento que garantimos toda a questão da saúde e
segurança pública, solicitamos ao Exército Brasileiro que nos informe como eles
vão operar, mas independente da atuação do Exército, nós vamos ter que agir.
Isso também está muito claro no âmbito de nossa estratégia. Não poderemos mais
esperar esse desbloqueio (…) a gente quer que o Exército nos ajude, mas se
isso não for possível, tomaremos as medidas necessárias para o desbloqueio
efetivo das estradas em Pernambuco”, frisou o Governador. A expectativa é
que sejam utilizados Policiais Militares, assim como aconteceu em São Paulo,
além de militares do Exército. (Com
informações do
JC Online.
CONFIRA AQUI e AQUI)

Saiba mais sobre esse Curso clicando AQUI

O Governo Federal cedeu e decidiu congelar por 60 dias a redução do
preço do diesel na bomba em R$ 0,46 por litro. O pacote de medidas foi
anunciado na noite deste domingo, dia 27, pelo presidente Michel Temer, que fez
um pronunciamento depois de um dia inteiro de negociações no Palácio do
Planalto.


Isso equivale, segundo o Presidente, a zerar as alíquotas da Cide e do
PIS/Cofins. As Medidas Provisórias foram publicadas em edição extra do Diário
Oficial da União no fim da noite de hoje e encaminhadas ao Congresso.



O Governo Federal concordou ainda em eliminar a cobrança do pedágio
dos eixos suspensos dos caminhões em todo o País, além de estabelecer um valor
mínimo para o frete rodoviário. Essas determinações deverão constar em medidas
provisórias a serem publicadas em edição extra no Diário Oficial da União. A
expectativa do Palácio do Planalto é que a paralisação, que já dura sete dias e
causa enormes prejuízos e transtornos em todo o País, termine logo. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)


 
A Universidade de Pernambuco (UPE), de forma preventiva e considerando a
continuidade da Greve dos Caminhoneiros, suspendeu as atividades Acadêmicas e Administrativas
de todos os seus 15 campi nesta segunda-feira, dia 28. A decisão é válida para
os turnos da manhã, tarde e noite, a fim de minimizar os transtornos à
comunidade acadêmica.
A gestão da Universidade realiza, nesta segunda-feira, reunião com todos
os diretores das unidades para avaliar e traçar estratégias de reposição das
aulas perdidas durante o período de paralisação. Ao longo do dia, a UPE, que
está acompanhando os acontecimentos, emitirá novo posicionamento sobre o
expediente da Instituição nessa terça-feira, dia 29.
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS – As atividades assistenciais das unidades do
Complexo Hospitalar da UPE, composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz
(Huoc), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e
Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), estão mantidas de forma
plena, em respeito aos pacientes que buscam às unidade de saúde. Caso haja
redução do número de servidores disponíveis nos atendimentos, serão priorizados
os casos com gravidade clínica e situações emergenciais.

AULAS NO MUNICÍPIO SEGUEM
SUSPENSAS –
A Prefeitura de Garanhuns,
por meio da Secretaria de Educação, informou que, em virtude das consequências
da paralisação dos caminhoneiros, as aulas da Rede Municipal de Ensino
permanecem suspensas, portanto não haverá aula nesta segunda-feira, dia 28. A
Seduc informa ainda a todos os professores, estudantes, pais e responsáveis que
estas aulas serão repostas posteriormente, de acordo com cronograma
estabelecido pela Pasta.