BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Um fato inusitado foi
registrado na manhã de ontem, dia 1º, em um Motel as margens da BR-423, aqui em
Garanhuns. Um homem, de 42 anos, tentou sair do estabelecimento sem pagar a
conta e acabou batendo com o carro e derrubando parte do muro. A Polícia
Militar foi acionada para atender a ocorrência.
Com a chegada dos Militares,
ficou constatado que o Suspeito deu entrada no Motel nas primeiras horas da
manhã. Momentos depois chamou um táxi, que trouxe um casal. Os três ficaram no
quarto até ele tentar deixar o estabelecimento. No quarto em que estavam, foram
encontrados sinais de que houve o consumo de maconha e de cocaína, além de bebida alcoólica,
que foi usada do frigobar do quarto do Motel.

Depois de colidir com o muro
do Motel, o Indivíduo ficou ferido e foi socorrido pelo SAMU para a emergência
do Hospital Regional Dom Moura. Após o atendimento Médico, Ele foi encaminhado
a Delegacia de Polícia Civil onde foi confeccionado um Termo Circunstanciado
 de
Ocorrência (TCO). Não há informações quanto ao casal que estava em companhia do
Suspeito. A PM não revelou os nomes dos envolvidos.
(Com informações e imagens do Portal Agreste Violento – www.agresteviolento.com.br)


 
Responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, o juiz
Sérgio Moro recebe auxílio-moradia mesmo possuindo um imóvel próprio em
Curitiba. Moro fez uso de decisão liminar de setembro de 2014, do ministro do
Supremo Tribunal federal (STF) Luiz Fux, para passar a receber auxílio-moradia
no valor de R$ 4.378. As informações são da Folha de S. Paulo.

Na prática, o valor do benefício é incorporado ao salário do Juiz, mas
não conta para o teto constitucional dos vencimentos do setor público, de R$
33.763. O recebimento de auxílio-moradia por um Juiz que possui imóvel na Cidade
onde trabalha não é ilegal. O juiz Sérgio Moro passou a receber o
auxílio-moradia em outubro de 2014. Acrescentando ao valor o
auxílio-alimentação de R$ 884, totalizando R$ 5.262 por mês. 
Em alguns meses, a quantia pode ser ainda maior. Em dezembro de 2017,
Moro ganhou gratificações no total de R$ 6.838, elevando o salário para R$
41.047. Os benefícios corresponderam a 30% de toda a remuneração.



A POSIÇÃO DE MORO – O juiz Sérgio
Moro se justificou nesta sexta-feira, dia 2, sobre o fato de defender o auxílio moradia apesar de possuir um imóvel
próprio em Curitiba.
 Segundo Moro, o benefício é uma forma
de compensar a falta de reajuste salarial aos juízes federais, que estão sem
aumento há três anos. 
“O
auxílio-moradia é pago indistintamente a todos os magistrados e, embora
discutível, compensa a falta de reajuste dos vencimentos desde 1 de janeiro de
2015 e que, pela lei, deveriam ser anualmente reajustados”, afirmou
Moro. 
(Com informações do JC
Online. CONFIRA)


A Secretaria de Turismo e
Cultura divulgou a programação completa do Carnaval de Garanhuns 2018. A festa,
será realizada de 10 a 13 deste mês, com uma grade de shows repleta de gêneros
musicais que vão do axé até o instrumental. Os bairros Boa Vista e Magano serão
polos de animação. O Parque Euclides Dourado também receberá shows durante o
período, com o Parque Musical.
No sábado, dia 10, o Polo
Magano terá shows a partir das 14h com Marcos Cabral, Evaristo Vegas e Banda,
Carla Marques e Orquestra Metal do Frevo. No domingo, dia 11, a folia do bairro
Magano fica por conta de Michelly dos Anjos; da Escola de Samba Unidos de Santa
Teresinha; Marcelo Francisco; Orquestra do Boneco Doido e do Bloco Unidos com
Alegria. 
Na segunda-feira, dia 12, à
partir das 14h, o Grupo Nossa Arte será o primeiro a tocar no polo do bairro
Boa Vista (localizado na Praça Pedro II), seguido pelos cantores Nathálya
Vianna e Nando Azevêdo. O Som dos Tambores; Herick Faustino; a Escola de Samba
Unidos de Santa Terezinha; UsCafuçu e Belinha Lisboa também se apresentam na
Boa Vista, encerrando a programação de shows nos bairros na terça-feira, dia 13.
O bloco Unidos com Alegria também se apresenta na Boa Vista.
Para quem deseja uma
programação diferente, o Parque Musical terá um repertório formado por músicas
pop, instrumental, forró e MPB, sempre das 15h às 18h30, durante os quatro dias
de carnaval. No sábado, dia 10, o palco montado no Parque Euclides Dourado
recebe David Meneses e Josué. O domingo, dia 11, será a vez do instrumental,
com Marcos Cabral, Sergio Marcus, John Arislan e Lourinho Bass. A segunda-feira,
dia 12, será marcada com muito forró numa programação especial em homenagem ao
aniversário do cantor, compositor e músico garanhuense, Dominguinhos, que se
estive vivo, completaria 77 anos. O forró será liderado por João Cláudio, João
Batista e Marcos Antônio. Na terça-feira, dia 13, será a vez do Música Popular
Brasileira tomar conta do Parque Musical, com as apresentações de Franciely e
Fabio Alladin. Além do Palco, o Parque também contará com a Feira no Parque em
todos os dias da festa. O espaço vai oferecer artesanatos, plantas e
gastronomia. A feira funcionará das 10 às 19h.


O site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho
e Qualificação de Pernambuco traz a informação que a Agência do Trabalho
oferece para hoje, dia 2, três vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As
oportunidades são de Coordenador de Microcrédito e Vendedor Pracista (2).
De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é
necessário atender aos seguintes requisitos:
* COORDENADOR DE
MICROCRÉDITO – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade:
Médio Completo;
* VENDEDOR
PRACISTA – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Médio
Completo; e
* VENDEDOR
PRACISTA – Experiência: 6 meses – Salário: R$ 1.100,00 – Escolaridade: Médio
Completo.

Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados
devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no
Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As
vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a
Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber mais sobre essas vagas,
clique AQUI.


 
O Instagram anunciou
nesta quinta-feira, dia 1º, novidades para os apaixonados por Stories:
novas fontes e cores. Agora, você pode escolher a opção “Type” (tipo) e
escrever o que desejar aos amigos. Com a atualização, foram lançadas quatro
fontes: Moderna, Neon, Máquina de Escrever e Forte. A cor de
fundo para o texto também pode ser alterada, oferecendo aos usuários uma paleta
de cores diversificada.
As fontes também poderão ser
usadas em vídeos e fotos. De acordo com o Instagram, a atualização
está disponível como parte da versão 30, tanto para iOS na Apple App
Store, como para o Android no Google Play.
OUTRAS NOVIDADES – Nesta
semana, outros recursos foram adicionados ao Instagram Stories. Fotos
e vídeos de qualquer tamanho podem ser adicionados normalmente na história.
Além disso, o usuário pode brincar com diversas opções de GIF (GIPHY).
VEJA COMO USAR O NOVO RECURSO:
1º – Ao abrir a câmera você ira encontrar a função “tipo”;
2º – Escreva para uma mensagem para seus amigos e escolha a fonte que
mais lhe agrada;
3º – Para mudar a fonte, basta clique no ‘nome’;
4º – Para mudar a cor, basta clicar no círculo da parte inferior
esquerda ao lado da seta (>);
5º – Agora é só postar o Stories.

Clique em player para ver a demonstração dos novos recursos do Instagran:



Uma informação trazida pelo Blog do Cisneiros vem movimentando a classe
política de Garanhuns nesta quinta-feira, dia 1º. É que o Blog denunciou a
suposta existência de funcionários ‘fantasmas’ na Prefeitura de Garanhuns,
versão descartada pelo Governo Municipal.


Segundo a denúncia do blogueiro Kleber Cisneiros, quatro cidadãos atuavam como
Servidores Públicos, mas não cumpriam com o expediente diário em suas
respectivas Secretarias. O Blog traz os nomes de Josefa Dulcineia Borges
Barbosa; Maria José Borges; Jefferson Pessoa de Andrade Junior e de Ana Simone
Rodrigues da Silva; registra as funções desempenhadas; os salários recebidos e
as supostas atividades profissionais que eles realizam em suas vidas privadas.
Ainda na reportagem, Cisneiros publica imagens da Folha de Pagamento de
Dezembro de 2017, disponíveis para consulta pública no
Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns e traz imagens da fachada e da placa de um Salão de
Beleza, que segundo a reportagem, pertence a servidora Ana Simone Rodrigues da
Silva. A postagem ainda traz um vídeo em que um Cidadão revela que a senhora
“Maria José” realiza a manutenção da Capela do Seminário São José “pela Manhã”.
Antes de uma atualização, a reportagem postada pelo Blogueiro fazia menção a
uma quinta pessoa, que segundo a postagem atuava na Prefeitura e era cliente do
Salão de Beleza, mas essas informações, assim como as imagens, foram retiradas
da postagem.


Em nota distribuída a Imprensa, a Procuradoria Municipal declarou que a
postagem do Blog do Cisneiros, “comprova que estas pessoas não são fantasmas e
possuem residência no Município de Garanhuns”. Ainda de acordo com a
Prefeitura, “o exercício de função pública não impede qualquer concomitância em
atividades privadas” e que para demonstrar a lisura e preservar o interesse
público, foi determinada a instauração imediata de Processo Administrativo,
através da Controladoria Municipal, com o objetivo de apurar e verificar se
existe alguma irregularidade nas atividades desenvolvidas pelos Agentes
Públicos citados na reportagem. “A Gestão estará à disposição de qualquer Órgão
ou Entidade de Fiscalização para verificação de qualquer Ato Administrativo”,
finaliza a Nota.



DEFESA E ATAQUE – Ainda na nota
distribuída a Imprensa, o Governo Municipal parte para o ataque contra o
Blogueiro Kleber Cisneiros, que segundo a Procuradoria Geral do Município, quer
fazer “sensacionalismo e criar factoides jornalísticos”, haja vista que o mesmo
“já exerceu cargo público, recentemente, neste Município, sem ter exercido de
fato qualquer função administrativa e, possivelmente, exercendo função
política, o que por si só, não atrai qualquer atrativo de desvio de função,
recursos públicos ou de funcionário fantasma, neste exercício”. Ainda segundo a
Nota, o titular da postagem, também exercia
atividades privadas, enquanto atuava “como Assessor Parlamentar”.



O Blog do Carlos Eugênio está a disposição dos cidadãos citados para
publicar as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem.



Clique AQUI para conferir a reportagem do Blog do Cisneiros e AQUI para
ter acesso a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Garanhuns na Íntegra.





NOTA DE ESCLARECIMENTO –
PROCURADORIA MUNICIPAL – PREFEITURA DE GARANHUNS.
A Prefeitura Municipal de
Garanhuns, por meio da Procuradoria Municipal, vem a público se manifestar
acerca da postagem do Blog do Cisneiros, intitulada de Esquema de Funcionários
Fantasmas na Prefeitura Municipal de Garanhuns.
Em relação ao fato de que
foram nomeados fantasmas na Prefeitura Municipal de Garanhuns, a própria
postagem, tenta ao menos e, na verdade comprova que estas pessoas não são
fantasmas e possuem residência no município de Garanhuns.
As nomeações e exercício de
funções políticas são próprias da administração pública, exercendo-as estas
funções pré- determinadas no âmbito político administrativo, o que é própria de
funções exercidas pelos cargos citados na referida postagem, o que aliás, o
próprio blogueiro, sabe bem disto, pois já exerceu cargo público recentemente
neste município, sem ter exercido de fato qualquer função administrativa e,
possivelmente exercendo função política, o que por si só, não atrai qualquer
atrativo de desvio de função, recursos públicos ou de funcionário fantasma,
neste exercício.
O exercício de função pública
como citada não impedem qualquer concomitância em atividades privadas, aliás,
como o próprio titular da postagem o fazia, que quando possuía contratos com
empresas de publicidades e exercia atividades ligadas ao seu blog, embora fosse
assessor parlamentar.
Pretender envolver instituição
privada em atos administrativos e querendo a atrair a “Sena” da reportagem com
intuito de querer fazer sensacionalismo, sem, contudo, dar a oportunidade dos
interessados em apresentar manifestação prévia, citando pessoas que foram
inocentadas em decisão proferida por tribunais superiores, tem o único intuito
de criar factoides jornalísticos, impróprios neste momento.
Como forma de demonstrar a
lisura, afastar e preservar o interesse público, determinamos a Controladoria a
instauração imediata de processo administrativo com o fito de apurar e
verificar se acaso existir, a responsabilidade ou não de agentes públicos.
Por fim, esta gestão estará à
disposição de qualquer órgão ou entidade de fiscalização para verificação de
qualquer ato administrativo.

 
Um homem identificado como Juciélio Luiz da Silva, de 22
anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, dia 1º, na Zona Rural de
Garanhuns.

O Corpo da Vítima apresentava um grande corte nas costas,
possivelmente realizado num golpe de faca. O Cadáver foi localizado no Sítio
Flamengo, nas imediações do Balneário de Antônio Justino.

Policiais Civis da 22ª Delegacia de Homicídios realizaram
o levantamento do local do crime e o Corpo foi encaminhado para o Instituto de
Medicina Legal (IML), em Caruaru. Ainda não há informações quanto a autoria
desse Crime.
 (Com informações do Portal Agreste Violento – www.agresteviolento.com.br)


 
Unindo
conceitos de gestão, inovação e sabor, a Unidade Agreste Meridional (UAM) do
Sebrae Pernambuco inicia, a partir do mês de março, o programa ‘Inovagastrô’. A
ação consta numa série de capacitações, realizadas por meio de palestras com
especialistas, que irão acontecer de maneira continuada ao longo do ano de
2018. Os empresários do setor interessados em participar já podem realizar
inscrição por meio do contato (87) 3221-3333 ou na loja virtual do Sebrae, pelo
endereço eletrônico: loja.pe.sebrae.com.br/loja.
A primeira etapa do Programa abordará quatro temas, sendo
eles: tendências da gastronomia, com a coordenadora de pós-graduação em
Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lourdes
Barbosa; a importância do planejamento estratégico para o sucesso do seu restaurante
e cafeteria, com Eugênia Miranda, credenciada ao Sebrae; o uso das mídias
digitais a favor do negócio, com o também credenciado ao Sebrae Flammarion
Cysneiros; e a fidelização do cliente através do encantamento, ministrada por
Roberto Montanha.

O investimento para participação na série de palestras
iniciais do Programa Inovagastrô é de R$ 40, com condições especiais para
empresas que inscreverem mais de cinco funcionários. As aulas ocorrerão no
Sebrae Unidade Agreste Meridional, localizado na avenida Rui Barbosa, bairro
Heliópolis, nos dias 5, 12, 19 e 26 de março, sempre das 15 às 17h. O
público-alvo é formado por empreendedores de estabelecimentos como
restaurantes, bares, lanchonetes e cafeterias.
Outras informações: (87)
3221-3333.

 
Uma Corrida sem fins de
competição, em que o único critério para participar é a diversão. Essa será a
Hit Run Festival, que acontecerá nesse domingo, dia 4, a partir das 7h30min, aqui em Garanhuns.



O diferencial da Corrida é que
os participantes poderão usar uma tinta atóxica e biodegradável, que vai
proporcionar um animado movimento, além de boas recordações fotográficas,
sensoriais e mentais. Os corredores também poderão curtir um bom som e dançar
num Festival de Dança ministrado por Pabinho, além de dar boas vindas ao
carnaval ao som de uma Orquestra de Frevo.



Com largada prevista para as
7h30min e contando com um percurso de cerca de 4,5km, que compreende duas
voltas na Avenida Rui Barbosa, o evento é uma realização da Hit Academia, com o
apoio do Governo Municipal de Garanhuns, através da AMSTT e das Secretarias de
Saúde e de Juventude, Esportes e Lazer. “Ao longo do percurso teremos pontos de
hidratação e os participantes receberão saquinhos de tinta para utilizar nesse
Festival da alegria, que antecede o Carnaval”, pontua o gestor da Hit Academia,
o Profissional de Educação Física, Edinho Albino, um dos coordenadores do
Evento.


CORRIDA SOLIDÁRIA – As Inscrições já estão
encerradas e os Kits (composto por Camiseta em Poliamida e Medalha para todos
os Inscritos) estão sendo entregues desde a última quinta-feira, dia 1º, na Hit
Academia. Todos os inscritos deverão levar um quilo de alimento não perecível,
a ser entregue no ato de retirada do Kit. “Os alimentos arrecadados serão entregues
a Secretaria de Assistência Social, que promoverá a distribuição junto a
famílias carentes do Município”, registra o secretário de Juventude, Esportes e
Lazer, Carlos Eugênio.



Vale lembrar que quem não tem o Kit, ou seja, não se inscreveu para a Corrida, também pode participar da programação. Basta vestir uma camiseta branca e levar um 1kg de alimento para contribuir com a campanha solidária.  


 
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao município de
Correntes que adeque a legislação municipal referente ao reajuste anual do Piso
Salarial dos Profissionais do Magistério para garantir que os efeitos
financeiros sempre retroajam ao mês de janeiro.
Segundo explicou a promotora Larissa Albuquerque, o MPPE instaurou
inquérito civil no ano de 2017 para fiscalizar o cumprimento, pela
administração municipal, do reajuste anual do piso nacional do magistério. A
Lei Federal nº11.738/2008 estabelece que os valores deverão ser atualizados
sempre a partir do dia 1º de janeiro de cada ano. Porém, no caso de Correntes,
o reajuste concedido no ano de 2017 só teve efeitos a partir de 1º de abril.



O Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) tem um prazo de dez dias para
responder ao Ministério Público se acata ou não as medidas recomendadas.
(Com informações do Siter Oficial do MPPE.
CONFIRA)