resultado da última pesquisa eleitoral realizada em Pernambuco, que coloca o
senador Armando Monteiro (PTB) à frente do governador Paulo Câmara, na disputa pelo
Governo do Estado neste ano, o grupo ‘Pernambuco Quer Mudar’, composto pelas
principais forças da oposição ao Governo Paulo Câmara no Estado, promoveu um
ato expressivo, neste sábado, dia 27, em Petrolina, com a presença de mais de
3.500 pessoas, segundo os organizadores.
manifestação política os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra
Coelho (MDB); os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto (PSDB); os
ministros Fernando Filho (MDB) e Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal
Bruno Araújo (PSDB). Mais de 60 prefeitos
e ex-prefeitos; 11 deputados – entre estaduais e federais – além de
trabalhadores e empresários, compareceram à manifestação, sendo recebidos pelo
Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.
Monteiro (PTB) realçou que três palavras constituem a essência do grupo
oposicionista: unidade, compromisso e convocação. “Esse projeto não pode ser só
da classe política, esse é um novo tempo para Pernambuco, de novas posturas e
atitudes, de oferecer uma nova agenda ao Estado. Estou pronto para assumir o
compromisso de colocar os interesses do conjunto acima das ambições
individuais. Na hora própria, vamos ter a capacidade de promover a decisão e me
submeterei a essa decisão”, colocou.
O “Pernambuco
Quer Mudar” é o maior movimento de oposição já consolidado na história do
Estado, reunindo até o momento os partidos: PSDB, DEM, PV, PRTB, PTB, PRB e
Podemos.
conquistou o título de Rainha da Praia, durante o Rei da Praia de Beach
Wrestling, competição de luta olímpica na areia da praia, que foi disputada
ontem, dia 25, na Praia de Intermares, em Cabedelo, na Paraíba.
primeira vez em que a competição aconteceu no Nordeste. As outras duas edições
foram realizadas em praias de Manaus. Cerca de 150 atletas participaram do
Evento, disputando o título em oito categorias. Elaine venceu na categoria
Adulto Feminino acima de 60kg e trouxe para Garanhuns o inédito título. “Agradeço
a todos que direta ou indiretamente participaram dessa nova conquista”, pontua Elaine
Albuquerque, que já conquistou os títulos de Campeã Brasileira, em 2015;
foi bronze no Mundial, em 2016; e bronze no Panamericano, em 2017, na modalidade de Beach Wrestling. Ela é
atleta da WEFA
Garanhuns e conta com o patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns, através
da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e da Uniodonto/Garanhuns.
MAIS UMA RAINHA DA PRAIA – E além de Elaine, a atleta potiguar Rosemary
Brito (no centro do pódio), de apenas 20 anos, que está radicada em Garanhuns há cerca de um ano, também conquistou o
título de Rainha da Praia, durante o Rei
da Praia de Beach Wrestling.
A conquista foi na categoria Adulto Feminino até
60kg. Rosemary Brito é atleta da WEFA Garanhuns e conquistou a medalha de prata no Sulamericano Wrestling no ano passado.
Os candidatos serão avaliados por meio de avaliação curricular, de caráter classificatório, e a publicação do resultado final sairá no dia 23 de março. O contrato temporário a ser firmado para as funções oferecidas terá a duração de até doze meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério exclusivo da necessidade do serviço prestado. Clique AQUI e confira o Edital. (Com informações do JC Online. CONFIRA)
Movimento volta com força total e inicia a temporada 2018 neste sábado, dia 27,
a partir das 15h30min, no Parque Euclides Dourado. A ação, promovida pelo
Governo Municipal de Garanhuns, chama a atenção pela alegria e pelo grande
público que participa das atividades de Dança.
coordenação do profissional de Educação Física, Esdras Raniere, que é
devidamente credenciado no Conselho Regional de Educação Física, vamos contar
com a participação de Pabinho, numa grande tarde de dança no Parque”, pontua Carlos
Eugênio, secretário de Juventude, Esportes e Lazer. O projeto ainda conta com a
parceria das secretarias de Saúde e de Comunicação Social, além da Vip
Academia; FR Academia e Duo Academia.
Municipal de Garanhuns, que vem sendo desenvolvido desde o último dia 2, como uma
nova opção de Lazer aos frequentadores do Parque Euclides Dourado, terá seu
encerramento amanhã, dia 27.
possível. Atendemos cerca de 1.500 crianças, com idades entre 3 e 12 anos,
nesse período. Ofertamos atividades diversas, como: caça ao tesouro, cabo de
guerra, dança das cadeiras e uma série de outras brincadeiras tradicionais e
inovadoras, que foram ministradas por Profissionais de Educação Física e
monitores”, registra Carlos Eugênio, que coordena a Iniciativa. Além das
brincadeiras, o projeto ainda reservou momentos de Dança e a promoção de uma
Corrida para as Crianças, em parceria com o Grupo Monstros no Asfalto.
população, o Governo Municipal de Garanhuns já planeja ampliar o projeto
Recreação no Parque para as férias de julho deste ano e de janeiro de 2019,
inclusive com maiores investimentos. “A projeto deu tão certo que o Prefeito
Izaías Régis já nos determinou que cadastrássemos a ação no Portal de Convênios
do Governo Federal, para que possamos pleitear recursos federais e ampliar essa
ação, levando-a para alguns bairros e distritos, inserindo, inclusive, atividades
esportivas”, finaliza o secretário Carlos Eugênio.
ENCONTRADO – Informações extra-oficiais dão conta que Brunábio José Pereira teria sido localizado e estaria internado num Hospital da Cidade. Todavia essa versão ainda não foi confirmada pelos familiares ou pela Polícia Civil. (Com informações e imagem do portal Agreste Violento)
de Pernambuco traz a informação que a Agência do Trabalho oferece para a
próxima segunda-feira, dia 29, duas vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As
oportunidades são de Vendedor Interno e de Vendedor Pracista.
atender aos seguintes requisitos:
Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Médio Completo; e
Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Fundamental Completo.
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.
Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco está investigando a conduta das Câmaras
de Vereadores de três municípios: Cabo de Santo Agostinho, Araripina e
Garanhuns. É que as casas legislativas dessas Cidades apresentaram, no ano
passado, leis contrárias à discussão das questões de gênero nas escolas.
procuradora Melícia Carvalho Mesel, representante no Estado da Coordenadoria de
Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Descriminação no Trabalho
(Coordigualdade) e responsável pela abertura do processo investigatório, “essas
leis vão de encontro à diretriz que prega o respeito à diversidade”. “Leis como
essas ferem a dignidade não só dos alunos, mas também dos profissionais de
educação. Ela causa constrangimentos e outras violências, porque essas pessoas
se veem obrigadas a esconderem sua própria identidade”, ressaltou.
O MPT tomou como base a homologação feita pelo Ministério da Educação (MEC), no
último dia 17 de janeiro, que autoriza o uso do nome social de travestis e
transexuais nos registros escolares da educação básica. “Nosso propósito é
mostrar o equívoco dessa conduta, caso seja comprovada a edição dessas leis. Os
sistemas de ensino e as escolas de educação básica brasileiras devem assegurar
diretrizes e práticas com o objetivo de combater qualquer forma de
discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero”, enfatizou
a procuradora do MPT. Será verificado ainda se as câmaras poderão responder a
ações civis, criminais ou administrativas.
no dia 13 de dezembro, que veta a abordagem da ideologia de gênero das escolas.
A justificativa é de que a decisão “seguiu o desejo da maioria da população do Município,
tendo vista que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de
Vereadores”, declarou. “O entendimento coletivo é de que esse assunto não deve
ser abordado em ambiente escolar, e sim, pela família”, informou. Ainda de
acordo com a Prefeitura de Garanhuns, a Gestão Municipal ainda não foi
notificada sobre o processo de investigação do MPT.
Rodrigues, “essas matérias são um retrocesso no enfrentamento da violência
envolvendo questões de gênero. Esses alunos precisam aprender a lidar com a
diversidade”, disse. “Essa discussão em torno do gênero tem gerado uma visão
distorcida do tema, as pessoas acham que falar sobre isso vai gerar influencia
nos estudantes. Isso não existe, o que é colocado é o respeito às diferenças”,
afirmou a coordenadora.
Trabalho comunicou a abertura do processo investigatório ao Ministério da
Educação e à Secretaria Estadual de Educação, para conhecimento e adoção das
medidas pertinentes. O MPPE e o MPF também vão ser comunicados sobre o caso. A
investigação será realizada pelas unidades do MPT em Pernambuco, localizadas em
Recife, Caruaru e Petrolina. (Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)
contar com Cisternas com capacidade para 52 mil litros d´água. A ação é fruto
de uma parceria entre a Federação Trabalhadores Agricultura do Estado de
Pernambuco (FETAPE); Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a Secretaria
de Educação. O objetivo foi viabilizar água potável aos alunos e profissionais
que trabalham nas unidades de Ensino.
vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente agora começam
a encher as cisternas visando o inicio das aulas. Os trabalhos já atenderam a
60% das localidades beneficiadas. A previsão é que no final deste mês todas
estejam abastecidas. “Essa era uma grande preocupação nossa, a falta e
qualidade da água. Aproveitamos o período de férias para antecipar a execução,
para que não atrapalhasse o início do período letivo”, registrou o secretário
João Paulo Sobral.
Lajes) Deocleciano Monteiro Guedes (Sítio Brejo Grande); Abílio Camilo Valença
(Sítio Papa Terra); Oscar Francisco da Silva (Sítio Cachoeirinha dos Franciscos);
Batista da Esperança (Sítio Estivas); Virgília Garcia Bessa (Sítio Castainho);
José Baia da Silva (Sítio Jardim); José Ferreira Sobrinho (Distrito de São
Pedro); Antônio Adeildo Ferreira (Sítio Lagoa do Belamente); Manoel Correia
Evangelista (Sítio Cruz); Antônio Alves Cavalcante (Sítio Mochila); Maria
Aurineide Martins Aciole (Sítio Riacho Fundo); Ernesto Gueiros (Sítio
Capoeiras); Anália de Souza Santos (Sítio Tigre); Salomão Rodrigues Vilela
(Distrito de Miracica); Julião Capitó (Distrito de Iratama) e Francino Albino
da Silva (Sítio Estrela).
estradas vicinais foram prejudicadas na zona rural de Garanhuns. Para
equacionar os estragos e recuperar as estradas, a Secretaria de Desenvolvimento
Rural e Meio Ambiente está com duas equipes distribuídas nas proximidades da
Comunidade Quilombola do Castainho e no Sítio Bravos. “Estamos recuperando e
nivelando as vias onde se faz necessário. As próximas estradas a serem
contempladas são as que ligam os Sítios Jardim e Cruz com a sede do Município”,
finalizou o secretário João Paulo Sobral.
























































