BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Animados pelo
resultado da última pesquisa eleitoral realizada em Pernambuco, que coloca o
senador Armando Monteiro (PTB) à frente do governador Paulo Câmara, na disputa pelo
Governo do Estado neste ano, o grupo ‘Pernambuco Quer Mudar’, composto pelas
principais forças da oposição ao Governo Paulo Câmara no Estado, promoveu um
ato expressivo, neste sábado, dia 27, em Petrolina, com a presença de mais de
3.500 pessoas, segundo os organizadores.
Participaram da
manifestação política os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra
Coelho (MDB); os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto (PSDB); os
ministros Fernando Filho (MDB) e Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal
Bruno Araújo (PSDB). 
Mais de 60 prefeitos
e ex-prefeitos; 11 deputados – entre estaduais e federais – além de
trabalhadores e empresários, compareceram à manifestação, sendo recebidos pelo
Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

O senador Armando
Monteiro (PTB) realçou que três palavras constituem a essência do grupo
oposicionista: unidade, compromisso e convocação. “Esse projeto não pode ser só
da classe política, esse é um novo tempo para Pernambuco, de novas posturas e
atitudes, de oferecer uma nova agenda ao Estado. Estou pronto para assumir o
compromisso de colocar os interesses do conjunto acima das ambições
individuais. Na hora própria, vamos ter a capacidade de promover a decisão e me
submeterei a essa decisão”, colocou.



O “Pernambuco
Quer Mudar” é o maior movimento de oposição já consolidado na história do
Estado, reunindo até o momento os partidos: PSDB, DEM, PV, PRTB, PTB, PRB e
Podemos. 
O grupo programou o próximo evento para o dia três de março. A ação acontecerá em Caruaru.


 
A lutadora Elaine Albuquerque, que conta com o Bolsa Atleta Garanhuns,
conquistou o título de Rainha da Praia, durante o Rei da Praia de Beach
Wrestling, competição de luta olímpica na areia da praia, que foi disputada
ontem, dia 25, na Praia de Intermares, em Cabedelo, na Paraíba.
Esta foi a terceira edição do Rei da Praia de Beach Wrestling, mas a
primeira vez em que a competição aconteceu no Nordeste. As outras duas edições
foram realizadas em praias de Manaus. Cerca de 150 atletas participaram do
Evento, disputando o título em oito categorias. Elaine venceu na categoria
Adulto Feminino acima de 60kg e trouxe para Garanhuns o inédito título. “Agradeço
a todos que direta ou indiretamente participaram dessa nova conquista”, pontua Elaine
Albuquerque, que já conquistou os títulos de
Campeã Brasileira, em 2015;
foi bronze no Mundial, em 2016; e bronze no Panamericano, em 2017, na modalidade de Beach Wrestling. Ela é
atleta da WEFA
Garanhuns e conta com o patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns, através
da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e da Uniodonto/Garanhuns.

MAIS UMA RAINHA DA PRAIA – E além de Elaine, a atleta potiguar Rosemary
Brito (no centro do pódio), de apenas 20 anos, que está radicada em Garanhuns há cerca de um ano, também conquistou o
título de
Rainha da Praia, durante o Rei
da Praia de Beach Wrestling.



A conquista foi na categoria Adulto Feminino até
60kg.
Rosemary Brito é atleta da WEFA Garanhuns e conquistou a medalha de prata no Sulamericano Wrestling no ano passado.



Os atletas do grupo garanhuense Monstros no Asfalto foram destaque durante a Ultra Maratona de Cajueiro, prova de 70km, disputada por centenas de competidores de diversos estados brasileiros nesse sábado, dia 27. A prova, com percurso entre os municípios de Maceió e Cajueiro, se dividiu em três modalidades: Solo (70Km), Duplas (35Km, cada) e Quartetos (17,5Km, cada).

E apesar do forte calor, o grupo Monstros no Asfalto conseguiu expressivos resultados nessa Corrida de força e superação. A atleta Renata Rafaelle conquistou a 2ª colocação no Solo Feminino. Já  Eduardo Santana  e Erivandson Marques (Japa), foram, respectivamente, 7º e 10º colocados no Solo Masculino. A Dupla Clara Machado e Jorge Mano conquistou a 2ª colocação em sua categoria, e o Quarteto formado por Bruno da Luz, Ednairan Lima, Zenaide de Oliveira e Adilson Moraes conquistou a 3ª colocação geral.

“Fizemos uma boa preparação e contamos com uma equipe de apoio bem preparada e compromissada. Sempre um dando força ao outro, conseguimos superar o calor, os 70Km e trazer medalhas para Garanhuns”, pontuou o servidor público Bruno da Luz, que confessou ter começado a correr por diversão, mas que vem tomando gosto pelas disputas.

OS MONSTROS – Estimular pessoas que tenham uma vida sedentária a praticar exercícios físicos, interagir socialmente e viver melhor. Esses são alguns dos objetivos do Grupo Monstros no Asfalto, que cresce a cada dia, aqui em Garanhuns.
O Grupo, que já tem mais de 100 membros, promove treinos educativos e funcionais, além de participar e organizar Corridas, tudo pelo prazer de se sentir bem e fazer amizades. “Buscamos reunir pessoas que tenham algum problema de saúde, para que possam melhorar com a prática da corrida. Também queremos revelar corredores e ajudar aqueles que já praticam a Corrida como modalidade esportiva a melhorar o desempenho, tudo num ambiente agradável e marcado por boas amizades”, registra Renata Rafaelle, uma dos administradores do Grupo. “Nós reunimos as terças e quintas-feiras, sempre as 19h10min, no Parque Euclides Dourado, de onde saímos, pontualmente as 19h30min, para os treinos”, convida a professora Dayanny Alves, que ao lado de Juliana Ferreira, coordena os Monstros.

A Prefeitura de Olinda promove seleção simplificada para preenchimento de 152 vagas e formação de cadastro de reserva na Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude. Há oportunidades para os nível médio/técnico e superior. As remunerações variam de R$ 937 a R$ 2.089,97 mil.  As inscrições começam nesse domingo, dia 28, e vão seguir até 25 de fevereiro, no site da UPE (clique AQUI). A taxa para se inscrever custa R$ 40.

As chances de atuação são para Professor da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Professor de Português, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Educação Física, Professor de Música, Professor de Artes, Professor de Informática, Nutricionista, Técnico Intérprete de Libras, Técnico Braillista, Técnico de Informática, Programador/Desenvolvedor e Analista de Sistemas.


Os candidatos serão avaliados por meio de avaliação curricular, de caráter classificatório, e a publicação do resultado final sairá no dia 23 de março. O contrato temporário a ser firmado para as funções oferecidas terá a duração de até doze meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério exclusivo da necessidade do serviço prestado. Clique AQUI e confira o Edital. (Com informações do JC Online. CONFIRA)

Uma boa notícia para os alunos das 13 autarquias municipais de Pernambuco e para quem planeja ingressar nessas instituições, dentre elas a AESGA, aqui em Garanhuns. A partir de agora, eles poderão solicitar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A novidade foi anunciada nessa sexta-feira, dia 26, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em Caruaru, durante reunião com representantes de Autarquias.

A medida pode beneficiar cerca de 19 mil universitários. “Estamos liberando o acesso ao Fies aos estudantes das autarquias municipais de todo o território pernambucano. É um grande benefício porque faculta oportunidade de acessar a educação superior”, destacou Mendonça Filho.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a mudança atinge instituições criadas pelo poder público municipal ou estadual antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 e que não são mantidas total ou predominantemente por recursos públicos. No País são 111 instituições com esse perfil. A oferta de vagas por meio do Fies deverá ser restrita aos cursos não gratuitos dessas Autarquias. Atualmente, apenas 14 autarquias municipais ofertam vagas pelo Fundo. (Com informações do JC Online. CONFIRA)


O projeto Corpo, Saúde e
Movimento volta com força total e inicia a temporada 2018 neste sábado, dia 27,
a partir das 15h30min, no Parque Euclides Dourado. A ação, promovida pelo
Governo Municipal de Garanhuns, chama a atenção pela alegria e pelo grande
público que participa das atividades de Dança.
“Nesse sábado, além da
coordenação do profissional de Educação Física, Esdras Raniere, que é
devidamente credenciado no Conselho Regional de Educação Física, vamos contar
com a participação de Pabinho, numa grande tarde de dança no Parque”, pontua Carlos
Eugênio, secretário de Juventude, Esportes e Lazer. O projeto ainda conta com a
parceria das secretarias de Saúde e de Comunicação Social, além da Vip
Academia; FR Academia e Duo Academia.
RECREAÇÃO NO PARQUE – E a Recreação no Parque, um projeto do Governo
Municipal de Garanhuns, que vem sendo desenvolvido desde o último dia 2, como uma
nova opção de Lazer aos frequentadores do Parque Euclides Dourado, terá seu
encerramento amanhã, dia 27.

“A repercussão foi a melhor
possível. Atendemos cerca de 1.500 crianças, com idades entre 3 e 12 anos,
nesse período. Ofertamos atividades diversas, como: caça ao tesouro, cabo de
guerra, dança das cadeiras e uma série de outras brincadeiras tradicionais e
inovadoras, que foram ministradas por Profissionais de Educação Física e
monitores”, registra Carlos Eugênio, que coordena a Iniciativa. Além das
brincadeiras, o projeto ainda reservou momentos de Dança e a promoção de uma
Corrida para as Crianças, em parceria com o Grupo Monstros no Asfalto.

E diante da aprovação da
população, o Governo Municipal de Garanhuns já planeja ampliar o projeto
Recreação no Parque para as férias de julho deste ano e de janeiro de 2019,
inclusive com maiores investimentos. “A projeto deu tão certo que o Prefeito
Izaías Régis já nos determinou que cadastrássemos a ação no Portal de Convênios
do Governo Federal, para que possamos pleitear recursos federais e ampliar essa
ação, levando-a para alguns bairros e distritos, inserindo, inclusive, atividades
esportivas”, finaliza o secretário Carlos Eugênio.






Essa é destaque no Portal Agreste Violento

Atualizada as 18h30min – Um promotor de eventos de Garanhuns está desaparecido. Brunábio José Pereira, de 26 anos, saiu de casa nessa sexta-feira, dia 26, para se encontrar com clientes visando a realização de uma festa.

Ele foi visto pela última vez com um homem e duas mulheres nas imediações da Prefeitura de Garanhuns. Segundo informações de populares, Brunábio teria entrado em um Fiat Toro, de características não registradas, e não foi mais visto.

Familiares compareceram ao plantão da 18ª DESEC para registrar um Boletim de Ocorrência. Quem souber do paradeiro de Brunábio José deve informar a Polícia Civil, através do telefone: (87) 3761-8206.


ENCONTRADO – Informações extra-oficiais dão conta que Brunábio José Pereira teria sido localizado e estaria internado num Hospital da Cidade. Todavia essa versão ainda não foi confirmada pelos familiares ou pela Polícia Civil. (Com informações e imagem do portal Agreste Violento)


 
O site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação
de Pernambuco traz a informação que a Agência do Trabalho oferece para a
próxima segunda-feira, dia 29, duas vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As
oportunidades são de Vendedor Interno e de Vendedor Pracista.
De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário
atender aos seguintes requisitos:
* VENDEDOR INTERNO –
Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Médio Completo; e
* VENDEDOR PRACISTA –
Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Fundamental Completo.
Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.


 
O Ministério
Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco está investigando a conduta das Câmaras
de Vereadores de três municípios: Cabo de Santo Agostinho, Araripina e
Garanhuns. É que as casas legislativas dessas Cidades apresentaram, no ano
passado, leis contrárias à discussão das questões de gênero nas escolas.
De acordo com a
procuradora Melícia Carvalho Mesel, representante no Estado da Coordenadoria de
Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Descriminação no Trabalho
(Coordigualdade) e responsável pela abertura do processo investigatório, “essas
leis vão de encontro à diretriz que prega o respeito à diversidade”. “Leis como
essas ferem a dignidade não só dos alunos, mas também dos profissionais de
educação. Ela causa constrangimentos e outras violências, porque essas pessoas
se veem obrigadas a esconderem sua própria identidade”, ressaltou.


O MPT tomou como base a homologação feita pelo Ministério da Educação (MEC), no
último dia 17 de janeiro, que autoriza o uso do nome social de travestis e
transexuais nos registros escolares da educação básica. “Nosso propósito é
mostrar o equívoco dessa conduta, caso seja comprovada a edição dessas leis. Os
sistemas de ensino e as escolas de educação básica brasileiras devem assegurar
diretrizes e práticas com o objetivo de combater qualquer forma de
discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero”, enfatizou
a procuradora do MPT. Será verificado ainda se as câmaras poderão responder a
ações civis, criminais ou administrativas. 







Aqui em Garanhuns, por meio de nota, a Prefeitura confirmou a sanção da Lei nº 4432/2017,
no dia 13 de dezembro, que veta a abordagem da ideologia de gênero das escolas.
A justificativa é de que a decisão “seguiu o desejo da maioria da população do Município,
tendo vista que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de
Vereadores”, declarou. “O entendimento coletivo é de que esse assunto não deve
ser abordado em ambiente escolar, e sim, pela família”, informou. Ainda de
acordo com a Prefeitura de Garanhuns, a Gestão Municipal ainda não foi
notificada sobre o processo de investigação do MPT. 

Para a coordenadora do Centro Estadual de Combate a Homofobia (CECH), Suelen
Rodrigues, “essas matérias são um retrocesso no enfrentamento da violência
envolvendo questões de gênero. Esses alunos precisam aprender a lidar com a
diversidade”, disse. “Essa discussão em torno do gênero tem gerado uma visão
distorcida do tema, as pessoas acham que falar sobre isso vai gerar influencia
nos estudantes. Isso não existe, o que é colocado é o respeito às diferenças”,
afirmou a coordenadora.
O Ministério de
Trabalho comunicou a abertura do processo investigatório ao Ministério da
Educação e à Secretaria Estadual de Educação, para conhecimento e adoção das
medidas pertinentes. O MPPE e o MPF também vão ser comunicados sobre o caso. A
investigação será realizada pelas unidades do MPT em Pernambuco, localizadas em
Recife, Caruaru e Petrolina. (Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)


Dezessete Escolas Municipais localizadas na Zona Rural de Garanhuns passaram a
contar com Cisternas com capacidade para 52 mil litros d´água. A ação é fruto
de uma parceria entre a Federação Trabalhadores Agricultura do Estado de
Pernambuco (FETAPE); Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a Secretaria
de Educação. O objetivo foi viabilizar água potável aos alunos e profissionais
que trabalham nas unidades de Ensino.
Depois de auxiliar nas construções, as máquinas e caminhões-pipa
vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente agora começam
a encher as cisternas visando o inicio das aulas. Os trabalhos já atenderam a
60% das localidades beneficiadas. A previsão é que no final deste mês todas
estejam abastecidas. “Essa era uma grande preocupação nossa, a falta e
qualidade da água. Aproveitamos o período de férias para antecipar a execução,
para que não atrapalhasse o início do período letivo”, registrou o secretário
João Paulo Sobral.

As escolas beneficiadas foram as seguintes: Eline Campos de Siqueira (Sítio
Lajes) Deocleciano Monteiro Guedes (Sítio Brejo Grande); Abílio Camilo Valença
(Sítio Papa Terra); Oscar Francisco da Silva (Sítio Cachoeirinha dos Franciscos);
Batista da Esperança (Sítio Estivas); Virgília Garcia Bessa (Sítio Castainho);
José Baia da Silva (Sítio Jardim); José Ferreira Sobrinho (Distrito de São
Pedro); Antônio Adeildo Ferreira (Sítio Lagoa do Belamente); Manoel Correia
Evangelista (Sítio Cruz); Antônio Alves Cavalcante (Sítio Mochila); Maria
Aurineide Martins Aciole (Sítio Riacho Fundo); Ernesto Gueiros (Sítio
Capoeiras); Anália de Souza Santos (Sítio Tigre); Salomão Rodrigues Vilela
(Distrito de Miracica); Julião Capitó (Distrito de Iratama) e Francino Albino
da Silva (Sítio Estrela).

NOVAS ESTRADAS RECUPERADAS – E após as chuvas do último dia 19, diversas
estradas vicinais foram prejudicadas na zona rural de Garanhuns. Para
equacionar os estragos e recuperar as estradas, a Secretaria de Desenvolvimento
Rural e Meio Ambiente está com duas equipes distribuídas nas proximidades da
Comunidade Quilombola do Castainho e no Sítio Bravos. “Estamos recuperando e
nivelando as vias onde se faz necessário. As próximas estradas a serem
contempladas são as que ligam os Sítios Jardim e Cruz com a sede do Município”,
finalizou o secretário João Paulo Sobral.