BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O Diário Oficial do Estado, do
último dia 24 de janeiro, trouxe a publicação de uma Portaria, em que a
Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, divulga a apuração do Prêmio de
Defesa Social (PDS), referente ao 4º trimestre de 2017. E o resultado foi motivo
de comemoração aqui em Garanhuns, tanto no 9º BPM, quanto nas Delegacias da
Polícia Civil instaladas no Município.
É que a Área Integrada de Segurança
de Garanhuns conquistou o Prêmio de Defesa Social 1 (PDS 1), o mais alto no
grau lançado na premiação, que foi instituída pela Lei n.º 16.171, de 26 de outubro de 2017, sendo destinada a policiais civis, militares e bombeiros
militares do Estado, lotados e em exercício na Secretaria de Defesa Social, e
em seus órgãos operativos, e na Casa Militar. O Prêmio é referente ao
desempenho dos Servidores no processo de redução dos Crimes Violentos Letais
Intencionais (CVLI), dentro do Programa Pacto
Pela Vida,
no âmbito das Áreas Integradas de Segurança, definidas pelo
Governo Estadual. Homicídios; latrocínios; e lesões corporais seguida de morte são
considerados CVLI. Segundo a Lei nº 16.171/2017, o PDS 1 tem um valor de R$
1.200,00.

“Juntos e focados no nosso
planejamento operacional, conseguimos vencer os obstáculos e readquirir a
confiança da sociedade de Garanhuns e Região, onde somos alvo de elogios”,
comemorou o Comandante do 9º BPM, o Tenente Coronel Paulo César. “Também em
2017, conseguimos ficar no 6° lugar geral, com 2% acima da meta e cinco Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) a
mais em relação a 2016”, complementou o Comandante, que finalizou: “com essas
metas atingidas, Garanhuns continua sendo a cidade mais segura do Estado de
Pernambuco”.

Vale registrar que as
atribuições do 9º BPM abrangem vinte cidades, das quais, durante nove meses do
ano de 2017, entre 4 e 7 cidades estiveram sem efetivo de segurança, sendo
atendidas pelo policiamento de outras áreas, já que o 9º BPM operou até
novembro (quando chegaram 80 novos Policiais) com o efetivo reduzido em 45% do
total previsto para o Batalhão. Além disso, nos três primeiros meses do
ano, o 9º BPM se desdobrou para executar as atividades sem o
motopatrulhamento da Rocam, pois a Unidade da PM não possuía motocicletas.


 
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), sediado aqui em
Pernambuco, publicou no Diário Oficial da União, na última sexta-feira, dia 2, o
edital do Concurso Público para servidores daquele Órgão. De início, é
oferecida, apenas, uma vaga para Técnico Judiciário – Área Administrativa. No
entanto, o Certame terá formação de cadastro de reserva.
Para os cargos de nível superior (analista judiciário), atualmente, a
remuneração inicial é de R$ 11.006,82. Para os cargos de ensino médio (técnico
judiciário), R$ 6.708,53. Ambos têm jornada de 40 horas semanais. O Certame cria
oportunidades para: analista judiciário – área judiciária; analista judiciário
– área judiciária – especialidade oficial de justiça avaliador; analista
judiciário – área administrativa; analista judiciário – área apoio
especializado – especialidade medicina clínica médica; analista judiciário –
área apoio especializado – especialidade tecnologia da informação; técnico
judiciário – área administrativa; e técnico judiciário – área administrativa –
especialidade segurança.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, das 10h
do dia 8 de fevereiro até as 14h do dia 6 de março (horário de Brasília). Para
se inscrever, o candidato deverá acessar o site da Fundação Carlos Chagas,
preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa, até 6 de março,
exclusivamente no Banco do Brasil. As provas objetivas e discursivas serão
realizadas no Recife, no dia 29 de abril.
Clique
AQUI e confira o Edital. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA


 
Com o objetivo de orientar
pais, alunos e condutores de transporte escolar, a Autarquia Municipal de
Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) iniciou nesta segunda-feira, dia 5, a
campanha educativa de volta às aulas. A ação consta na entrega de material informativo
em frente à instituições de ensino localizadas em vias de grande fluxo de
veículos. Ao todo, serão nove escolas visitadas pelos agentes da autoridade de
trânsito até o próximo dia 23 deste mês.

Respeito ao uso da faixa de
pedestre; leis de trânsito para evitar fila dupla e estacionamento irregular
nas proximidades das escolas são as temáticas abordadas durante as abordagens.
“Nossa ideia é fazer com que as pessoas se conscientizem da importância de um
trânsito de paz e que o embarque e desembarque de seus filhos seja de maneira
segura, sem comprometer a segurança da comunidade escolar como um todo”,
completa o presidente da AMSTT, Elielson Pereira.

A equipe de Educação para o
Trânsito da AMSTT percorrerá, até o dia 23 de fevereiro os nove pontos previamente
mapeados nos horários de pico – entre 7 e 8h e das 13 às 14h. Hoje, dia 5, e
amanhã, dia 6, receberão a ação o Colégio Santa Sofia e a Escola do Sesc; dias
7 e 8, o Colégio Adventista e o Diocesano; no dia 9 será a vez do Colégio Santa
Joana Darc; dias 15 e 16 a Escola Gabriela Mistral; dias 19 e 20 o Caic; dias
21 e 22 a Escola João Pessoa; e nos dias 22 e 23 o Instituto Bíblico Municipal.
(Com informações de Cloves Teodorico e imagens de Divulgação/AMSTT)


 
Já é possível aos Cartórios dar início ao processo para que emitam
carteira de identidade e passaportes para cidadãos brasileiros. A prestação
desse serviço requer, no caso da emissão de registro de identidade (RG), que a
associação local dos cartórios formalize convênio com a Secretaria de Segurança
Pública do Estado. Já o convênio para a emissão de passaportes terá de ser
firmado entre a Polícia Federal e a Associação Nacional dos Cartórios de Registro
Natural.
A medida administrativa que possibilita os cartórios a prestarem também
este serviço foi anunciada no último dia 26 de janeiro, pelo Conselho Nacional
de Justiça (CNJ). Nas duas situações os acordos deverão passar por análise e
homologação do Poder Judiciário. No caso dos convênios locais caberá às
corregedorias dos tribunais estaduais. Quanto aos convênios para a emissão de
passaporte, eles terão de passar pela Corregedoria Nacional de Justiça, a quem
caberá avaliar as viabilidades jurídica, técnica e financeira.
NOTA – Por meio de nota, o Juiz auxiliar da
corregedoria Marcio Evangelista disse que a medida não afetará a confiabilidade
do passaporte brasileiro. “
A Polícia Federal continuará responsável
por emitir o passaporte. O convênio só permitirá o compartilhamento do cadastro
de informações dos cidadãos brasileiros com os cartórios, que apenas colherão
as digitais e confirmarão para a Polícia Federal a identidade de quem solicitar
o documento”
Por meio de convênio será também possível a autorização para a renovação
dos passaportes, pelos Cartórios de Registro Civil. Para ter acesso a esse
serviço, no entanto, será necessário o pagamento de uma taxa extra. (Com informações do
JC Online. CONFIRA)


 
Uma Corrida marcada pela
diversão. Esse foi a Hit Run Festival, evento promovido pela Hit Academia, com
o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, através da AMSTT e das Secretarias de
Saúde e de Juventude, Esportes e Lazer, e que foi realizado na manhã de hoje,
dia 4, na avenida Rui Barbosa, aqui em Garanhuns.


A Prova, de cerca de 4,5km,
teve como diferencial o uso de tinta atóxica e biodegradável, que proporcionou um
colorido e animado movimento. Também teve um Festival de Dança e as boas vindas
ao Carnaval, com a apresentação de uma Orquestra de Frevo.

CORRIDA SOLIDÁRIA – E a Hit Run Festival também teve um cunho
solidário. É que todos os inscritos levaram um quilo de alimento não perecível.
“Foram mais de 200kg de alimentos arrecadados. Eles serão entregues a
Secretaria de Assistência Social, que promoverá a distribuição junto a famílias
carentes do Município”,
pontua
o gestor da Hit Academia, o Profissional de Educação Física, Edinho Albino, um
dos coordenadores do Evento.

Clique AQUI e confira outras imagens do Evento.


Clique em Player para visualizar alguns momentos da Hit Run Festival:


 
Bandidos armados renderam um Cidadão
e tomaram seu Veículo de assalto no bairro da Boa Vista, aqui em Garanhuns, na
noite de ontem, dia 3. A Vítima informou à Polícia que os assaltantes estavam
armados e ao anunciarem o assalto levaram seu veículo Onix, de cor branca, e
placas PGY 0804/PE.
O roubo foi comunicado a
Central do 9º BPM, o Policiamento realizou diligências nas imediações, mas não conseguiu
localizar o automóvel. A Polícia Civil irá investiga o assalto.
PM EVITA ROUBO DE VEÍCULO – E a Polícia Militar evitou o roubo de
um veículo Fiat Strada na Cohab 1, aqui em Garanhuns. É que dois bandidos, utilizando
de uma motocicleta Bros, tiveram que abandonar o Veículo, após trocar tiros com
a Polícia Militar.

De acordo com o Portal Agreste
Violento, uma Guarnição Policial realizava rondas na noite dessa sexta-feira,
dia 2, na Cohab 1, aqui em Garanhuns, quando se deparou com os bandidos
praticando o assalto ao Veículo. Um dos elementos que estava armado, passou a
efetuar disparos de arma de fogo contra o Efetivo Policial, que de imediato
revidou os disparos. A dupla desistiu do assalto e empreendeu fuga numa
motocicleta Bros, de preta, e placa KKZ 2820, que pouco tempo depois foi
abandonada pela Dupla.

Ao verificar os dados da motocicleta, foi constatado que
a mesma era produto de roubo. O Policiamento fez buscas, mas não conseguiu
capturar a dupla de criminosos.
(Com 
informações e imagens do Portal Agreste Violento http://www.portalagresteviolento.com.br/)


A Prefeitura de Caruaru
desistiu de esperar pelo Governo do Estado para liquidar o pagamento dos cachês
em atraso do São João de Caruaru, devido pela Secretaria de Turismo e Lazer,
através da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).
Em rápida entrevista no início
da tarde de ontem, dia 2, a Prefeita Raquel Lira anunciou que o Município vai
honrar o pagamento de R$ 1,5 milhão aos artistas. De acordo com Raquel Lyra, os
cachês faziam parte do convênio assinado com a Empresa de Turismo de Pernambuco
(Empetur), em junho do ano passado, no valor de R$ 2,5 milhões, que, até o
momento, não foi enviado para a Prefeitura. No ano passado, a Prefeitura já
havia arcado com R$ 1 milhão em pagamentos para contratos de 25 artistas,
antecipando-se a Empetur, que não havia honrado o compromisso da primeira
parcela. Além disso, desembolsou R$ 250 mil, referentes a contrapartida da
prefeitura.

“Em respeito aos artistas que
aqui vieram para participar do maior São João de Pernambuco dos últimos anos,
fizemos um esforço junto à secretaria da Fazenda para conseguir os recursos
necessários, graças ao equilíbrio fiscal que conseguimos no ano passado”, disse
a Prefeita. O valor vai liquidar a dívida com 45 artistas, entre eles: Bell
Marques, Gabriel Diniz, Lenine, Petrúcio Amorim, Trio Nordestino, Flávio José,
Israel Novaes, Lucy Alves, Mestrinho, Gatinha Manhosa, Waldonys, Junio Barreto
e Orquestra Contemporânea de Olinda. A decisão de pagar os cachês foi tomada
depois de a Prefeita saber o pagamento pela Empetur não ocorreria antes do
Carnaval e sim, apenas a partir de maio, vésperas da edição 2018 do São João de
Caruaru.
(Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)




 
Um militar do 71º BI Mtz, Batalhão
do Exército instalado aqui em Garanhuns, faleceu em acidente de trânsito na
tarde dessa sexta-feira, dia 2, na Zona Rural do Município.
Segundo informações repassadas
pelo setor de Comunicação Social do 71º BI Mtz, o Soldado André Adeildo Bezerra
Caju, de 20 anos, se deslocava, por volta das 13h, numa moto Honda CG 150 CC Titan,
em direção ao Sítio Borges, quando colidiu com um Veículo, de características
não divulgadas. O Soldado Caju chegou a ser socorrido por uma guarnição do
Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Dom Moura, mas não resistiu aos
ferimentos e faleceu por volta das 16h. O condutor do Veículo, de identidade
desconhecida, se evadiu do local do acidente, sem prestar socorro ao jovem militar.

“O Comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado se
solidariza com a perda do estimado Militar, e informa que está prestando todo
apoio necessário aos seus familiares, e tomando todas as medidas
administrativas cabíveis”, registrou o Comandante do 71º BI Mtz, o Tenente-Coronel
Alexandre de Castro Goyanna.

 
Um
cadáver foi encontrado boiando na manhã de ontem, dia 2, na barragem do
Cajueiro. O corpo foi identificado como sendo de Claudevam da Silva Santos, de
29 anos, que estava desaparecido desde a última segunda-feira, dia 29.
Segundo a Polícia
Civil, Claudevam morava na comunidade do Vale do Mundaú, aqui em Garanhuns. A
família havia registrado na 1ª Delegacia um Boletim de Ocorrência sobre o
desaparecimento nessa quinta-feira, dia 1º. A Polícia acredita que a Vítima morreu
por afogamento, mas somente o Instituto de Medicina Legal (IML) poderá
confirmar a causa da morte.



Já que o corpo de
Claudevam estava em estado avançado de decomposição, ele foi encaminhado para o
IML, em Recife. Informações de familiares dão conta que Claudevam da Silva
Santos apresentava problemas mentais. (Com
informações e imagem do
Portal Agreste Violento – www.agresteviolento.com.br)


O garanhuense José Carlos
Alberto de Aquino Silva, de apenas 33 anos, foi diagnosticado no último dia 20 de setembro de 2017
com Leucemia Mielóide Aguda (LMA). A LMA é um tipo de câncer que pode acontecer
em qualquer idade, mas as pessoas com mais de 65 anos são as que mais recebem o
diagnóstico. Ela não é hereditária, mas ainda não se sabe o porquê de seu
surgimento.

José Carlos (na imagem ao lado com a saúde plena) tem esposa e dois
filhos e encontra-se internado no Hospital Hemope, em Recife, onde realiza
quimioterapia sistêmica de altas doses, enquanto aguarda um doador de médula óssea compatível, que poderá resolver definitivamente seu problema de saúde. Até
encontrar o doador, já que seus familiares não são compatíveis, Ele necessita
da ajuda de amigos, parentes e quem mais se sensibilizar com a sua situação, já
que para manter-se vivo, necessita do medicamento Venclexta, que não é
fabricado no Brasil e custa em média R$ 100 mil reais.



Por ser uma leucemia aguda,
ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante dar
início ao tratamento o quanto antes. Por isso, familiares e amigos de José
Carlos estão lançando uma campanha. Quem desejar ajudar no tratamento do José
Carlos , pode ligar para o telefone (81) 98688-7911 ou depositar qualquer
quantia na Caixa Econômica – Agência: 0559 
– Operação: 013 – Conta-poupança: 00034653-7, em nome de José Carlos
Alberto de Aquino Silva – CPF: 057.769.164-37.


Clique em player e confira o apelo de José Carlos Alberto de Aquino Silva: