BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

O Comando do 9º BPM vem desenvolvendo uma série de ações visando diminuir os
índices de criminalidade em Garanhuns. De acordo com o Tenente-coronel Paulo
César, que comanda o Batalhão Arruda Câmara, estão sendo desenvolvidas
operações simultâneas para ampliar a sensação de segurança na Cidade.

“Seis novas viaturas estão sendo colocadas em atividade a partir de
hoje, dia 27, em Garanhuns. Outras quatro chegarão na próxima semana para
atender outras cidades da Região”, pontuou o comandante do 9º BPM.


Além das viaturas, a PM vem realizando a Operação Fecha Batalhão, em que
Policiais que atuam em atividades administrativas também são empregados em
ações nas ruas, possibilitando um maior efetivo para Operações de Recaptura,
com cumprimento de mandados de foragidos, bem como em ações voltadas a
abordagem a motociclistas que trafegam de forma irregular, além de combate aos
assaltantes que usam motocicletas em seus crimes. A Polícia Militar também vem
desenvolvendo a Operação Bar Seguro, em que são identificados estabelecimentos
irregulares e são coibidas a presença e o consumo de bebidas alcoólicas por
menores, além de coibir ações de perturbação do sossego, através do uso de som
alto. “Será um fim de semana de muito trabalho em prol da segurança da
sociedade de Garanhuns e Região”, garante o Tenente-coronel Paulo César.

Ainda segundo o comando do 9º BPM, a Patrulha Maria da Penha; Patrulha
de Apoio ao Turista e a Patrulha Escolar, além de Guarnições Especializadas,
estão em fase final de implantação, e uma vez efetivadas, garantirão mais
segurança para as mulheres, estudantes e para os cidadãos que visitam os
atrativos turísticos da Cidade, como o Cristo do Magano e o Parque Euclides
Dourado, entre outros.

PONTO DE TRÁFICO É ESTOURADO – E durante a Operação Fecha Batalhão foi
debelado um ponto de tráfico de drogas na rua Serra Branca, no Magano. No local
foram apreendidos 3 kg de maconha, além de 34 papelotes perfazendo 3,066 kg. R$
558,00 em espécie, além de pássaros da Fauna Brasileira que estavam em
Cativeiro. Quatro suspeitos foram presos durante a ação. Todos os acusados e
materiais apreendidos foram conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia para as
providências cabíveis.
(Com informações e imagens do 9º BPM). 

 
Com 10 votos a favor, 2
contrários e uma abstenção, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, em
segunda votação, o Projeto de Lei nº 030/2017, de autoria do Poder Executivo
Municipal, que disciplina a condução de cães em Garanhuns. A apreciação da
matéria aconteceu na reunião ordinária do último dia 25.

De acordo com a Nova Legislação, os cães não mais serão tratados com
termos “Raças Perigosas” e sim pelo porte de cada animal: pequeno, médio,
grande ou gigante. Ainda de acordo com o Projeto de Lei aprovado na Câmara, a
condução de cães, de médio, grande e gigante porte só poderá ser feita, em
ambientes públicos, tais como: Parques, Logradouros e vias públicas com grande
aglomeração de pessoas, por pessoa maior de 18 anos, obrigatoriamente, com
observâncias de regras como a utilização de Guia de condução com no máximo um
metro de comprimento; enforcador e focinheira. Já os cães de pequeno porte,
aqueles com até quarenta centímetros de altura (medição das patas até os ombros
do cão), deverá ser feita, obrigatoriamente, com observâncias do uso de Coleira
ou Peitoral, juntamente com a Guia de Condução com até dois metros de
comprimento.

Vale registrar que cães das raças Rottweiler; Pit Bull; Martin
Napolitano; Fila Brasileiro; American Starfforshire; American Bandogge;
Dobermam; Great Dane (Dogue Alemão); Pastor Alemão; Pastor Caucasiano e demais
Pastores; Boxer; Presa Canário; Malamute do Alaska; Chow Chow; Husky Siberiano;
Tosa Inu; Cane Corso; Bull Terrier; Rhodesian Ridgeback; Dogo Argentino; Boer
Boel; Gull Dong; Basenji; São Bernardo; Buldogue Americano; Dogue Canário;
Akita e Akita Inu; Lobo Híbrido; Dogo Canário; Buldogue Campeiro e Dogue de
Bordéus, mesmo tendo até 40 centímetros de altura, deverão observar as mesmas
normas de condução dos cães considerados de médio, grande e gigante porte, ou
seja: utilização de Guia de condução com no máximo um metro de comprimento;
enforcador e focinheira.

Ainda segundo a matéria aprovada pelo Poder
Legislativo Municipal, a inobservância ou descumprimento dos itens previstos
poderão acarretar na responsabilização civil e criminal do proprietário do cão,
de acordo com as Leis Vigentes.

O
Projeto de Lei aprovado na Câmara foi fruto de consenso entre veterinários,
adestradores e criadores de cães, e de membros dos Poderes Executivo e
Legislativo (saiba mais clicando AQUI ou AQUI).
A nova legislação, após sancionada pelo Prefeito
Izaías Régis (PTB), revogará as Leis nº 3674/2009 e 4413/2017, que atualmente
regulamentam a conduta, mas que apresentavam obrigatoriedades de execução
inviável para criadores e para os órgãos de fiscalização do Município.
Clique AQUI para conferir o Projeto de Lei aprovado na Câmara na Integra. 


A Câmara de Vereadores de
Garanhuns promove nessa sexta-feira, dia 27, a partir das 19h, uma sessão
solene para entrega de comendas a entidades e cidadãos de Garanhuns.


Serão agraciados com o Título
de Cidadão de Garanhuns, a Drª Marta Júdice e o senhor Jailton Marcone Santos.
Já os professores Isaque Correia (imagem no topo) diretor da Escola Municipal Ranser Alexandre,
e Roberta Faustino, gestora da Escola Municipal Petrônio Fernandes, receberão
Medalhas de Mérito Educacional, enquanto que o Dr. Elenilson Liberato será
agraciado com a Medalha de Mérito no segmento da Saúde.





O radialista Pereira Filho,
que apresenta o Programa Combate, na Rádio 87 FM, também será homenageado com a
Medalha do Mérito Jornalístico e o desportista e radialista José Messias da
Silva, o Ismaradona, será agraciado com uma comenda de Mérito Esportivo. Já a
empresa Transtil Turismo receberá a Medalha Luiz Souto Dourado. As oito
homenagens são fruto da ação legislativa do vereador Alcindo Correia (PCdoB),
que apresentou resoluções entre os anos de 2013 e 2017, todas aprovadas por
unanimidade no Legislativo Garanhuense.


“O Município de Garanhuns tem
a honra de homenagear esses ilustres cidadãos, que em suas atividades vem contribuindo ao longo dos anos com o desenvolvimento de Garanhuns. Me sinto
feliz em poder, através da Câmara Municipal reconhecer a importância desses
cidadãos para a nossa Cidade”, registrou o vereador Alcindo Correia. 




 
A blogueira e influencer garanhuense,
Patty Martins, de Garanhuns, estará ao vivo na bancada online do TELETON
2017, no SBT.
Pelo terceiro ano consecutivo
Patty Martins, que assina o blog: http://www.aquinacozinha.com/,
fará parte da bancada online do Programa. Ela estará ao vivo, no palco do
TELETON, nesse sábado, dia 28, das 10h59min às 13h08min (horário
de Brasília), agitando as redes sociais e convocando seus leitores e
seguidores a doar para essa causa tão nobre.
A Maratona Beneficente, que
tem como objetivo arrecadar verbas para a Associação de Assistência à Criança
Deficiente (AACD), acontecerá nessas sexta e sábado, dias 27 e 28 de outubro. O
evento já é tradicional na programação da emissora de Silvio Santos, indo ao ar
uma vez por ano desde 1998. Para doar qualquer valor, acesse: https://teleton.org.br/welcome.html.
 
TAMBÉM É POSIVEL FAZER DOAÇÕES PELOS TELEFONES:


0500 12345 05 – para doar R$ 5

0500 12345 15 – para doar R$ 15
0500 12345 30 – para doar R$ 30


 
O atleta José Márcio Leão, que
venceu a Meia
Maratona Internacional do Rio de Janeiro
, no último mês de agosto,
foi homenageado pelo Cruzeiro Esporte Clube, em Belo Horizonte, no último
domingo, dia 22,
antes do clássico
entre Atlético e Cruzeiro.
Leão esteve no Mineirão (palco dos 7×1) e depois de
receber uma placa do presidente do clube mineiro, Gilvan de Pinho Tavares, deu
uma volta olímpica no Estádio sob aplausos dos torcedores cruzeirenses. O Corredor,
radicado em Garanhuns, faz parte dos 22 atletas que compõem a Equipe Municipal
de Atletismo, treinada pelo técnico Adejilson Mendes, o Bingo. Ele integra a
equipe de Atletismo do Cruzeiro, além de contar com o apoio do Governo
Municipal de Garanhuns

“Tirei fotos com torcedores, dirigentes, jogadores e
mascotes. Concedi entrevistas e me emocionei ao dar a volta olímpica no
Mineirão acompanhado pelos mascotes do Cruzeiro. Todas essas homenagens só me
dão mais força e entusiasmo para seguir treinando forte em busca de novas
vitórias”, registrou Leão, visivelmente emocionado.
 


 
Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
Um roubo de
veículo chamou a atenção dos moradores de Lajedo. Na noite dessa terça-feira,
dia 24, o motorista de uma Picape Strada, placas PDK-7413, de propriedade da
Prefeitura de Lajedo, estacionava defronte a Escola Zélia Moura, quando dois
elementos armados anunciaram que era um assalto e fugiram levando o veículo.

Ao tomar
conhecimento do fato, o Prefeito Rossine Blésmany, acionou o efetivo da Guarda
Patrimonial e da Polícia Militar, que juntos, perseguiram os assaltantes que
abandonaram o Veículo e fugiram pelo matagal na BR-232, em São Caetano.



Rossine é Delegado
da Polícia Civil e está licenciado por ocupar o cargo de Prefeito. De acordo com o
Portal Agreste Violento, o Prefeito “tem investido na melhoria da segurança do Município,
fazendo até a parte que seria de responsabilidade do Estado”, inclusive,
ajudando a prender criminosos. (Com informações e imagens de
http://www.agresteviolento.com.br/)



 
Acontece nesse domingo, dia
29, aqui em Garanhuns, a 14ª Edição do Campeonato Pernambucano de Karatê
Interestilos, numa realização da Federação Interestilos Pernambucana de Karatê.
A expectativa dos
organizadores é que a Competição reúna atletas de várias Cidades Pernambucanas.
“Serão 52 categorias em disputa, sendo nas modalidades masculino e feminino,
incluindo uma categoria especial para os deficientes e as idades variam entre 3
anos, que é a categoria fraldinha e 60 anos, o Máster”, registra o carateca
Eguinaldo Sylvestre, organizador da Competição.

A 14ª Edição do Campeonato
Pernambucano de Karatê Interestilos acontecerá no Ginásio do Colégio Monsenhor
Adelmar (CMA), a partir das 9h. A entrada é gratuita. O Evento conta com a
parceria da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos e da Academia
Sylvestre de Karatê-Dô, além do apoio do Colégio Monsenhor Adelmar (CMA) e do
Governo Municipal de Garanhuns, por meio das Secretarias de Saúde e de
Juventude, Esportes e Lazer.

 
A direção do Hospital Regional Dom Moura distribuiu Nota
de Esclarecimento a Imprensa em que “nega veementemente” as denúncias enviadas
ao Ministério Público e que resultaram na instauração de um Inquérito Civil.
De acordo com a Portaria
nº 31/2017, publicada no Diário Oficial dessa terça-feira, dia 24, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da
Cidadania recebeu Denúncia Online, no dia 7 de julho de 2016, noticiando
supostas irregularidades na Gestão daquela Unidade de Saúde. Dentre as
denúncias, que estão sendo apuradas pelo Ministério Público, constam: “desvio
de recursos públicos; uso dos leitos da UTI como moeda de troca de favores;
pagamento de plantões extras que não são dados; conivência da Secretaria
Estadual de Saúde e da Casa Civil do Governo do Estado com as irregularidades;
plantões médicos de 24 horas dados pela metade; licitações fraudulentas;
dispensas ilegais de licitação e pagamentos ilegais a pessoas físicas”. Confira
abaixo a Nota de Esclarecimento na Integra:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO //
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
A direção do Hospital Regional
Dom Moura, de Garanhuns, nega veementemente as denúncias on-line enviadas ao
Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em 07.07.2016 e que basearam
investigação da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Comarca de Garanhuns,
publicada no Diário Oficial do MPPE no último dia 18.10.17. A direção ressalta
que está à disposição dos órgãos competentes para prestar todos os
esclarecimentos necessários.
A direção informa que a oferta de
leitos de UTI na unidade é exclusivamente regulada pela Central de Regulação de
Leitos do Estado, que encaminha pacientes de acordo com perfil e prioridade. Em
relação aos plantões extras, a direção esclarece que esse tipo de trabalho é
auditado mensalmente por uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde
(SES) e que o pagamento só é feito após a apresentação e confirmação das
respectivas produções dos profissionais. Em relação aos plantões médicos, a
unidade mantém fiscalização constante para que haja o cumprimento correto dos
horários de trabalho e nega que haja qualquer tipo de favorecimento.
Em relação aos processos
licitatórios, é importante frisar que eles são realizados por pregão
eletrônico, em sistema on-line utilizado pelas instituições públicas de todo o
país. Para abertura do pregão eletrônico, o processo precisa ser validade pelo
setor jurídico da SES. Após o parecer favorável, o processo é publicado no
Diário Oficial do Estado e, dependendo do valor, também em jornal de grande
circulação, seguindo todos os trâmites legais e de transparência.
Por fim, o Hospital Dom Moura
ressalta seu compromisso com o atendimento à população do Agreste e com a
transparência em seus processos de trabalho. A direção esclarece que, em caso
de denúncias, a população deve ligar à Ouvidoria da Saúde (0800.286.2828) e
repassar as informações, que serão prontamente averiguadas para que sejam
realizadas as medidas cabíveis.

O Dom Moura realiza, mensalmente,
cerca de 10 mil atendimentos em suas emergências (geral, pediátrica e
obstétrica), 1,5 mil nos ambulatórios, cerca de 200 partos e 150 cirurgias. A
unidade é referência para todos os 21 municípios que integram da V Gerência
Regional de Saúde (Geres)”.


Os
jogos de ida das quartas de final do Campeonato 
Pernambucano Série
A2 foram realizados nesta quarta-feira, dia 25. As vagas são decididas em jogos
de ida e volta.
Aqui em Garanhuns, o Sete de Setembro recebeu o Vera Cruz
e ficou no empate em 2 a 2, para um público de 725 torcedores. Os visitantes
abriram o placar com o artilheiro Bambam. Escuro empatou para o Guará. Na volta
para o segundo tempo, o Sete teve a oportunidade de marcar o segundo na
cobrança de pênalti, mas Josy desperdiçou. O Vera Cruz aproveitou o erro e em
seguida fez o segundo, com Ricardinho. O empate do time de Garanhuns veio na
raça, com Diogo Capela, no final da partida.

No José Vareda, em Limoeiro, o Centro Limoeirense bateu o
Pesqueira por 1 a 0. Já o Porto venceu a Cabense com um gol no final da partida
no estádio Antônio Inácio de Souza. O Íbis venceu o Decisão por 2×0, no estádio
Ademir Cunha.
Confira os Jogos de volta das quartas de final do
Pernambucano:



* Domingo – dia 29.

15h – Vera Cruz x Sete de Setembro – Gonzagão;



15h – Decisão x Íbis – Artur Tavares;


16h – Cabense x Porto – Gilerno De Carli; e 

16h – Pesqueira x Centro Limoeirense – Joaquim Britto. 


 
A equipe de Xadrez de
Garanhuns sagrou-se campeã da Fase Regional dos Jogos Abertos de Pernambuco
(JAPS), os antigos JOCIPE.
A conquista foi registrada no
último domingo, dia 22, durante competição arbitrada pela Federação
Pernambucana de Xadrez e realizada na Escola Padre Antônio Barbosa, em Lajedo.
Destaque para os enxadristas Audálio Alvez, Roberto Lino, Paulo Jorge, Mateus Brandão, Larissa
Catarina, Ana Maria, Aline Ferreira e Dayanne Pessoa que conquistaram os
títulos individuais, classificando o Município tanto no masculino, quanto no
feminino.
“Dedicamos esse título ao amigo Byron Veras, que integrava a
equipe e que nos deixou precocemente. Ele sempre representou um xadrez de muita
técnica e marcado por vitórias”, registrou o enxadrista Audálio Alvez.
Com o título, o Xadrez de
Garanhuns se classificou para a Fase Final dos JAPS, quer será disputado entre
os dias 2 e 3 de dezembro, em Serra Talhada. A Seleção Feminina de Voleibol
local, que conquistou o título regional no inicio deste mês, também disputará a
fase final dos Jogos Abertos de Pernambuco. As Seleções Locais são compostas
por atletas voluntários e mantidas pelo Governo Municipal de Garanhuns, através
da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.

DECISÃO NO FUTSAL – Já as Seleções de Futsal Masculino e Feminino
de Garanhuns disputarão o título regional dos Jogos Abertos de Pernambuco
(JAPS) nos próximos dias. As equipes locais jogarão pela competição a partir
dessa sexta-feira, dia 27. Os Jogos dos Garanhuenses acontecem no Ginásio do
SESC/Garanhuns. As finais estão previstas para a próxima quarta-feira, dia 1º
de novembro, a partir das 19h30min. Os Jogos são realizados pelo Governo de
Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.