BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Um total de 20 cães adotados em pouco mais de duas horas. Este foi o
resultado da primeira campanha online para adoção de animais de rua realizada
pelo LEO Clube Suíça Pernambucana, aqui em Garanhuns. A ideia do projeto surgiu
em junho deste ano, um mês após a organização filantrópica ser inaugurada no Município.
“Começamos a trabalhar nos detalhes, sabendo que é uma campanha
muito trabalhosa, já que lidamos com seres vivos e precisamos, principalmente,
cuidar da saúde deles. A ideia surgiu em uma das nossas reuniões e todo mundo
aceitou, já que temos muitos apaixonados por animais no Clube”, detalhou a
estudante e secretária do LEO Clube, Milena Barros, de 20 anos.
Ao G1, Milena
explicou que, de imediato, foi formada uma comissão com os jovens que têm mais
afinidade com animais. A partir de então, a campanha online começou a tomar
forma. “Escolhemos o meio virtual por ser um ambiente mais fácil para
divulgar informações. Ao se interessar por um animal, pedimos informações aos
interessados e deixamos o possível tutor informado de toda a documentação
necessária para dar lar a um dos filhotes”, disse.
COMO OS JOVENS CHEGARAM ATÉ OS FILHOTES – De acordo com a estudante, todos os animais disponibilizados para adoção
são de rua. Uma parte deles foi retirada do Centro de Zoonoses de Garanhuns.
“A partir disso, colocamos os filhotes em um local que foi cedido por
amigos e, todos os dias, membros do Clube iam até lá alimentá-los e realizar a
limpeza do local. Todos os animais foram vermifugados e vacinados”,
ressaltou Milena.
A outra parte dos cães veio de uma parceria com um
morador do Município, conhecido como Cícero. O homem cuida de vários animais de
rua e recebe pouca ajuda, conforme destacou a secretária do LEO Clube.
“Além de termos tido a permissão dele
[Cícero] para conseguir um lar para alguns filhotes, também entramos em ação
para tentar arranjar doações de ração para serem repassadas a esse
senhor”, afirmou. “Esse projeto me deixou extremamente feliz, assim
como a muitos outros membros do clube. A sensação de poder fazer alguma coisa
pra salvar esses animais é muito gratificante”, completou a estudante, que
revelou ao G1 que
outras edições da campanha serão realizadas em breve.

COMO ADOTAR? – Os
interessados em oferecer um lar para os filhotes devem ser maior de idade e
apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Os contatos podem ser
feitos pelos telefones/whatsapp: (87) 99604-2829 e (87) 99949-3065 e
(81) 99715-1692. 
(Com informações do G1/Caruaru e imagens de Divulgação/Espaço em Branco. CONFIRA)

 
Um idoso de 77 anos foi morto a chibatadas pelo próprio
sobrinho  na cidade de Bom Conselho. O crime ocorreu na madrugada de
ontem, dia 18, no Sitio Zé Domingos, zona rural daquele Município. De acordo
com a PM,  a vítima é José Vicente dos Santos.  Ele foi encontrado
morto no sofá de casa com vários hematomas nas costas.
A  sobrinha  da Vítima disse que outro sobrinho de José
Vicente, de nome Jurandir Gonçalves Cabral, o teria agredido com
chibatadas durante uma discussão. Ao saber que o Tio teria falecido, o Suspeito
fugiu para a cidade de Terezinha, sendo localizado e preso pela Polícia Cívil.
Ele ainda teria ameaçado a própria mãe de morte na frente dos Policiais no
momento da prisão.

José Vicente dos Santos residia em Arapiraca-AL e estava visitando seus
familiares. Seu corpo foi encaminhado ao IML. O Suspeito foi autuado em
flagrante por lesão seguida de morte e ameaças praticadas contra sua Genitora.
O motivo da discussão que levou a morte do idoso ainda é desconhecido.
(Com informações e imagem de http://www.vecgaranhuns.com/)



 
Com um gol do artilheiro Josy,
o Sete de Setembro empatou em 1×1, na noite de ontem, dia 18, com o Porto, no Estádio
Antônio Inácio, em Caruaru, e selou a classificação para as quartas-de-finais
do Campeonato Pernambucano da Série A2. 
O Alviverde de Garanhuns
encerrou a 1ª fase na terceira colocação do Grupo “B” com 11 pontos, dois a
menos que o Pesquisa, que terminou em primeiro. Agora, o Sete encara a forte
equipe do Vera Cruz no mata-mata das quartas de final. O primeiro jogo será
aqui em Garanhuns, no Gigante do Agreste, na próxima quarta-feira, dia 25. Já o
jogo de volta será em Feira Nova, no domingo, dia 29.

Porto x Cabense; Ibis x Decisão e Centro x Pesqueira são os outros
confrontos. O vencedor de Sete x Vera Cruz encara o Ibis
 ou Decisão nas
semifinais. Apenas o Campeão consegue acesso para o Pernambucano da Série A1,
em 2018. 


 
A edição dessa semana do
projeto Corpo, Saúde e Movimento será especial e contará com a presença de
cinco instrutores de ritmos: Pabinho, Noel, Talita, Clebson Beckham e Mazolla, além da coordenação do
Profissional de Educação Física, Fábio Caju. O evento acontecerá,
excepcionalmente, nesse domingo, dia 22, a partir das 15h, no Parque Euclides
Dourado, e marcará as comemorações dos 6 anos da Academia Vip, que é parceria
do projeto viabilizado pelo Governo Municipal de Garanhuns.

Pabinho promete um aulão especial em homenagem a VIP Academia.

Talita estreia no Projeto.
“Trata-se de uma ação que integra o lazer, a prática de
atividade física e o bem estar. Normalmente contamos com cerca de 200
participantes nos aulões que acontecem sempre nas tardes de sábado, mas atendendo
a solicitação de alguns cidadãos, vamos promover duas horas de muita dança e
alegria na tarde desse domingo. Temos a expectativa de superar o público que
normalmente participa das atividades”, registra Carlos Eugênio, secretário de
Juventude, Esportes e Lazer,
que coordena o Corpo, Saúde e Movimento, ação que conta com
a parceria das secretarias de Saúde e de Comunicação Social, além da Vip
Academia, Duo Academia e FR Academia.

Noel também faz a sua estreia no Corpo, Saúde Movimento.
Clebson Beckham trara seu Swing para a tarde de Domingo no Parque. 

É importante registrar que o projeto Corpo, Saúde e Movimento também acontece
de segunda a sexta-feira, das 6 às 7h30min, no Parque. Através do projeto, são
oferecidas atividades físicas coordenadas por profissionais de Educação Física,
além de serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Essa é destaque no Blog de Gidi Santos:
“A pedido do
Governo Municipal de Garanhuns, a Câmara de Vereadores, retirou de discussão, o
Projeto de Lei 034/2017, que em sua redação, solicita a autorização do
Legislativo, para contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 5
milhões de reais. A proposta, oriunda do Executivo, prevê prazo de 60 meses
para pagamento do valor obtido, descontados direto do Fundo de Participação dos
Municípios (FPM).
Ontem,
terça-feira (17), o Procurador Geral do Município, o Dr. Jaílson Costa, remeteu
ofício ào Legislativo, direcionado a Presidente da Casa, a vereadora Carla
Patrícia, onde solicita a retirada do PL, justificando que a Procuradoria,
promoverá adequações para o enquadramento naquilo que dispõe a Lei Orgânica do
Município, assim como o próprio Regimento Interno daquela Casa.
Ao se pronunciar
sobre o Projeto semana passada, o Governo Municipal de Garanhuns revelou que a
destinação do dinheiro (5 milhões de reais), será: 1 milhão de reais, para a
conclusão da Escola Municipal Padre Agobar Valença; 1 milhão de reais, para
Secretaria de Infraestrutura, que será encaminhado para a Gerencia de
Iluminação, e por fim 3 milhões de reais, para obras de Infraestrutura no
bairro Francisco Figueira.

De acordo com o
Secretário de Governo de Garanhuns, Méwitton Araújo, a retirada do PL de Pauta
da Câmara, encontra abrigo, em um impedimento, que pode comprometer a aplicação
dos recursos, naquilo que pretende o governo. Os R$ 5 milhões, a princípio, de
acordo com o Banco do Brasil, só poderiam ser utilizados na aquisição de
materiais, e não na execução de obras, como busca a gestão.

Por telefone,
Méwitton assegurou: “A informação que a Gerência do Banco passou, é que esse
recurso, só poderá ser utilizado na compra de material, ou seja, nosso intuito,
de execução de obras, uma delas na Cohab 2, não será possível.  O Governo
vai aguardar um estudo que será realizado pelo próprio Banco, que servirá de
orientação, para que a gestão saiba onde de fato, poderá aplicar o valor
obtido”. (Com informações de
http://www.blogdogidisantos.com.br/


 
A Câmara de
Vereadores de Garanhuns aprovou, em 1ª votação, o Projeto de Lei nº 030/2017,
de autoria do Poder Executivo, que visa disciplinar a condução de Cães no
âmbito do Município. A nova legislação, após sancionada pelo Prefeito Izaías
Régis (PTB), revogará as Leis nº 3674/2009 e 4413/2017, que atualmente
regulamentam a conduta, mas que apresentavam obrigatoriedades de execução
inviável para criadores e para os órgãos de fiscalização do Município.
O Projeto de Lei
apreciado na manhã de hoje, dia 18, sendo aprovado por unanimidade entre os
Vereadores, foi fruto de consenso entre veterinários, adestradores e criadores
de cães, e de membros dos Poderes Executivo e Legislativo. “Vai ser bom para os
cães, sociedade e para a Prefeitura, no sentido da responsabilidade”, pontuou
Beto Borges, que colaborou com a concepção do Projeto de Lei, juntamente com o
Médico Veterinário, Marcos André Fernandes, que integra o Centro de Controle
Ambiental do Município e com outros dois representantes da sociedade civil:
Juvenal Félix e Carlos Vasconcelos. O Secretário de Juventude, Esportes e
Lazer, Carlos Eugênio; o vereador Zaqueu Naum Lins e o Gerente do Parque Euclides Dourado, Josenildo Wanderley, também participaram das
discussões.

“Um grupo de
criadores se formou e contestou as Leis em vigor, então o Prefeito Izaías Régis
nos determinou que abríssemos o diálogo para construirmos uma Lei a partir do
entendimento de todos: veterinários; criadores e adestradores. Acreditamos que
com esse entendimento, consolidado pela Câmara de Vereadores, teremos uma
legislação que atenderá aos requisitos de segurança, tanto para os criadores,
como para os demais cidadãos de Garanhuns”, frisou o secretário Carlos Eugênio.
“Mostramos maturidade política ao abrirmos esse debate com a sociedade, que
culminou com a aprovação da Câmara de uma matéria que já vem com a aprovação popular. Consideramos um grande avanço para todos os
envolvidos nesse processo”, pontuou o vereador Zaqueu Lins.
De acordo com a
Nova Legislação, os cães não mais serão tratados com termos “Raças Perigosas” e
sim pelo porte de cada animal: pequeno, médio, grande ou gigante. Ainda de
acordo com o Projeto de Lei aprovado na Câmara, a condução de cães, de médio,
grande e gigante porte só poderá ser feita, 
em ambientes públicos, tais como: Parques, Logradouros e vias públicas com grande aglomeração de pessoas, por pessoa maior de 18 anos,
obrigatoriamente, com observâncias de regras como a utilização de Guia de
condução com no máximo um metro de comprimento; enforcador e focinheira. Já os cães de pequeno porte, aqueles com até quarenta
centímetros de altura (medição das patas até os ombros do cão), deverá ser
feita, obrigatoriamente, com observâncias do uso de Coleira ou Peitoral,
juntamente com a Guia de Condução com até dois metros de comprimento.


Vale registrar que cães das raças Rottweiler; Pit Bull; Martin Napolitano; Fila
Brasileiro; American Starfforshire; American Bandogge; Dobermam; Great Dane
(Dogue Alemão); Pastor Alemão; Pastor Caucasiano e demais Pastores; Boxer;
Presa Canário; Malamute do Alaska; Chow Chow; Husky Siberiano; Tosa Inu; Cane
Corso; Bull Terrier; Rhodesian Ridgeback; Dogo Argentino; Boer Boel; Gull Dong;
Basenji; São Bernardo; Buldogue Americano; Dogue Canário; Akita e Akita Inu;
Lobo Híbrido; Dogo Canário; Buldogue Campeiro e Dogue de Bordéus, mesmo tendo
até 40 centímetros de altura, deverão observar as mesmas normas de condução dos
cães considerados de médio, grande e gigante porte, ou seja: utilização de Guia
de condução com no máximo um metro de comprimento; enforcador e focinheira.

Ainda segundo a
matéria aprovada pelo Poder Legislativo Municipal, a inobservância ou
descumprimento dos itens previstos poderão acarretar na responsabilização civil
e criminal do proprietário do cão, de acordo com as Leis Vigentes. Caberá a Prefeitura
confeccionar material para divulgar a Lei após a sansão do Executivo
Municipal. O Projeto de Lei nº 30/2017, será apreciado em segunda votação na
próxima quarta-feira, dia 25. 


 
E mais uma vez a Funase/Garanhuns voltar a ser notícia. É
que na tarde dessa terça-feira, dia 17, um grupo de adolescentes conseguiu
fugir daquela Unidade.


Os socioeducandos teriam rendido uma Agente
Socioeducativa e conseguiram escapar. Essa versão ainda não é oficial. Um vídeo
compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que os socioeducandos pulam
o muto e andam pelo telhado. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu evitar
que outros fugissem e alguns já foram recapturados, mas não há informações
oficiais quanto ao número de fugas.


De acordo com o portal Agreste Violento, outra versão é
que os socioeducandos estavam assistindo aula quando aconteceu um princípio de
rebelião e as fugas aconteceram. Especula-se que no momento da fuga, um
motociclista que passava pelo local, teve a moto tomada de assalto por dois
adolescentes.
(Com informações do portal
Agreste Violento – http://www.agresteviolento.com.br/)


 
Garanhuns recebe nessa quinta-feira, dia 19, o Projeto Colmeia. O evento acontece em
frente ao Ginásio de Esportes do Sesc, a partir das 9h.

Serão oferecidos serviços de saúde, beleza, atendimentos médicos,
odontológicos e serviços de cidadania. Na área de saúde, vai ter teste de
classificação sanguínea, triagem de catarata, acuidade visual, avaliação bucal,
aferição de pressão arterial, pesagem e verificação de glicemia. O público vai
poder participar das avaliações funcional e física, prevenção de câncer de mama
e do colo do útero, mamografia de rastreamento e exames de hanseníase.
Na área de cidadania, a população terá acesso a orientações jurídicas e
de empreendedorismo, informações sobre o programa Bolsa Família, emissão de
documentos e atendimentos da Compesa e da Celpe. Na parte estética, serão
oferecidos cuidados com a pele e o cabelo, massagem, ginástica laboral, pilates
e aula de dança.



O projeto Colmeia, do SESC/Garanhuns, se estenderá durante todo o dia e
tem previsão de encerramento as 15h. Todas as atividades são gratuitas e tem a coordenação da Gerente da Unidade, Ivânia Barros.
(Com informações do G1 Caruaru. CONFIRA)


 
A Agência do Trabalho oferece, para amanhã, dia 18, cinco vagas de
Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Vendedor Pracista, Comprador, Gerente Comercial, Mecânico de Automóvel
e de Vendedor Interno. As vagas constam
no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de
Pernambuco.
De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário
atender aos seguintes requisitos:
* VENDEDOR PRACISTA –
Experiência: 6 meses – Salário: R$ 937,00 – Escolaridade: Médio Completo;
* COMPRADOR –
Experiência: 6 meses – Salário: não informado – Escolaridade: Médio
 Completo;
* GERENTE COMERCIAL–
Experiência: 6 meses – Salário: não informado – Escolaridade: Médio
 Completo;
* MECÂNICO DE
AUTOMÓVEL
– Experiência: 6 meses – Salário: não informado – Escolaridade: Fundamental
Completo; e
* VENDEDOR INTERNO
Experiência: 6 meses – Salário: não informado – Escolaridade: Médio Incompleto.
Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre
essas vagas, clique AQUI.


 
O trabalho destacado que vem
sendo desenvolvido pelo Tenente Coronel PM Paulo Cesar a frente do comando do
9º BPM, será reconhecido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. É que o Deputado
Estadual, Claudiano Martins Filho, apresentou Requerimento, solicitando que
seja feito um voto de aplauso ao Militar “pelos excelentes serviços que o mesmo
vem prestando a frente do 9º BPM, sediado em Garanhuns”.


“O Tenente Coronel PM Paulo Cesar
vem conseguindo reconhecimento da população das cidades que fazem parte de sua
área de atuação devido as ações bem sucedidas que o mesmo implantou no seu
comando, tais como: Ativação da ROCAM, Reestruturação do GATI e criação do GATI
Rural, efetividade nas ações de combate a violência contra a mulher, criação do
Núcleo Integrado de Prevenção e Ações Comunitárias, Criação da operação
Recaptura, Instituição da Operação Salvo-Conduto, entre outras”, justificou o Deputado,
em sua Proposição.


“Diante do visível engajamento
do Tenente Coronel PM Paulo Cesar na defesa da sociedade, trabalhando para
conseguir reduzir os índices de criminalidade na área do 9º BPM, através de
ações de policiamento ostensivo a pé, motorizado, de trânsito e montado, estando
a todo o momento presente nos Municípios, solicito de meus pares a aprovação
deste”, registrou Claudiano Filho em documento publicado no Diário Oficial
desta terça-feira, dia 17.

O Tenente Coronel Paulo Cesar,
que é garanhuense de nascimento, assumiu o comando do 9º BPM no último dia 1º
de janeiro deste ano. A Unidade é considerada a maior deste os Batalhões da
Policial Militar, sendo responsável pela segurança preventiva e ostensiva de 20
cidades do Agreste Meridional, além de uma extensa divisa com o Estado de
Alagoas.