BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O Diário Oficial desta
terça-feira, dia 17, traz a publicação da Portaria nº 56/2017, em que o
Ministério Público de Pernambuco, através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa
da Cidadania de Garanhuns, instaurou um Inquérito Civil para apurar um possível
desrespeito do Código de Defesa do Consumidor pelo “Supermercado Assaí”.
Segundo a publicação assinada
pelo Promotor Domingos Sávio Pereira Agra, tramita no MP, uma notícia de fato instaurada
a partir de representação formulada através de denúncia anônima, de que “a
Empresa Supermercados Assaí nesta Cidade estaria desrespeitando o Código de
Defesa do Consumidor, mais notadamente ao anunciar produtos a baixo custo em
suas prateleiras e publicidades promocionais, no entanto, os valores constantes
no caixa para faturamento não condizem com os valores promocionais constantes
nas peças publicitárias no interior da loja, ou em suas prateleiras”, pontua
trecho da Portaria.

Diante do fato, o Ministério Público
instaurou um inquérito civil para apurar as possíveis
 irregularidades com os
valores promocionais constantes nas peças publicitárias no interior da loja, ou
em suas prateleiras. Também foi solicitada uma fiscalização pelo PROCON, e
determinada a apresentação de relatório, num prazo máximo e improrrogável de 15
dias.

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição do Supermercado Assaí para
publicar a sua versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem. 


 
Três grupos foram assaltados enquanto visitavam o Cristo do Magano na
última semana. As ocorrências foram registradas nas últimas quinta e
sexta-feira, dias 12 e 13.
De acordo com Boletim de Ocorrência, na quinta-feira, dia 12, cinco
visitantes foram assaltados enquanto visitavam aquele atrativo turístico. Dois
homens armados saíram de dentro do mato e anunciaram o assalto, levando
celulares e relógios  das Vítimas, além de uma caixa de ferramentas e um
compressor de ar. Eles usavam touca ninja e fugiram após a ação criminosa.
Já na manhã da sexta-feira, dia 13, um grupo de evangélicos vindos de
cidades Baianas para visitar Garanhuns também foi assaltado no Cristo. Outro
grupo de Crianças vindas de Venturosa, que visitavam o atrativo no mesmo
momento também foram Vítimas da ação dos bandidos. “O assalto durou em torno de
sete minutos. Os assaltantes ficaram nos ameaçando e olhando para o início da
rua, verificando se viria alguma Polícia. Após fazerem a “limpa”, foram
correndo à pé pelo matagal e sumiram. Procuramos acalmar as crianças e entramos
rapidamente em nossos ônibus. Na decida da estrada, encontramos três policiais
de moto e duas viaturas. Reportamos o ocorrido e os policiais saíram em busca
dos mesmos. Fizemos B.O. na Delegacia da Av. Dantas Barreto”, relatou o pastor
Raimundo Barreto, que coordenava a visita. Segundo o relato do Pastor, um dos
meliantes estava armado com revólver.
Ainda de acordo com Raimundo, “duas crianças entraram em grande pânico
e choro”. “Meu sogro, hipertenso e diabéticos, após o incidente, precisou ser
levado ao Hospital Dom Moura por causa das alterações na pressão e taxa
glicêmica, fruto do trauma emocional. Eu e minha esposa, vivemos estas duas
realidades de Garanhuns, do assalto no Cristo Magano e a situação do Hospital
Dom Moura”, relatou Raimundo Barreto. Clique AQUI e confira o relato do Pastor Raimundo Barreto na
Integra.



POSIÇÃO DA POLÍCIA – Em contato com o comandante do 9º BPM, o Tenente Coronel
Paulo César, o Blog apurou que a partir do próximo mês, a Polícia Militar
implantará ações para garantir a segurança dos visitantes dos atrativos turísticos de Garanhuns, dentre eles, o Cristo do Magano. “Iremos implementar
na Cidade, a partir do próximo mês, a Guarnição de Apoio ao Turista, em que
vamos preparar cartão-programa a fim de Policiar e atender ocorrências nos
pontos turísticos de Garanhuns”, registrou o Coronel Paulo César. 


NOTA DA PREFEITURA DE GARANHUNS – A Secretaria de Turismo e Cultura esclareceu, via nota distribuída a Imprensa, “que se reuniu no início de setembro, junto ao Presidente da AMSTT com o comandante Paulo César do 9° BPM de Garanhuns. A intenção foi de pedir reforço no policiamento dos pontos turísticos e solicitar a integração para que pudessem ser realizadas rondas da Guarda junto com a PM. Pedido este reforçado na última sexta-feira (13), quando Gabinete do Prefeito enviou um oficio para o Comandante Paulo César solicitando também policiamento para o local, neste caso especificamente para o Cristo do Magano, após relatos de assaltos à mão armada, à luz do dia”. (Com informações de http://www.vecgaranhuns.com/)




RELATO DO PASTOR RAIMUNDO
BARRETO

“Meu nome é Raimundo Barreto, moro em Garanhuns há 12 anos, sou empresário
nesta cidade. Sou pastor da Comunidade Apostólica na Av. Sete de Setembro, e
estávamos, no feriado, hospedando um grupo irmãos em Cristo, das cidades de
Juazeiro e Senhor do Bonfim (BA) para um encontro regional. Na última
sexta-feira, dia 13 de outubro, programamos fazer uma visita ao Cristo do
Magano, às 9 da manhã, para visitar aquele belo ponto turístico e, também,
orarmos por Garanhuns.

Chegando no Cristo do Magano, e
já havia um grupo de umas 25 crianças, com o motorista do ônibus escolar e
professoras da cidade de Venturosa. Quando nos aproximamos do Cristo, dois
elementos saíram de dentro do matagal, encapuzados e um deles armado com um
revólver calibre 38, de cor preta e cano longo, um deles usava óculos de grau e
eram morenos. O segundo fez o despojo das vítimas, levando documentos,
celulares, relógios e todos os pertences, inclusive dinheiro que os turistas
levaram em mãos, porque após a visita ao Cristo do Magano, iríamos fazer
compras na cidade, pois era sexta-feira e o comércio estava aberto.

Pelo que pude reparar, duas
crianças entraram em grande pânico e choro. Do nosso grupo, ficamos
controlados, embora a tensão fosse grande. Meu sogro, hipertenso e diabéticos,
após o incidente, precisou ser levado ao Hospital Dom Moura por causa das
alterações na pressão e taxa glicêmica, fruto do trauma emocional. Eu e minha
esposa, vivemos estas duas realidades de Garanhuns, do assalto no Cristo Magano
e a situação do Hospital Dom Moura.

O assalto durou em torno de 7
minutos, os assaltantes ficaram nos ameaçando e olhando para o início da rua,
verificando se viria alguma polícia. Após fazerem a “limpa”, foram correndo à
pé pelo matagal e sumiram. Procuramos acalmar as crianças e entramos
rapidamente em nossos ônibus. Na decida da estrada, encontramos três policiais
de moto e duas viaturas. Reportamos o ocorrido e os policiais saíram em busca
dos mesmos. Fizemos B.O. na Delegacia da Av. Dantas Barreto.


Interessante que o ônibus
escolar estava há algum tempo no Cristo do Magano, mas quando o ônibus de
turismo subiu a ladeira, os assaltantes apareceram”.

Garanhuns, PE, 16 de outubro de
2017.

Raimundo Barreto.

 
A Caixa Econômica Federal
libera hoje a primeira fase do pagamento do Programa de Integração Social (PIS)
com a expectativa de R$ 6,7 bilhões em saques. Se confirmada a expectativa do
banco, 3,6 milhões de brasileiros devem sacar os recursos. Para a primeira
fase, apenas idosos com mais de 70 anos titulares de conta corrente ou poupança
individual na Caixa podem retirar o PIS/Pasep. Os 3,6 milhões de beneficiários
liberados para sacar os recursos nessa fase correspondem a 56% do total de
brasileiros com direito ao PIS.
Para ter direito ao saque do
PIS, é preciso ser trabalhador com carteira assinada e cadastrado no Fundo
PIS/Pasep no período de 1971 a 4 de outubro de 1988. Depois da MP 797 de 2017,
a idade mínima para o saque dos recursos caiu de 70 para 62 anos para mulheres
e 65 anos para homens, tanto do PIS quanto do Pasep.

O calendário de saques do
Pasep será semelhante. O Banco do Brasil informa que 1,6 milhão de cotistas do
Pasep se enquadram nas condições da MP. Os clientes do banco com 70 anos ou vão
receber os valores automaticamente nesta terça-feira.

Para as retiradas até R$ 1,5
mil, basta ir até o caixa eletrônico de uma agência da Caixa com a Senha
Cidadão, ou em loterias e unidades Caixa Aqui com o Cartão Cidadão, Senha
Cidadão e um documento oficial. Quem tem entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil precisa do
Cartão do Cidadão e da Senha Cidadão no caixa eletrônico do banco, além do
documento de identificação nas loterias e unidades Caixa Aqui. Já para
retiradas acima de R$ 3 mil é preciso ir a uma agência da Caixa e apresentar um
documento oficial.
(Com informações do
Jornal do Commercio. CONFIRA) 


A Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns divulgou
nesta segunda-feira, dia 16, a programação oficial de a Magia do Natal, evento
que será realizado no período de 10 de novembro a 31 de dezembro, com diversas atrações
artísticas.
Serão 16 polos no total, incluindo o Palco Prefeitura, os
distritos de São Pedro, Iratama, Miracica e Quilombo Castainho e 10 bairros,
além do Polo Infantil, que funcionará na Praça Souto Filho, na Fonte
Luminosa.  As atrações incluem projetos
com foco na temática natalina, os tradicionais desfiles de Papai Noel e
diversas atrações locais, valorizando a produção garanhuense.  Entre os nomes nacionais estão: Leonardo
Sullivan, Joana, The Fevers, Adilson Ramos, Roupa Nova Cover e Quinteto
Violado. A decoração permanece disponível para embelezar as fotos até 6 de janeiro
de 2018.
Já estão sendo instaladas as peças produzidas por cerca
de 70 artesãos locais e as lâmpadas que iluminam as noites dos próximos meses
em vários pontos da Cidade. Idealizada pela administradora Michelle Régis, e
executada pela equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, dos artesãos da
Associação da Casa do Artesão de Garanhuns e da primeira-dama Socorro Régis, a
decoração é atração principal desde o pórtico de entrada da cidade, passando
pela Praça Tavares Correia, onde está instalado o Relógio das Flores; a Praça
Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa; a Avenida Santo Antônio, principal
via do Centro; e o Palácio Celso Galvão, onde está a sede da Prefeitura.

Um dos momentos mais esperados da magia do Natal são os
Desfiles de Papai Noel, com a participação de crianças dos Centros de
Referência de Assistência Social (Cras). Neste ano serão 15 desfiles no total,
aos sábados e domingos a partir do dia 11 de novembro até 30 de dezembro,
sempre às 18h, na Avenida Santo Antônio. O Palco Prefeitura terá shows às
sextas, sábados e domingos do dia 10 de novembro a 23 de dezembro; dia 25; e
dias 29 a 31, com o show da Virada.
 
os distritos recebem a programação aos domingos, São Pedro (19/11), Iratama
(26/11), Miracica (03/12) e Quilombo Castainho (10/12).

Os bairros terão shows durante a semana nos dias 22 de
novembro – Rua Djalma Ramos na Cohab 3; dia 23 na Praça Campos Sales, no
Magano; 29 na Rua Elis Regina, na Várzea; e 30 de novembro no Largo da
Feirinha, na Boa Vista. Para o mês seguinte estão programados shows na Rua da
Liberdade, na Liberdade (dia 06); Praça Agnaldo Barros Silva, na Vila do
Quartel (07/12); Rua Manoel Pessoa Juvenal, no Indiano (13/12); Rua São
Domingos, no bairro São José (14); Rua Carlos Drumond de Andrade, no Parque Fênix
(20); e Rua Antônio Napoleão, na Cohab 2 (dia 21). O Polo Infantil, que
funciona aos sábados de dezembro, tem foco na produção literária nos dias 2  (às 16h), 9 
(às 18h), 16  (às 16h30) e 23 (às
18h).
(Com informações e imagens de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)  


Confira a programação na integra clicando AQUI



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante este mês
as ações da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal
conscientizar a população acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama
e o de colo do útero. Durante as próximas semanas as Unidades Básicas de Saúde
(UBS’s) realizarão atividades de coleta de citologia, palestras sobre câncer do
colo de útero e orientações sobre autoexame da mama. Já nessa próxima
quarta-feira, dia 18, será realizado o Dia D da Campanha, por meio da “Ação
Social Rosa”, a partir das 9h, no Espaço Colunata, no centro da Cidade.
O momento será destinado à participação de diversas entidades públicas
que oferecerão serviços para os participantes, além de informações sobre câncer
de mama e útero; palestras de educação em saúde e glicemia capilar; aferição de
pressão arterial; corte de cabelo; teste rápido de HIV e sífilis; serviços do
Expresso Cidadão; solicitação de mamografia e realização de citologia. Um aulão de ritmos, com Pabinho, também será ofertada durante a programação. A atividade
tem inicio as 9h30min e será realizada em parceria com a Secretaria de
Juventude, Esportes e Lazer.

A solenidade de encerramento do Outubro Rosa, e abertura do Novembro
Azul, acontece no próximo dia 30 deste mês, na Câmara de Vereadores. “As duas
campanhas são essenciais para uma mudança na postura de homens e mulheres, como
uma forma de promover a saúde no combate precoce ao câncer, que pode ser curado
se descoberto ainda em sua fase inicial”, afirma a Secretária de Saúde,
Shisneyda Furtado. (Com informações de
Aquilles Soares/SECOM/PMG)


 
Vem repercutindo no meio político, bem como na Imprensa, a informação
repassada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) de que a Prefeitura de Garanhuns
pleiteia junto ao Tesouro Nacional, um empréstimo no valor de R$ 30 milhões de
reais, para execução de obras de infraestrutura nos bairros da Cidade.
A declaração de Régis foi feita na última semana, enquanto participava
de uma entrevista na Rádio Jornal Garanhuns. De acordo com o Prefeito, o financiamento seria realizado junto à Caixa
Econômica Federal e encontra-se em fase de análise no Ministério das Cidades. Ainda
de acordo com Régis, se aprovada pelo Governo Federal, a transação financeira ainda
precisará da autorização do Senado, através da Comissão de Assuntos Econômicos
(CAE) e seria quitada num prazo de 35 anos. “Só assim eu terminaria de
fazer toda a infraestrutura de Garanhuns”, frisou Izaías, durante
entrevista concedida ao jornalista Eduardo Peixoto.
“Esse tipo de
financiamento junto ao Tesouro Nacional não é algo novo no País e as Prefeituras
das Cidades de médio e grande porte sempre recorrem a esse tipo de transação financeira.
É uma forma de viabilizar os recursos e fazer as obras que Garanhuns precisa,
porém tendo o pagamento em 35 anos. O beneficio é imediato e o pagamento
parcelado”, defendeu, em reserva, um assessor ligado ao Governo de Garanhuns.

Mas o financiamento pleitado pelo Governo de Garanhuns junto ao Governo Federal
é visto com reserva por membros da oposição local. O Bacharel em Direito,
Senivaldo Albino, o popular Johny Albino, que é irmão do ex-vereador Sivaldo, disse
acreditar que o endividamento
 do Município pode levar Garanhuns ao “caos”, inviabilizando os sucessores de Izaías. “Os nove
próximos Prefeitos de Garanhuns é que irão pagar essa conta, deixando a
Prefeitura endividada”, chamou a atenção o oposicionista.

EMPRÉSTIMO DE R$ 5 MILHÕES – Vale registrar que tramita na Câmara de
Vereadores de Garanhuns um Projeto de Lei em que a Municipalidade solicita autorização para contrair
financiamento no valor de R$ 5 milhões de reais junto ao Banco do Brasil.


De acordo com a Prefeitura, caso a Câmara autorize, esse empréstimo será
pago em um prazo de 60 meses, descontados direto do FPM. Ainda segundo a
Municipalidade, a destinação do dinheiro, no valor de 5 milhões de reais, será
a seguinte: 1 milhão de reais, para a conclusão da Escola Municipal Padre
Agobar Valença; 1 milhão de reais, para Secretaria de Infraestrutura, que será
encaminhado para a Gerencia de Iluminação, e os 3 milhões de reais
restantes,  para obras de  Infraestrutura no bairro Francisco Figueira.


 
Começam hoje, dia 16, e vão até 5 de novembro as inscrições
para o vestibular
do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Serão
oferecidas, para o  primeiro semestre de 2018, 4.076 vagas em 65
cursos técnicos e superiores, distribuídas em 16 cidades. As provas serão
realizadas no dia 10 de dezembro.
A taxa de inscrição custa R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 55 para os
superiores. Deve ser paga até 6 de novembro no Banco do Brasil. Metade das
vagas do Vestibular é reservada para candidatos oriundos da rede pública de
ensino. Existe outra cota no IFPE para os cursos de vocação agrícola – 25% das
vagas de ampla concorrência serão destinadas a moradores da zona rural ou filho
de agricultores.
MODALIDADES – Nos cursos técnicos há três modalidades:
integrado, subsequente e Proeja. Entenda a diferença:
* Integrado – Candidato que concluiu o ensino fundamental e que vai
cursar, no IFPE, o ensino médio juntamente com o curso técnico.

* Subsequente – Candidato que já tem o ensino médio completo e fará apenas a
formação técnica.

* Proeja – São cursos técnicos relacionados ao Programa de Educação de Jovens e
Adultos (PROEJA), destinados a candidatos com mais de 18 anos que não
concluíram o ensino médio.
GRATUIDADE – Vestibulandos
com renda inferior ou igual a um salário mínimo e meio e que sejam oriundos de
escolas públicas ou de escolas privadas, desde que bolsistas, podem
solicitar gratuidade na inscrição até o dia 19 de outubro pelo site: http://cvest.ifpe.edu.br/.
A isenção do
pagamento é assegurada para candidatos egressos de programas como
o Mulheres Mil e o PROIFPE.
A entrega da documentação desses candidatos deve ser feita no campus
onde vão concorrer às vagas até 20 de outubro. A inscrição é gratuita para os
que concorrerão às vagas dos cursos Proeja. A lista dos contemplados com a
isenção será divulgada no dia 25 de outubro. Todos os candidatos que
conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no vestibular.
CONFIRA OS CURSOS OFERTADOS NO CAMPUS
GARANHUNS DO IFPE:
TÉCNICOS INTEGRADOS – Eletrotécnica; Eletroeletrônica; Informática e Meio Ambiente.
TÉCNICOS SUBSEQUENTES – Eletroeletrônica; Informática e Meio Ambiente.  
SUPERIORES – Bacharelado
em Engenharia Elétrica.
(Com informações do JC Online. CONFIRA)


 
Com a chegada do mês de
outubro, começam as seleções para as vagas temporárias do comércio em todo o
País. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC), a expectativa é de que, neste ano, sejam contratados 73,1 mil
trabalhadores brasileiros, para atender a demanda de compras nesse período que
antecede as festas de fim de ano.
No entanto, para conquistar a
oportunidade é preciso uma boa preparação. A Consultora de RH da Ágilis
Consultoria Georgina Santos salienta a importância do currículo organizado. “A
primeira coisa é fazer um currículo direcionado, que mostre à empresa que tipo
de conhecimento e habilidade se tem para aquela função. O currículo tem de ser
trabalhado, preparado. Ele deve ter uma linguagem objetiva e clara”, ensina.
Georgina destaca ainda a importância das referências profissionais. “É sempre
bom a gente ouvir a percepção de outras pessoas daquele candidato, de
preferência o chefe. É necessário colocar o contato dela, a empresa em que
trabalharam juntos, e pedir autorização da pessoa para fazer isso”, frisa.
Além disso, destaca a
consultora, não se pode esquecer de colocar um resumo das qualificações, ou
seja, em poucas palavras é preciso descrever as suas competências e
habilidades. Outro aspecto relevante para os especialistas é a entrevista. “A
pessoa deve transmitir ao recrutador uma clareza muito própria de quem ela é.
Ela deve entender um pouco a empresa, as perspectivas de atuação dentro daquele
mercado de trabalho e saber se vender para conquistar a vaga”, pontua a
proprietária da Fator Humano Ana Tereza Almeida.

A diretora da Trajetto
Consultoria Sílvia Gusmão conta que é importante o candidato ter informações
sobre a empresa. “Porque daí você vai fazer uma entrevista mais direcionada e
mostrar o porquê da empresa te contratar e dizer o que a empresa tem a ganhar
lhe contratando”, ensina. Outro cuidado levantado pelas especialistas tem a ver
com a aparência. “A roupa pode até ter um estilo seu, mas sem ser
extravagante”, afirma. O candidato também deve ter bom senso na utilização das
redes sociais. “É preciso ter muito cuidado para não se expor, principalmente
em discussões sobre política e religião”, reforça Georgina Santos. “A pessoa
deve ficar atenta ao que fala e como se posiciona diante de algumas questões”,
conclui Ana Tereza, da Fator Humano.
(Com
informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)


A equipe de
Natação do SESC/Garanhuns foi destaque durante o 1º Campeonato Cardeal
Arcoverde de Natação, realizado em Arcoverde no dia de ontem, 14. Dentre os
nadadores que brilharam na prova, destaque para Fernando Sckaff e Alysson
Brasil.
Fernando Sckaff
conquistou três medalhas de Ouro nos nados 50 costa; 50 peito; 50 livre e uma
prata no Revezamento Nado Livre. Com os resultados, Ele trouxe na bagagem o
troféu de Melhor Atleta da Categoria 60+. Já Alysson Brasil também brilhou nas
piscinas do Cardeal Arcoverde. O Nadador venceu as provas de 50 metros Livre e
de 50 metros peito. Brasil também conquistou outras duas medalhas: prata nos 50
metros borboleta e bronze no revezamento. “Também conquistei o troféu de Melhor
Índice Técnico da Competição e o reconhecimento”, complementou o Nadador
garanhuense.

Tanto Sckaff,
quanto Alysson, são patrocinados pelo Governo Municipal de Garanhuns, através
do Bolsa Atleta. Eles também contam com o apoio da Uniodonto/Garanhuns. 


E o 55º homicídio do ano foi registrado aqui em Garanhuns.  O jovem Eduardo da Silva Lima, de 18 anos, foi
alvejado com vários disparos de arma de fogo, enquanto passava pela rua
Humberto de Melo Granja, no bairro da Boa Vista, na noite de ontem, dia 14. Ele
não resistiu aos ferimentos e falecer após ser socorrido pelo SAMU e dar
entrada no Hospital Regional Dom Moura.
De acordo com o Blog Arlete Santos Notícias, Eduardo foi assassinado por
dois suspeitos, que estavam em uma moto. Ele residia no Sítio Brejinho, Zona
Rural de Brejão e no momento do Crime, estava em companhia de outra pessoa, de
identidade não registrada, que teria corrido em direção contrária a escolhida
pela Vítima ao perceber a proximidade dos assassinos, conseguindo escapar com
vida. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O Corpo de Eduardo
da Silva Lima foi encaminhado ao IML, em Caruaru.

NÚMEROS DA
VIOLÊNCIA SUPERAM 2016 –
Ainda falta mais de dois meses para acabar o ano
de 2017, mas o número de homicídios aqui em Garanhuns já ultrapassou o total
registrado em 2016. Apesar do intenso trabalho da Polícia Militar na repressão de crimes dessa natureza, até hoje, dia 15, de acordo com levantamento feito pelo
portal Agreste Violento, foram 55 crimes contra a vida. Em 2016, 51 pessoas
foram vítimas em Garanhuns.
Os meses de
março e julho, por exemplo, foram os mais violentos do ano, com o registro de 9
pessoas assassinadas em cada mês. No mês de janeiro foram assassinadas 6
pessoas e outras 6 em fevereiro. Em abril, o número foi de 8, seguido de 2 em
maio, e 3 em junho. No mês de agosto, 2 homicídios foram registrados. Oito
crimes do tipo aconteceram em setembro e 3 em outubro.
Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS)
esclareceu que não tem medido esforços no sentido de reduzir os números de
homicídios em todo o Estado. “Por meio de ações conjuntas das polícias
Civil e Militar, tem fortalecido o trabalho de repressão qualificada aos grupos
de extermínio e homicidas. Também tem reforçado o policiamento ostensivo em
áreas e horários considerados vulneráveis”, diz o texto.

Ainda de
acordo com a SDS, operações como Força no Foco e as Rondas Ostensivas de
Natureza Extraordinária (Rone) têm sido intensificadas, resultando na prisão de
mais de 2 mil homicidas presos até o mês de setembro. “O município de
Garanhuns, que está ganhando o reforço de novos policiais militares, através do
Batalhão Integrado Especializado (BIESP), já tem registrado, nos últimos meses,
queda no número de homicídios. O mês de agosto registrou dois casos de Crimes
Violentos Letais Intencionais, sete a menos que o mês de julho, quando foram
registrados nove homicídios na Cidade”, diz a nota. (Com informações de 
http://www.arletesantos.com.br/; http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/
e www.agresteviolento.com.br)