BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Os recursos
oriundos do Ministério da Saúde para a compra de duas novas ambulâncias para o
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foram creditados ontem, dia 10,
na conta da Prefeitura de Garanhuns. Cerca de R$ 360 mil serão
usados para a compra de dois novos veículos e posterior substituição dos
utilizados desde maio de 2013.
O SAMU é um
serviço tripartite, ou seja, pactuado pelo Governo Federal, Estadual e
Municipal, e dentro das responsabilidades de cada um, uma das do Governo Federal
é a de fornecer as ambulâncias. Desde o ano passado, o prefeito Izaías Régis
vem buscando em Brasília a liberação dos recursos, o que ocorreu por meio de
emenda parlamentar.
De acordo com o
secretário de Saúde, Alfredo de Góis, a compra das ambulâncias será feita por
meio de adesão de ata de registros de preços do Ministério da Saúde. “Ainda
hoje estaremos encaminhando a ordem de fornecimento à empresa que vai entregar
as ambulâncias”, destaca o titular da pasta. Ainda de acordo com ele, após o
recebimento do documento, a empresa fornecedora tem 30 dias para enviar os
veículos. (Com informações de Jacqueline
Menezes/SECOM/PMG)



A adesão de Garanhuns à Rede Brasileira de Cidades
Inteligentes e Humanas (RBCIH) se consolidou na manhã desta quinta-feira, dia
11.  Em encontro realizado no Palácio Celso Galvão,  sede do Governo
Municipal, o Prefeito Izaías Régis (PTB) assinou o documento que sela a
parceria. Na mesma ocasião, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento
Econômico, Janecélia Marins, o gerente de Tecnologia da Informação, José
Augusto Branco, e o vice-presidente da RBCIH, Cláudio Nascimento, além de
representantes da imprensa local e secretários municipais.


A partir da adesão, fica confirmada a participação de
Garanhuns no Hack a City, uma maratona de programação criada no Porto
(Portugal), que acontecerá simultaneamente no Porto, Londres (Inglaterra),
Paris (França) e Cuiabá (Brasil) de 2 a 4 de junho.  A Cidade das Flores
será a única no Nordeste a participar do evento.



Janecélia Marins explicou que a realização da Hack a City é fruto do
esforço da Gestão Municipal por meio das equipes da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico e da Gerência de Tecnologia da Informação, que
articulam continuamente a inclusão de Garanhuns no mapa das cidades inovadoras.
“Fomos a diversos locais, conversamos, angariamos recursos, conquistamos
parceiros e vamos sim realizar esse evento de grande importância”, disse. Por
meio da maratona, estudantes e profissionais de diversas áreas poderão
contribuir com uma gestão mais eficiente apresentando soluções tecnológicas
para o Município.

O próximo passo será firmar a parceria entre as entidades
de ensino técnico e superior, público e privado do município. As informações
sobre as inscrições para participar do evento serão divulgadas em breve. (Com informações e imagens de
Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)




 
A Agência do Trabalho oferece
hoje, dia 11, dez vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Almoxarife,
Auxiliar Administrativo, Conferente de Carga e Descarga, Controlador de Almoxarifado,
Gerente Comercial, Instalador de Alarme (2), Porteiro (2) e Supervisor Administrativo.
As vagas constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e
Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão
Estadual, para concorrer às vagas é necessário atender aos seguintes
requisitos:
* ALMOXARIFE – Experiência na Carteira de Trabalho: 6 meses – Salário: R$ 1.015,00 – Escolaridade: Médio Completo;
* AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Experiência na Carteira de Trabalho: 6 meses – Salário: R$
1.033,70 – Escolaridade: Médio  Completo;
* CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA – Experiência na Carteira de Trabalho: 6 meses – Salário: não
informado – Escolaridade: Médio  Completo.
* CONTROLADOR DE ALMOXARIFADO – Experiência na Carteira de Trabalho: 6 meses – Salário: R$
937,00 – Escolaridade: Médio  Completo.
* GERENTE COMERCIAL – Experiência na Carteira de Trabalho: 6 meses – Salário: não informado –
Escolaridade: Médio  Completo.
* INSTALADOR DE ALARME – Experiência na Carteira de Trabalho: 6 meses – Salário: não informado –
Escolaridade: Médio  Completo – Observação: 2 (duas) vagas.
* PORTEIRO – Experiência: 6 meses – Salário: R$ 1.248,90 –
Escolaridade: Médio  Completo – Observação: 2 (duas) vagas.
* SUPERVISOR ADMINISTRATIVO – Experiência na Carteira de Trabalho: 6 meses – Salário: R$ 1.405,56
– Escolaridade: Superior Incompleto.
Os candidatos que se encaixem
nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do
dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/
NIT/ NIS. Para saber mais sobre
essas vagas, clique AQUI.




 
A Presidente da Câmara de
Vereadores de Garanhuns, Carla Patricia Gomes (PTB), resolveu suspender as
atividades parlamentares do vereador Marinho da Estiva (PHS), envolvido,
segundo a Polícia, nos desdobramentos da Operação sem Fronteiras.
Atendendo a um mandado de
prisão preventivo, Mário
dos Santos Campos Júnior, o popular Marinho da Estiva, foi conduzido por Policiais até
a Delegacia Seccional de Garanhuns na manhã de hoje, dia 10. Ele estava no Gabinete,
enquanto se preparava para participar de uma sessão legislativa na Câmara de
Garanhuns. Segundo o delegado
Guilherme Lusten (imagem ao lado), da Delegacia de Roubo de Cargas de
Pernambuco, o Parlamentar teria se aproveitado da influência do cargo para
supostamente facilitar os supostos crimes. “O Vereador, a princípio,
acondicionava, guardava em depósitos as cargas roubadas e também utilizada da
sua influência para fazer a distribuição, para fazer a venda delas”, registrou
o Delegado, em entrevista veiculada no ABTV 2ª Edição.

“Em face de determinação do
Regimento Interno, o Vereador terá o seu mandato suspenso das suas atividades
parlamentares. O teor da suspensão, bem como outros atos administrativos serão
informados assim que o departamento Jurídico deste Poder tenha acesso aos autos
do processo autorizado pelo poder Judiciário do Estado de Alagoas”, registrou a
Presidente da Câmara de Garanhuns, Carla Patricia Gomes, em nota distribuída a
Imprensa.


OPERAÇÃO – A Operação sem Fronteiras foi
deflagrada contra suspeitos de assalto a bancos, roubo de carga e tráfico de
drogas. A ação que resultou na prisão preventiva de 13 acusados, foi realizada
pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do
Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), em parceria com a Divisão
Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil de Alagoas e
contou com a participação das Polícias Civil e Militar de Pernambuco. (Com informações do ABTV/2ª Edição/TV Asa
Branca/Rede Globo)



 
O Governo Municipal, por meio
da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, deu início à vacinação
de bovinos na zona rural de Garanhuns. O objetivo é imunizar os animais contra
o botulismo, doença bacteriana que acomete diversas regiões do Brasil. A
iniciativa ocorre em parceria com a empresa Rancho Alegre. Ao todo, foram
disponibilizadas 4 mil vacinas, que devem ser aplicadas nas próximas semanas; a
proposta é concluir a ação em todas as 32 associações que fazem parte do
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Nessa terça-feira, dia 9, a
vacinação teve início, atendendo aos moradores do sítio Paulista. Já nesta
quarta-feira, dia 10, foram beneficiados os criadores do sítio Cachoeira do
Jardim. “Para nós que somos criadores esta é uma ação muito boa, porque vai
fazer com que a gente não perca o gado que ainda nos sobra. Ontem pela manhã
uma moradora aqui da região já perdeu uma vaca por causa dessa doença, então é
importante prevenir”, declarou o criador Samuel Carneiro da Silva.
A doença acomete o sistema
nervoso dos animais e geralmente é causada pela ingestão das toxinas produzidas
pela bactéria Clostridium botulinum; presentes, na maioria dos casos, em
material orgânico em decomposição. “É um trabalho que vem para cuidar do
rebanho da população rural que já foi muito afetado pela seca. O intuito é
salvar os bovinos restantes, principalmente nesse período de chuvas, em que os
reservatórios enchem e podem funcionar como agente transmissor da bactéria”,
explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, João
Paulo Sobral.

Os pequenos criadores
interessados em vacinar seus bovinos e que não fazem parte de nenhuma das associações
que integram o conselho podem comparecer até a sede da secretaria, que está
localizada no Centro Administrativo II, na avenida Irga, S/Nº.
(Com informações e imagens de Aquilles
Soares/SECOM/PMG)


 
A Operação Sem Fronteiras, decorrente de investigação conjunta
realizada pela Polícia Civil de Alagoas com o apoio das Polícias Civil e
Militar de Pernambuco foi deflagrada, nesta quarta-feira, dia 10, contra
suspeitos de assalto a bancos, roubo de carga e tráfico de drogas. A
ação foi realizada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas
(Gecoc), do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), em parceria com a
Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil de
Alagoas.
Diversos mandados foram cumpridos aqui em Garanhuns, que segundo
a Polícia era a Cidade sede da suposta organização. Ao todo foram presos 13 suspeitos,
entre eles: Luciana Ferro Lima; Mário dos Santos Campos Júnior; Djoou Silva de Carvalho; Cícero dos
Santos Camilo; Augusto Lucas Pinto Gomes; Jean
Pierre Maldine; Cícero Maurício Alves; Ronaldo Luiz Rufino da Silva; José
Wildson Gomes de Albuquerque; João Paulo dos Santos; Leandro Aristides Brito,
Ivan Patrick Teixeira de Souza e Wesley Ferreira Quirino dos Santos. Ainda
foram cumpridos sete mandados de prisão para pessoas que já estão no sistema
prisional.
Diligências também ocorreram nas cidades de Iati e de Águas
Belas. A operação vem sendo coordenada pelos delegados Mário Jorge Barros
(diretor da DEIC), Guilherme Lusten e João Gustavo, da Delegacia de Roubo de
Cargas de Pernambuco (imagem acima).
Em
galpões, um deles situado na BR 424, saída para Brejão, foram aprendidas
algumas toneladas de cargas roubadas, muitas armas e munições de vários
calibres. Com um dos acusados foram encontrados dois cheques no valor de um
milhão de reais e uma grande quantia em dinheiro. 
SEM FRONTEIRAS – Segundo o Ministério Público Estadual de Alagoas,
o suposto grupo mantinha uma estrutura bem organizada e pode ter sido
responsável por 90% dos roubos de carga cometidos nas estradas alagoanas. Os
investigadores descobriram que a organização agia em cidades de Alagoas sem
distinção do tipo de carga. Um integrante da organização, por meio de deleção
premiada, revelou que após praticarem o delito, os assaltantes escondiam a
mercadoria em Garanhuns e vendiam os produtos subtraídos em Pernambuco.


Participaram
da operação Durante a operação, policiais civis do Tático Integrado de Grupos
de Repressão Especial (TIGRE), policiais militares do Batalhão de Operações
Especiais (BOPE), Grupamento Aéreo, todos de Alagoas, além de policiais civis e
militares de Pernambuco.
(Com
informações da ASCOM do MPE/AL e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/
http://www.vecgaranhuns.com/)


 
A Polícia Civil de Pernambuco ainda não se pronunciou,
via coletiva, sobre os desdobramentos da
Operação sem Fronteiras, que deflagrou
a prisão de supostos integrantes de Organização Criminosa voltada para Assaltos
a banco e roubo de carga e carros e trafico de drogas, aqui em Pernambuco e
também no estado de Alagoas.
Em nota distribuída a Imprensa
nas primeiras horas da manhã de hoje, dia 10, a Secretaria de Defesa Social de
Pernambuco (SDS) informou que a operação tem por objetivo dar cumprimento a 23
mandados de prisão preventiva e a 26 mandados de busca e apreensão domiciliar,
aqui em Garanhuns. Até o momento não há informações quanto a identidade dos
suspeitos e nem a quantidade de pessoas presas preventivamente. 

Os detalhes da investigação que culminaram na Operação Sem Fronteiras, só deverão ser divulgados amanhã, dia 11, em entrevista coletiva a ser concedida pela Polícia Civil de Alagoas, em Maceió.


VEREADOR E TENENTE – O Vereador de Garanhuns, Marinho da Estiva
(PHS), foi conduzido por Policiais Civis até a Delegacia Seccional de Garanhuns na manhã de hoje, dia 10. Apesar das diversas versões quanto ao fato, não há informações oficiais de
que haja qualquer ligação dessa condução com a Operação sem Fonteiras. “Não tenho envolvimento em nada. Minha vida todo mundo conhece (…); graças a Deus não tenho nada a ver com isso”, registrou o Vereador Marinho, em entrevista a Rádio Jornal Garanhuns, momentos antes da abordagem Policial. De acordo com publicação do portal G1, da Globo.com, 
um Tenente, de 42 anos, da Policia Militar de Pernambuco, de
identidade não registrada, também teria sido conduzido a Delegacia.

No segundo domingo de Maio é
comemorado o Dia das Mães. E com o intuito de homenagear as Mamães, o grupo de
corredores Monstros do Asfalto, em parceria com o Governo Municipal de
Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, promoverá a primeira
edição da Corrida das Mães.
A prova acontecerá no próximo
domingo, dia 14, com largada e chegada defronte ao Parque Euclides Dourado. A
corrida contará com percursos de 3, 5 e 10 quilômetros. A AMSTT e
as secretarias de Saúde e de Comunicação Social, bem como diversas empresas da
Cidade também apoiam a iniciativa esportiva. “Contaremos com o seguinte
percurso: Avenida Júlio Brasileiro; Praça Souto Filho; Praça Dom Moura; Avenida
Caruaru; Avenida Simôa Gomes; 
Avenida Júlio Brasileiro e Avenida Rui Barbosa, com chegada defronte ao
Parque Euclides Dourado. É importante registrar que a prova de 10km será
marcada por duas voltas no percurso”, registra Renata Rafaelle Silva, uma das
organizadoras do Evento.

As Inscrições já estão
encerradas e mais de cem mulheres devem participar da Corrida em Homenagem as
Mães, cuja largada está prevista para as 7h. Os Corredores inscritos receberão
uma camiseta, que aqueles que completarem a prova receberão medalha de
participação e concorrerão a brindes.
Mais
informações podem ser obtidas através dos telefones: (87) 98107-6459;
99613-9012 e 99811-0132.




 
É grande a movimentação
policial em frente à Delegacia Seccional de Garanhuns na manhã desta quarta-feira,
dia 10. Policiais Militares e Civis de diversos grupamentos e até de outros
estados chegam a todo o momento trazendo pessoas detidas na Operação Sem
Fronteiras, que tem como foco na prisão de integrantes de Organização Criminosa
voltada para Assaltos a banco e roubo de carga e carros e trafico de drogas
aqui no Agreste Meridional.
Em nota distribuída a
Imprensa, a Secretaria de Defesa Social informou que a operação tem por
objetivo dar cumprimento a 23 mandados de prisão preventiva, e 26 mandados de
busca e apreensão domiciliar, aqui em Garanhuns. Ainda segundo a SDS, a
Operação de Repressão Qualificada é decorrente de investigação conjunta
realizada pela Polícia Civil Alagoas, com o apoio da Polícia Civil de
Pernambuco e a participação da Polícia Militar de Pernambuco.
Na operação estão sendo empregados
120 Policiais Civis e Policiais Militares, tanto do Estado de Alagoas quanto de
Pernambuco, sendo supervisionada e coordenada pelos Delegados Mario Jorge, do
DEIC/AL, e João Gustavo Ferraz, da DRF/PE. Os presos e os materiais apreendidos
estão sendo encaminhados para a Delegacia Seccional de Garanhuns, por isso, a
movimentação é grande no local.
Os detalhes da investigação
que culminaram na operação Sem Fronteiras, serão divulgados na manhã de hoje,
dia 10, em entrevista coletiva marcada para a Delegacia Seccional de Garanhuns.
Clique AQUI e
confira a Nota da Secretaria de Defesa Social na Integra.

“Nota à Imprensa


A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, através da POLÍCIA CIVIL
DE PERNAMBUCO, no âmbito do Pacto pela Vida, deflagrou na manhã desta
quarta-feira (10/05) a  Operação de
Repressão Qualificada, denominada SEM FRONTEIRAS, com foco na prisão de
integrantes de Organização Criminosa voltada para ASSALTOS À BANCO E ROUBO DE
CARGA E CARROS E TRAFICO DE DROGAS.

A Operação de Repressão Qualificada é decorrente de
investigação conjunta realizada pela 
Polícia Civil Alagoas, com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco e a participação
da Polícia Militar de Pernambuco.

A operação teve por objetivo dar cumprimento a 23 ( vinte
e três ) mandados de prisão preventiva, e 26 ( vinte e seis ) mandados de busca
e apreensão domiciliar,  na cidade de
Garanhuns,  agreste de Pernambuco.

Na operação foram empregados 120 (cento e vinte)
Policiais Civis e Policiais Militares, tanto do Estado de Alagoas quanto o de
Pernambuco.

A ORQ foi supervisionada 
e coordenada pelos Delegados Mario Jorge do DEIC/AL e João Gustavo
Ferraz DRF/PE.

Os presos e os materiais apreendidos serão  encaminhados para a Delegacia Seccional de
Garanhuns.


Os detalhes da investigação que culminaram na operação
SEM FRONTEIRAS, serão   divulgados às
7h00 da manhã na sede da Seccional de Garanhuns”.

 
No mês em que
comemora os seus 35 anos de fundação, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM),
sediado aqui em Garanhuns, promove duas importantes ações solidárias: a ACISO e
o Passeio Ciclístico da Paz.
Nessa quinta-feira, dia 11, a partir das 9h, acontece
na Sede do 9º BPM (localizada na Avenida Rui Barbosa), a 1ª Ação Cívico Social
(ACISO I). “Estaremos ofertando para o público externo, diversas ocupações
sociais e a realização de serviços públicos de forma gratuita, a fim de
auxiliar a sociedade em suas necessidades essenciais”, registra o Tenente-coronel
Paulo César, comandante do 9º BPM (imagem abaixo).

Entre os serviços disponibilizados dentro da Ação
Cívico Social do 9º BPM, estão: Emissão de RG (Registro Geral) ou 2ª, 3ª vias;
emissão de CPF; expedição de Certidão de Óbito; Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento; Carteira de Trabalho; Certidão de Divórcio e emissão de
Cartão do SUS. Também estarão sendo ofertados, gratuitamente, os serviços de corte
de cabelo feminino; palestas; exame de acuidade visual; reparo em óculos; exame
de HIV, Glicemia e Sífilis e aferição de pressão arterial. “A ACISO além de
fornecer serviços básicos às camadas carentes, também visa estreitar laços de
amizade e cordialidade com a sociedade como um todo”, pontua o Comandante.


PASSEIO
CICLÍSTICO –
Já no próximo
dia 21 de maio, o 9º BPM promove o Passeio Ciclístico da Paz. O Evento terá
inicio as 8h, com concentração na Praça Mestre Dominguinhos, e integra a ação “Domingo
das Famílias com o 9º BPM”, promovido pelo comando do Batalhão Arruda Câmara. 

Além
do saudável passeio pelas principais ruas de Garanhuns, os participantes ainda
poderão colaborar com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis e/ou produtos
de higiene pessoal, que serão destinados ao Abrigo São Vicente de Paula.