Municípios (Amupe) de hoje (5), traz a publicação dos primeiros atletas
contemplados pela Lei Municipal nº 4385/2017, que instituiu a nova política de
incentivo aos atletas, paratletas e atletas não olímpicos de Garanhuns. São
eles: Fernando Luis Sckaff Lázaro; Gleison da Silva Santos; Daniel Henrique
Alves Sabino; Allyson Brasil Correia; Marcos Antônio Pereira; Gilmar de
Oliveira Silva e Miriam Franco da Silva.
Atleta Garanhuns garantirá um benefício financeiro de um salário mínimo mensal
para o esportista com idade mínima de 15 anos, que tiver obtido a primeira,
segunda ou terceira colocação nas modalidades de prática desportiva individual,
em eventos nacionais, regionais ou estaduais da temporada anterior e que
atendam os requisitos estabelecidos na Lei. Ainda de acordo com a legislação
aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) no
último dia 12 de abril, o valor recebido deverá ser utilizado para cobrir
gastos com alimentação, educação, assistência médica, odontológica,
psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamento, suplementos alimentares,
transporte para participar de treinamento e competições, aquisição de material
esportivo, vestimenta e pagamento de mensalidade de academia de ginástica
credenciada pelo Conselho Regional de Educação Física. Os atletas contemplados
devem prestar contas dos recursos recebidos e investidos, sob pena de ter a
Bolsa Atleta suspensa.
após processo de análise da documentação, sete atletas tiveram as suas
solicitações deferidas. Outras solicitações seguem em análise e a expectativa é
que novos atletas e paratletas também sejam contemplados com a Bolsa”, registra
o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que complementa:
“estamos analisando por ordem de entrega e nem todas as solicitações
protocoladas serão deferidas. Lembrando que, segundo a Lei nº 4385/2017, o
benefício da Bolsa Atleta Garanhuns somente será concedido em razão da
existência de disponibilidade orçamentária e financeira do município”, chama a
atenção o secretário, que finaliza: “trata-se de uma importante ação do Governo Izaías Régis em apoio e incentivo ao desporto local”, finaliza.
preencher aos requisitos previstos na Lei e apresentar requerimento, com toda a
documentação prevista na legislação, na Secretaria de Juventude, Esportes e
Lazer, localizada no Parque Euclides Dourado, de segunda a sexta-feira, das 8
às 14h. O site oficial da Prefeitura de Garanhuns disponibiliza a lei na
íntegra, bem como modelos para preenchimento dos requerimentos, visando
auxiliar os interessados em participar da Bolsa Atleta Garanhuns.
Confira AQUI e confira onde pode
ser obtida a documentação.
(AMSTT) garantiu que tomará as medidas cabíveis para disciplinar o Servidor
Municipal que usou uma das viaturas daquela Autarquia para ir a Faculdade na
noite de ontem, dia 5.
ligado a AMSTT, que também é aluno da UFRPE, aqui em Garanhuns, usou um veículo
oficial no deslocamento até a Faculdade, inclusive mantendo-o estacionando no
interior da Unidade Acadêmica enquanto assistia aula. A denúncia foi feita por
um universitário, de identidade não registrada, que inclusive repassou detalhes
da irregularidade cometida pelo Servidor Municipal e relatou a saída do local,
provavelmente, após ser notificado pela AMSTT.
da Autarquia deixa claro que já identificou o Servidor e que “não orienta
nenhuma atitude do tipo para com seus servidores, sejam eles cargos
comissionados, contratados ou efetivos”, reforça a Nota. Vale ressaltar
que, recentemente, o Governo de Garanhuns instituiu Portaria estabelecendo regras rígidas para a utilização de
veículos pertencentes a frota da Prefeitura, inclusive limitando o uso, estritamente
a serviço, sobretudo fora do horário de expediente.
DE ESCLARECIMENTO – Sobre a denúncia de uma viatura da Autarquia Municipal de
Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), estacionada em uma universidade na
noite dessa quinta-feira (4), a presidência da Autarquia informa que já identificou
o servidor que estava com o veículo e que as medidas cabíveis serão tomadas. A
AMSTT aproveita para reforçar que não orienta nenhuma atitude do tipo para com
seus servidores, sejam eles cargos comissionados, contratados ou efetivos”. (Com
informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)
O movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto
índice de acidentes de trânsito, contará também com a participação da Operação
Lei Seca (OLS). Como parte das ações, a Operação vai realizar 210 bloqueios de
fiscalização itinerante, nas cidades do Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru,
Garanhuns, Petrolina, Serra Talhada e Goiana.
municipais, parques, terminais integrados de ônibus, bares, passeios ciclísticos
e encontros de motociclistas também foram anunciadas.
acordo com a Secretaria de Saúde, em 2016, as 17 unidades sentinelas do Estado
atenderam 37.275 vítimas de acidentados de transporte terrestre ocorridos em
Pernambuco, sendo 27.693 deles envolvendo motociclistas, ou seja, 74% do
número. De janeiro a março de 2017, foram 10.423 acidentados, sendo 7.665 deles
motociclistas (73,5%).
Prevenção aos Acidentes de Motos, instalados em cada uma das 12 Gerências
Regionais de Saúde (Geres), terão atividades voltadas para conscientização e
educação no trânsito. A proposta é que sejam promovidos seminários e fóruns em
cada uma das cidades, envolvendo poder público e sociedade civil. (Com informações do Diario de Pernambuco.
CONFIRA)
5, o senador Armando Monteiro (PTB) garantiu que o seu gabinete no Senado está
aberto para colaborar com o desenvolvimento das gestões municipais e do
Agreste.
prefeito Luiz Aroldo (PT) e reafirmou o seu compromisso com o avanço da região.
“Como parlamentar, vou ser parceiro do desenvolvimento da região e de Itaíba e
Águas Belas. Me sinto estimulado a fazer essas parcerias por reconhecer nas
atuais administrações a seriedade e o compromisso que motivam essa parceria.
Vim aqui dizer nessas duas cidades que vamos trabalhar em alguns projetos de
interesse da população”, afirmou.
ao lado da prefeita Regina da Saúde e do vice-prefeito Valdo do Pipa (PTB), o Senador
visitou a obra de recuperação e limpeza da Barragem de Cisagro, construída há
mais de 40 anos e que há muito tempo não era revitalizado. A benfeitoria está
sendo executada há 90 dias, com recursos próprios da prefeitura.
Luiz Aroldo, com o vice Maurício de Josué (PSD), secretariado e vereadores, o
senador Armando Monteiro prometeu ajudar na reforma e ampliação do mercado
público. A gestão municipal vai atualizar o projeto já existente do
empreendimento e apresentar, em Brasília, ao Senador. O petebista disse que
trabalhar para viabilizar os recursos.
Armando Monteiro também afirmou que,
por meio de emendas e recursos extraorçamentários, vai reforçar a
infraestrutura urbana do município, articulando verbas para pavimentação e
revitalização de praças. O senador também adiantou que vai verificar a possibilidade,
junto ao governo federal, de levar uma escola técnica para o Município. (Com informações e imagens da Assessoria)
em Garanhuns, nesses sábado, dia 6, e domingo, dia 7, o Parque Euclides Dourado
será mais uma vez o polo de lazer e de cultura do Município. O local receberá,
além da Feira do Parque, os projetos Corpo, Saúde e Movimento e Roda de Sanfona
Mestre Dominguinhos.
movimenta o espaço já nesse sábado, dia 6, seguindo no domingo, dia 7. A atividade
conta com diversos expositores que comercializam seus produtos, principalmente
nas áreas de artesanato e gastronomia e funciona das 9 as 19h.
das 15h30min, tem mais uma edição do projeto Corpo, Saúde e Movimento. “Atendendo a pedidos, vamos
apostar na zumba e nas danças variadas nesse sábado, dia 6, quando contaremos
com a equipe da Rit Dance, composta por cinco profissionais, que prometem
movimentar, ainda mais, o Parque Euclides Dourado”, registra Carlos Eugênio,
secretário de Juventude, Esportes e Lazer, que coordena a ação.
de Sanfona. O Evento é uma proposta do Governo Municipal, por meio da
Secretaria de Turismo e Cultura, reunindo os mais variados artistas de
Garanhuns e Região. (Com informações da
Aquiles Soares/SECOM/PMG)
a seleção simplificada para professor substituto. Ao todo, são seis vagas
destinadas para os campus-sede no Recife e aqui em Garanhuns. As inscrições
devem ser feitas até sexta-feira (12). Os salários são R$ 3.527,89
(especialização), R$ 4.209,12 (mestrado) e R$ 5.697,61 (doutorado). A taxa de
inscrição custa R$ 30.
(2 vagas), língua portuguesa III/estudos linguísticos, bioquímica
geral/bioquímica de alimentos/transformações bioquímicas em alimentos e
matemática.
departamento ou na unidade escolhida, bem como pelos Correios. O endereço da
sede, no Recife, é Rua Dom Manoel de Medeiros, sem número, bairro de Dois
Irmãos, CEP: 52171-900. Já a unidade de Garanhuns fica localizada na Avenida
Bom Pastor, sem número, bairro da Boa Vista, CEP 55292-270. De acordo com o edital, a contratação será de 180 dias. O contrato pode
ser prorrogado por mais 180 dias respeitando o limite é de 24 meses. O
professor contratado em regime de 20 horas fica obrigado a lecionar, no mínimo,
em três turmas semanais.
identidade, documento de identidade profissional ou, ainda, o passaporte, caso
seja estrangeiro. O CPF também precisa ser entregue como o título de eleitor
com comprovante de votação da última eleição, o documento comprobatório da
quitação com serviço militar, para os candidatos do sexo masculino e os
antecedentes criminais. O candidato ainda terá que mostrar o comprovante de
pagamento da taxa de inscrição, o diploma do Curso de Graduação e/ou
Certificado de Conclusão do Curso de Graduação, o diploma do Curso de
Pós-Graduação (se tiver), histórico escolar, além do currículo Vitae modelo
Lattes.
tem o direito de solicitar isenção da taxa de inscrição. A Seleção terá duas
etapas: avaliação da prova didática e prova de títulos com análise do
currículo. (Com informações do G1 PE/CONFIRA)
de Contas de Pernambuco julgou ilegais 105 contratações temporárias realizadas
pela Prefeitura de Angelim, no exercício de 2015, para preenchimento de
diversos cargos administrativos.
seu voto, a relatora do processo (TC nº 1503188-3), conselheira Teresa
Duere, afirmou que as contratações foram feitas sem fundamentação e que o
processo, realizado sem seleção pública objetiva e impessoal dos servidores,
afrontou os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência consagrados
no artigo 37 da Constituição Federal.
Tribunal de Contas, não apresentou defesa que justificasse as contratações.
Sendo assim, as admissões foram julgadas ilegais e o ex-gestor multado no valor
de R$ 8.000,00. Na mesma sessão, foram analisados outros processos relativos à
admissão de pessoal, todos julgados pela legalidade das contratações. Dentre
eles o processo TC nº 1108101-6, que tratou de 34 admissões realizadas pela Prefeitura
de Lajedo, este sob a relatoria do conselheiro Ranilson Ramos. (Com informações do site oficial do TCE. CONFIRA)
Seleção de Garanhuns é a primeira classificada para as semifinais da 3ª Copa do
Agreste de Futsal. A equipe que conta com a logística do Governo Municipal de
Garanhuns, através da Secretaria
de Juventude, Esportes e Lazer, venceu o
União Independente, de Cachoeirinha, na noite de ontem, dia 3, no Ginásio do
SESC, por 5×0, e agora espera o vencedor do confronto entre Pelada da Sexta (Canhotinho)
e Açurema (de Itaíba) para decidir, em dois jogos, o primeiro finalista da
competição organizada pelos desportistas César Brasil e Ivson Rodrigues e que reúne as principais equipes de futsal da Microrregião.
nessa sexta-feira, dia 5, o Selecionado Garanhuense decide o título do 20º Campeonato da Amizade de Futsal. A
Seleção de Futsal local enfrenta a equipe do Picolé Caicó, de Brejão (imagem ao lado), no
Ginásio do SESC. Antes da grande final tem amistoso de futsal feminino, com o
confronto entre as Seleções de Garanhuns e de Cachoeirinha. A grande noitada
esportiva tem inicio às 20h.
brilhando em provas pelo Nordeste. Na última segunda-feira, dia 1º de maio, foi
a fez dos Atletas locais se destacarem em corridas na Paraíba e na Capital
Pernambucana.
Bingo, conquistaram os três primeiros lugares no pódio da 1ª Corrida do
Trabalhador. Entre os homens, Marcos Antônio Pereira (1º); Gilmar de Oliveira
(2º) e Jhon Lenon, em terceiro, foram os destaques. Miríam Farias cruzou a
linha de chegada da prova de 10km na segunda colocação da prova feminina.
Já
durante a 3ª Corrida Sesi do Trabalhador, disputada em Recife (imagem acima), também no último
dia 1º, o destaque ficou por conta de Gleison Santos e Ênio Cleiton, que
completaram a prova de 10Km na 2ª e 3ª colocações, respectivamente. A equipe de Atletismo de Garanhuns
conta com o apoio da Prefeitura.
KARATÊ DE GARANHUNS CONQUISTA
12 MEDALHAS EM COMPETIÇÃO NA BAHIA – Doze medalhas conquistadas. Esse foi o saldo positivo trazido pela
equipe de caratecas da Academia Sylvestre de Karatê-Dô no Zonal Norte/Nordeste
de Karatê – CBKI Interestilos, disputado entre os dias 28 e 30 de abril, em Salvador, na Bahia.
Destaque para Ygor Ferreira, que se sagrou campeão no Kumitê, na
categoria adulto, e para Sebastião Gonçalves, que também ficou com o título no Kumitê,
desta feita na categoria Máster. Já Eguinaldo Sylvestre (imagem ao lado) foi o vice-campeão no Kumitê.
“Conquistamos duas medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze, numa
competição que reuniu os melhores caratecas do Norte e Nordeste e isso é motivo
de orgulho para nós”, registrou Eguinaldo Sylvestre, que coordenou a comitiva
garanhuense durante a Competição.
Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Eletricista, Gerente Comercial
e Instalador de Alarme. As vagas constam
no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de
Pernambuco.
atender aos seguintes requisitos:
Experiência: 6 meses – Salário: R$ 1.277,36 – Escolaridade: Médio Completo;
informado – Escolaridade: Médio Completo; e
Experiência: 6 meses – Salário: não informado – Escolaridade: Médio
Completo.
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.
CURRÍCULOS – E o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Agência do Trabalho de Garanhuns,
dá início, amanhã, dia 5, a partir das 9h30min, ao cadastramento presencial de
currículos do sistema eletrônico utilizado pela Instituição Estadual.
de apoio, devido ao grande número de currículos que é deixado no local;
identificando a disponibilidade de vagas de emprego oferecidas pela Agência e o
perfil exigido para que os interessados possam concorrer às vagas disponíveis. Para
realizar o procedimento, é necessário que os interessados compareçam à sede da
Secretaria, localizada na rua Treze de Maio, S/Nº (no antigo fórum), munidos
dos seguintes documentos: RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), Número
de Identificação do Trabalhador (NIT) e do currículo.
Garanhuns confirmou a informação de que o secretário de Saúde, Alfredo de Góis,
entregou ao Prefeito Izaías Régis, nesta terça-feira, dia 2, uma carta com o
pedido de exoneração do Cargo. Na mesma carta, Góis registrou que a decisão é
“pessoal” e de “caráter individual”.
informou que ficará à frente da pasta até o próximo dia 31 de maio e agradeceu ao
Prefeito a oportunidade de integrar o Governo de Garanhuns. “Em primeiro
lugar quero agradecê-lo por oportunizar a Gestão de uma pasta tão importante
como é a Secretaria de Saúde, pontuou Góis, que acrescentou: “afasto-me em
harmonia, agradecido e de sensação de dever cumprido, de ter feito parte da
administração de nossa Cidade em um momento importante de sua história”.
Confira na imagem abaixo a Carta de Alfredo Góis na Íntegra:










































