(Aneel) anuncia nesta terça-feira, dia 14, o percentual de aumento que está
defendendo para os consumidores da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
Este ano, será uma revisão tarifária. Ou seja, além da reposição da inflação
serão colocados vários outros itens no cálculo do reajuste como os
investimentos realizados pela distribuidora, aumento de produtividade, entre
outros.
será a audiência pública que ficará aberta on line e também deve ter um evento
presencial no Recife. Na revisão, a Aneel define um percentual de aumento,
coloca em audiência pública – coletando informações e questionamentos sobre o
percentual preliminarmente definido. Depois de analisar as informações
coletadas, a Aneel divulga o percentual definitivo que vai começar a ser
cobrado na conta de energia dos pernambucanos a partir do próximo dia 29 de
abril.
que já passou por uma revisão tarifária este ano foi a Energia Borborema que
abastece Campina Grande e mais quatro cidades do cariri paraibano. Lá o
consumidor residencial teve uma queda de 1,97% na conta de energia, enquanto os
grandes consumidores (como a indústria) tiveram que pagar 5,44% a mais pelo
serviço. Esses percentuais entraram em vigor no dia 4 de fevereiro último. (Com informações do JC on-line. CONFIRA)
regime semiaberto, o estudante João*( Nome
Fictício), de 48 anos, da Escola Estadual Monsenhor Adelmar da Mota
Valença, localizada dentro do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), na
zona rural de Canhotinho, , foi aprovado em 1º lugar no curso de Agronomia, do campus
Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Assim
como João, outros 125 estudantes privados de liberdade matriculados na rede
estadual também conquistaram vagas em universidades. Nesta última edição do
Exame, 657 estudantes privados de liberdade realizaram a prova.
ano de 2014, ele ficou em 9º lugar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), com
nota 876,00. “Este foi o terceiro ano de prova, e o primeiro aqui em
Pernambuco. Recebi o total apoio para poder fazer o Enem”. Para ele, essa é
mais uma oportunidade de crescimento pessoal, além de profissional. “O ENEM me
trouxe a chance de poder provar para todos quem realmente sou. Hoje posso
recomeçar minha vida, mesmo aos 48 anos”, disse.
em prática projetos agrários do qual idealizou no período de reclusão. “Eu
precisava de um apoio acadêmico para conseguir realizar meus projetos. Enquanto
eu estive na penitenciária em tempo integral, pude perceber que dentro do CRA
possui muito potencial para projetos agronômicos”, explica o estudante que
atualmente trabalha com manutenção de equipamentos eletrônicos durante o dia e
retornar ao CRA à noite.
objetivo da escola é receber os estudantes privados de liberdade colocá-los em
uma condição social mais humana. “É gratificante para nós, equipe gestora,
saber que a semente foi plantada e os frutos já estão sendo colhidos. Nossa
escola trabalha para que esses estudantes tenham um ingresso no mercado de
trabalho e sejam oportunizados positivamente no meio social. Essa aprovação é
mais uma forma de sabermos que estamos no caminho certo. A qualidade de ensino
está presente em quem acredita”, ressalta Antônio. (Com informações da ASCOM/GRE-AM)
Nessa quarta-feira, dia 15, a
partir das 19h30min, será celebrada mais uma Missa com Oração de Cura e
Libertação na Quadra do Colégio Diocesano de Garanhuns. O Padre Émerson,
diretor do Educandário preside a celebração.
Realizada sempre na segunda
quarta-feira de cada mês, a Missa não se difere muito das celebrações
convencionais da Igreja Católica. “O diferencial é que começamos com uma
adoração ao Santíssimo Sacramento, que para nós católicos significa a adoração
a Jesus na Eucaristia. Depois a missa segue o rito normal de outras celebrações”,
salienta o Padre Emerson, idealizador do momento de religiosidade enquanto
estava à frente da Paróquia de São Sebastião.
JOSÉ ÉMERSON:
de cinco oportunidades de Emprego aqui em Garanhuns. As Vagas são de Auxiliar
Financeiro; Encarregado de Serviço; Pasteleiro, Técnico em Segurança do
Trabalho e Técnico em Eletromecânica e constam no site da Secretaria da Micro e
Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
Estadual, os interessados nos cargos, com exceção da vaga de Pasteleiro, devem
ter pelo menos 6 meses de experiência, comprovados na Carteira de Trabalho, bem
como o Ensino Médio Completo. Os candidatos a vaga de Pasteleiro precisam ter
apenas o ensino fundamental completo. Os Salários ofertados variam entre R$ 947
e R$ 1.200.
nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. As vagas estão disponíveis até hoje, dia 14, porém estão
sujeitas a alterações no decorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.
traçado pelo Banco Santander para 2017 vai ser responsável pela contratação de
350 gerentes na área digital da empresa. Oportunidades serão válidas para
profissionais de todo o Brasil. Os contratados atuarão no relacionamento online
com pessoas jurídicas.
clientes empresariais do banco chega a quatro milhões de micro, pequenas e
médias empresas. Interessados podem se inscrever no processo seletivo pelo
LinkedIn ou na seção “Trabalhe Conosco” do site do Santander, no
endereço www.santander.com.br.
“Procuramos pessoas que queiram não só enfrentar desafios, mas desafiar o
mercado. Que pensem diferente e tenham foco no resultado. Queremos
profissionais alinhados com a cultura Santander”, diz o diretor de empresas,
governos e instituições e agronegócios do Santander, Ede Viani.
com 300 gerentes digitais em seu quadro pessoal. Eles são responsáveis pelo
atendimento digital de 360 mil clientes. De acordo com o Santander, a demanda
de contratação deve ser cada vez mais crescente, pois diversos produtos do
banco já são disponíveis na modalidade digital, excluindo a necessidade de ir
até uma agência física para realizar a contratação de serviços.
responsabilidade o gerenciamento da carteira de empresas, a conquista de novos
clientes e a venda de produtos e serviços para empresas. O Santander não
divulgou os salários e benefícios dos colaboradores, mas informou que o
atendimento dos gerentes digitais acontece das 9 até às 18h. (Com informações do Jornal do Commercio.
CONFIRA)
contratação para substituição temporária de professores efetivos, níveis I e
II, por afastamento de licença prêmio, licença médica, licença para trato de
interesse particular, licença para estudo, férias e readaptação temporária em face
da necessidade de continuidade dos serviços educacionais, a Secretaria de
Educação de Garanhuns publicou no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 10, um edital de Seleção
Simplificada para Contratação Temporária.
seletivo serão gratuitas e realizadas exclusivamente na Secretaria Municipal de
Educação de Garanhuns, situada à rua Siqueira Campos, s/nº. O processo se
estende entre os dias 16 e 20 de fevereiro de 2017, das 8 às 12h e das 14 às
17h. O preenchimento das vagas ocorrerá de acordo com as necessidades da Rede
Municipal de Ensino, de acordo com os afastamentos dos servidores de provimento
efetivo. Cinco por cento do total das vagas serão destinadas para pessoas com
deficiência (PCD).
candidato deverá informar dados pessoais e fornecer cópias dos documentos da
carteira de identidade, CPF, comprovante da última votação eleitoral,
comprovante de endereço, certificado de reservista (para os candidatos do sexo
masculino até o limite dos 45 anos), curriculum vitae de forma detalhada
(identificação dos títulos e especialmente da carga horária dos cursos de
aperfeiçoamento, seminários e a experiência profissional), duas fotos 3×4,
documento que comprove a escolaridade em conformidade com a habilitação
exigida, comprovação de títulos e de experiência profissional.
responsável pelos dados apresentados em seu requerimento de inscrição, bem como
pelo seu preenchimento. Não serão aceitas, sob nenhuma hipótese, inscrições em
caráter condicional, realizadas via postal, por fax, por procuração,
extemporâneas ou em desacordo com as normas do edital que está disponível em http://www.diariomunicipal.com.br/amupe/.
O resultado final do processo seletivo estará disponível no dia 7 de março, a
partir das 17h, na Secretaria de Educação. (Com informações de Camila Juliete/SECOM/PMG)
Confira o Edital da Seleção clicando AQUI.
Encarregado de Serviço; Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Eletromecânica
e constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e
Qualificação de Pernambuco.
Estadual, os interessados nos cargos devem ter pelo menos 6 meses de
experiência, comprovados na Carteira de Trabalho, bem como o Ensino Médio
Completo.
Os candidatos que se encaixem
nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. As vagas estão disponíveis até hoje, dia 14, porém estão
sujeitas a alterações no decorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.
Máster, composta por atletas das unidades de Piedade, Goiana, Caruaru e aqui de Garanhuns,
conquistou expressivos resultados individuais no Torneio da Amizade, disputado
nesse sábado, dia 11, no Parque Aquático do Clube Náutico Capibaribe, em
Recife.
pratas e bronze. Destaque para os nadadores Allysson Brasil (Prata nos 50 metros Livre e nos 50 metros
Peito); Denis de Paulo (Ouro
nos 50 metros livre e nos 50 metros costa) e Fernando Sckaff (Prata nos 50
metros peito e nos 50 metros borboleta), todos dentro das suas respectivas
categorias.
segunda colocação na categoria Máster (acima de 25 Anos) e em terceira
no Pré-Master (categoria até 25 Anos). O Torneio da Amizade contou pontos para o ranking do Circuito
Pernambucano, em que os atletas do Serviço Social do Comércio lutam pelo tricampeonato.
A equipe é treinada por Mano Pereira (imagem ao lado) e conta com o apoio logístico da Unidade do
SESC Garanhuns nas pessoas de Ivânia Barros, Janse Ricardo e Fabiana Santos.No próximo dia 18 de março, a equipe
de Natação do SESC-PE volta a competir pelo Circuito Pernambucano, quando disputa
a 2ª etapa da competição na Academia Aquavida, em Jaboatão dos Guararapes.
de Garanhuns por 3×1 na final, a equipe do Vitória, de Vitória do Santo Antão, conquistou
o título da 1ª Copa Cidade das Flores de Futsal Feminino. A competição,
organizada pelo desportista Carlos Wilson, foi disputada por dez equipes, de
sete cidades pernambucanas, e aconteceu neste domingo, dia 12, no Ginásio do
SESC/Garanhuns.
prorrogou a situação de emergência decretada para a área rural de Garanhuns por
causa da estiagem. O documento, que oficializa o ato, foi publicado no Diário
Oficial dos Municípios de Pernambuco nesta semana. Entre os motivos levados em
consideração estão, além da redução das chuvas, a queda das reservas hídricas e
necessidade de auxílio de programas de órgãos estaduais e federais.
últimos anos, os prejuízos ultrapassam barreiras naturais. O parecer da Defesa
Civil ressalta, ainda, os impactos sociais e econômicos provocados. O setor
agropecuário é um dos mais vulneráveis – a produção de feijão teve queda
superior a 55%; já a perda do milho ficou em torno dos 70% plantados entre os
meses de maio e junho (período de plantio), no último ano.
climatológicos, preparado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e
Meio Ambiente, embasado nas previsões meteorológicas da Agência Pernambucana de
Águas e Clima (Apac). Os números mostram que a precipitação, entre fevereiro e
dezembro de 2016, ficou em apenas 37,92mm, enquanto a média, nessa década, foi
de 70,58mm – uma redução de 46,3%.
vezes, situação de emergência por causa da estiagem prolongada. Neste ano,
além de Garanhuns, o Diário Oficial do Estado do último dia 30 de janeiro
mostra que outros 69 municípios também estão no mesmo quadro de atenção. (Com informações e imagens de Cloves
Teodorico/SECOM/PMG)
reuniões entre representantes da Prefeitura de Garanhuns e das Cooperativas que
realizam o serviço de Transporte Alternativo de Passageiros no Município.
sendo um dos temas tratados por representantes da Cooperativa de Transporte
Alternativo de Arcoverde e da Cooperativa de Transporte Complementar
Intermunicipal de Passageiros do Agreste Meridional de Pernambuco (Coopame),
junto ao presidente da AMSTT, Elielson Pereira. “Nós apresentamos uma proposta
de regulamentação, para que haja uma melhoria do sistema operacional dentro de
Garanhuns. Com esse projeto, nós podemos resolver os problemas que estão
acontecendo com a categoria, além de trazer melhorias para os permissionários
de Garanhuns”, explicou André de França, presidente da Cooperativa de Arcoverde.
conversamos sobre o disciplinamento deste tipo de serviço no município de
Garanhuns. No momento queremos encontrar formas viáveis de resolver esta
demanda urgente. Em um futuro breve esperamos implantar esta Lei e regulamentar
o exercício da atividade”, ponderou o presidente da AMSTT, Elielson Pereira. O
Prefeito Izaías Régis (PTB) e o Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC) vêm acompanhando esse o
processo.
Apesar das discussões quanto à
regulamentação do serviço estarem apenas no inicio, alguns entendimentos foram
viabilizados pela AMSTT e Cooperativas. Foram acordados alguns possíveis pontos
de desembarque, de acordo com a necessidade dos transportes e atendendo às
normas legais do exercício da Atividade. (Com informações do Blog de Roberto Almeida. CONFIRA)







































