BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 19 de março de 2024

 

A Procuradora de Justiça Zulene Santana, que coordena a Central de Recursos Cíveis do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ingressou com um Agravo de Instrumento requisitando a Segunda Turma da Câmara Regional de Caruaru, a modificação da decisão da Desembargadora Valéria Bezerra Pereira Wanderley, que manteve decisão do Juiz da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns. A meta é viabilizar a concessão de liminar para imediata implantação de cota de 20% das vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos nos Concursos Públicos lançado pela Prefeitura de Garanhuns e cujas provas estão previstas para o início do próximo mês.

 

 

É que a Desembargadora ratificou a decisão do Juiz Glacidelson Antônio, que, em 1ª Instância, optou por indeferir a liminar requisitada pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, sob o argumento de que o Poder Judiciário, especialmente no contexto de uma tutela de urgência, “não teria competência para impor a adoção de cotas raciais em concursos públicos na ausência de uma legislação específica” que regule a matéria.

 

 

Nas razões do Agravo de Instrumento, a ser julgado pela Segunda Turma da Câmara Regional de Caruaru, o MPPE defende pela modificação da decisão ante a violação das políticas públicas de inclusão em favor de minorias étnicas (relembre clicando AQUI). Caso o Agravo de Instrumento seja acatado e as decisões da Desembargadora Valéria Bezerra Pereira Wanderley e do Juiz da Vara da Fazenda sejam reformadas, os Editais nº 01 e 02/2024, do Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns serão modificados. Para baixar o Agravo de Instrumento clique AQUI.

 

 

JUSTIÇA E MINISTÉRIO PÚBLICO – Vale lembrar que passados nove meses, o Juiz Glacidelson Antônio ainda não julgou o Tutela de Urgência (liminar) solicitada pelo Promotor Bruno Gottardi, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Cidadania de Garanhuns, quanto a Ação Civil Pública nº 0005446-67.2023.8.17.2640, ingressada pelo Ministério Público de Pernambuco, em junho de 2023, e que também se refere ao Concurso Público de Garanhuns (@blogcarloseugenio)

 

CONFIRA TAMBÉM: 

 

Prefeitura de Garanhuns deve Reservar Vagas em Concurso Público para População Negra, Inclusive Quilombolas

 

Promotor aciona Justiça e Editais do Concurso da Prefeitura de Garanhuns podem ser Modificados

 

Promotor ingressa com Agravo de Instrumento contra Decisão de Juiz sobre Cotas para Negros nos Concursos em Garanhuns. Posição de Desembargadora pode resultar em Mudanças nos Editais