BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O ministro da Saúde, Luiz
Henrique Mandetta, afirmou que o Congresso deveria adiar as Eleições
Municipais deste ano
, marcadas para outubro, para conter o avanço do
Novo Coronavírus no País. O comentário foi feito durante reunião por
videoconferência com Prefeitos de capitais, neste domingo, dia 22.


Para Mandetta, a disputa
eleitoral pode comprometer o foco dos gestores e causar uma
“tragédia”. “Faço aqui até uma sugestão. Está na hora de o
Congresso falar: ‘adia’, faz um mandato tampão desses Vereadores e Prefeitos. Eleição
no meio do ano… uma tragédia, por que vai todo mundo querer fazer ação
política”, disse.


O Ministro fez o comentário em
resposta a um dos Prefeitos que mencionou dificuldades políticas com outros
atores da Região para adotar algumas medidas de contenção. “Não é hora de
falar sobre isso”, cortou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette,
presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em seguida, foi dada a
palavra a um outro Gestor, e não se tocou mais no assunto. Desde que se
intensificaram as consequências da pandemia, líderes do Congresso começaram a
falar na possibilidade de adiar o pleito que escolherá os novos Prefeitos e Vereadores.


RODRIGO MAIA DISCORDA SOBRE
ADIAMENTO –
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ),
discordou da necessidade imediata de se discutir o adiamento das eleições
municipais, agendadas para outubro. Para ele, o debate deve ficar para depois,
ante a necessidade de enfrentamento da pandemia da Covid-19 e da consequente
crise sanitária e econômica no País. “Hora de focar no enfrentamento da
crise”, disse Maia ao jornal O Estado de S. Paulo. “Vamos cuidar do
combate ao vírus”.


O presidente da Câmara afirmou
que entende que não haverá necessidade de adiar o pleito de prefeitos e vereadores,
caso as projeções de seu correligionário, o ministro da Saúde, Luiz Henrique
Mandetta, estejam corretas. O Ministro previu um aumento das infecções em
abril, maio e junho, seguido de estabilização em julho e agosto e decréscimo da
curva em setembro. 


“Se a projeção na curva de contaminação do ministro
Mandetta estiver certa, não haverá necessidade de adiar a eleição”,
avaliou Maia. O deputado ainda lembrou que o ministro Luís Roberto Barroso, que
será presidente do Tribunal Superior Eleitoral a partir de maio, se manifestou
contrário à ideia.
(Com informações do Estadão
Conteúdo
e JC. CONFIRA)


Na semana passada, no
intervalo de apenas dois dias, o Governo de Pernambuco fez dois anúncios
diferentes em relação ao reforço na oferta de Unidades de Terapia Intensiva
(UTIs). Na segunda-feira, dia 16, informou que seriam criados 100 novos leitos.
Na quarta, dia 18, a promessa já havia pulado para 400 novas vagas.

A mudança é sintomática.
Garantir o atendimento nas unidades de terapia intensiva é, de longe, um dos
maiores desafios que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentará na guerra contra
o Coronavírus. Não só pela já saturada rede hoje disponível, mas,
principalmente, pelo comportamento da doença. Os pacientes graves contaminados
com a Covid-19 precisarão de um respirador e de um longo tempo de permanência
na UTI. Será a diferença entre viver e morrer.
O cenário atual em Pernambuco
é preocupante. As atuais 1.018 vagas de Unidade Intensiva da Rede Pública de Saúde
já funcionam com praticamente 100% de ocupação. São mais 887 vagas na rede
privada. Parte dessa oferta certamente terá que ser requisitada pelo Poder
Público. 

Aqui no Agreste Meridional, Garanhuns, única cidade a contar com
Unidades de Terapia Intensiva, tem apenas 10 leitos de UTI e outros 7 de CTI no
Hospital Regional Dom Moura, além de outros quinze leitos de UTI na Rede
Particular Conveniada. 

A situação não é muito diferente em relação ao restante
do País. O Brasil conta hoje com 55.101 leitos de UTI. Destes, 27.453 estão no
SUS. A taxa de ocupação na rede pública fica em 78%, o que deixa pouca margem
para a imensa demanda que precisará ser atendida. Estima-se que de 10% a 20%
dos pacientes infectados pelo Coronavírus vão precisar dos serviços de UTI.
Para piorar, o tempo médio de um paciente com Covid-19 no leito de unidade
intensiva é de 14 dias, o dobro do período de permanência de doentes com outras
enfermidades.

Assim como o Governo de
Pernambuco, o Ministério da Saúde também ajustou as promessas de oferta de
novas vagas. Depois de anunciar mil leitos, subiu a quantidade para 2 mil e, na
última sexta-feira, publicou pregão para locação de 3 mil leitos de UTI de instalação
rápida em todo País.

GESTÃO DA REDE PRIVADA – “Com
o crescimento exponencial dos casos graves, o SUS terá que assumir a regulação
dos leitos privados. Isso pode ser feito por Decreto, diante da emergência
sanitária. Essa medida será inevitável, se quisermos preservar vidas”, diz o
médico sanitarista Gastão Wagner, ex-presidente da Associação Brasileira de
Saúde Coletiva (Abrasco) e professor de Saúde Pública da Universidade Estadual
de Campinas (Unicamp). A questão é matemática. Metade das vagas de UTI estão na
rede privada, que atende apenas 25% da população. A outra metade dos leitos,
ofertados pelo SUS, é disputada por 75% dos brasileiros. Uma conta que já não
fechava antes mesmo da pandemia.
DIAGNÓSTICO DO CORONAVÍRUS –
E para ampliar a capacidade de realizar o diagnóstico do Coronavírus, o Governo
de Pernambuco adquiriu dois mil novos kits de testagem. Com este quantitativo,
será possível realizar até 100 testes por dia.
Além dessa aquisição, também foram adquiridos mais 800 mil insumos,
dentre eles: máscaras, álcool em gel e luvas, para segurança, sobretudo dos
profissionais de Saúde. O Governo de Pernambuco ainda não informou quando os
kits e insumos serão distribuídos junto as Gerências Regionais de Saúde.

BOLSONARO ANUNCIA DISTRIBUIÇÃO DE NOVOS TESTES – E o presidente Jair Bolsonaro usou neste
domingo, dia 22, sua conta no Twitter para repetir informação dada na véspera
pelo Ministério da Saúde em relação à distribuição de testes de covid-19.
“São aproximadamente 10 milhões de testes no local. Cinco milhões enviados
para todos os Estados ainda em março”. Na postagem, o presidente diz que
os testes rápidos poderão ser realizados em locais de fácil acesso, como
farmácias, escolas e postos de drive-thru. “As amostras são coletadas sem
que o paciente saia do seu próprio veículo, uma estratégia adotada com sucesso
na Coreia do Sul”, conclui o Mandatário Brasileiro.
(Com informações de
Ciara
Carvalho
/JC. CONFIRA)



O Prefeito Izaías Régis (PTB) agradeceu
na noite de ontem, dia 21, a colaboração dos Garanhuenses em “ficar em casa”,
ação considerada ‘fundamental’ para que todas as medidas adotadas pelos governos
Federal, Estadual e Municipal possam surtir efeito visando evitar a propagação
do Novo Coronavírus.


Régis gravou um vídeo de pouco
mais de um minuto no terraço da casa em que reside e além de agradecer a
participação da população, ainda reconheceu as dificuldades de Garanhuns para
tratar os possíveis casos confirmados do COVID-19. “Nós não temos a estrutura
que os grandes centros do País têm! Nós não temos um Hospital preparado para
receber as pessoas (acometidas da doença). Nós não temos nada que pudemos
fazer, ao não ser na Capital Pernambucana. E a Capital vai inchar, vai dar uma
movimentação muito grande. Então se nós colaborarmos, se ficarmos em casa, como
estamos fazendo, acredito que sairemos dessa, e logo, logo, estaremos voltando
a nossa vida normal”, pontuou o Prefeito Garanhuense, registrando que sua maior
preocupação é “não ter vidas perdidas”.


A corajosa posição de Izaías
reflete a realidade vivida em Garanhuns e em praticamente todos os Municípios
do interior do Nordeste. Atualmente, o Agreste Meridional conta, aqui em
Garanhuns, com apenas 10 leitos de UTI e outros 7 de CTI no Hospital Regional
Dom Moura, além de outros quinze leitos de UTI na Rede Particular Conveniada,
porém nenhum deles é voltado para o tratamento do Novo Coronavírus.


A falta de leitos no Agreste
Meridional para atender aos possíveis doentes do COVID-19 também é uma
preocupação do Governo do Estado, tanto que designou a gerência da V Geres e o deputado
Estadual Sivaldo Albino (PSB) para verificar os leitos que poderão estar à
disposição da população, inclusive na rede privada.


Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, Albino
registrou ter visitado o Hospital Regional Dom Moura e hospitais privados; também
disse ter verificado Unidades Hospitalares desativadas, como os antigos Hospital
Santa Terezinha e da Providência e garantiu ter conversado com autoridades
religiosas visando a possível utilização de Seminários como unidades de atendimento a doentes acometidos pelo
COVID-19.


As instalações da UPA que ainda não foi concluída pela Prefeitura na
Cohab 2 e as instalações da casa de shows Metroplaza também estão entre as
alternativas apresentadas por vereadores e ex-vereadores para suprir as
deficiências da saúde local, em caso do surgimento de casos da Pandemia Mundial,
que já atingiu diversos País e vem contabilizando milhares de mortes.


“O momento é muito difícil! Muitos
não têm a dimensão do que vamos enfrentar. As pessoas precisam se conscientizar
que a situação é muito séria. Estamos enfrentando algo jamais visto, e só
estamos no início, o pior pode estar por vir. Temos que unir forças e cuidar de
todos”, chamou a atenção o deputado Sivaldo Albino.


FALTA DE ESTRUTURA EM TODO
O NORDESTE –
A falta de estrutura para atender os possíveis doentes do Coronavírus
não é uma particularidade apenas de Garanhuns, mas de toda a região Nordeste. Na
última quarta, dia 18, o Consórcio Nordeste, composto pelos 9 governadores dos
Estados Nordestinos, procuraram a Embaixada da China no Brasil para pedir ajuda
no combate do Coronavírus, sobretudo através do envio de materiais médicos; insumos
e equipamentos, mas, principalmente, com leitos de UTI e de respiradores. Clique
AQUI e saiba mais sobre esse assunto.
 



Clique em Player e confira o posicionamento do Prefeito
Izaías Régis:


 
“No momento em que medidas
restritivas são ampliadas pela administração Estadual a cada dia, em
Pernambuco, como forma de conter os impactos da pandemia do Novo Coronavírus, o
governador Paulo Câmara (PSB) assegurou que não cogita determinar fechamento de
bancos.
Indagado se há chances de os
serviços bancários serem interrompidos, o Governador respondeu de forma
incisiva: “Não!”. Ele argumenta o seguinte: “Alimentos,
medicamentos e serviços bancários, com algumas restrições e cuidados, devem ser
preservados!”.
Ontem, dia 21, o número de
casos confirmados chegou a 33, quando a terceira cura clínica também foi
anunciada. Em meio a esse processo, o Sindicato dos Bancários chegou a
protocolar Ofício, na última quinta, dia 19, ao Governo do Estado, solicitando
o fechamento imediato dos bancos públicos e privados como medida de prevenção.
O documento alerta que a categoria “está exposta a alto risco de
contaminação e disseminação do Coronavírus em razão da natureza do trabalho
bancário e características dos locais”.
O pagamento do Bolsa Família
aos mais carentes; os saques para compra de alimentos e medicamentos; a
antecipação de abono salarial e do 13º para aposentados e pensionistas do INSS
e os possíveis saques do FGTS que estão em estudo, são algumas das
justificativas sinalizadas pelos Governadores dos Estados da Federação para não
fecharem, pelo menos até agora, as Agências Bancárias estão
funcionando sob controle de contingente (quantidade de pessoas) dentro das Unidades. 

Vale salientar que as restrições nos Bancos poderão ser ampliadas à medida em que
os números de casos confirmados do COVID-19 também forem crescendo.
(Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)


O Consórcio Nordeste, composto
pelos 9 governadores dos Estados Nordestinos, procuraram a Embaixada da China
no Brasil, na última quarta-feira, dia 18, para pedir ajuda no combate do Coronavírus
no Nordeste. A China, que teve seu foco do Vírus na Cidade de Wuhan, ainda em
dezembro de 2019, agora apresenta queda no número de casos naquele País.

Através de Ofício enviado pelo
presidente do Consórcio Nordeste, governador da Bahia, Rui Costa (PT), o grupo
pede ajuda do governo chinês, “que acaba de viver um problema semelhante, do
qual saiu vitoriosos por meio de uma guerra do povo contra o vírus”, apoio no
envio de materiais médicos, insumos e equipamentos. Em especial, com leitos de
UTI e de respiradores. 



“Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer
esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa
admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa
amizade que une nossos povos”, diz trecho do Ofício.

O pedido do consórcio foi
feito na mesma semana em que o deputado Federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro,
culpou, publicamente, a China pelo Coronavírus
. A atitude do Parlamentar,
que causou uma crise diplomática, foi vista como desrespeitosa pela Embaixada
da China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil. O embaixador da
China no Brasil, Yang Wanming, também respondeu às provocações do
parlamentar. Yang exigiu que Eduardo retirasse imediatamente a publicação e que
pedisse desculpas ao povo chinês.


CHINESES RESPONDEM – O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, respondeu ao pedido
de ajuda feito pelo Consórcio Nordeste na última quarta-feira, dia 18. O
embaixador da China, em rede social, respondeu à solicitação do grupo dizendo
que tinha recebido a mensagem e que iriam se esforçar por isso. (Com informações de Gabriela Carvalho/JC. CONFIRA)



Confira o pedido de ajuda dos Nordestinos ao Governo Chinês:  


A Secretaria Municipal de Saúde
de Garanhuns revelou que duas mulheres, na faixa etária de 25-30 anos, são os casos
em investigação do Novo Coronavírus, aqui em Garanhuns.

De acordo com o Boletim
Informativo do COVID-19, datado de 20 de março, mas divulgado na manhã de hoje,
dia 21, as Mulheres apresentaram sintomas como febre; tosse; dor de garganta;
náuseas/vômito e coriza; somado ao cenário de contato com pessoas oriundas de
locais onde já havia casos confirmados e transmissão comunitária do
vírus. As mulheres seguem em isolamento domiciliar, sendo monitoradas pela
equipe de Saúde local. Não havendo nenhuma evolução para Síndrome Respiratória
Aguda Grave (SRAG), os casos poderão ser descartados.
Segundo nova preconização do Ministério
da Saúde, como Pernambuco já possui casos confirmados por transmissão
comunitária, a partir de então só estão sendo notificados e identificados os
casos graves – pessoas que apresentem falta de ar; dificuldade para respirar;
dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso do
antitérmico.
ORIENTAÇÕES – No Boletim
Informativo assinado pela secretária de Saúde, Nilva Mendes, que preside o Comitê
de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), são feitas orientações a
população.

“Pedimos aos munícipes que
respeitem as medidas, ficando em casa. Sair apenas para efetivar compras
necessárias, adotando boas práticas de higiene e etiqueta respiratória. Ao
voltar pra casa, realizar a higiene imediata de roupas, calçados, objetos e de
si mesmo antes de contato com outras pessoas. Evitem fazer visita às casas de
familiares e amigos, mesmo que vizinhos, principalmente se estes estiverem
incluídos no grupo mais vulnerável à infecção (idosos, hipertensos, diabéticos,
com histórico de problemas respiratórios e cardíacos e imunodeprimidos)”.


O Presidente da República, Jair
Bolsonaro (sem partido), informou, por meio da sua conta no Twitter, neste
sábado, dia 21, que os médicos do Hospital Albert Einstein, localizado em São
Paulo, iniciaram um protocolo de pesquisa para averiguar a eficácia da
cloroquina nos pacientes que contraíram a COVID-19, doença provocada pelo Novo Coronavírus.


Mais cedo, Bolsonaro se reuniu
com o ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa). Juntos, eles decidiram que a
produção do medicamento deve ser ampliada no laboratório químico e farmacêutico
do Exército. A Cloroquina não vai poder ser vendida para outros Países, segundo
a determinação do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa), o Almirante Antônio Barra. O medicamento também é usado no Brasil
para combater a malária, o lúpus e a artrite.





GREVE DOS ENFERMEIROS DE
PERNAMBUCO É BARRADA NA JUSTIÇA –
O Governo de Pernambuco entrou com uma
ação para proibir a greve
dos enfermeiros que estava programada para começar na próxima segunda-feira, dia
23
. A ordem foi expedida pelo desembargador Fábio Eugênio Dantas de
Oliveira Lima, com fundamento no art. 300 do CPC/2015. Caso a decisão seja
descumprida, o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE/PE)
terá que arcar com uma multa fixa de R$ 100 mil, por dia.


COVID-19 EM PERNAMBUCO – Em
atualização feita na tarde deste sábado, dia 21, o Governo de Pernambuco
anunciou que o Estado já tem 33 casos confirmados do Novo
Coronavírus. Mais duas curas foram confirmadas – uma adolescente de 16
anos, que foi diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos
Estados Unidos e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem. As duas
estavam em isolamento domiciliar. No Brasil, são 1.128 casos confirmados e 18 mortes segundo o
Ministério da Saúde.
(Com informações de Thalis Araújo/JC.
CONFIRA)

Clique em player e confira
o pronunciamento de Bolsonaro sobre o Medicamento:


 
A Secretaria de Saúde de
Garanhuns, por meio da Coordenação do Departamento de Vigilância Sanitária, após
receber denúncias relacionadas a aglomerações de clientes em diversos Supermercados
e Hipermercados da Cidade, realizou interdições temporárias em alguns estabelecimentos.
A medida é preventiva quanto a propagação do Novo Coronavírus na Cidade.
Segundo a Pasta, após receber
as denúncias, a equipe de Vigilância Sanitária, em parceria com efetivo do 9º
Batalhão de Polícia Militar, realizou o controle do fluxo e permanência da
população nos estabelecimentos. “Durante a ação também foram repassadas orientações
aos empresários e responsáveis pelos Supermercados sobre as recomendações de
distanciamento de no mínimo dois metros entre os consumidores dentro do
estabelecimento”, pontua trecho de Nota distribuída à Imprensa.
NÃO VAI FALTAR ALIMENTOS – “Não
há motivo para pânico por parte da população em relação ao desabastecimento dos
supermercados da rede em Garanhuns. No momento, a Rede Bonanza de Supermercados
está preparada para atender a necessidade dos seus clientes”, registrou
o Departamento de Operações do Bonanza, em nota publicada no Portal V&C Garanhuns.


MOVIMENTAÇÃO AINDA É GRANDE
Apesar da grande procura e da formação de filas na parte de fora das
Lojas, a entrada nos grandes supermercados da Cidade na manhã deste sábado, dia
21, vem atendendo às determinações dos Governos Federal, Estadual e Municipal,
sendo limitadas a presença de até 50 pessoas nos Estabelecimentos Comerciais.


O Ministro da Saúde, Luiz
Henrique Mandetta, afirmou nessa sexta-feira, dia 20, que até o final de abril
o sistema de saúde brasileiro vai entrar em colapso pela pandemia do novo coronavírus. “Claramente, em final de
abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem
dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)”, afirmou, Mandetta, ao
lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participam de videoconferência com
empresários sobre medidas de enfrentamento ao Coronavírus.

O Ministro disse que pretende
atuar para tentar evitar esse provável cenário. “A gente está modelando
para ver se trabalhamos com algumas interrupções, segurando o máximo dos idosos
que são quem leva ao colapso do Sistema”, afirmou. Mandetta disse que o
padrão de transmissão do vírus é “muito competente”. De acordo com
ele, a curva de transmissão do novo Coronavírus ainda vai iniciar nos próximos
10 dias e o aumento de casos deve ter subida rápida em abril, maio e junho. O Ministro
previu a queda da curva de infecção só em setembro. “Mais difícil do que
fechar um shopping é saber quando reabrir”, disse o Ministro.
CLOROQUINA – O Ministro
também afirmou que o País “já validou” e está fornecendo a
cloroquina, medicamento que mostrou resultados promissores em testes para
tratamento contra a Covid-19, para pacientes mais graves. “Já validamos,
temos capacidade de produção, já estamos produzindo e está na prateleira dos
pacientes graves”, disse. 
O medicamento é registrado no
Brasil para tratamento de artrite, lúpus e malária. Em nota, a Agência Nacional
de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que, apesar dos resultados dos testes
em relação a nova doença, “não existem estudos conclusivos que comprovam o
uso desses medicamentos para o tratamento”. 

Mandetta explicou ainda que
700 mil médicos devem ser convocados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)
pediu que os 2 mil médicos voluntários se apresentem ao aos conselhos regionais
para serem convocados. “Estamos em todos os Estados com crescimento igual
(do Coronavírus) e isso nos preocupa, porque podemos ter uma epidemia em
paralelo”, constatou o Ministro.
MAIS RECURSOS – O
presidente Jair Bolsonaro anunciou a liberação imediata de R$ 8 bilhões em
emendas parlamentares individuais e de bancada para a área da saúde. A decisão
foi tomada em meio à pandemia do novo Coronavírus. “Em comum acordo, os
parlamentares abriram mão de R$ 8 bilhões [de emendas] individuais e de
bancada. Recurso esse que vai diretamente para o Ministério da Saúde, para que
dessa forma medidas sejam tomadas no combate ao vírus”, disse o Presidente.
(Com informações do JC. CONFIRA)


 
Alegando falta do material de
proteção necessário para atendimento aos casos do Novo Coronavírus (COVID-19),
enfermeiros de Pernambuco aprovaram estado de greve nessa sexta-feira, dia 20.
De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), se
itens como máscaras, aventais e óculos de proteção não chegarem até a próxima segunda-feira,
dia 23, a categoria paralisará as atividades.

“Hoje, já temos
transmissão comunitária. Como sabemos, muitos pacientes são assintomáticos,
porém, transmitem a doença. Por isso, precisamos que o Equipamento de
Proteção Individual (EPI) seja garantido para todos os profissionais no
atendimento. Não temos como identificar de cara quem tem Coronavírus e quem não
tem. Se não houver EPI, a gente paralisa as nossas atividades até que o
material seja disponibilizado”, disse Ludmila Outtes, presidente do
Seepe.


PROTOCOLO DE TRATAMENTO – No
protocolo de tratamento do Ministério da Saúde para a covid-19, consta que
os profissionais de responsáveis pelo atendimento de casos suspeitos ou
confirmados devem fazer a higiene das mãos com preparação alcoólica
frequentemente e utilizar gorro, óculos de proteção ou protetor facial,
máscara, avental impermeável de mangas longas e luvas de procedimento.


RESPOSTA DA SECRETARIA
ESTADUAL DE SAÚDE –
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)
informou que tem “deflagrado diversas ações para garantir o estoque dos
produtos essenciais ao funcionamento dos serviços na área”
e garantirá o atendimento à população na rede estadual. Leia a íntegra
da nota da SES-PE clicando AQUI.
(Com informações do JC. CONFIRA)


Clique na Imagem para Ampliar. 



NOTA DA SECRETARIA ESTADUAL DE
SAÚDE
A Secretaria Estadual de Saúde
(SES-PE) lamenta a decisão do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco
(SEEPE) em decretar estado de greve a partir da próxima segunda-feira (23.03).
No momento em que a população mais precisa dos profissionais de saúde que atuam
no SUS e reconhecem o seu papel na sociedade, o Sindicato vira as costas para o
anseio dos pernambucanos.
O Governo do Estado, por meio
do Gabinete de Crise instalado no Palácio do Campo das Princesas e comandado
pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, tem monitorado permanentemente os
serviços de saúde quanto ao abastecimento de equipamentos de proteção
individual (EPIs) e realizando um trabalho contínuo de conscientização quanto
ao uso correto dos insumos, já que as unidades estaduais constataram um aumento
no consumo destes materiais nas últimas semanas.
Importante ressaltar que há
uma crise nacional no abastecimento de insumos. No entanto, o Governo do Estado
tem deflagrando diversas ações para garantir o estoque dos produtos essenciais
ao funcionamento dos serviços na área, em consonância com os decretos
anunciados pelo Governador Paulo Câmara. Essas ações, amplamente divulgadas
pela imprensa e nas mídias sociais, já garantiram cerca de 800 mil unidades de
diversos insumos, como máscaras, luvas e álcool em gel. E o Governo de
Pernambuco está em contato com fornecedores para reforçar os estoques e não
descarta a realização de novas operações por meio de requisições
administrativas – hipótese em que será garantido o pagamento posterior de
indenização justa.
A Secretaria Estadual Saúde,
por fim, informa que tomará todas as medidas pra garantir o atendimento à
população na rede estadual de Saúde. Este é um momento para pensar no bem
coletivo a fim de que possamos estabelecer um ambiente de tranquilidade para a
população. O Governo do Estado permanece atento para garantir a segurança e a saúde
dos profissionais que atuam na rede pública e da população.