divulgou na última quarta-feira, dia 18, o aumento de leitos de UTI e de
retaguarda da rede estadual de saúde para atendimento aos possíveis casos de Coronavírus.
para usar hospitais particulares possibilitará a abertura de 400 novos leitos
em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 600 vagas de leitos de retaguarda, em
algumas regiões do Estado.
Nossa Senhora das Graças, em Boa Viagem (Zona Sul do Recife), e o antigo
hospital Unicordis, no Torreão (na Zona Norte da capital). Eles estão
desativados e o estado vai fazer requisição exclusivamente para pacientes com
sintomas ou que estejam com a Covid-19. O aumento dos leitos também vai ocorrer
em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina”, declarou Câmara.
com informações da assessoria do deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), iniciou-se
também na última quarta-feira, dia 18, o processo de verificação de leitos que
estarão à disposição para pacientes de Coronavírus, inclusive na rede privada. “Visitei
os hospitais em Garanhuns e estamos vendo inclusive antigas Unidades de Saúde particulares
que possam ser reativadas pelo Governo do Estado para tratamento exclusivamente
de pacientes com Coronavírus”, registrou o Deputado Sivaldo Albino, que
trabalha junto com a direção da V GERES nessa Missão. Ainda segundo Albino,
o Hospital Dom Moura também deve atender parte desta demanda, com adequação de
setores da Unidade Hospitalar.
atualmente, Garanhuns conta com apenas 10 leitos de UTI e outros 7 de CTI no
Hospital Regional Dom Moura, além de outros quinze leitos de UTI na Rede
Particular Conveniada, porém nenhum deles é voltado para o tratamento do Novo Coronavírus.
(PTB-PE), de 68 anos, foi diagnosticado com o Novo Coronavírus. A confirmação
saiu nessa sexta-feira, dia 20.
Armando, ele esteve em Brasília para participar de algumas reuniões, na semana
passada, e regressou a Pernambuco no último sábado, dia 14. Nessa segunda, dia
16, Monteiro sentiu alguns sintomas de resfriado. Daí, Armando se pôs em
isolamento. Ainda, de acordo com a assessoria de imprensa do ex-senador, ele
está se sentindo bem e com cuidado redobrado na alimentação. Monteiro segue em
isolamento domiciliar e com acompanhamento médico.
realizada na tarde de ontem, dia 20, o Governo de Pernambuco anunciou que o
Estado já tem 31 casos confirmados do Novo Coronavírus. No Brasil, são 904 casos e 11
mortos.
Com o objetivo de reduzir ao máximo o avanço do Novo Coronavírus, o
governador Paulo Câmara anunciou, na manhã dessa sexta-feira, dia 20, novas
medidas restritivas. Por meio de Decreto, o Governo determina, a partir do próximo
domingo, dia 22, o fechamento do comércio e dos serviços em todo o Estado, além
da paralisação das obras da construção civil. O transporte intermunicipal
também será proibido, mas nesse caso, só a partir da próxima segunda-feira, dia
23.
ainda que não estão incluídos na lista do novo decreto serviços relacionados à
alimentação, como supermercados, padarias, mercadinhos, casas de ração animal,
farmácias e depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços
essenciais (como hospitais e abastecimento de água, gás, energia e internet).
Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos também
estão mantidas.
encaminhou, nesta sexta-feira (20), à Assembleia Legislativa de Pernambuco,
três expedientes: o primeiro institui o fundo estadual para recebimento de
doações para enfrentar a epidemia de Coronavírus; outro informa a adoção de
rito sumário para aquisição de equipamentos, insumos, prestação de serviços e
contratação de profissionais de saúde; e, por fim, a decretação de estado de
calamidade pública no Estado. (Com informações de Thalis Araújo/JC.
CONFIRA)
anunciou, nesta sexta-feira, dia 20, medidas ainda mais rigorosas de combate ao
novo Coronavírus em Garanhuns. O Decreto Municipal n° 018/2020, determina o
fechamento de lojas do Comércio, Restaurantes, Bares e Parques, bem como a
suspensão das feiras livres e serviços de transporte alternativo em Garanhuns.
em seu Gabinete, no Palácio Celso Galvão, para a definição de ações preventivas
imediatas, o prefeito Izaías Régis concedeu uma coletiva para profissionais da
imprensa local, em conjunto o médico otorrinolaringologista Fernando Câmara.
Também participaram da ocasião profissionais do Departamento de Vigilância
Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde; Procuradoria do Município;
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Sindicato do Comércio Varejista de
Garanhuns (Sindilojas); Federação do Comércio de Bens (Fecomércio) e Sindicato
dos Comerciários.
Garanhuns é muito grande. Por isso, estamos determinando o fechamento do Comércio
por 15 dias, além de outras medidas rigorosas. Conto com o apoio dos
comerciários e da população, para que entendam a medida de urgência, e nos
ajudem no combate ao Coronavírus, permanecendo em suas casas e cumprindo com o Decreto”,
pontuou Izaías.
018/2020 proíbem o funcionamento, a partir deste sábado, dia 21, e durante um
prazo de 15 dias, de bares e restaurantes, salões de beleza, clubes sociais,
lanchonetes e correlatas, além de lojas em galerias ou correlatas a shopping
centers. A partir desta segunda-feira, dia 23, também fica proibido o
funcionamento do Comércio em geral, incluindo também os Mercados Públicos Municipais.
Apenas mercados, supermercados, farmácias e postos de gasolina poderão funcionar.
A medida é válida até o dia 31 de março, podendo ser prorrogada. Fica
recomendado aos Supermercados a criação de horário especial para atendimento
exclusivo às pessoas acima de 60 anos.
serviços de transportes alternativos de qualquer Região, com exceção para
transportes de urgência, e também para pacientes em tratamentos oncológicos e
de hemodiálise. Os atendimentos ambulatoriais nas unidades próprias e
credenciadas da Rede de Saúde de Garanhuns estão suspensos a partir dessa
segunda-feira, até que haja uma nova decisão. A suspensão também é válida para
as Feiras Livres do Município, a partir do domingo, dia 22, sendo o último dia
para realização destas.
exceções, durante o período de validade do Decreto, todos os eventos públicos e
particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso ou comemorativo, cuja previsão
de aglomeração seja superior a 50 pessoas. Lanchonetes e restaurantes poderão
funcionar apenas por meio de entregas delivery.
suspensão de obras de construção civil, públicas ou privadas. Além da emissão
de Alvarás de Construção ou início de novas obras por um prazo de 15 dias, que
poderá ser prorrogado. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos analisará a
necessidade de continuidade de obras públicas, apenas para atendimento ao
combate à Covid-19, podendo determinar a suspensão de sua execução por um prazo
de 15 dias ou mais.
Euclides Dourados e Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) estará suspenso a partir
desse sábado, dia 21, durante o período de 15 dias, que também pode ser
prorrogado. Por fim, o Decreto autoriza também que o Poder Público requisite
espaços em cemitérios privados, havendo tal necessidade. (Com informações e
imagens da SECOM/PMG)
encaminhou “apelos”, em forma de sugestões ao Prefeito Izaías Régis (PTB) no
sentido de ampliar, ainda mais, as medidas de prevenção ao contágio pelo Novo
Coronavírus, aqui em Garanhuns.
profissionais de Medicina e que foi veiculado na manhã de hoje, dia 20, no
programa “O Arraía de Gláucio Costa”, da Marano FM, se faz necessário, entre
outras medidas: restringir horário de funcionamento do comércio e de
estabelecimentos públicos não essenciais.
de Parques, Praças e Feiras, bem como a proibição de realização de eventos. Ainda
no documento, os Médicos defendem medidas já adotadas pela Prefeitura de
Garanhuns, tais como a proibição de realização de eventos; a recomendação
quanto a permanência da população em suas residências e o fechamento das
escolas municipais e da rede privada.
não têm condições de atender a uma pandemia nessa ordem, quer na quantidade de
leitos hospitalares ou no número de profissionais
de saúde e agora, após a tragédia na Itália, só nos resta unir esforços para
conter essa avalanche de contaminados que, certamente, crescerá na ordem de uma
progressão geométrica se não adotarmos as urgentes medidas protetivas”,
registra o apelo da Classe Médica de Garanhuns, que complementa: “com isso, a
Prefeitura de Garanhuns demonstrará a sua solidariedade e o seu empenho no
combate a uma “guerra” que vem trazendo consequências irreversíveis para a
humanidade”, finaliza o documento assinado por vários Médicos com atuação em
Garanhuns.
preside o Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) do
Município, teve conhecimento do documento assinado pelos Médicos e garantiu
analisar junto aos membros do COE a adoção dessas e de outras medidas de
prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus, aqui em Garanhuns.
Lins (PP) e Audálio Filho (MDB) encaminharam solicitação ao Governador Paulo
Câmara (PSB) e ao Prefeito Izaías Régis (PTB), para que Garanhuns seja incluída
na locação de leitos de retaguarda e de UTI, conforme anunciou o Governo do
Estado na última quarta-feira, dia 18. Garanhuns conta com apenas 10 leitos de
UTI e outros 7 de CTI no Hospital Regional Dom Moura, além de outros quinze leitos
de UTI na Rede Particular Conveniada, porém nenhum deles voltados para o Coronavírus.
preocupação com a exclusão de regiões importantes, como o Agreste Meridional e
a Mata Sul, que têm Garanhuns e Palmares como cidades polo. “A possibilidade de
remoção de possíveis pacientes do COVID-19 para Caruaru e Recife, não
tranquiliza nossa população, que vê o Governo implantar leitos de UTI e de
retaguarda em Araripina, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina” pontua Zaqueu
Lins.
que os 22 municípios do Agreste Meridional convergem para o Polo Médico
garanhuense e chamou a atenção da Prefeitura para que apoie o Governo do Estado
nesse trabalho de atendimento aos possíveis pacientes do COVID-19.
deve contribuir com o Governo Estadual nessa decisão estratégica no combate ao COVID-19.
A UPA 24h (cujas obras estão praticamente concluídas) poderia ser usada para
implantar os leitos de UTI e de retaguarda. O momento é de ação e união”,
chamou a atenção Audálio Filho, que defende uma ação articulada entre Estado e o
Município visando a ativação da UPA 24 Horas em caráter emergencial.
à noite, dia 19, confirmando a investigação de dois casos do Novo Coronavírus aqui
em Garanhuns. Diante do assunto, a Secretaria de Saúde de Garanhuns prestou os
seguintes esclarecimentos:
de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que atualmente existem
dois casos do novo Coronavírus em investigação no Município. De acordo com a
NOTA TÉCNICA N° 3/2020, publicada hoje (19/03) pela Secretaria Estadual de
Saúde, esses dois casos não se enquadrariam mais na definição como ‘suspeitos’,
consequentemente sem a necessidade de notificação.
orientação do Ministério da Saúde, já que Pernambuco possui casos confirmados
por transmissão comunitária, o que resulta na notificação apenas de casos
graves da doença (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Como o quadro que estamos
enfrentando do Coronavírus é dinâmico, as mudanças estarão sendo esclarecidas
diariamente.
Epidemiológica reitera que independente da notificação, os casos em
investigação estarão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe
do Departamento. Outros detalhes sobre as novas definições de caso serão publicados
no Boletim Informativo Diário da Secretaria Municipal de Saúde, disponível no
Portal da Prefeitura de Garanhuns, amanhã (20)”.
ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto
Freyre precisam ficar em quarentena por sete dias, sobretudo, os que tiveram
como origem países com casos de Coronavírus.
Social de Pernambuco, Antônio de Pádua Cavalcanti, quem descumprir o decreto,
assinado na última a terça, dia 17, pode sofrer punições, que vão de multa até
detenção, de um mês a um ano.
Penal: infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução
ou propagação de doença contagiosa. Ainda de acordo com Antônio de Pádua, há
outros meios para fiscalizar a quarentena e a proibição de realização de
eventos, sejam eles particulares ou públicos. Essas atividades
não podem reunir mais de 50 pessoas, de acordo com decreto do Governo
de Pernambuco publicado nessa quarta-feira, dia 18.
Integrado de Comando e Controle, reunindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo
de Bombeiros, gerência de Polícia Científica, algumas autoridades federais,
como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Anvisa [Agência Nacional
de Vigilância Sanitária], para dar cumprimento a essas medidas”, declarou.
e promover eventos com mais de 50 pessoas pode também ser autuado, com base no
artigo 269 do Código Penal. A Secretaria de Defesa Social (SDS) receberá
denúncias, que podem ser feitas por meio do número 190. “Estamos com
equipes das polícias para fazer eventuais autuações que forem necessárias a
pessoas que descumprem essa norma. Mas a gente pede que as pessoas fiquem em
casa naturalmente e não façam eventos com mais de 50 pessoas”, afirmou o Secretário.
(Com informações de Rômulo Alcoforado/G1 PE. CONFIRA)
confirmados do Novo
Coronavírus, aqui em Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado
nesta quinta-feira, dia 19, são seis
casos a mais que na quarta-feira, dia 18, com 508 notificações para
a doença COVID-19. Além disso, o Estado anunciou medidas para melhorar o
abastecimento e informou que vai deixar de cobrar a conta de água a mais de 120
mil pessoas.
novos casos foram registrados em quatro pacientes do Recife.
Também estão na relação uma pessoa de Jaboatão dos
Guararapes, na Região Metropolitana, e um morador do Rio de Janeiro, que teve
passagem pela Capital Pernambucana.
Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai isentar de pagamento as pessoas
enquadradas na categoria social. Essa tarifa é cobrada a quem tem renda de até
um salário mínimo e consumo residencial de até 10 metros cúbicos por mês, em
média. A medida, informou o Governo,
vale enquanto durar a crise causada pela COVID-19. O anúncio foi feito durante
entrevista coletiva transmitida pela internet, pelo Governo do Estado.
acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, há, ao todo, 508
notificações, com 166 descartes, 311 casos ainda em investigação e três casos
prováveis, que são os de pacientes que tiveram contato com pessoas com
diagnóstico confirmado e apresentaram sintomas semelhantes aos da COVID-19.
que o Governo está trabalhando para garantir o abastecimento de equipamentos de
proteção individual para os profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento
à Covid-19. “O Governador determinou que fossem feitas requisições
administrativas de materiais e insumos e licitações de forma emergencial. Não
há, até o momento, relatos de desabastecimento nos hospitais de referência no
tratamento da COVID-19”, afirmou Longo. (Com informações de Pedro Alves/G1
PE. CONFIRA)
da Polícia Militar, sediado aqui em Garanhuns, morreu em um grave acidente na
manhã desta quinta-feira, dia 18, na Rodovia AL-115, entre os municípios de
Igaci e Arapiraca, no Estado de Alagoas.
conduzia uma motocicleta, quando no Povoado Lagoa Grande, colidiu na traseira
de um Caminhão. Ele sofreu ferimentos graves e morreu no local.
No momento do acidente, Adeildo
seguia com destino a Garanhuns. Ele estaria de serviço no município de Caetés,
onde atualmente estava destacando. (Com informações e imagens do Portal Agreste
Violento. CONFIRA)
fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares,
restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar
conter o avanço Coronavírus no Estado. A determinação, válida a
partir desse sábado, dia 21, foi anunciada durante um pronunciamento do
governador Paulo Câmara (PSB) nesta quinta-feira, dia 19.
Até essa quarta-feira,
dia 18, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que 22 pessoas estavam
infectadas pela doença em Pernambuco, e 364 casos estão em investigação. Um
novo boletim será divulgado ainda nesta quinta-feira.
Segundo o governador de
Pernambuco, bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que
apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos,
segundo determinação do Governo Estadual, para corridas, caminhadas e outras
práticas esportivas. Durante o pronunciamento, Paulo Câmara estava com os olhos
marejados e pediu para as pessoas ficarem em casa.
“A mensagem principal que
quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o
máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente,
suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade”,
declarou o Governador Paulo Câmara. (Com informações de Rute Arruda/JC. CONFIRA)
Confira o pronunciamento do
Governador clicando em Player.





































































