prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus, em que dentre as medidas
anunciadas pelos Governos estão a paralisação de atividades nas Academias de
Ginástica e nas Escolas em todo o Estado, segue sendo fundamental que os Cidadãos,
de todas as idades, sigam se exercitando.
Pensando nisso e numa ação de
solidariedade, os profissionais de Educação Física, Vanessa Ferro e Luan
Albuquerque, vem divulgando, via Instagram, atividades físicas e de recreação,
respectivamente, para àqueles que não querem deixar o treino atrasado, bem como
para movimentar a criançada da nesse período de quarentena.
Através da publicação de vídeos
no Instagram, Vanessa Ferro, que atua na Duo Academia e na Academia Garanhuns/Parque
Euclides Dourado, vem prestando um importante serviço a população. “Assim que
postei o primeiro vídeo, logo percebi que a aceitação foi imediata. Fico feliz
em poder ajudar as pessoas a se movimentarem, mesmo pelas redes sociais”,
pontuou Vanessa Ferro, que promete para os próximos dias a sequência das
atividades.
Já o professor Luan
Albuquerque vem divulgando em seu perfil no Instagram atividades de recreação
para a garotada que está ociosa nesse período de quarentena. Contando com o
apoio da filhinha Lorena, o Profissional vem divulgando cinco atividades
recreativas distintas, que além de entreter a meninada, certamente ajudará a
superar o estresse proporcionado pela quarentena que o COVID-19 vem nos obrigando
a vivenciar.
Para acessar as aulas de
Vanessa Ferro basta clicar AQUI. Já as atividades de recreação vivenciadas por Luan
Albuquerque podem ser visualizadas AQUI. Para acessar ambos é preciso ter uma
conta no Instagram.
DANÇANDO COM PABINHO – Outra
opção para se movimentar em casa nesse período de prevenção ao Novo Coronavírus
são as aulas virtuais de Pabinho. Seja através do Youtube ou do Instagram, o aluno do curso de Educação Física e Instrutor de Dança vem tornando a monotonia da quarentena um pouco mais animada.
“Sugiro ao pessoal que acesse as aulas e dancem, pois quem dança é mais feliz”,
registra Pabinho, que garante atualizações constantes em suas aulas. Clique AQUI
para acessar o canal de Pabinho no Youtube e AQUI para acessar o Instagram.
a Coreografia de Pabinho clicando em Player:
Garanhuns e Região, o jornalista Altamir Pinheiro publicou uma recente análise quanto
a Sucessão Municipal aqui em Garanhuns, sobretudo diante do fato novo na
disputa: a virtual apresentação de Silvino Duarte (PTB) como candidato do Grupo
liderado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB).
Pinheiro registra que Silvino é “franco favorito para se eleger Prefeito de
Garanhuns”. Ele também prevê que o grupo liderado pelo deputado Estadual
Sivaldo Albino (PSB), composto atualmente por 78 pré-candidatos a Vereador, será
desfeito, com alguns dos membros migrando para a chapa do vereador e
Pré-candidato a Prefeito, Zaqueu Lins (PP).
candidatura de Silvino Duarte com apoio do Prefeito Izaías Régis, tudo
indica que vai haver uma debandada de cerca de 60 a 70% desses
candidatos a Vereadores (dos partidos que apoiam a pré-candidatura a Prefeito
de Sivaldo Albino) para o lado de Zaqueu Lins, em razão da inviabilidade
da chapa de Sivaldo Albino que iria concorrer como terceira via sem a menor
chance, haja vista que o grupo de Zaqueu vem muito forte para competir com
Silvino”, analisa Altamir.
Sivaldo vem fazendo um bom trabalho como Deputado Estadual e deveria seguir representando
o Agreste Meridional na ALEPE. “Sivaldo deve abdicar de sua candidatura a Prefeito e
ficar neutro na eleição”, aconselha Pinheiro em sua análise.
O Blog do
Carlos Eugênio tentou contato com o deputado Estadual Sivaldo Albino para que
comentasse a análise do colunista Altamir Pinheiro, mas não obtivemos sucesso.
Seguimos a disposição de Albino para publicar a sua versão quanto ao assunto. Clique
AQUI e confira a análise de Altamir Pinheiro na Integra.
DUARTE (PTB) É O FRANCO FAVORITO PARA SE ELEGER PREFEITO DE GARANHUNS
– POR ALTAMIR PINHEIRO
vereadores que não quer dizer nada, pois QUANTIDADE não quer dizer QUALIDADE, o
prefeiturável Sivaldo Albino(PSB) que é o candidato do Governador do Estado,
aliás, um governador detestado pelo povo de Garanhuns, que é tratado como Paulo
Câmera Lenta, pois não é à toa que o atual prefeito de Garanhuns já
aplicou-lhe três surras eleitorais consecutivas e está caminhando para
dá-lhe a quarta lapada. Na verdade, o que se vê é que dos 78
pré-candidatos ao cargo de vereador pelos partidos que defendem a candidatura a
prefeito de Sivaldo Albino, todos, com exceção de meia dúzia de gatos
pingados(que ultrapassará, cada um a casa de mil votos), são nada mais
nada menos candidatos que servem apenas como BUCHA DE CANHÃO. Quando,
para eles, o importante é competir e não sair vitorioso de um pleito
eleitoral. Há uma probabilidade de toda frente eleger apenas três, donde, os
mais cotados são, Johnny Albino, o Fiscal do Povo(PSB)
e Carlos Magano(PSD), no máximo quatro que entraria no rabo da gata
Betânia da Ação Social.
candidatura de Silvino Duarte com apoio do prefeito Izaías Régis, tudo
indica que vai haver uma debandada de cerca de 60 a 70% desses
candidatos a vereadores para o lado de Zaqueu Lins, em razão da
inviabilidade da chapa de Sivaldo Albino que iria concorrer como terceira via
sem a menor chance, haja vista que o grupo de Zaqueu vem muito forte para
competir com Silvino. Pelo andar da carruagem, Albino deve desistir da
candidatura a prefeito e continuar como deputado estadual que
aliás, vem fazendo um trabalho de razoável pra bom com os
olhos voltados para as necessidades básicas de Garanhuns e de um certo
modo para o Agreste Meridional, onde goza de boa reputação com o governador, só
que, Paulo Câmara tem um horroroso conceito para o eleitor de
Garanhuns por ele ter prejudicado sensivelmente à administração de Izaías
Régis. Portanto, Sivaldo deve abdicar de sua candidatura a prefeito
e ficar neutro na eleição.
vereança correm o risco de ficar feito jumento sem mãe esperando que outros
candidatos a prefeito os adotem e eles saiam da rua da amargura e encontrem um
porto seguro para se abrigar com um pé de pau ao lado para amarrarem seu
jeguinho e participar da eleição 2020(que dificilmente acontecerá, pois tem
tudo para ser prorrogada para 2022!!!). Pelo que se vê, tudo caminha para
eleição de Garanhuns, mais uma vez, não ter terceira via, pois as candidaturas
mais fortes estarão delineadas ou vão se prender entre Silvino e
Zaqueu. Portanto, não é nada boa a situação eleitoral dos candidatos à
vereança no PSB e PSD e o mais grave em tudo isso é que apareceu um entrave
ainda maior que é o CORONAVÍRUS e a justiça
eleitoral não vai dar conta da demanda. Quem já está filiado tudo bem, agora
quem teimar em mudar de partido vai se dar mal… Muito mal…
Prefeito Izaías Régis (PTB), a Secretaria Municipal de Educação está mobilizada
na distribuição de merendas para alunos da Rede Municipal de Ensino, durante o
período de aulas suspensas. A medida atende ao Decreto nº 15/2020, publicado na
última terça-feira, dia 17, no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (AMUPE),
que instaurou ações de combate e prevenção ao contágio do novo Coronavírus (COVID-19).
A partir da próxima segunda-feira,
dia 23, kits merenda serão entregues aos pais e responsáveis de estudantes em
vulnerabilidade social e nutricional, nas escolas e creches municipais, com um
cardápio especial elaborado pelos nutricionistas da SEDUC. Cada conjunto
alimentar é personalizado de acordo com a demanda dos estudantes, inclusive com
a sugestão do cardápio servido aos estudantes.
esta essencialidade dos alimentos que são ofertados diariamente aos nossos
alunos fosse interrompida. São alimentos com valores nutricionais pensados
pelos nossos nutricionistas e sabemos como é importante para os alunos. Os kits
serão distribuídos para que sejam preparados em suas casas, com um quantitativo
suficiente para 15 dias. Esta pandemia tem transformado socialmente toda uma
comunidade, mas a garantia de direitos continua”, ressaltou a secretária de
Educação, Eliane Vilar. (Com informações de Daniela Batista/SECOM/PMG e
imagens de Ayane Melo/SEDUC/PMG)
Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou medidas para enfrentar a pandemia
do Novo Coronavírus. Alguns serviços tiveram redução de até 50% no atendimento,
como a captura de imagem para a carteira de motorista e emissão do documento do
veículo. O Órgão também prorrogou, por 15 dias, a data de vencimento de multas
locais.
os agendamentos para exames práticos, nas categorias A e B, estão suspensos.
Além disso, o número de vistorias dos automóveis terá uma redução em 50%, em
todo o Estado. A partir da orientação do Ministério da Saúde e da Organização
Mundial de Saúde (OMS), o Detran recomenda que idosos, gestantes, diabéticos,
hipertensos, pessoas com doenças respiratórias e insuficiência renal crônicas,
não compareçam aos postos de atendimento.
dos serviços, os prazos para impetrar as devidas defesas e questionamentos por
parte dos usuários também ficarão suspensos. Por isso, não haverá prejuízo à
população. O período voltará a ser contado a partir do retorno à rotina de
trabalho. Clique AQUI para conferir as medidas para enfrentar a pandemia do Novo
Coronavírus no DETRAN/PE. (Com informações do G1/PE. CONFIRA)
emissão de CRLV, o atendimento será reduzido em 50%.
disponíveis online para: segunda via, mudança de categoria, renovação, carteira
definitiva, alteração de dados para atividade remunerada e avaliação de lentes
corretivas, exceto para averbação, e alteração de dados. Portanto, estarão indisponíveis
para agendamento. Também serão prorrogados
data do vencimento de multas locais e identificação de condutor e por 20 dias
para as multas Renainf.
aplicação da multa administrativa do artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro
(CTB), nas transferências de propriedade realizadas com mais de 30 dias de
venda.
os serviços referentes ao andamento de autos de infração e aplicação de
penalidades de multa, suspensão do direito de dirigir e cassação da carteira,
inclusive os prazos de defesa prévia, recursos de 1ª e 2ª instâncias, bem como
de entrega e bloqueio e CNH.
confirmou, nesta quarta-feira, dia 18, 22 casos de COVID-19, doença provocada
pelo novo Coronavírus.
São três a mais
do que no boletim divulgado nessa terça, dia 17. Além disso, o Estado
anunciou que vai reativar dois hospitais particulares para receber os
pacientes. Outra medida é o cancelamento de cirurgias que já estavam marcadas,
a partir dessa sexta-feira, dia 20. As informações foram divulgadas durante
coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas.
governador Paulo Câmara (PSB), a requisição para
usar hospitais particulares possibilitará a abertura de 400 novos leitos em
Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 600 vagas de leitos de retaguarda, em
algumas regiões do Estado.
Nossa Senhora das Graças, em Boa Viagem (Zona Sul do Recife), e o antigo
hospital Unicordis, no Torreão (na Zona Norte da capital). Eles estão
desativados e o estado vai fazer requisição exclusivamente para pacientes com
sintomas ou que estejam com a Covid-19. O aumento dos leitos também vai ocorrer
em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina”, declarou Câmara. Nenhum leito
de UTI foi aumentado aqui em Garanhuns para atender a população do Agreste
Meridional, que em caso de necessidade poderá ser deslocada para Caruaru ou Recife.
central de teleatendimento será montada para orientar, remotamente, os
pacientes que estiverem com sintomas da doença. “São 150 posições para orientar
a população com a triagem de casos, dependendo do caso e da orientação do
profissional, sobre o repouso em casa ou, se necessário, a procura por uma
unidade de saúde. Nossa intenção é liberar o maior número possível de leitos
para os pacientes infectados com o coronavírus”, disse o Governador.
cancelamento das cirurgias, o Governador disse que a meta é garantir espaço
para os pacientes com a doença. “Vamos liberar o maior número possível de
leitos para tratamento de pacientes infectados com Coronavírus”, afirmou Câmara.
(Com informações de Pedro Alves/G1 PE. CONFIRA)
Garanhuns, Dom Paulo Jackson, repassou novas medidas de prevenção à infecção e
à propagação do Coronavírus, causador da doença COVID-19. Essa é a terceira
oportunidade que o Líder da Igreja Católica no Agreste Meridional se dirige aos
fiéis por conta da Pandemia Mundial.
realização de Missas com a presença de fiéis nas Paróquias da Diocese. A partir
de agora, as Celebrações serão realizadas apenas com a presença do clero, sendo
transmitidas pelas rádios e redes sociais da PASCOM e de cada Paróquia.
alterados, podendo ser adiados ou realizados apenas com a presença dos noivos,
pais e irmãos e de duas testemunhas adultas. Já os Batismos só acontecerão
com a presença da criança, dos pais e dos padrinhos. As celebrações de
Ordenação e Crisma estão suspensas. Confira abaixo as novas medidas da
Diocese de Garanhuns:
nota fiscal foi retida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nessa
segunda-feira, dia 16, na BR-424, em Correntes. A carga tinha como origem a
cidade de Santana do Mundaú, no estado de Alagoas, e seria descarregada aqui em
Garanhuns.
policias abordaram um veículo e, ao aferir o peso da carga, foi constatado um
excesso de 7,8 toneladas de mercadoria.
Pernambuco (SEFAZ-PE), que emitiu uma multa no valor de R$ 12.496. O caminhão ficou
retido no pátio da PRF para sanar as irregularidades e realizar o transbordo da
mercadoria em excesso.
Izaías Régis (PTB), editou, nesta quarta-feira, dia 18, um novo decreto com
medidas preventivas ao contágio da COVID-19. O Decreto nº 017/2020 traz novas
determinações e intensifica as ações de enfrentamento ao Coronavírus, levando
em consideração que o Município de Garanhuns não possui nenhum caso suspeito ou
confirmado.
artigos 2º e 3º do Decreto nº 015/2020, publicado ontem, dia 17, no Diário
Oficial dos Municípios de Pernambuco, e suspende todos os eventos públicos e
particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso ou comemorativo, cuja
previsão de aglomeração seja superior a 50 (cinquenta) pessoas, durante os 15
dias de vigência do Decreto, que pode ser prorrogado.
a realização de eventos, com previsão de aglomeração superior a 50 pessoas,
depende da autorização prévia da Administração Municipal. O Decreto poderá ser
acessado na íntegra no Diário
Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) desta quinta-feira, dia
19.
em gel. O que parece essencial para o trabalho de qualquer profissional de
saúde em tempos da pandemia do Novo
Coronavírus, falta nos hospitais estaduais de Pernambuco, de acordo
com a denúncia de enfermeiros vinculados às unidades médicas. Por isso, a
classe ameaça paralisar as atividades a partir dessa segunda-feira, dia 23.
dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe), que organiza o movimento, é
manter 50% dos profissionais trabalhando. A Associação diz ainda não ter
recebido quaisquer respostas do Governo de Pernambuco sobre a falta dos
equipamentos de proteção individual (IPIs). “Não tem condições de trabalho. A
gente está sem equipamentos de proteção, não tem máscara, não tem sabão para
lavar as mãos nem álcool em gel e estamos colocando nossa vida em risco em meio
à essa pandemia do [novo] coronavírus”, denuncia a presidente.
a Secretaria Estadual de Saúde informou que já iniciou processo de
compra emergencial de equipamentos de proteção individual para as Unidades
Estaduais de Saúde, e que as direções têm feito um trabalho de
conscientização dos seus profissionais sobre o uso adequado dos EPIs, como
máscaras respiratórias, avental descartável, luvas de segurança e toucas.
que o uso adequado dos EPIs busca evitar o desperdício dos equipamentos e o
desabastecimento desses itens nos serviços de saúde”, explicitou, em nota.
“A SES reforça que as Unidades estão abastecidas dos insumos básicos de
limpeza e higiene”, esclareceu.
informou que, até o momento, as Unidades sob Gestão Estadual estão
funcionando normalmente, sem relatos de faltas de enfermeiros, técnicos e
auxiliares de enfermagem, e que está em constante diálogo com a categoria,
tomando todas as medidas necessárias para garantir a assistência da
população e dos funcionários da rede. Confira a nota completa clicando
AQUI. (Com informações de Katarina
Moraes/JC. CONFIRA)
(SES-PE) informa que, no cenário atual, as direções das unidades estaduais têm
feito um trabalho permanente de conscientização dos seus profissionais sobre o
uso adequado e oportuno dos equipamentos de proteção individual (EPIs) – como
máscaras respiratórias, avental descartável, luvas de segurança e toucas – para
os trabalhadores que atuam na área da saúde. Todos os profissionais da rede
estão sendo orientados quanto às regras citadas e, inclusive, são convidados a
participar de capacitações periódicas realizadas pelas Comissões de Controle de
Infecção Hospitalar (CCIH) das unidades sobre o assunto.
uso adequado dos EPIs busca evitar o desperdício dos equipamentos e o
desabastecimento desses itens nos serviços de saúde.
circulação da Covid-19, os serviços já seguem protocolos padrões para uso de
EPIs, como durante a realização de procedimentos cirúrgicos e em casos de risco
de exposição a fluidos biológicos.
estadual estão funcionando normalmente, sem relatos de faltas de enfermeiros,
técnicos e auxiliares de enfermagem.
com a categoria e irá tomar todas as medidas necessárias para garantir a
assistência da população e dos funcionários da rede, nesse momento de emergência
pública em saúde.
de equipamentos de proteção individual para as unidades. A SES reforça que as
unidades estão abastecidas dos insumos básicos de limpeza e higiene.
Garanhuns, através da sua Mesa Diretora, lançou um Ato em que adota uma série
de procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do Coronavírus,
causador da doença COVID-19, no âmbito da Casa Raimundo de Moraes.
à Câmara ficará restrito aos Vereadores, servidores, terceirizados,
profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos,
estagiários e prestadores de serviços do Poder Legislativo Municipal, desde que previamente cadastrados.
do plenário. Também está proibida a realização, nas dependências da Câmara Municipal
de Garanhuns, de eventos coletivos, tais como: reuniões solenes; grandes
expedientes especiais; audiências públicas; eventos de Lideranças Partidárias e
de Frentes Parlamentares e visitação institucional, entre outros.
pela Mesa Diretora da Câmara, está a desobrigação do comparecimento em reuniões
e serviços dos Vereadores, Servidores e Terceirizados que tenham mais de sessenta
anos de idade ou que possuam qualquer doença que os insira no grupo de risco
preconizado pelo Ministério da Saúde.
nos Prédios, com a determinação do quantitativo máximo de pessoas em ambientes
de uso coletivo e limitação da jornada de trabalho também podem ser adotados
pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Clique AQUI e
confira o Ato da Mesa Nº 01/2020 na Integra.
procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do
coronavírus Sars-Cov-2, causador da doença COVID-19, no âmbito da Câmara
Municipal de Garanhuns do Estado de Pernambuco.
MUNICIPAL DE GARANHUNS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições
regimentais, resolve:
procedimentos e regras de prevenção à infecção e à propagação do coronavírus
SarsCov-2, causador da doença COVID-19, no âmbito da Câmara Municipal de
Garanhuns.
que tratam este Ato vigorarão até decisão em sentido contrário da Mesa Diretora
da Câmara Municipal de Garanhuns do
Estado de Pernambuco.
Vereadores de Garanhuns fica restrito aos vereadores, servidores,
terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos
públicos de âmbito nacional ou estadual, estagiários, e prestadores de serviços no âmbito da Câmara
Municipal de Vereadores, todos previamente cadastrados, salvo prévia
autorização da Presidência ou da Primeira Secretaria.
se estende as reuniões das comissões e do plenário, até ato ulterior.
dependências da Câmara Municipal de Garanhuns, de eventos coletivos não
diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das
Comissões.
abrangidas pela proibição de que trata o caput as reuniões solenes, grandes
expedientes especiais, audiências públicas, eventos de Lideranças Partidárias e
de Frentes Parlamentares, visitação institucional e outros programas
patrocinados, direta ou indiretamente, pela Câmara Municipal de Garanhuns.
terceirizados e demais colaboradores que estiveram em locais onde houve
infecção por COVID-19, constantes da lista do Ministério da Saúde ou da
Secretaria Estadual de Saúde, serão afastados administrativamente, sem prejuízo
da remuneração, por até 14 (quatorze) dias, contados a partir do regresso ao
Estado de Pernambuco.
hipótese de que trata o caput deverá comunicar imediatamente tal circunstância,
com respectiva comprovação à:
imediata, no caso de servidor ou terceirizado, a qual remeterá a documentação
ao Departamento de Pessoal, para análise e providências.
afastamento de servidores e terceirizados dar-se-á sob o regime de
teletrabalho.
terceirizados que possuam mais de 60(sessenta) anos de idade, ou que possuam
qualquer doença que os inseridos no grupo de risco, ficam desobrigados a
comparecer às reuniões e serviços durante a vigência deste ato.
Municipal de Garanhuns autorizada a adotar outras medidas administrativas
necessárias ao fiel cumprimento deste Ato, inclusive mediante redução
temporária do fluxo de pessoas nos Prédios, determinação do quantitativo máximo
de pessoas em ambientes de uso coletivo e limitação da jornada de trabalho.
disposto neste Ato sujeitam o infrator às sanções penais, civis, éticas e
administrativas.
vigor na data de sua publicação.
2020.

























































