BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às
10h dessa segunda-feira, dia 7, e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos
que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na
Página do Participante. O pagamento da taxa de inscrição para quem não
conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio,
nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do
CPF e do documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição
gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão
solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do
Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de
Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos
candidatos.
Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail
válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar
informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o
candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua
estrangeira (inglês ou espanhol).
PROVAS – As provas do Enem deste ano serão realizadas
em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. O primeiro dia da prova, que
reúne redação e questões de linguagens e ciências humanas, terá cinco horas e
meia de duração e o segundo dia, com questões de ciências da natureza e
matemática, terá cinco horas.

Os resultados do Enem poderão ser usados em processos seletivos para
vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para
Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies).
(Com informações do
JC Online. CONFIRA)


O site da Secretaria da Micro
e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco traz a informação que a
Agência do Trabalho oferece para a próxima segunda-feira, dia 7, cinco vagas de Emprego aqui em
Garanhuns. As oportunidades são de Analista de Recursos Humanos, Corretor de
Imóveis, Publicitário, Topógrafo e de Vendedor Pracista. 
De acordo com o Órgão
Estadual, para concorrer às vagas é necessário atender aos seguintes
requisitos:
* ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS – Experiência: 6 Meses –
Salário: Não informado – Escolaridade: Superior Completo;
* CORRETOR DE IMÓVEIS – Experiência: 4 Meses – Salário: Não
informado – Escolaridade: Médio Completo;
* PUBLICITÁRIO – Experiência: 6 Meses – Salário: Não
informado – Escolaridade: Superior Completo;
* TOPÓGRAFO – Experiência: 6 Meses – Salário: Não informado –
Escolaridade: Médio Completo; e
* VENDEDOR PRACISTA – Experiência: 4 Meses – Salário: Não
informado – Escolaridade: Médio Completo.
Os candidatos que se encaixem
nos perfis solicitados devem se dirigir até o Expresso Cidadão, que fica
localizado no bairro Aloísio Pinto, já que a sede da Agência do Trabalho está
fechada para reforma. As vagas estão sujeitas a alterações e são as mesmas publicadas na última quinta-feira, dia 2. 
É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/
NIT/ NIS. 
Para saber mais sobre
essas vagas, clique AQUI.




 
Desde que assumiu a Paróquia de Santa Terezinha, em março deste ano, o
padre Luciano Pimenta vem causando certa animação nas mulheres de
Garanhuns e Região. É que o Jovem Sacerdote tem rosto de artista e jeito de galã
de novela.
Apesar do respeito pela posição religiosa que ocupa na sociedade,
muitas mulheres não se contêm e se manifestam de forma entusiasmada sobre o
Padre, sobretudo nas redes sociais: “Lindo”, é o que mais se ouve ou se lê
sobre o Religioso.  Basta uma foto do Padre
Luciano ser postada nas redes sociais, para que diversos comentários sejam publicados,
todos elogiando não a forma como o Jovem Padre conduz a Paróquia, mas sim seus
atributos de beleza exterior.

“A gente vai dizer que ele é feio porque é um Padre,
aí estamos mentido, e mentir é pecado”, publicou uma internauta numa postagem
sobre o Padre Luciano no grupo do facebook,
Garanhuns Cidade das Flores. “Não há
nada demais nisso, ninguém vai pra o inferno, mesmo porque o inferno está ou
não na mente de cada um de nós”, frisou outra internauta, que complementou
dizendo que “não vê malícia em achar um homem bonito, seja ele Padre, Pastor ou
Pai de Santo”.

O Sacerdote nunca se manifestou publicamente sobre a
admiração que as mulheres nutrem por ele. “Se em vez de ser modelo ou artista
ele preferiu seguir a vocação religiosa, é uma opção dele, que deve ser
respeitada. E a beleza não é o mais importante e sim se ele vai cumprir bem sua
missão de pregar a palavra de Deus”, analisou o experiente jornalista Roberto
Almeida, em postagem no Blog ao qual assina.
(Com informações e imagens de http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/)

 
A Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo, em Olinda, sediará na
próxima segunda-feira, dia 7, às 16h, um encontro que pretende marcar o
centenário jubilar de criação de três dioceses pernambucanas: Garanhuns, Nazaré
e Pesqueira. A programação insere-se no calendário comemorativo das dioceses,
que vêm desde o ano passado realizando atividades festivas por ocasião do
centenário jubilar em suas sedes episcopais.
Após a abertura do encontro, haverá às 18h uma celebração eucarística
em ação de graças pelos 100 anos das dioceses, presidida pelo Arcebispo Dom
Fernando Saburido. Os bispos de Garanhuns, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa;
de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; e de Pesqueira, Dom José
Luiz Ferreira Salles, concelebrarão a cerimônia.
No mesmo dia, os fiéis acompanharão uma palestra acerca do contexto
histórico-cultural do período de criação das três dioceses centenárias, no ano
de 1917. É que naquela época, o então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom
Sebastião Leme da Silveira Cintra, solicitou à Sé Apostólica que a parte
oriental de Pernambuco fosse dividida em três bispados, a fim de que a
arquidiocese estivesse localizada na parte central do Estado. No dia 26 de
julho de 1918, por meio do documento denominado Bula Papal “Cum urbs
Recife”, assinada pelo Papa Bento XV, a Arquidiocese de Olinda mudou de
nome, passando a ser chamada Arquidiocese de Olinda e Recife, com a sede
metropolitana na Catedral da Sé, em Olinda.

Mais tarde, em 2 de agosto do mesmo ano, através da Bula Papal
“Archidioecesís Olindensis et Recifensis”, foi determinada a criação
das dioceses de Garanhuns, Nazaré e Pesqueira, desmembradas da arquidiocese.
(Com informações e imagem de Gaudium Press.
CONFIRA)


 
O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco
divulgou o 
edital nº 03/2018, que retifica o edital nº 01/2018, referente ao processo
seletivo unificado para estagiários da área de Direito em quatro unidades do
MPF. Os estudantes poderão estagiar no Recife, Caruaru, Garanhuns e
Salgueiro.  A bolsa de estágio é de R$ 850, além de auxílio-transporte de
R$ 7 por dia de atividade. A jornada é de 20 horas por semana.
Com a retificação, as pré-inscrições vão ocorrer até o
dia 8 de maio, exclusivamente pelo endereço 
http://app.prpe.mpf.mp.br/estagio. A próxima etapa será a
validação presencial da pré-inscrição, que deverá ser feita de 9 a 15 de maio,
das 13 às 17h, na sede da unidade do MPF para que o candidato tenha realizado a
pré-inscrição.

As pré-inscrições e validações realizadas
anteriormente continuam válidas. Por isso, não será necessário que os
candidatos que já validaram a pré-inscrição a realizem novamente. Aqueles que
já tenham feito a pré-inscrição, mas não a validaram, poderão fazer o
procedimento dentro do novo prazo.



 
Um grave acidente foi registrado na noite de ontem, dia 3, aqui em
Garanhuns, deixando um homem morto. Evaldo Alves Ferreira, de 30 anos, faleceu
após colidir com a sua moto em um veículo que trafegava em sentido contrário,
mas imediações do Aterro Sanitário de Garanhuns, na BR 424.
Segundo informações, Edvaldo, que residia no bairro do Magano, teria
tentado fazer uma ultrapassagem e acabou colidindo frontalmente em uma Besta
Kia, de dados não informados, vindo a óbito.

A Vítima retornava do Aterro Sanitário de Garanhuns onde trabalhava. A
Polícia Rodoviária Federal esteve no local. Já a Polícia Civil realizou o
levantamento cadavérico e encaminhou o Corpo para o IML, em Caruaru.
(Com informações e imagens do http://www.vecgaranhuns.com/)


 
A abertura oficial do Maio
Amarelo, em Garanhuns, será neste sábado, dia 5, a partir das 15h, no Parque
Euclides Dourado. O movimento chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade a
necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no
trânsito. O tema do Movimento Maio Amarelo deste ano é “Nós somos o trânsito” e
tem por objetivo motivar toda a sociedade a adotar atitudes melhores para um
trânsito mais seguro.

As equipes já realizaram
palestra educativa na Escola Elisa Coelho e ainda tem extensa programação até o
final do mês. A abertura oficial será realizada no sábado por equipes da
Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), Guarda
Municipal e Prefeitura de Garanhuns, em conjunto com o Observatório Nacional de
Segurança Viária. Durante todo o mês de maio serão realizadas blitz educativas,
palestras, ações em igrejas, Corrida do Maio Amarelo, Dia “D”, além de outras
instruções que possam agregar melhorias ao trânsito.
As inscrições para a corrida
são no dia do evento, através da doação de um 1kg de alimento que será
distribuído junto a famílias carentes de Garanhuns. Serão premiados com
medalhas e troféus personalizadas os cinco primeiros colocados nos gêneros
masculino e feminino. Também teremos troféus.

NÚMEROS – De
acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não
acontecem à toa, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. A
cada hora, cinco pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil e
90% dessas ocorrências têm como motivação as falhas humanas como imperícia,
imprudência e desatenção.
 (Com
informações de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)
Clique AQUI e confira a programação do Maio Amarelo em Garanhuns.

PROGRAMAÇÃO DO
MAIO AMARELO EM GARANHUNS
04/05 – Palestra Educativa, no Auditório da Ferreira
Costa, nos turnos manhã e tarde;
05/05 – Abertura oficial, com blitz educativa, estande de
Informações e dança, no Parque Euclides Dourado, das 15h30 às 17h
06/05 – Missa, na Igreja Santo Antônio, às 8h, 10h e
19h30
06/05 – Feira do Parque, no Parque Euclides Dourado, das
15h às 17h
08, 10, 15, 17, 22 e 24/05 – Ações educativas de
trânsito, às 15h 10/05
20/05 – Corrida “Nós Somos o Trânsito”, na Avenida Rui
Barbosa, às 07h30
27/05 – Encerramento, no Parque Euclides Dourado, horário
a definir.


 
Com o objetivo de capacitar e promover atualização para o setor de
beleza, a Unidade Sebrae Agreste Meridional realiza o “Encontro de
Inovação para Beleza”. A ação acontece na próxima segunda-feira, dia 7, das
9 às 18h, no auditório do Sebrae.
A programação vai contar com uma série de palestras. Entre as temáticas
abordadas ao longo do evento estão orientações sobre a maneira de fidelizar o
cliente utilizando as mídias sociais, a legislação vigente para os salões de
beleza, normas e técnicas sobre vigilância sanitária, caso de sucesso tendo
como ponto de partida o empreendedorismo e a liderança – em paralelo às
palestras, haverá a oficina “Os cuidados e restrições no processo de
camuflagem de barbas”, ampliando o público-alvo do encontro.
Para participar, os interessados devem realizar inscrição na sede da
unidade Sebrae, localizada na avenida Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, bairro
Heliópolis. O investimento total é de R$ 40,00 reais. O “Encontro de Inovação
para a Beleza” conta ainda com o apoio do Senac e da Prefeitura de
Garanhuns. Outras informações devem ser obtidas pelo contato (87) 3221-3333.
Clique AQUI e confira a
programação completa do Evento.

PROGRAMAÇÃO – ENCONTRO DE INOVAÇÃO PARA BELEZA
9h às 10h30min – Inovação e Vendas – Como fidelizar o cliente através
das Mídias Sociais. Palestrante: Flammarion Cysneiros.
10h15min às 10h30min – Intervalo.
11h45min às 13h30min – Lei de Parceria e as novas relações jurídicas que
impactam os Salões de Beleza. Palestrante: Felipe Brito.
15h às 16h15min – Intervalo.
13h30min às 14h45min – Nova visão empreendedora para Salões de Beleza –
Normas técnicas e vigilância sanitária. Palestrante: Rosenberg Andrade.
14h45min às 15h – intervalo.
15h às 16h15min – “Case” de sucesso de salão de beleza –
Empreendedorismo e Liderança. Palestrante: Rafaela Freitas.
16h às 18h – Oficina: Os cuidados e restrições no processo de camuflagem
de barbas.

A Prefeitura de Garanhuns,
através da Secretaria Municipal de Educação, tornou público o edital dos
Processos Seletivos para atender ao Programa Mais Alfabetização.
As Seleções destinam-se ao
preenchimento de 36 vagas distribuídas nas funções Mediadores de Aprendizagem
(10), Facilitadores voluntários (8) e Assistentes de Alfabetização (18). Os
profissionais poderão ser ressarcidos pelas despesas que comprovadamente realizar
no desempenho das atividades voluntárias em jornada de trabalho de 5h a 15h.
Podem participar destas
seleções, Professores alfabetizadores das redes com disponibilidade de carga
horária; Professores das redes, com experiência comprovada em alfabetização e
disponibilidade de carga horária; Estudantes de graduação matriculado a partir
do 5º período, preferencialmente em pedagogia ou licenciatura; Profissionais
com curso de magistério ou normal médio em nível médio; Estudantes de cursos
técnicos afins ao processo de alfabetização dos institutos federais e/ou das
universidades públicas e/ou particulares e Pessoas com conhecimento comprovado
na área de apoio à docência, na área de alfabetização.
As inscrições para estes
Processos Seletivos constituídos por análise de Currículo seguem abertas até o
próximo dia 15 de maio.
Saiba mais sobre
essas Seleções, acessando os Editais AQUI e AQUI.



 
Uma criança de 8 anos denunciou por abuso sexual o próprio
pai, de 38 anos, na noite dessa segunda-feira, dia 30, em Bom Conselho. A
denuncia foi feita à Polícia Militar (PM) através de áudios no aplicativo
WhatsApp por volta das 20h30min dessa terça-feira, dia 1º. Segundo a PM, a
criança entrou em contato com a 3ª Companhia do 9º Batalhão por meio de um
número divulgado pela própria polícia de Bom Conselho. Não se sabe de quem era
o celular que a Vítima usou para acionar os militares.



Quando os Agentes chegaram na residência, a criança relatou que, na
noite do abuso, o pai disse à Esposa que iria dormir com a filha e ordenou que
a mãe fosse dormir em outro cômodo. No momento em que os dois estavam no
quarto, o homem colocou a Vítima no colo e ficou acariciando as partes íntimas
dela. Além disso, disse que se a criança contasse a alguém, iria levar uma surra.
O pai também tapou a boca dela para que a mãe não ouvisse nada.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO – Quando interrogada, a mãe falou que estava
vendo um comportamento diferente no marido assim que a filha completou oito
anos de idade, que botava mais vezes a criança no colo e acariciava, mas não
teve maiores suspeitas sobre o que ele poderia estar planejando.



O homem foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e foi
encaminhado para a cadeia de Saloá. Ele irá passar por audiência de custódia
nesta quinta-feira, dia 3. A Vítima vai passar por exames sexológicos e terá
acompanhamento psicológico. (Com
informações do
JC Online.
CONFIRA)