BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O vereador garanhuense Audálio Filho (DC) deve ser candidato a Deputado Estadual nas
eleições de outubro próximo. Ele já se articula nesse sentido e deve
fechar a dobradinha com um pré-candidato a
Deputado Federal para, possivelmente, ainda neste mês, anunciar o seu futuro
político.

Audálio tem três mandatos como Vereador; já foi presidente da Câmara e
assumiu a Prefeitura de Garanhuns por algumas ocasiões por motivo de viagem do
Prefeito Izaías Régis (PTB). Ele é aliado do Prefeito e já comunicou suas
pretensões em nível estadual ao Chefe do Executivo. “A eleição é estadual e não
municipal, então os papéis estão bem definidos nesse sentido”, registrou
Audálio, em entrevista ao Blog de Wellington Freitas.
Além de se articular internamente em seu partido, o Democracia Cristã, do
qual integra a Executiva Estadual, Audálio já busca ampliar as suas bases em
outros Municípios para tornar a futura candidatura ainda mais consistente.

Caso se confirme a candidatura do Democrata Cristão, Garanhuns terá
cinco candidatos a Deputado Estadual: Sivaldo Albino (PSB); Professor Jaílton
(PSOL), Damásio Cardoso (DEM), Paulo Camelo (PCdoB) e Audálio Filho (DC). (Com informações e imagem de
http://www.wellingtonfreitas.com)


 
As Faculdades Integradas de
Garanhuns (FACIGA), que tem como Instituição mantenedora a Autarquia do Ensino
Superior de Garanhuns (AESGA) iniciaram, nessa segunda-feira, dia 7, as
inscrições para mais um Processo Seletivo.
Para o Vestibular de Inverno
2018.2, estão disponíveis vagas para os cursos de Administração, Direito,
Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e tecnologia em Gestão de Recursos
Humanos. As inscrições seguem até o dia 24
de junho
, no valor de R$ 100. A
Prova do Vestibular acontecerá no dia 1º de julho.

Para este Processo, a AESGA
disponibilizará 10% das vagas para as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Além do Vestibular, também estão abertas vagas para Portador de Diploma,
Transferidos e Reintegrados. As inscrições devem ser feitas por meio do site: 
www.cespa.aesga.edu.br.
Também no site é possível
 ter acesso ao Manual do Aluno, Calendário e todas as
normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia.



 
A rede de farmácias Extrafarma
está com 28 vagas abertas para contratação nas suas unidades em Pernambuco. No
ano passado, a empresa contabilizou 100 novas farmácias. Dessas, 11 foram
abertas no Estado, que passou a contar com 34 lojas.
As vagas abertas são para
gerente de loja, com ensino superior completo, experiência em varejo
farmacêutico e em cargo de liderança; farmacêutico e farmacêutico trainee, com
ensino superior completo em Farmácia, CRF ativo e experiência em varejo;
farmacêutico gerente, com ensino superior completo em Farmácia, CRF ativo,
experiência em varejo e em cargo de gestão e consultor de atendimento (caixa e
balcão), orientador de loja e dermoconsultora, com ensino médico completo,
interesse em trabalhar no varejo e experiência nas respectivas áreas. 
Em dois anos de participação
no mercado farmacêutico pernambucano, a Extrafarma contratou aproximadamente
450 colaboradores diretos no Estado.

Para atuar em suas novas
unidades, a empresa busca candidatos que tenham aptidão para trabalhar com o
público, compromisso em realizar um atendimento de alta qualidade e vontade de
aprender constantemente. Os interessados em trabalhar na Extrafarma podem
deixar o currículo em uma das lojas da rede. Os benefícios salariais e o prazo
para contratação não foram divulgados.
(Com
informações do Há Vagas/JC Online. CONFIRA)


Após receber diversas reclamações, o Departamento Estadual de
Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou nessa segunda-feira, dia 7, que
todas as entidades privadas credenciadas ao Órgão, que realizam o serviço de
vistoria de identificação veicular, passem a cobrar o valor exatamente igual ao
fixado pela Lei Estadual. 

A Taxa de Fiscalização e Utilização de Serviço Público – TFUSP,
correspondente a vistoria por veículos até 9 lugares ou 3500 quilogramas, no
valor de R$ 47,77; e a vistoria por veículo com mais de 9 lugares ou mais de
3500 quilogramas, o valor de R$ 58,76. Em nota, o Detran-PE informou que a
determinação começa a valer a partir de hoje, dia 8. Com isso, o serviço
sofrerá uma redução na tarifa para fazer a vistoria obrigatória. No
começo deste ano, o departamento de trânsito anunciou que o serviço
custaria R$ 47,77 na rede pública e R$ 150 na iniciativa privada, três
vezes maior do anunciado. Vale registrar que a Ciretran/Garanhuns também voltou
a prestar o serviço.

VISTORIA – A vistoria é necessária para emissão
de ordem de emplacamento, alterações de dados do proprietário (mudança de CPF,
por exemplo)
, autorização e modificação de características do
veículo, alteração de categoria do veículo (veículo particular que se torna
veículo de aluguel, por exemplo) e veículos que efetuam transporte escolar e
motofrete. (Com informações do
JC Online. CONFIRA)


 
Com o intuito de proporcionar
aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) momentos de interação,
socialização e de conhecimento, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 19h, o
Sesc Garanhuns promove seminários e mesas redondas sobre temas sociais
importantes. Além dos estudantes do EJA, a comunidade em geral também poderá
participar do evento que integra as ações do projeto “Cidadania e Direitos
Humanos”. As ações acontecem no Salão de Eventos Jaime Pincho, localizado na rua
Manoel Clemente, nº 136, Centro.
Nessa quarta-feira, dia 9, os
temas abordados com o público serão: “Direitos Humanos”, “História das Mulheres
e Cidadania”, “Código de Defesa e Direito do Consumidor” e “Estatuto do Idoso,
da Criança e do Adolescente”. Já na quinta-feira, dia 10, o diálogo se
desenvolve sobre os assuntos: “Cidadania com direito e deveres políticos e
sociais”, “As leis trabalhistas, antes e depois da reforma”, e “Racismo:
direitos e cidadania, homem e sociedade”.

Os seminários e as mesas
redondas integram uma série de ações que estão sendo promovidas com a EJA,
através de uma metodologia participativa e diferenciada que inclui ainda
palestras, música, cinema e teatro. “Os temas que serão discutidos, todos os
dias, estão no noticiário, nas ruas, nas casas, nas escolas. Por isso, levar
para sala de aula esse debate, por meio de projetos, tem como objetivo provocar
reflexões que demonstrem a relevância da participação de todos no processo da
construção dos direitos e da pacificação da sociedade”, destaca a supervisora
pedagógica do Sesc Garanhuns, Fernanda Calado.

 
O deputado Estadual Júlio
Cavalcanti (PTB) criticou, durante a sessão da última quarta-feira, dia 2, na
Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o valor cobrado pela taxa de
vistoria para a transferência de propriedade de veículos nas empresas
credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).
Enquanto nos postos do Órgão a taxa é de R$ 47,77, nelas é de R$
150. 
“Milhares de condutores, que
não suportam mais pagar tanto imposto, terão que arcar com as contas do Estado,
que não tem competência para administrar a máquina pública e terceiriza os
serviços”, afirmou o petebista.

A medida foi anunciada na
semana passada. A partir de agora, a vistoria pode ser feita tanto nas empresas
credenciadas quanto nas unidades do departamento de trânsito. É feita a
identificação do veículo, para tentar combater roubo e furto dos veículos, além
da avaliação das condições de conservação dele e verificação de legitimidade e
autenticidade da documentação. Quando o serviço for feito pelas empresas,
é necessário agendar um atendimento e apresentar o laudo ao Detran-PE. Segundo
o Órgão, o objetivo é de dar mais celeridade ao processo de transferência de
propriedade de veículos.

Em texto publicado no site do
Detran-PE na última semana, o presidente do órgão, Charles Ribeiro, afirmou que não houve
aumento de taxa, mas, sim, a prática de uma lei elaborada e aprovada por
unanimidade, em 2015, pela Assembleia Legislativa. A justificativa dele foi
criticada pelo deputado Antônio Moraes (PP). “Não foi correta a forma como
ele explicou a medida. Fui questionado várias vezes. O presidente do Detran
deveria ter justificado a mudança, e não ter dito que a responsabilidade é do
Legislativo”, afirmou.
A POSIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO – Por determinação do Governador
Paulo Câmara ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE,
está sendo publicada amanhã, dia 8, a Portaria nº 3234/2018, assinada pelo
Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, contendo a adequação dos
valores na execução dos Serviços Público de Vistoria de Identificação Veicular
– SPVIV.

Todas as entidades privadas
credenciadas ao Órgão, que realizam o serviço de vistoria de identificação
veicular, passem a cobrar o valor exatamente igual ao fixado pela Lei Estadual
Nº 15.602 de 30 de setembro de 2015, para a Taxa de Fiscalização e Utilização
de Serviço Público – TFUSP, correspondente a vistoria por veículos até 9
lugares ou 3500kg, no valor de R$ 47,77; e a vistoria por veículo com mais de 9
lugares ou mais de 3500kg, o valor de R$ 58,76.

De acordo com o Governo do Estado,
o objetivo da ação é assegurar aos usuários a proporcionalidade entre os
valores praticados nos serviços de vistoria pela SPUIV sejam idênticos aos
praticados na sede e em postos de serviços do DETRAN-PE.

 
Um grupo de cegonheiros realizou
um protesto na manhã desta segunda-feira, dia 7, pelas ruas centrais de Garanhuns.
Cerca de 25 caminhões participam da manifestação.
O representante do Sindicato da
Categoria, Milton Silva, afirmou à Rádio Jornal Garanhuns que o
protesto visa denunciar o Descaso que a categoria sofre por parte do Governo do
Estado. “Nosso último contato com o Governador foi no dia 12 de março. Ele
nos deu dez dias para resolver o impasse. Já estamos com 40 dias e nada foi
resolvido”, disse Milton Silva.

Segundo Silva, o impasse gira
em torno do descumprimento do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo
do Estado de Pernambuco (Prodeauto), que tem como finalidade atrair e estimular
investimentos no setor automotivo. “Quem está transportando os veículos
produzidos em Pernambuco são cegonheiros de Minas Gerais e isso é um absurdo
para nós, profissionais que moramos nesse Estado”, reclamou José Pedro Rocha,
um dos cegonheiros que participou do Protesto.

“O Estado de Pernambuco tem deixado de arrecadar ao
ano, algo em torno de R$ 140 milhões em impostos, já que as empresas de
Pernambuco não vêm sendo responsáveis pelo escoamento da produção da montadora
da Jeep no Norte e Nordeste”, pontuou o
representante do Sindicato da Categoria,
Milton Silva.

 
Os judocas Vitória Araújo e
Carlos Donato, ambos patrocinados pelo Governo Municipal de Garanhuns, através
do Bolsa Atleta, conquistaram expressivos títulos para Garanhuns no último
sábado, dia 5.
Vitória, que integra a
Associação Presley Araújo de Judô, conquistou o título nas categorias Sênior (acima
de 20 anos e menos 78kg) e na Categoria Sub 18, menos 78kg, durante a IV Copa
Marcílio Moraes de Judô, disputada no SESI Paratibe, em Paulista-PE. As
atenções da Judoca agora se voltam a preparação para o Campeonato Brasileiro de
Judô, que será disputado entre os dias 1º e 3 de junho  na cidade de Lauro de Freitas-BA. Vitória
Araújo representará Pernambuco na disputa.

Já Carlos Donato venceu as
seis lutas que disputou, todas por
Ippon,
no Meeting Estadual de Judô,
realizado em João Pessoa-PB, e conquistou os títulos nas Categorias Sub-21 e Sênior
(acima de 20 anos). Donato é atleta da Associação Carlos Tevano de Judô e se consolida
como uma das principais promessas do Judô Pernambucano.  

NATAÇÃO – Os nadadores Fernando Sckaff e Alysson
Brasil conquistaram medalhas de prata durante a 2ª
Etapa do Campeonato
Pernambucano de Natação Master, disputado no Parque Aquático do SESC/Garanhuns,
no último sábado, dia 5. Sckaff
conquistou a 2ª colocação em três provas
: nos 200 metros Costa; 50
metros Crow (livre), e no revezamento 240+. Já Brasil foi o segundo nos 50 metros
livres. Ele doou a medalha ao jovem André Vitor (imagem acima), que já se espelha no Atleta
garanhuense e confessou ser um admirador do trabalho de Alysson. Ambos os
nadadores, que integram a equipe do SESC local, contam com o Bolsa Atleta,
viabilizado pelo Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de
Juventude, Esportes e Lazer. 

DENISE E GLEISON FICAM COM O VICE NO ATLETISMO – Os atletas Denise Ferreira
e Gleison Santos conquistaram expressivos resultados em Corridas de Rua disputadas
nesse final de semana.

Denise (imagem acima) conquistou a 2ª
colocação geral nos 10Km da Rota do Mar Sunset Running, disputada no último
sábado em Santa Cruz do Capibaribe. Já Gleison foi vice-campeão nos 10Km do
Circuito de Corridas Pague Menos, Etapa Fortaleza.  Miriam Franco também ficou com a 2ª colocação
no naipe feminino da prova disputada na Capital Cearense. Os atletas Silvan dos
Santos e Ênio Kleiton também se destacaram na prova. Denise, Gleison e Miriam
contam com o Bolsa Atleta Garanhuns.

Com o novo
reajuste feito pela Petrobras
,
nessa sexta-feira, dia 4, os postos de combustíveis, aqui em Garanhuns, já
apresentam um novo valor nas bombas de Gasolina. Mas, enquanto a Petrobras
reajustou nas refinarias o preço da gasolina em 1,1%, passando de R$ 1,7893
para R$ 1,8095, o repasse do reajuste em Garanhuns atingiu percentuais bem
maiores.


Com exceção de um Posto localizado na Avenida Caruaru, onde a gasolina custa R$ 4,04, em praticamente todos os Postos de Combustíveis da Cidade, a Gasolina está
sendo comercializada com preços de até R$ 4,27 (imagem ao lado), apresentando com um reajuste
bem superior aos 1,1% anunciado pela Petrobras. “
Os donos de postos de combustíveis de Garanhuns estão
de brincadeira com a população. A Petrobras aumenta a gasolina em 1,1 % e
os donos (de Postos de Combustíveis de Garanhuns) aumentam em mais de 8%”,
publicou o cidadão
Sérgio Teixeira, na rede social
facebook. Até a última quinta-feira, dia 3, o preço médio do litro de Gasolina em
Garanhuns era de R$ 3,95.


Vale registrar que os Consumidores podem acionar o Procon caso acreditem estar havendo aumento
abusivo no preço da gasolina. O Procon Pernambuco oferece um serviço gratuito
para
Registro
de Manifestações, seja pelo 0800-282-1512 ou pelo site:
http://www.procon.pe.gov.br/.
Clicando AQUI também é possível fazer o Registro de sua Reclamação.


 
Brasileiros que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a
ausência têm até a próxima quarta-feira, dia 9, para regularizar a situação.
Para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores
estavam em situação irregular no país em maio de 2017.

O cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor
caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de
identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento
e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de
quitação militar. Também termina na próxima quarta-feira o prazo para que o
eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e
pretende votar, requerer o título.

O mesmo dia também é o prazo final para que pessoas com deficiência que
necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral
para que sejam remanejadas para uma seção adaptada. A participação nas eleições
é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou
com mais de 70 anos. Para os demais brasileiros, o voto segue sendo
obrigatório.
(Com informações do JC
Online. CONFIRA)