BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Além dos muitos sorrisos
vistos ao final da Corrida das Mães, realizada no último domingo, dia 13, aqui em
Garanhuns, outro ingrediente esteve presente em diversas histórias: a
superação. Entre as cerca de 130 participantes inscritas estavam mulheres de 15
a mais de 60 anos, divididas em cinco categorias. As 15 vencedoras, três em
cada faixa etária, receberam medalha e troféu.

Uma delas foi Ângela Maria de
Araújo, de 61 anos, que emocionou a filha ao subir no pódio.  “Ela saiu de um problema no coração e para a
gente é uma superação sem fim, dá até vontade de chorar”, declarou, orgulhosa,
Taís Araújo.  “Eu corria no Parque já,
mas pela segunda vez estou correndo pela equipe Monstros no Asfalto. Deu uma
modificada geral na minha vida, principalmente na qualidade de vida”, contou Ângela.

Para Carlos Eugênio,
secretário de Juventude, Esporte e Lazer, o crescimento da Corrida, que está na
2ª edição, é motivo de comemoração. “Melhoramos em relação à edição anterior,
sobretudo pela organização, e com isso aumentou o número de participantes. A
avaliação é a mais positiva possível, principalmente por ser uma corrida com uma
característica especial: comemorar o Dia das Mães”, disse Eugênio. Participaram
os grupos de corredores Amigos que Correm; Monstros no Asfalto; Hit Run e Duo
Running. A Corrida foi promovida pela atleta Renata Rafaele Coach, com o apoio
do Governo Municipal de Garanhuns, através da AMSTT e das secretarias de
Juventude, Esportes e Lazer; Saúde e da Secretaria da Mulher. (Com informações
de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)
Clique AQUI para conferir a Classificação da Corrida por Categorias.
Clique AQUI para conferir a Classificação
Geral da 2ª Corrida Dia das Mães.



                           Saiba mais sobre essa Corrida, clicando AQUI.

GERAL
Elaine Pereira – 1º
Veridiana Alves – 2º
Andreza Quezia de Assis – 3º
CATEGORIA: 15 A 18 ANOS
Rosem Mayara Vieira – 1º
Geovanna Cecilia de Oliveira – 2º
Maryanne Tenório – 3º
CATEGORIA: 19 A 29 ANOS
Leidiane Vieira – 1º
Klenna Livia Gomes – 2º
Nathalia Rafaella Barbosa – 3º  
CATEGORIA: 30 A 39 ANOS
Rosania Rodrigues – 1º
Fernanda Gonçalves – 2º
Fabiana de Souza – 3º
CATEGORIA: 40 A 49 ANOS
Lucimar Matias – 1º
Lindacy Gomes da Silva- 2º
Zenaide Pereira – 3º
CATEGORIA: 50 A 59 ANOS
Maria Rosângela de Lima – 1º
Netinha Nogueira – 2º
Vânia Rocha – 3ª
CATEGORIA: 60+ ANOS
Bernardete Maceió – 1º
Angela Maria de Araújo – 2º
Marilucia Gonçalves – 3º


 
Uma carga de medicamentos
avaliada em cerca de R$ 33 mil foi roubada nessa terça-feira, dia 15, no
município de Garanhuns. Por volta das 14h,
o Policiamento foi acionado para averiguar a ocorrência, registrada na rua
Cássio Gabus Mendes, bairro Francisco Figueira, a Cohab 2.
De acordo com a Polícia
Militar, o Motorista do veículo Fiat
Fiorino, de cor branca, placa PEW 5455, carregada com medicamentos,
foi
feito refém pelos criminosos. Segundo a Vítima, Abdiel Tenório da Silva, de 50 anos, o carro foi abordado por três
homens, dois em Celta e outro em uma moto, que trancaram o veículo da Vítima em
um sinal de trânsito.

Motorista, Veículo e sua carga
foram levados pelos bandidos em
direção
ao Distrito de Miracica. Em seguida o
Motorista foi abandonado pelos
assaltantes
nas proximidades da
Churrascaria da Paz, na BR 424 – Zona Rural de Garanhuns. Os Criminosos
fugiram
em seguida. A PM fez buscas na área, mas não conseguiu localiza-los. A Vítima foi
orientada a prestar queixa na 1ª Delegacia de Garanhuns.


                      Saiba mais sobre essa Corrida, clicando AQUI.


 
Com a chegada do período
chuvoso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns vem
desenvolvendo desde o mês passado, o Projeto de Aração de Terras. A ação é
gratuita e contempla agricultores de base familiar cadastrados juntos a
Prefeitura. Até agora, mais de 500 famílias já foram beneficiadas com a ação. De
acordo com o planejamento da Pasta, outras mil famílias serão atendidas até o
início de junho.
“Utilizamos quatro tratores
para os trabalhos de aração nas propriedades rurais. Temos esse compromisso e
atenção com o homem do campo e estamos sempre à disposição da população,
visando sempre na melhoria da produção e qualidade de vida. Também estamos com
uma equipe exclusiva empenhada na manutenção das frotas, todos os dias”,
enfatizou o secretário da Pasta, João Paulo Sobral.

Nesta semana estão sendo
atendidos os produtores do Sítio Estivas; da comunidade Quilombola do
Castainho, como também dos Sítios Papa Terra, Furnas e o distrito de Iratama.
Na próxima semana, os Sítios Cruz, Lagoa de Jenipapo e o distrito de Miracica
serão beneficiados. “Além da aração de terras, também estamos executando reparos
nas estradas, em pontos específicos no Sítio Estrela, Estivas e Lajes para
garantir uma melhor trafegabilidade”, acrescenta João Paulo.
(Com informações e imagens de Gabriela
Ramos/SECOM/PMG)

 
Coluna assinada pelo
jornalista Igor Maciel, no Jornal do Commercio de hoje, dia 16, traz a informação
que mesmo com o anúncio oficial previsto para o fim do mês, o Senador Armando
Monteiro (PTB) está definido como candidato ao Governo pelo bloco da oposição.
Ele vai disputar o Palácio com Paulo Câmara (PSB) pela segunda vez. A aposta do
Grupo é que, sem a comoção gerada pelo acidente de 2014 com Eduardo Campos, o
resultado seja diferente.
Ainda na coluna Pinga-Fogo, Maciel
também registra que Mendonça Filho (DEM) será confirmado como candidato ao
Senado quando parte da chapa for divulgada. O deputado e ex-ministro da
Educação será o segundo nome apresentado. O entendimento é que a chapa precisa,
mesmo sem estar completa, ter um mínimo de definição.
“O nome de Paulo Câmara (PSB),
até por ser o atual governador, está sempre em evidência. Na oposição, até
agora, era sempre a dúvida que ficava evidente. É difícil desenvolver, em
política eleitoral, uma ideia sem rosto. Há outro fator. Postos os nomes de
Armando e Mendonça, as alianças poderão ser negociadas junto aos aliados com
eles já sabendo quem serão seus possíveis companheiros. É mais concreto
convidar um determinado pretendente se já houver metade da chapa definida. Dá
mais segurança”, pontuou o jornalista Igor Maciel.
PAULO BEM PRÓXIMO DO PT – O governador Paulo Câmara (PSB) e o
prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), embarcaram ontem, dia 14, para
Brasília, em uma tentativa decisiva de fechar a aliança com o PT em Pernambuco.
A ida dos dois – que integram a executiva nacional do Partido – ocorreu após um
encontro entre os presidentes nacionais do PSB, Carlos Siqueira, e do PT,
Gleisi Hoffmann, para tratar de acertos nos Estados.

Para ter o apoio do PT, o Governador
abriria espaço na chapa majoritária para que o senador Humberto Costa (PT)
tente a reeleição. O acordo tiraria da disputa a vereadora do Recife Marília
Arraes (PT), pré-candidata ao Governo, para que a eleição seja definida no
primeiro turno.
(Com informações e imagens do
Jornal do Commercio. CONFIRA)


 
O presidente do Sindicato de Combustíveis de Pernambuco
(Sindicombustíveis), Alfredo Pinheiro Ramos, negou as acusações de formação de
cartel por parte da entidade. Ele deu uma entrevista coletiva na tarde dessa
terça-feira, dia 15, na sede do sindicato, no bairro do Prado, Zona Oeste do
Recife. A entidade foi alvo da “Operação Funil”,
deflagrada na manhã de ontem, dia 15, pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE),
e que prendeu três funcionários do Sindicato
.
Ao ser questionado sobre a existência de cartel nos postos de
combustível em Pernambuco, Ramos respondeu que “o Sindicato não orienta nenhum
revendedor em relação a preço de combustível” e que “tem como provar” a
ausência da prática. O presidente afirmou que os preços que os revendedores
compram combustíveis são públicos, disponíveis no site de Agência Nacional do
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e que a quantidade de impostos
cobrados nessa compra é que encarece o produto na bomba, para o consumidor
final.
“Pernambuco tem um dos menores valores cobrados em combustível no
Brasil”, afirmou. Sobre os “preços iguais” nos postos, Ramos replicou que os
lucros dos donos de postos são na base de centavos, e que “cartel pressupõe
alta lucratividade”. O presidente do Sindicato afirmou desconhecer o processo
do qual a entidade está sendo acusada e que “a imputação do crime é antecipada à
nossa defesa”. Reclamou que o único ramo que precisa divulgar publicamente os
seus preços na internet e que “a sociedade tem uma visão muito ruim” da Categoria.
Ramos afirmou que os três funcionários do Sindicato presos na operação
são do “carrinho de qualidade”, um “serviço prestado à sociedade” oferecido
pelo Sindicato. Segundo seu relato, os três presos iam nos postos testando a
qualidade do produto vendido e orientando os postos sobre a legislação e demais
serviços para regularizar a venda de combustíveis em Pernambuco.
OPERAÇÃO FUNIL – De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco,
as investigações sobre a formação de cartel nos postos de combustível começou
em julho de 2017. Além dos três mandados de prisão, foram cumpridos 27 mandados
de busca e apreensão, sendo 17 deles em postos e os outros 10 em residências,
nas cidades de Abreu e Lima, Igarassu, Moreno, Vitória de Santo Antão,
Paudalho, Glória do Goitá, Pombos, Gravatá e Bonito. Os presos foram
interrogados e encaminhados para o Centro de Triagem Professor Everaldo Luna
(Cotel), em Abreu e Lima. Funcionários do Sindicombustíveis, inclusive o
presidente, estão sob investigação. (Com
informações e imagens do
JC
Online. CONFIRA)

Saiba mais sobre essa Corrida, clicando AQUI.

 
Nos últimos dias, vem surgindo
boatos de que os canibais Jorge Beltrão Negromonte da Silveira; Isabel
Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva, presos aqui em
Garanhuns em abril de 2012, acusados de assassinar, esquartejar mulheres e
comer os restos mortais das Vítimas, estariam em liberdade e residindo no
município de São João. O boato vem tirando o sossego dos moradores de São João
e das comunidades adjacentes.
Mas tudo não passa de Boato. Atualmente, Jorge Negromonte está preso na Penitenciária
Professor Barreto Campelo, em Itamaracá. Enquanto que Bruna Cristina e Izabel
Pires estão presas na Colônia Penal Feminina de Buíque.

O
trio seria julgado no último dia
26 de abril deste ano, mas o julgamento,
que aconteceria aqui em Garanhuns, foi adiado. Isso porque a defesa de Isabel
Cristina, solicitou o desaforamento do júri popular para outro município de
Pernambuco. Um dos motivos seria a comoção do caso aqui em Garanhuns, onde
ocorreram os crimes. A defesa temia que isso pudesse influenciar na decisão dos
sete jurados, que vão julgar os réus pelos homicídios de duas mulheres em 2012,
Alexandra Falcão, de 20 anos, e de Giselly Helena, de 31 anos.
Essa seria a segunda vez em que os Canibais vão a
júri popular. Em 2014, Jorge, Bruna e Isabel foram condenados pela
primeira vez pelo homicídio quadruplamente qualificado da Jéssica Camila
da Silva Pereira, de 17 anos, em Olinda. Essa teria sido a primeira vítima do
trio. Jorge pegou a maior pena: 23 anos de reclusão. Isabel e Bruna pegaram 20
anos de prisão cada uma.


 
Menos de uma semana após o
Governo de Pernambuco publicar edital para contratar uma empresa que forneça Coroas
de Flores no valor de até R$ 78 mil para o gabinete de Paulo Câmara, outro
gasto chama a atenção. No Diário Oficial do Estado, desta terça-feira, dia 15, o
Governo publica o gasto de R$ 179 mil na compra de Peixes de Crustáceos para o
Gabinete do Governador.
A Empresa vencedora da
licitação é a Maxmillian Simões Comércio e Serviços Ltda, localizada no bairro
do Janga, em Paulista. No contrato firmado com o Governo de Pernambuco, a Empresa
irá fornecer peixes de vários tipos, como agulhas brancas e salmão, além de
frutos do mar, como camarão e caranguejo.
No total, são 24 itens
diversos. Só com salmão serão gastos quase R$ 15 mil. Os detalhes são públicos
e podem ser conferidos no site: www.licitacoes.pe.gov.br.
O gasto com Flores para o Gabinete do Governador, revelado na semana passada pelo Blog do Jamildo, foi
alvo de críticas da oposição e também nas redes sociais. (Com informações do Ronda JC/JC Online. CONFIRA)


 
A Operação ‘’Funil’’, desencadeada na manhã desta terça-feira, dia 15, prendeu
três funcionários do Sindicato de Combustíveis de Pernambuco
(Síndicombustíveis), por suspeitas de envolvimento em cartel. Segundo as
investigações, que começaram em julho de 2017, os funcionários do Sindicato faziam
o alinhamento de preços dos combustíveis com donos de postos em 11 Cidades do Estado.

Os funcionários foram presos por ordem de mandados de prisão preventiva
expedidos pela Justiça. Além deles, outros 27 mandados de busca e apreensão
foram cumpridos, sendo 17 em postos de combustíveis e 10 em residências,
incluindo a do presidente do Síndicombustíveis, Alfredo Pinheiro Ramos, que
está sendo investigado.
Os mandados foram cumpridos em cidades do Recife, Jaboatão dos
Guararapes, Abreu e Lima, Igarassu e Moreno, na Região Metropolitana; Vitória
de Santo Antão, Paudalho e Glória de Goitá, na Zona da Mata Norte; Pombos,
Gravatá e Bonito, no Agreste. Durante a ação da Polícia Civil, uma quarta
pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma.
De acordo com a polícia, os presos foram interrogados e encaminhados
para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everaldo Luna
(Cotel), em Abreu e Lima, onde responderão pelo crime de ordem econômica.
Procurado pela reportagem do 
JC Online, o presidente do Síndicombustíveis, Alfredo Pinheiro Ramos, não
atendeu às ligações.
A OPERAÇÃO – A Operação ”Funil” foi desencadeada na
manhã desta terça-feira, dia 15, pela Polícia Civil de Pernambuco, com o
objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para a prática de
crimes de cartel no setor de combustíveis. Segundo investigações, os postos de
combustíveis, mesmo que concorrentes, firmavam uma cooperação para
manipular os preços. (Com informações do
JC Online. CONFIRA)



CONFIRA TAMBÉM: POSTOS DE COMBUSTÍVEL: Presidente do Sindicombustíveis nega Formação de Cartel

Saiba mais sobre essa Corrida, clicando AQUI.

 

Com o objetivo de incentivar a
conexão entre o mundo da gastronomia e o setor do comércio dos mais de 20
municípios de toda a região Agreste Meridional de Pernambuco, o Sebrae realiza,
nessa quinta-feira, dia 17, aqui em Garanhuns, o seminário “Turismo Inteligente”.
O evento, que contará com uma palestra do ex-ministro do Turismo e especialista
em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios, Luiz Barretto,
acontece no auditório da Unidade Sebrae em Garanhuns, das 18 às 22h.
“A nossa ideia é que
todos ganhem com isso. É momento de troca de experiências, de pensar
globalmente e agir localmente, fortalecer esses vínculos. Temos um
município-polo, que é Garanhuns, cheio de eventos que crescem a cada ano.
Queremos instigar os empresários a perceber que eles podem trabalhar em
conjunto”, enfatiza a gerente da Unidade Sebrae Agreste Meridional,
Gerlane Melo.
Além da palestra
“Inovação em Turismo e suas potencialidades”, com o ex-ministro do
Turismo, Luiz Barreto, os participantes também acompanharão a apresentação de
dois cases de sucesso, com as empresas Apolo Beer Café
(loja de cervejas especiais, além de cafés e petiscos) e o Cá-Já (restaurante
de comida caseira), ambas do Recife. A apresentação vai focar no trabalho
desenvolvimento em cada um dos estabelecimentos com as ferramentas de
comunicação, promovendo um intercâmbio de conhecimento por meio da fala de seus
proprietários. O Evento será encerrado com um talkshow.

As inscrições seguem abertas e
devem ser feitas na sede do Sebrae Agreste Meridional, localizado
na avenida Rui Barbosa, nº 671, bairro Heliópolis, 1º andar; ou
pelo endereço eletrônico: loja.pe.sebrae.com.br . O investimento total é de
R$ 50. Outras informações podem ser obtidas pelos contatos 0800 570 0800 ou
(87) 3221-3333.


 
O Trânsito em Garanhuns,
sobretudo na área conhecida como Pólo Médico, no bairro de Heliópolis, sofrerá
mudanças. É que terão início nessa terça-feira, dia 15, a instalação das placas
de sinalização nas ruas e avenidas localizadas entre a Avenida Rui Barbosa e a
Rua Ernesto Dourado.
De acordo com a AMSTT, esta será
a primeira fase para a mudança de sentido de algumas vias, cujo objetivo é promover
maior mobilidade no trânsito daquela área. Ainda segundo a Autarquia Municipal
de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), serão instaladas 68 placas nas
avenidas Idelfonso Lopes; Simôa Gomes; Gonçalves Maia; Frei Caneca; Oliveira
Lima e Avenida Rui Barbosa, além da rua Ernesto Dourado.

Com as mudanças, a Avenida
Idelfonso Lopes continuará mão dupla. Já a Simôa Gomes terá sentido único para
o Dom Moura e a Gonçalves Maia sentido único para a Ernesto Dourado. A avenida Frei
Caneca será sentido único para a Rui Barbosa. Na Avenida Oliveira Lima será
proibido estacionar as quintas-feiras, entre as 5 e 14 horas. “Nesse primeiro
momento as modificações serão apenas na sinalização. Em seguida teremos a
orientação dos motoristas que transitam pela área e a realização de alguns
reparos nas vias. Apenas em junho está prevista a regulamentação dos novos
sentidos para trajeto dos veículos”, esclareceu o Secretário Executivo da AMSTT,
Adilson Sulene. 
(Com informações de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)

                         Saiba mais sobre essa Corrida, clicando AQUI.