BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Um homem foi preso suspeito de ter abusado sexualmente a filha, de
apenas 12 anos, na cidade de Jucati, no Agreste pernambucano, na manhã dessa
quinta-feira, dia 22. De acordo com a Polícia Civil, inicialmente, o suspeito
teria abusado duas vezes da criança.
O pai, que não teve sua identidade revelada, já estava sendo investigado
desde o ano passado, quando a mãe da criança, na época com 11 anos, denunciou
os abusos. De acordo com o delegado Cláudio Neto, responsável pela
investigação, apesar de não haver conjunção carnal, os atos praticados pelo
homem podem ser considerados estupro.



Após o cumprimento do mandado de prisão, o homem foi encaminhado à
Cadeia Pública de Lajedo, também no Agreste. (Com informações do
JC
Online. CONFIRA)

 
A jornalista Marisa Gibson, que
assina há vários anos a coluna Diário Político, no Diário de Pernambuco, repercutiu
na edição de hoje do Diário, a criação da Universidade Federal do Agreste de
Pernambuco (UFAPE).
É que segundo notas publicadas
pela experiente colunista, a implantação da Universidade do Agreste demorou 16
anos, tendo os trâmites para a futura instalação, que depende apenas da sansão
presidencial, começou num pedido feito pelo então deputado Estadual, Izaías
Régis (PTB), ao presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva, numa visita do
petista a Garanhuns, em 2002, antes da posse. “Me dê um presente, me dê uma
Universidade, pediu ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o então
deputado Izaías Régis, hoje prefeito de Garanhuns em segundo mandato”, publicou
Gibson, que complementou: “Izaías como deputado estadual e Armando Monteiro
como deputado federal insistiram na ideia da Universidade desde então. Como diz
o ditado: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, assinou Marisa no
Diário de hoje, dia 22.

UFAPE – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira,
dia 20, o Projeto de Lei 5272/16, do Presidente da República, que cria a
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), oriunda da Universidade
Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), já instalada aqui em Garanhuns, através de
uma Unidade Acadêmica. O T
exto agora será
enviado à sanção presidencial.
De acordo com o projeto, a
UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, tem previsão
de atuação com mais de um campus na região de Garanhuns. Serão transferidos, de
forma automática, os cursos de todos os níveis e os alunos regularmente
matriculados, assim como os cargos ocupados na UAG/UFRPE. Também passarão a
integrar a nova estrutura, servidores e professores, bens móveis e imóveis do campus
de Garanhuns. “Na prática, a UFAPE, resultará do desmembramento do campus da
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Garanhuns, que deixará de
ter a estrutura de Unidade Acadêmica, passando a ser uma Universidade, com
Reitor, Vice-reitor, e muito mais professores e servidores administrativos”, comemora
o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB).

Para o quadro de pessoal da
UFAPE, são criados 600 cargos de professor e 893 cargos do Plano de Carreira
dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (628 de nível intermediário classe
D e 265 cargos de nível superior classe E). No quadro dirigente, são criados 8
cargos, além das funções de Reitor e de Vice-reitor.



Saiba mais sobre a criação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Clique em player para ouvir uma entrevista do Senador Armando Monteiro ao programa Falando com o Agreste, da Marano FM: 


 

 
A Prefeitura de Paulista, município localizado a 246km de Garanhuns,
vai divulgar, no próximo mês, edital de concurso público para preencher 439
vagas nas secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Políticas Sociais. Os salários
variam de R$ 1.040,30 a R$ 4.931,02.
Do total de vagas, 88% são destinadas para a área de saúde. As 387
vagas serão ofertadas para médicos, enfermeiros, nutricionistas,
fisioterapeutas, assistente social, psicólogos, entre outros. As
inscrições custarão R$ 50 para nível Fundamental, R$ 70 para nível Médio e R$
100 para nível Superior. A expectativa é de que as provas sejam realizadas em
agosto deste ano.
De acordo com a Prefeitura, o projeto de lei que autoriza a realização
do certame já foi aprovado pela Câmara dos Vereadores em sessão ordinária no
último dia 16. O edital do Concurso já está em fase final de preparação na
comissão de Editais Públicos na Secretaria de Administração do Município.
A expectativa é de que as provas sejam realizadas em agosto deste ano,
em Paulista e no Recife. As avaliações serão feitas de duas formas, a objetiva
(para todos os cargos) e a de títulos (entrega de certificados para avaliação).
A banca organizadora do certame é o Instituto de Apoio à Universidade de
Pernambuco (Iaupe). (Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)


O vereador José
Célio Soares da Silva, de 36 anos, conhecido popularmente por Mizé, foi
assassinado na manhã desta quinta-feira, dia 22, no município de Palmeirina.
A Vítima saía de casa
no bairro Portelinha e
estava abrindo a garagem quando foi alvejado por vários disparos de arma de
fogo na cabeça e tórax. O Crime foi praticado por quatro elementos ainda não
identificados em um carro preto. Mizé, chegou a ser socorrido e morreu no Hospital
local.

Ele era filiado ao
PSB. A legenda emitiu uma Nota a Imprensa em que diz confiar “no
trabalho da Polícia Civil e esperamos que o caso seja devidamente esclarecido
para que os culpados sejam responsabilizados. Prestamos nossa solidariedade aos
familiares e amigos nesse momento de luto”.
A Polícia Civil realizou o levantamento do local do crime e encaminhou o
corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
(Com informações e imagens do PortalAgreste Violento)

 
Os Professores da Rede Municipal
de Ensino de Garanhuns decidiram decretar Greve Parcial na manhã desta quarta-feira,
dia 21. Com a decisão, as Escolas Municipais passarão a funcionar com horários reduzidos
até a próxima terça-feira, dia 27. Uma nova 
Assembleia da Categoria está prevista para o dia 2 de abril, quando deve ser decidida a continuidade ou não do movimento.


Segundo informações veiculadas na Rádio Marano FM, as Escolas passarão a funcionar com os seguintes horários:
no período da manhã, até as 9h30min; à tarde, até as 15h e no turno da noite,
até as 20h10min.



“Não
cumprimento do PCCR; reajuste não linear; redução salarial; reducação na carga
horária; transformação de hora aula em hora relógio e negativa do direito de
remuneração da aula atividade”, foram os motivos alegados pela Categoria,
através do Sindicato dos Professores de Pernambuco (SIMPRO), para o incio do
Movimento Paredista. O Governo Municipal de Garanhuns ainda não se pronunciou
sobre o assunto.



 
Em entrevista coletiva na noite dessa quarta-feira, dia 21, o diretor
geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata
Ferreira, disse que a causa do blecaute nos Estados do Norte e Nordeste foi
um disjuntor na subestação de Xingu. O apagão aconteceu às 15h48 e causou
vários transtornos em todo o País.
Segundo o ONS, a subestação de Xingu é responsável pela distribuição da
energia gerada pela usina de Belo Monte, no Pará. “Um disjuntor na
subestação de Xingu não funcionou de forma adequada. As razões ainda não
sabemos, precisamos averiguar”, afirmou Ferreira.

O apagão atingiu áreas em todas as regiões do Brasil, mas foi sentido de
forma branda nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O efeito dominó na
queda de energia ocorreu, segundo o ONS, porque a rede de Belo Monte está
conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta todos os Estados
do País, com exceção de Roraima, o único fora da rede.

NOTA DA CELPE – “A
Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que o Operador Nacional do
Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradativa de cargas em Pernambuco. A
Celpe iniciou a operação às 16h47. A interrupção ocorreu às 15h48 e, segundo
informações do ONS, teve origem em uma perturbação no Sistema Interligado
Nacional (SIN).   A Celpe se coloca à disposição.”
(Com
informações do JC Online. CONFIRA)

O Central fez história. De maneira heroica, a Patativa não se intimidou
diante do poderoso Sport e conseguiu a classificação inédita à final do
Pernambucano, após vencer por 1×0, nessa quarta-feira, dia 21, no Estádio Luiz
Lacerda. O herói da partida foi o atacante Leandro Costa, que marcou aos 14
minutos do 2º tempo.

Em
99 anos de história, o Central nunca tinha ido a uma final de Campeonato
Pernambucano. O longo tabu se encerrou justi contra o único representante do
Estado na Série A e dono da maior receita entre todos os clubes do Estado. O
placar magro foi o suficiente para o time mais poderoso cair por terra. Os
alvinegros escreveram a página mais bonita do livro do clube quase centenário.

Agora, o alvinegro
caruaruense espera o vencedor da partida entre Náutico x Salgueiro, que se
enfrentam no próximo domingo (25), às 16h, na Arena de Pernambuco.



O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira, dia 20, o Projeto
de Lei 5272/16, do Presidente da República, que cria a Universidade Federal do Agreste
de Pernambuco (UFAPE), oriunda da Universidade Federal Rural de Pernambuco
(UFRPE), já instalada aqui em Garanhuns, através de uma Unidade Acadêmica. O T
exto agora será enviado à sanção presidencial.
De acordo com o projeto, a UFAPE, cuja implantação está orçada em
R$ 121 milhões, tem previsão de atuação
com mais de um campus na região de Garanhuns. Serão transferidos, de forma
automática, os cursos de todos os níveis e os alunos regularmente matriculados,
assim como os cargos ocupados na UAG/UFRPE. Também passarão a integrar a nova
estrutura, servidores e professores, bens móveis e imóveis do campus de
Garanhuns. “Na prática, a U
FAPE, resultará do desmembramento do campus
da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Garanhuns, que deixará
de ter a estrutura de Unidade Acadêmica, passando a ser uma Universidade, com
Reitor, Vice-reitor e mais professores e servidores administrativos”, comemora
o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB).
A Universidade criada pelo projeto terá recursos vindos de dotações do
orçamento da União; auxílios e subvenções concedidos por entidades públicas e
particulares; receitas eventuais por serviços prestados; convênios, acordos e
contratos celebrados com entidades e organismos nacionais e internacionais; e
outras receitas eventuais. Para o quadro de pessoal da UFAPE, são criados 600
cargos de professor e 893 cargos do Plano de Carreira dos Cargos
Técnico-Administrativos em Educação (628 de nível intermediário classe D e 265
cargos de nível superior classe E). No quadro dirigente, são criados 8 cargos.
O Reitor e o Vice-reitor ocuparão, respectivamente, os cargos CD-1 e CD-2.
De acordo com o senador Armando Monteiro (PTB), autor do parecer
favorável na Comissão de Educação do Senado para criação da Universidade, a escolha
de Garanhuns para sediar a UFAPE se justifica não apenas por aproveitar as
instalações locais da Universidade Federal Rural, mas também “pela relevância
socioeconômica e cultural do Município, polo de desenvolvimento da microrregião
do Agreste Meridional”, registrou o Senador Petebista.
(Com
informações do Portal Oficial da Câmara dos Deputados. CONFIRA)


Os medicamentos devem ficar em média 2,43% mais caros este mês, de
acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O reajuste
aplicado é de 2,09% a 2,84%, o que está abaixo da inflação fechada de 2017, de
2,95%. O aumento começa a valer no dia 31 deste mês. O anuncio ainda não foi
publicado no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias.
Conforme ressalta, em nota, o Sindicato da Indústria de Produtos
Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), pelo segundo ano
consecutivo, o reajuste dos medicamentos ficou menor. De 2013 a 2017, cita, a
taxa acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de
36,48% ante 32,51% dos reajustes médios autorizados pelo governo para remédios.

O reajuste deve ser aplicado em cerca de 13 mil apresentações de
medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro, conforme o
Sindusfarma. Segundo a entidade, o aumento atualiza a tabela de Preços Máximos
ao Consumidor (PMC) e não gera elevação automática nem ajustes imediatos nas
farmácias e drogarias, principalmente em relação aos remédios que registram
grande concorrência. (Com informações de
o
Estadão Conteúdo/JC Online.
CONFIRA)

Com o intuito de implementar medidas necessárias à proteção da
integridade física e do bem-estar dos animais que participam da 6ª Vaquejada do
Parque de Vaquejada Nossa Senhora do Rosário, em Calçado, e ordenar as
festividades do evento, o proprietário do Parque firmou Termo de Ajustamento de
Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Por meio do
termo, ele se comprometeu a seguir as boas práticas que constam do regulamento
da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), bem como observar os cuidados
necessários às normas de segurança e higiene do local do evento, permitindo a
fiscalização do cumprimento dessas medidas durante a festa, no mês de março.
Dentre as medidas recomendadas pela promotora de Justiça Crisley
Patrick Tostes para assegurar a proteção aos animais estão a disponibilização
de água e comida para bovinos e equinos; o acompanhamento constante por médicos
veterinários, a fim de atender os animais em caso de doença ou lesão provocada
pela pega do boi; a separação de bois com chifres pontiagudos, que possam
causar risco aos competidores, às equipes de manejo e aos animais; e a
proibição de os vaqueiros utilizarem freios, esporas ou outro tipo de
equipamento que possa causar ferimentos aos bois.
A realização do evento foi comunicada antecipadamente ao representante
do Ministério Público em exercício na cidade da vaquejada para o controle
adequado. Da mesma forma, qualquer caso de acidentes sofridos pelos animais
durante a vaquejada deve ser comunicado imediatamente e por escrito ao promotor
de Justiça Ambiental, a fim de proteger a saúde e o bem-estar dos animais.
Já para a organização da festa que envolve a vaquejada, a organização
do evento deve seguir as normas apresentadas pelo TAC, como por exemplo,
providenciar o encerramento de todos os shows, com o desligamento de todo tipo
de aparelho que emita som às cinco horas da madrugada. Outra medida que deve
ser tomada é a ordenação dos vendedores ambulantes, dispondo as carroças de
churrasquinho ou similares em locais fixos para comércio durante o evento, como
também fica proibida a venda de bebidas em vasilhames de vidros, sendo
recomendado o uso de copos descartáveis.
Ficou acertado que devem ser providenciados no mínimo 14 banheiros
públicos sinalizados à população durante o evento, mantendo uma equipe de
funcionários para realizar a limpeza e a desinfecção dos banheiros. Além destes
banheiros, a organização da festa deve ainda assegurar que na área da
realização dos shows tenham pelo menos oito banheiros químicos.
O evento deve contar ainda com a atuação do Conselho Tutelar de forma
que sejam dispostas as condições necessárias para as atividades do conselho
durante o evento. A organização do evento deve ainda solicitar a Polícia
Militar e ao Corpo de Bombeiros as devidas licenças e comunicações para garantir
a segurança do evento.
Em caso de descumprimento de qualquer das obrigações do termo, o
proprietário do Parque de Vaquejada Nossa Senhora do Rosário, em Calçado,
estará sujeito a multa de R$ 15.000,00 por infração, com valores revertidos em
favor do Fundo Estadual do Meio Ambiente.